Digitalização de Documentos Externos
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Sandoval José Fernandes de Medeiros
31 de Maio de 2016 às 19:51Olá,
Estamos definindo o modelo de implantação do SEI no Governo da Bahia e a equipe de negócios está em dúvidas quanto a definição da estruturação organizacional quanto a digitalização de documentos externos que deverão ser inseridos nos processos eletrônicos.
Quais os modelos existentes e suas vantagens e desvantagens?
- Centralizado;
- Descentralizado;
- Misto;
- Ilhas de Digitalização
Qual ou quais parâmetros eu utilizo para definir o meu modelo de Scanner?
As impressoras multifuncionais servem para digitalizar documentos para o SEI?
Agradeço antecipadamente a Comunidade SEI Negócios e peço paciência a todos neste momento de tantas dúvidas e incertezas, tenho a certeza que estou me dirigindo as pessoas certas porque todos passaremos pelo processo de dúvidas e incertezas e quem sabe mais tarde nós é que estaremos na posição de orientador. -
Geraldo Afonso da Cruz
31 de Maio de 2016 às 22:07Boa noite Sandoval,
a) A digitalização é particular à cada Instituição, depende do volume de DOCs a serem digitalizados.
Depende se, no momento da implantação vocês vão querer que todos os DOCs estejam dentro do SEI! (Ilhas de Digitalização), ou esta digitalização ocorrerá gradativamente (MISTO/Descentralizado).
No MEC, optamos por digitalização DESCENTRALIZADA, e MISTA. Cada unidade, dependendo do volume documental, recebeu scanner(s). O Protocolo Central foi a unidade que mais recebeu scanners.
Quando da implantação do SEI! optamos por não digitalizar nenhum processo antecipadamente, à medida que os processos foram movimentados, a unidade responsável pelo mesmo tinha a responsabilidade de digitalizar e incluir no SEI!, seguindo as orientações repassadas. Mas nada impede que vocês realizem a digitalização, antecipadamente, independente da implantação do SEI!.
b) Quanto à escolha do scanner, existem várias modelos, mas deve ter no mínimo:
https://processoeletronico.gov.br/projects/sei/wiki/07_Opera%C3%A7%C3%B5es_B%C3%A1sicas_com_Documentos#781-Orienta%C3%A7%C3%B5es-para-digitaliza%C3%A7%C3%A3o
Escolhemos os modelos Fujitsu - fi-6770 e fi-7260
Existe o padrão de digitalização do CONARQ, em anexo
Segue também, em anexo, duas especificações para scanner Alta Demanda e Departamental
c) As multifuncionais, muitas das vezes, não possuem a função OCR, logo, se utilizar, não será possível realizar pesquisas pelo SOLr.
Att,
[geraldoCruz]
-----Mensagem original-----
De: sei-negocio [mailto:sei-negocio-bounces@listas.softwarepublico.gov.br] Em nome de Sandoval José Fernandes de Medeiros
Enviada em: terça-feira, 31 de maio de 2016 16:51
Para: sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.br
Assunto: [sei-negocio] Digitalização de Documentos ExternosOlá,
Estamos definindo o modelo de implantação do SEI no Governo da Bahia e a equipe de negócios está em dúvidas quanto a definição da estruturação organizacional quanto a digitalização de documentos externos que deverão ser inseridos nos processos eletrônicos.
Quais os modelos existentes e suas vantagens e desvantagens?
- Centralizado;
- Descentralizado;
- Misto;
- Ilhas de Digitalização
Qual ou quais parâmetros eu utilizo para definir o meu modelo de Scanner?
As impressoras multifuncionais servem para digitalizar documentos para o SEI?
Agradeço antecipadamente a Comunidade SEI Negócios e peço paciência a todos neste momento de tantas dúvidas e incertezas, tenho a certeza que estou me dirigindo as pessoas certas porque todos passaremos pelo processo de dúvidas e incertezas e quem sabe mais tarde nós é que estaremos na posição de orientador.
_______________________________________________sei-negocio mailing list
sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.br
https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-negocio -
31 de Maio de 2016 às 22:08Boa noite Sandoval,a) A digitalização é particular à cada Instituição, depende do volume de DOCs a serem digitalizados.Depende se, no momento da implantação vocês vão querer que todos os DOCs estejam dentro do SEI! (Ilhas de Digitalização), ou esta digitalização ocorrerá gradativamente (MISTO/Descentralizado).
No MEC, optamos por digitalização DESCENTRALIZADA, e MISTA. Cada unidade, dependendo do volume documental, recebeu scanner(s). O Protocolo Central foi a unidade que mais recebeu scanners.
Quando da implantação do SEI! optamos por não digitalizar nenhum processo antecipadamente, à medida que os processos foram movimentados, a unidade responsável pelo mesmo tinha a responsabilidade de digitalizar e incluir no SEI!, seguindo as orientações repassadas. Mas nada impede que vocês realizem a digitalização, antecipadamente, independente da implantação do SEI!.b) Quanto à escolha do scanner, existem várias modelos, mas deve ter no mínimo:https://processoeletronico.gov.br/projects/sei/wiki/07_Opera%C3%A7%C3%B5es_B%C3%A1sicas_com_Documentos#781-Orienta%C3%A7%C3%B5es-para-digitaliza%C3%A7%C3%A3o
Escolhemos os modelos Fujitsu - fi-6770 e fi-7260
Existe o padrão de digitalização do CONARQ, em anexo
Segue também, em anexo, duas especificações para scanner Alta Demanda e Departamentalc) As multifuncionais, muitas das vezes, não possuem a função OCR, logo, se utilizar, não será possível realizar pesquisas pelo SOLr. -
1 de Junho de 2016 às 16:02Prezados,
No Cade a estratégia foi a criação de ilha de digitalização com máquinas de grande porte.
Inicialmente foram digitalizados os processos em andamento (volumes anteriores ao em uso) e próximo da virada a último volume.
As digitalizações são com OCR (para facilidade de localização de palavras no documento) e com 300 DPI para melhor qualidade.
Para cada volume encerrado a CGP fez uma Termo de Encerramento e foi encaminhado ao arquivo.
Posteriormente manteve-se a ilha de digitalização para digitalizar os processos de anos anteriores.
Impressoras multifuncionais não apresentam produtividade e é preciso verificar se estão equipadas com OCR. O Adobe Professional disponibiliza esta funcionalidade. É avaliar o melhor caminho.
Estamos a disposição.
Dirceu Teixeira Polacchini, PMP
Chefe de Serviço - CGTI / DA / CADE
e-mail: dirceu.polacchini@cade.gov.br
Tel: (61) 3032-9712-----Mensagem original-----
De: sei-negocio [mailto:sei-negocio-bounces@listas.softwarepublico.gov.br] Em nome de Sandoval José Fernandes de Medeiros
Enviada em: terça-feira, 31 de maio de 2016 16:51
Para: sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.br
Assunto: [sei-negocio] Digitalização de Documentos Externos
Olá,
Estamos definindo o modelo de implantação do SEI no Governo da Bahia e a equipe de negócios está em dúvidas quanto a definição da estruturação organizacional quanto a digitalização de documentos externos que deverão ser inseridos nos processos eletrônicos.
Quais os modelos existentes e suas vantagens e desvantagens?
- Centralizado;
- Descentralizado;
- Misto;
- Ilhas de Digitalização
Qual ou quais parâmetros eu utilizo para definir o meu modelo de Scanner?
As impressoras multifuncionais servem para digitalizar documentos para o SEI?
Agradeço antecipadamente a Comunidade SEI Negócios e peço paciência a todos neste momento de tantas dúvidas e incertezas, tenho a certeza que estou me dirigindo as pessoas certas porque todos passaremos pelo processo de dúvidas e incertezas e quem sabe mais tarde nós é que estaremos na posição de orientador.
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