Ir para o conteúdo

Tela cheia

Telecentros e DIOE digital integrarão Portal do Software Público Brasileiro

13 de Novembro de 2007, 20:35 , por Desconhecido - 1Um comentário | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 21 vezes
 

    Presidente da Celepar e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, técnicos e diretores da empresa durante reunião com o gerente de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe.

 

O programa de Inclusão Digital “Telecentros Paranavegar” e o portal do Diário da Imprensa Oficial (DIOE) serão as duas primeiras soluções paranaenses em software livre a serem incluídas no Portal Software Público Brasileiro, mantido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), órgão do Ministério do Planejamento. Em visita à Celepar na última quinta-feira, o gerente de inovações tecnológica do Ministério, Corinto Meffe, fez uma apresentação do portal ao presidente da Companhia de Informática do Paraná, Nizan Pereira, e destacou a importância da estatal paranaense disponibilizar suas soluções para outros órgãos estaduais e à sociedade.

Segundo Corinto Meffe, desde que surgiu a idéia de estruturar um portal de soluções livres em 1995, através da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), a visão de compartilhamento de soluções evoluiu. “Com a experiência do sistema de inventário CACIC, disponibilizado pela Dataprev, sob a Licença Pública Geral-GPL, vimos que era possível avançar também para outros setores da sociedade", destacou Meffe, que anunciou para a próxima semana durante a Latinoware 2007, em Foz do Iguaçu, o lançamento da solução COCAR.


Diretores e técnicos da Celepar junto com Corinto Meffe:
esforços para a concretização do software público.

Na opinião de Meffe, os telecentros Paranavegar se constituem no modelo de inclusão digital mais avançado do país com utilização de software livre. Atualmente são 109 salas distribuídas nas localidades de menor índice de desenvolvimento humano e em 49 bibliotecas cidadãs. Segundo o presidente da Celepar Nizan Pereira, é visível a melhoria da qualidade de vida das pessoas atingidas pelo programa. “O acesso à informação tem se mostrado um importante instrumento de cidadania e de ascensão social”, destacou. Lançado recentemente, a versão eletrônica do Diário Oficial do Estado do Paraná mantém uma média de 10 mil consultas diárias. No portal www.pr.gov.br/dioe, é possível o acesso às edições dos Diários do Executivo, da Justiça e Comércio, Indústria e Serviços desde 2002. A partir de janeiro de 2008 começará a funcionar o sistema de certificação eletrônica, que será efetivada pelos secretários de Estado e pelos dirigentes das entidades da administração indireta. “São soluções como estas que queremos disponibilizar no Portal do Software Público Brasileiro para que outros governos e a sociedade também possam usufruir do conhecimento desenvolvido pela Celepar”, completou o gerente de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento.

O portal já possui 10 mil pessoas e entidades cadastradas, que contribuem de uma forma ou de outra com o desenvolvimento dos softwares catalogados. Em torno de cada solução catalogada são formadas comunidades específicas para a troca de informações e avaliação dos produtos, entre os quais destacam-se: e-Proinfo (1398 membros), um software público desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED do Ministério da Educação - MEC e licenciado por meio da GPL-GNU, Licença Pública Geral; Cacic (6299 membros), primeiro software público do Governo Federal, capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras funcionalidades. O portal também possui um repositório de softwares disponíveis para downloads e um cadastro de prestadores de serviços para cada produto.

Fonte: Celepar

http://www.celepar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=219 

Autor: Coordenação Software Público


1Um comentário

  • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
    14 de Novembro de 2007, 11:46

    Saiu errado o nome do órgão

    O órgão do Ministério do Planejamento que mantém o Portal é a SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação) e não o ITI, que é um órgão da casa civil.

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.