A visita realizada no final do mês de julho para apresentar o projeto do Software Público Internacional alcança resultados concretos. O representante do projeto brasileiro, Corinto Meffe, foi recebido por assessores da presidência da república do Uruguai, pela diretora de tecnologia da informação da prefeitura de Montevidéu, pelo diretor do poder judiciário e por representantes do poder legislativo.
Durante as reuniões no Uruguai, foram descritos os detalhes do projeto de internacionalização da iniciativa do software público, que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD. Na agenda foram realizadas reuniões com o setor público, privado e com a comunidade de software livre.
A diretora de informática da prefeitura de Montevidéu, Carolina Cosse, demonstrou interesse em articular instituições públicas para possibilitar a disponibilização de softwares. Já o diretor de tecnologia da informação da presidência da república, Guillermo Balay, disse que o governo uruguaio inicia os estudos para criar o projeto do software público uruguaio.
O diretor de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário, Marcos Silva - referência de software livre no setor público, disse que existe interesse em reproduzir a experiência brasileira. A Senadora Lucía Topolansky reforçou a importância de que ações como a do software público sejam integradas na América Latina.
Javier de La Viega da empresa CentroLinux, que presta serviços com o CACIC desde 2008, considera que o projeto internacional vai criar oportunidades para empresas brasileiras e latino-americanas, além de aumentar o volume de negócios em serviços de software na região.
O Portal do Software Público Internacional começou a ser desenvolvido em julho e as duas primeiras soluções disponibilizadas em espanhol e inglês serão traduzidas a partir de setembro.
Neste momento, a AGESIC realiza uma primeira análise da experiência brasileira e demonstra a intenção de participar do Latinoware em Foz do Iguaçu para definir as possíveis parcerias entre os dois países.
Software Público Internacional
O projeto Software Público Internacional foi lançado na cidade de Havana, em Cuba, no mês de fevereiro de 2009 e a visita ao Uruguai fez parte da agenda de apresentação do projeto internacional para os países da América Latina e Caribe.
Está previsto, para o dia 23 de outubro, o I Encontro do Software Público Internacional durante a V Conferência Latinoware latinoware.org que será realizada na cidade de Foz do Iguaçu.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo