Tabela INFRA_AUDITORIA
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19 de Dezembro de 2017 às 12:13Bom dia!
A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o
crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem
algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum
órgão aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge
50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
ATENCIOSAMENTE,
EDMILSON COSME DA SILVA
Analista de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB -
20 de Fevereiro de 2018 às 14:46Boa tarde, Edmilson.
Desculpe pela demora.
No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese
nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a tabela
infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que tenham
sido configurados muitos recursos para serem auditados.
No SIP, existe o menu *Regras de Auditoria* onde é possível definir quais
recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes
para cada órgão do sistema.
Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos
demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as
informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é
importante manter a auditoria intacta.
Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
Aqui no MP temos *348* recursos sendo auditados no SEI e *88 recursos sendo
auditados no SIP* atualmente.
Atenciosamente,
*Victor Hugo Lobo Alves*
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva: > Bom dia!
>
> A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o
> crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem
> algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão
> aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
>
> No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G
> compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
>
>
> *Atenciosamente,*
> *Edmilson Cosme da Silva*
> Analista de Tecnologia da Informação
> Centro de Informática - CPD
> Universidade de Brasília - UnB
>
> _______________________________________________
> sei-tecnico mailing list
> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico
>
> -
21 de Fevereiro de 2018 às 12:02Bom dia Victor,
Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos
com 325 recursos para o SEI e 85 para o SIP.
---ATENCIOSAMENTE,
EDMILSON COSME DA SILVATécnico de Tecnologia da InformaçãoCentro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB(61) 3107-0026
Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:> Boa tarde, Edmilson.
> Desculpe pela demora.
> No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
> Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
> Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
>
> No SIP, existe o menu REGRAS DE AUDITORIA onde é possível definir quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes para cada órgão do sistema.
> Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
>
> É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é importante manter a auditoria intacta.
> Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
> Aqui no MP temos 348 recursos sendo auditados no SEI e 88 RECURSOS SENDO AUDITADOS NO SIP atualmente.
>
> Atenciosamente,
> VICTOR HUGO LOBO ALVES
> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
> 2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva:
>
>> Bom dia!
>>
>> A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
>>
>> No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
>>
>> ATENCIOSAMENTE,
>> EDMILSON COSME DA SILVA
>> Analista de Tecnologia da Informação
>> Centro de Informática - CPD
>> Universidade de Brasília - UnB
>>
>> _______________________________________________
>> sei-tecnico mailing list
>> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico [1]Links:
------
[1] -
21 de Fevereiro de 2018 às 12:19Edmilson,
Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom colocar.
Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso, nunca precisamos recorrer à mesma.
Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que vcs necessitam para essa auditoria.
Grato,
Alysson Bruno
Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas
Fixo: +55-63-3229-9704
Celular: +55-63-99239-3568
Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva" escreveu:Bom dia Victor,Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos com 325 recursos para o SEI e 85 para o SIP.
---Atenciosamente,
Edmilson Cosme da Silva
Técnico de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB
(61) 3107-0026Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
Boa tarde, Edmilson.
Desculpe pela demora.
No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.No SIP, existe o menu Regras de Auditoria onde é possível definir quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes para cada órgão do sistema.Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é importante manter a auditoria intacta.
Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?Aqui no MP temos 348 recursos sendo auditados no SEI e 88 recursos sendo auditados no SIP atualmente.Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva>: Bom dia!
A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
Atenciosamente,
Edmilson Cosme da Silva
Analista de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB[cid:15192145645a8d5fe48f60b457372578@unb.br]
_______________________________________________sei-tecnico mailing listsei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br -
21 de Fevereiro de 2018 às 17:37*ATENÇÃO*, prezados!
Os dados da tabela infra_auditoria *não devem ser apagados*! Este
procedimento não é recomendável!
Uma solução paliativa é apagar as auditorias *mais antigas que já foram
armazenadas de forma segura em backup*.
Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como nuvem)
e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).
A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.Atenciosamente,
*Victor Hugo Lobo Alves*
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno: > Edmilson,
>
>
>
> Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados
> anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos
> 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom
> colocar.
>
>
>
> Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são
> realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso,
> nunca precisamos recorrer à mesma.
>
>
>
> Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que vcs
> necessitam para essa auditoria.
>
>
>
> Grato,
>
>
>
> *Alysson Bruno*
>
> Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas
>
>
>
> Fixo: +55-63-3229-9704 <+55%2063%203229-9704>
>
> Celular: +55-63-99239-3568 <+55%2063%2099239-3568>
>
>
>
>
>
>
>
> Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva"
> escreveu:
>
>
>
> Bom dia Victor,
>
> Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos com
> *325* recursos para o SEI e *85* para o SIP.
>
>
>
> ---
>
> *Atenciosamente,*
>
> *Edmilson Cosme da Silva*
>
> Técnico de Tecnologia da Informação
>
> Centro de Informática - CPD
>
> Universidade de Brasília - UnB
>
> (61) 3107-0026
>
> [image:
>https://webmail.unb.br/?_task=mail&_action=get&_mbox=Sent&_uid=1045&_token=7Qj2V4YX4qkZI4X9OliyqJBHJDLgQr7t&_part=2.3&_embed=1&_mimeclass=image]
>
>
>
> Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
>
> Boa tarde, Edmilson.
>
> Desculpe pela demora.
>
> No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese
> nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
>
> Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
>
> Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a
> tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que
> tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
>
>
>
> No SIP, existe o menu *Regras de Auditoria* onde é possível definir quais
> recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes
> para cada órgão do sistema.
>
> Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos
> demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
>
>
>
> É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as
> informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é
> importante manter a auditoria intacta.
>
> Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
>
> Aqui no MP temos *348* recursos sendo auditados no SEI e *88** recursos
> sendo auditados no SIP* atualmente.
>
>
> Atenciosamente,
> *Victor Hugo Lobo Alves*
> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>
>
>
> 2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva:
>
> Bom dia!
>
>
>
> A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o
> crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem
> algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão
> aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
>
>
>
> No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G
> compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
>
>
>
> *Atenciosamente,*
> *Edmilson Cosme da Silva*
> Analista de Tecnologia da Informação
> Centro de Informática - CPD
> Universidade de Brasília - UnB
> [image: cid:15192145645a8d5fe48f60b457372578@unb.br]
>
>
> _______________________________________________
> sei-tecnico mailing list
> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico
>
>
> -
21 de Fevereiro de 2018 às 17:41E quanto aos logs de erros? Qual período de retenção é utilizado por vocês?
2018-02-21 14:37 GMT-03:00 Equipe SEI: > *ATENÇÃO*, prezados!
>
> Os dados da tabela infra_auditoria *não devem ser apagados*! Este
> procedimento não é recomendável!
> Uma solução paliativa é apagar as auditorias *mais antigas que já foram
> armazenadas de forma segura em backup*.
>
> Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como
> nuvem) e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).
>
> A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.
>
> Atenciosamente,
> *Victor Hugo Lobo Alves*
> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>
> 2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno:
>
>> Edmilson,
>>
>>
>>
>> Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados
>> anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos
>> 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom
>> colocar.
>>
>>
>>
>> Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são
>> realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso,
>> nunca precisamos recorrer à mesma.
>>
>>
>>
>> Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que
>> vcs necessitam para essa auditoria.
>>
>>
>>
>> Grato,
>>
>>
>>
>> *Alysson Bruno*
>>
>> Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas
>>
>>
>>
>> Fixo: +55-63-3229-9704 <+55%2063%203229-9704>
>>
>> Celular: +55-63-99239-3568 <+55%2063%2099239-3568>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva"
>> escreveu:
>>
>>
>>
>> Bom dia Victor,
>>
>> Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos
>> com *325* recursos para o SEI e *85* para o SIP.
>>
>>
>>
>> ---
>>
>> *Atenciosamente,*
>>
>> *Edmilson Cosme da Silva*
>>
>> Técnico de Tecnologia da Informação
>>
>> Centro de Informática - CPD
>>
>> Universidade de Brasília - UnB
>>
>> (61) 3107-0026
>>
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>>
>>
>>
>> Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
>>
>> Boa tarde, Edmilson.
>>
>> Desculpe pela demora.
>>
>> No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em
>> hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
>>
>> Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
>>
>> Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a
>> tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que
>> tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
>>
>>
>>
>> No SIP, existe o menu *Regras de Auditoria* onde é possível definir
>> quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras
>> diferentes para cada órgão do sistema.
>>
>> Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos
>> demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
>>
>>
>>
>> É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as
>> informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é
>> importante manter a auditoria intacta.
>>
>> Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
>>
>> Aqui no MP temos *348* recursos sendo auditados no SEI e *88** recursos
>> sendo auditados no SIP* atualmente.
>>
>>
>> Atenciosamente,
>> *Victor Hugo Lobo Alves*
>> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
>> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>>
>>
>>
>> 2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva>> >:
>>
>> Bom dia!
>>
>>
>>
>> A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o
>> crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem
>> algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão
>> aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
>>
>>
>>
>> No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge
>> 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
>>
>>
>>
>> *Atenciosamente,*
>> *Edmilson Cosme da Silva*
>> Analista de Tecnologia da Informação
>> Centro de Informática - CPD
>> Universidade de Brasília - UnB
>> [image: cid:15192145645a8d5fe48f60b457372578@unb.br]
>>
>>
>> _______________________________________________
>> sei-tecnico mailing list
>> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/
>> listinfo/sei-tecnico
>>
>>
>>
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> _______________________________________________
> sei-tecnico mailing list
> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico
>
> -
21 de Fevereiro de 2018 às 17:46Hugo,
Não é recomendado pelo MPGO? Porque, ao que me consta, até o TRF4 faz a limpeza desta tabela. Você saberia o por quê dessa recomendação?
Att.,Alysson Bruno(via web)
________________________________
De: Equipe SEI
Enviado: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 14:37
Para: Alysson M Bruno
Cc: Edmilson Cosme da Silva; Sei tecnico; Consuelogalo; Rodrigofonseca; Evertonagilar; Tiagomedina
Assunto: Re: [sei-tecnico] Tabela INFRA_AUDITORIA
ATENÇÃO, prezados!
Os dados da tabela infra_auditoria não devem ser apagados! Este procedimento não é recomendável!
Uma solução paliativa é apagar as auditorias mais antigas que já foram armazenadas de forma segura em backup.
Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como nuvem) e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.
Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno>: Edmilson,
Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom colocar.
Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso, nunca precisamos recorrer à mesma.
Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que vcs necessitam para essa auditoria.
Grato,
Alysson Bruno
Coordenadoria de Desenvolvimento de SistemasFixo: +55-63-3229-9704
Celular: +55-63-99239-3568Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva" escreveu:
Bom dia Victor,
Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos com 325 recursos para o SEI e 85 para o SIP.
---
Atenciosamente,
Edmilson Cosme da Silva
Técnico de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB
(61) 3107-0026
[https://webmail.unb.br/?_task=mail&_action=get&_mbox=Sent&_uid=1045&_token=7Qj2V4YX4qkZI4X9OliyqJBHJDLgQr7t&_part=2.3&_embed=1&_mimeclass=image]
Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
Boa tarde, Edmilson.
Desculpe pela demora.
No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
No SIP, existe o menu Regras de Auditoria onde é possível definir quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes para cada órgão do sistema.
Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é importante manter a auditoria intacta.
Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
Aqui no MP temos 348 recursos sendo auditados no SEI e 88 recursos sendo auditados no SIP atualmente.
Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva>:
Bom dia!
A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
Atenciosamente,
Edmilson Cosme da Silva
Analista de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB
[cid:15192145645a8d5fe48f60b457372578@unb.br]
_______________________________________________
sei-tecnico mailing list
sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico -
21 de Fevereiro de 2018 às 18:13Prezados,
boa tarde.
Telma, a tabela de logs de erros pode ser limpa sempre que julgarem
necessário para aliviar o armazenamento de dados. Esses logs servem somente
para ajudar na solução de erros ocorridos no sistema.
Allysson, o motivo é que a auditoria serve, além de facilitar a vida do
usuário do sistema, para registrar quaisquer atividades sobre processos ou
trâmites. Um processo pode ser alterado, cancelado, "extraviado" por falha
humana e esta ação sobre um processo pode levar minutos ou anos para ser
descoberta. A auditoria vai servir para caso um processo tenha sido mal
manipulado, seja identificado o motivo.
Você pode limpar a tabela de auditoria tranquilamente. Contudo, é altamente
recomendado realizar um backup dos dados antes da limpeza.Atenciosamente,
*Victor Hugo Lobo Alves*
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ2018-02-21 14:46 GMT-03:00 Alysson M Bruno: > Hugo,
>
>
> Não é recomendado pelo MPGO? Porque, ao que me consta, até o TRF4 faz a
> limpeza desta tabela. Você saberia o por quê dessa recomendação?
