Ir para o conteúdo

 Voltar a Prêmio Ação ...
Tela cheia

6º Prêmio - 2012

15 de Abril de 2016, 9:05 , por Ione Oliveira - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 72 vezes

Vencedores do VI Prêmio Ação Coletiva 2012

Christian Cleber Masdeval Braz - Comunidade Banco de Talentos


Analista de Tecnologia da Informação da unidade da DATAPREV localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Christian apresentou, em outubro deste ano, uma solução para a integração do framework Lucene ao Banco de Talentos, tornando possível a recuperação dos currículos por pesquisa textual, o que aumenta significativamente o potencial de utilização da aplicação. Juntamente com o código-fonte, foi disponibilizada a documentação de excelente qualidade, apresentada de forma didática e de fácil utilização, com destaque para as adequações referentes ao código-fonte. As alterações já foram incorporadas ao sistema e estão à disposição da comunidade.
Christian vem sendo um colaborador ativo desde sua adesão à comunidade Banco de Talentos, tanto no fórum de desenvolvimento quanto no fórum de suporte, auxiliando os membros com dificuldades e compartilhando soluções para os problemas encontrados. As principais contribuições por ele apresentadas, ao longo dos últimos 3 anos, foram: (1) integração com LDAP - documentação e código para autenticação dos usuários da aplicação; (2) atributo virtual - documentação e código para integração com bases de dados externas para a recuperação de informações por meio de intervenção mínima no código da aplicação; (3) manual para administradores - documentação para os administradores sobre a configuração do sistema.
 

Divaldo Almir Antunes - Comunidade e-cidade


Técnico em Informática, autônomo, Divaldo vem colaborando com a comunidade e-cidade há muito tempo devido à experiência que tem ganhado ao auxiliar municípios durante o processo de implantação do e-cidade.
Seu foco de colaboração tem sido participar dos fóruns da comunidade e-cidade, auxiliando os novos membros que procuram implantar a solução em seus municípios, no processo de migração de dados de versões anteriores da solução para a versão mais recente ou resolver questões de implementações, tais como bugs. Criou "live-cds" com a solução já instalada em algumas distribuições Linux, disponibilizando aos outros membros.
Devido a uma participação bem pontual na comunidade, ele recebeu expressiva quantidade de votos dos membros da comunidade na votação aberta ao público.

Thiago Araújo - Comunidade Amadeus


Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco e Diretor Executivo da empresta Groow, Thiago foi premiado pela categoria especial do prêmio, que envolvia desenvolver uma aplicação Android relacionada a um software público brasileiro e disponibilizá-la na comunidade.
A aplicação vencedora foi gerada a partir dos resultados da pesquisa de mestrado realizada per ele, que decidiu então contribuir com a comunidade Amadeus disponibilizando seu trabalho no repositório de código da comunidade.
Foi desenvolvido um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (do inglês Personal Learning Environment), que caracteriza-se por ter foco no aprendiz, auxiliando-o através de ferramentas de autoplanejamento e automonitoramento. Integrada ao Projeto Amadeus, a aplicação está disponível no Google Play com o nome Amadeus Droid.

 

Vale destacar mais alguns nomes que receberam boas quantidades de votos pelo reconhecimento das colaborações feitas em suas respectivas comunidades, apesar de não terem ficado entre os três premiados: Natália P. Moraes (Comunidade SGA Livre); Rodrigo Lins Rodrigues (Comunidade Amadeus) e Luis Eugênio Barbosa (Comunidade Formdin).

 

Regulamento do VI Prêmio Ação Coletiva 2012

 
Organização: ATA - Associação de Tecnologias Abertas

Patrocínio: Intel

Apoio Técnico: Portal do Software Público Brasileiro (SPB)

Sumário

1. Objetivos Gerais
2. Objetivos Específicos
3. Condições para Participação / Inscrições
4. Comissão Julgadora
5. Lançamento,prazos e datas
6. Critérios de Avaliação
7. Recursos
8. Premiação
9. Comissão Organizadora

1. Objetivos Gerais

- O Prêmio Ação Coletiva tem por objetivo reconhecer a participação da comunidade do Portal do SPB na colaboração voluntária que envolve desenvolvimento e aprimoramento dos softwares dentro do ambiente do Portal do SPB.

2. Objetivos Específicos

- Reconhecer nas comunidades de softwares públicos as contribuições que atendam ao maior conjunto de demandas ou que gerem as soluções mais inovadoras.
- Levantar, conhecer e analisar as melhores práticas de uso de alguma das soluções disponibilizadas no Portal do SPB.
- Apresentar resultados das colaborações feitas em cima de Android para disponibilizar o acesso móvel (parcial ou total) a alguma solução publicada no Portal do SPB.

3. Condições para Participação / Inscrições

- Somente poderão participar da premiação pessoas cadastradas no Portal do SPB. Para se cadastrar, acesse: http://www.softwarepublico.gov.br/Registre-se

4. Comissão Julgadora

- A Comissão Julgadora será formada pelos coordenadores de todas as comunidades do Portal do SPB, a equipe técnica e os consultores concursados do Portal do SPB.
- Caberá à Comissão Julgadora estabelecer os critérios de avaliação, os prazos para análise e definir a participação da comunidade do Portal SPB na avaliação dos premiados.
- Caso seja necessário, a Comissão Julgadora poderá recorrer a uma comissão consultiva técnica para analisar as contribuições.

5. Lançamento, prazos e datas

- Lançamento - No dia 25 de julho de 2012, durante a cerimônia de abertura do 13º Fórum Internacional de Software Livre, na cidade de Porto Alegre - RS.
- Período para Contribuições – Serão contadas as contribuições submetidas no decorrer de 15/10/2012 até 30/11/2012.
- Divulgação do Resultado Final – Em dezembro serão divulgados os premiados.
- Cerimônia de Premiação – Os prêmios serão entregues em Brasília.

6. Critérios de Avaliação

- Somente serão consideradas as contribuições que envolvam colaborações para as soluções disponíveis no Portal do SPB, englobando melhorias no código, na documentação e a participação nos fóruns.
- A seleção das melhores contribuições será baseada em quantidade X qualidade de: linhas de código, participações nos fóruns e contribuições para as documentações.
- A escolha dos premiados será realizada através de votos da comunidade do Portal do SPB em conjunto com a Comissão Julgadora.
- Será realizada uma premiação específica para o melhor aplicativo de Android que disponibilize o acesso móvel (parcial ou total) a alguma solução publicada no Portal do SPB.
- Os participantes agraciados por 3 anos consecutivos no Prêmio Ação Coletiva ficam de quarentena, não podendo se premiados por uma edição.
- O premiado que cumpre a regra de quarentena de uma edição pode ser premiado na edição seguinte.
- A prioridade dos critérios é a mesma do ano de 2009, com base em enquete disponibilizada dentro do ambiente do Portal, que pode ser conferida em: http://www.softwarepublico.gov.br/avaliacao/responses?survey_id=11605256

7. Recursos

- Os recursos financeiros para aquisição dos prêmios foram doados pela INTEL à ATA - Associação de Tecnologias Abertas, a qual providenciará a aquisição e a entrega dos prêmios.

8. Premiação

- A premiação será realizada em Brasília.
- Os candidatos selecionados de outros estados terão suas despesas de passagens/estadia pagas pela organização do prêmio.

9. Dos Prêmios


- Serão premiados três colaboradores de acordo com os critérios definidos na enquete citada no item 7.
- Cada um dos três premiados receberá um Ultrabook da Intel.

10. Comissão Organizadora

- Cristian Oliveira – Intel
- Kleber Fígaro - ATA - Associação de Tecnologias Abertas e,
- Coordenadores do Portal do Software Público Brasileiro