Ir para o conteúdo

Tela cheia

Solução InVesalius disponibilizada no Portal do Software Público

12 de Novembro de 2007, 13:15 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 11 vezes
O software de reconstrução 3D de imagens médicas InVesalius já está disponível no Portal do Software Público Brasileiro. Os participantes do Portal do Software Público Brasileiro podem acessar diretamente direto pelo endereço <http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ver-comunidade?community_id=626732>. Os que ainda não possuem um cadastro no Portal devem realizar um primeiro acesso pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ e depois aderir a Comunidade InVesalius.

O lançamento oficial da Comunidade InVesalius no Portal ocorreu no Rio de Janeiro durante o III Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde <http://www.lampada.uerj.br/cbtm2007/>, realizado entre os dias 08 e 11 de novembro. No último dia do evento foi liberado o acesso a Comunidade InVesalius para toda sociedade.

Durante a abertura do Congresso foi concedido espaço para a leitura da carta que oficializa a disponibilização do software no Portal. O responsável pela leitura foi o Prof. Dr. Silvio Ernesto Barbin, Vice Diretor do CenPRA. Dr. Barbin afirma que "este é um importante passo na história do software público - InVesalius é o primeiro software da área médica a ser definido dentro desse conceito."

Na carta de lançamento estava destacado que a relevância e pioneirismo desse ato servem como referência para o software livre no setor público, em função da composição dos princípios de colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços a sociedade.

O Portal do Software Público traz novas perspectivas para a solução InVesalius, tanto para os usuários, quanto para os colaboradores. Muito mais do que um site de internet, o Portal oferece chats, fóruns de discussão e wiki. Em paralelo ao novo ambiente que facilitará a integração entre usuários e desenvolvedores, será aberto o código do programa, licenciado sob a GPL (Licença Pública Geral), versão 2, em português.

Autor: Coordenação Software Público


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.