>
>
> Att.,
>
> *Alysson Bruno*
> (via web)
> ------------------------------
> *De:* Equipe SEI
> *Enviado:* quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 14:37
> *Para:* Alysson M Bruno
> *Cc:* Edmilson Cosme da Silva; Sei tecnico; Consuelogalo; Rodrigofonseca;
> Evertonagilar; Tiagomedina
> *Assunto:* Re: [sei-tecnico] Tabela INFRA_AUDITORIA
>
> *ATENÇÃO*, prezados!
>
> Os dados da tabela infra_auditoria *não devem ser apagados*! Este
> procedimento não é recomendável!
> Uma solução paliativa é apagar as auditorias *mais antigas que já foram
> armazenadas de forma segura em backup*.
>
> Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como
> nuvem) e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).
>
> A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.
>
> Atenciosamente,
> *Victor Hugo Lobo Alves*
> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>
> 2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno:
>
>> Edmilson,
>>
>>
>>
>> Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados
>> anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos
>> 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom
>> colocar.
>>
>>
>>
>> Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são
>> realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso,
>> nunca precisamos recorrer à mesma.
>>
>>
>>
>> Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que
>> vcs necessitam para essa auditoria.
>>
>>
>>
>> Grato,
>>
>>
>>
>> *Alysson Bruno*
>>
>> Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas
>>
>>
>>
>> Fixo: +55-63-3229-9704 <+55%2063%203229-9704>
>>
>> Celular: +55-63-99239-3568 <+55%2063%2099239-3568>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva"
>> escreveu:
>>
>>
>>
>> Bom dia Victor,
>>
>> Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos
>> com *325* recursos para o SEI e *85* para o SIP.
>>
>>
>>
>> ---
>>
>> *Atenciosamente,*
>>
>> *Edmilson Cosme da Silva*
>>
>> Técnico de Tecnologia da Informação
>>
>> Centro de Informática - CPD
>>
>> Universidade de Brasília - UnB
>>
>> (61) 3107-0026
>>
>> [image:
>>https://webmail.unb.br/?_task=mail&_action=get&_mbox=Sent&_uid=1045&_token=7Qj2V4YX4qkZI4X9OliyqJBHJDLgQr7t&_part=2.3&_embed=1&_mimeclass=image]
>>
>>
>>
>> Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
>>
>> Boa tarde, Edmilson.
>>
>> Desculpe pela demora.
>>
>> No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em
>> hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
>>
>> Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
>>
>> Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a
>> tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que
>> tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
>>
>>
>>
>> No SIP, existe o menu * Regras de Auditoria* onde é possível definir
>> quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras
>> diferentes para cada órgão do sistema.
>>
>> Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos
>> demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
>>
>>
>>
>> É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as
>> informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é
>> importante manter a auditoria intacta.
>>
>> Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
>>
>> Aqui no MP temos *348* recursos sendo auditados no SEI e *88** recursos
>> sendo auditados no SIP* atualmente.
>>
>>
>> Atenciosamente,
>> *Victor Hugo Lobo Alves*
>> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
>> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>>
>>
>>
>> 2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva>> >:
>>
>> Bom dia!
>>
>>
>>
>> A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o
>> crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem
>> algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão
>> aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
>>
>>
>>
>> No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge
>> 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
>>
>>
>>
>> *Atenciosamente,*
>> *Edmilson Cosme da Silva*
>> Analista de Tecnologia da Informação
>> Centro de Informática - CPD
>> Universidade de Brasília - UnB
>> [image: cid:15192145645a8d5fe48f60b457372578@unb.br]
>>
>>
>> _______________________________________________
>> sei-tecnico mailing list
>> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/
>> listinfo/sei-tecnico
>>
>>
>>
>
> -
21 de Fevereiro de 2018 às 18:15Obrigada Victor.
2018-02-21 15:12 GMT-03:00 Equipe SEI: > Prezados,
> boa tarde.
>
> Telma, a tabela de logs de erros pode ser limpa sempre que julgarem
> necessário para aliviar o armazenamento de dados. Esses logs servem somente
> para ajudar na solução de erros ocorridos no sistema.
>
> Allysson, o motivo é que a auditoria serve, além de facilitar a vida do
> usuário do sistema, para registrar quaisquer atividades sobre processos ou
> trâmites. Um processo pode ser alterado, cancelado, "extraviado" por falha
> humana e esta ação sobre um processo pode levar minutos ou anos para ser
> descoberta. A auditoria vai servir para caso um processo tenha sido mal
> manipulado, seja identificado o motivo.
>
> Você pode limpar a tabela de auditoria tranquilamente. Contudo, é
> altamente recomendado realizar um backup dos dados antes da limpeza.
>
> Atenciosamente,
> *Victor Hugo Lobo Alves*
> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>
> 2018-02-21 14:46 GMT-03:00 Alysson M Bruno:
>
>> Hugo,
>>
>>
>> Não é recomendado pelo MPGO? Porque, ao que me consta, até o TRF4 faz a
>> limpeza desta tabela. Você saberia o por quê dessa recomendação?
>>
>>
>> Att.,
>>
>> *Alysson Bruno*
>> (via web)
>> ------------------------------
>> *De:* Equipe SEI
>> *Enviado:* quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 14:37
>> *Para:* Alysson M Bruno
>> *Cc:* Edmilson Cosme da Silva; Sei tecnico; Consuelogalo;
>> Rodrigofonseca; Evertonagilar; Tiagomedina
>> *Assunto:* Re: [sei-tecnico] Tabela INFRA_AUDITORIA
>>
>> *ATENÇÃO*, prezados!
>>
>> Os dados da tabela infra_auditoria *não devem ser apagados*! Este
>> procedimento não é recomendável!
>> Uma solução paliativa é apagar as auditorias *mais antigas que já foram
>> armazenadas de forma segura em backup*.
>>
>> Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como
>> nuvem) e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).
>>
>> A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.
>>
>> Atenciosamente,
>> *Victor Hugo Lobo Alves*
>> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
>> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>>
>> 2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno:
>>
>>> Edmilson,
>>>
>>>
>>>
>>> Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados
>>> anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos
>>> 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom
>>> colocar.
>>>
>>>
>>>
>>> Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são
>>> realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso,
>>> nunca precisamos recorrer à mesma.
>>>
>>>
>>>
>>> Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que
>>> vcs necessitam para essa auditoria.
>>>
>>>
>>>
>>> Grato,
>>>
>>>
>>>
>>> *Alysson Bruno*
>>>
>>> Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas
>>>
>>>
>>>
>>> Fixo: +55-63-3229-9704 <+55%2063%203229-9704>
>>>
>>> Celular: +55-63-99239-3568 <+55%2063%2099239-3568>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva"
>>> escreveu:
>>>
>>>
>>>
>>> Bom dia Victor,
>>>
>>> Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos
>>> com *325* recursos para o SEI e *85* para o SIP.
>>>
>>>
>>>
>>> ---
>>>
>>> *Atenciosamente,*
>>>
>>> *Edmilson Cosme da Silva*
>>>
>>> Técnico de Tecnologia da Informação
>>>
>>> Centro de Informática - CPD
>>>
>>> Universidade de Brasília - UnB
>>>
>>> (61) 3107-0026
>>>
>>> [image:
>>>https://webmail.unb.br/?_task=mail&_action=get&_mbox=Sent&_uid=1045&_token=7Qj2V4YX4qkZI4X9OliyqJBHJDLgQr7t&_part=2.3&_embed=1&_mimeclass=image]
>>>
>>>
>>>
>>> Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
>>>
>>> Boa tarde, Edmilson.
>>>
>>> Desculpe pela demora.
>>>
>>> No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em
>>> hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
>>>
>>> Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
>>>
>>> Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a
>>> tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que
>>> tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
>>>
>>>
>>>
>>> No SIP, existe o menu * Regras de Auditoria* onde é possível definir
>>> quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras
>>> diferentes para cada órgão do sistema.
>>>
>>> Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos
>>> demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
>>>
>>>
>>>
>>> É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as
>>> informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é
>>> importante manter a auditoria intacta.
>>>
>>> Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
>>>
>>> Aqui no MP temos *348* recursos sendo auditados no SEI e *88** recursos
>>> sendo auditados no SIP* atualmente.
>>>
>>>
>>> Atenciosamente,
>>> *Victor Hugo Lobo Alves*
>>> Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
>>> Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
>>>
>>>
>>>
>>> 2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva>>> >:
>>>
>>> Bom dia!
>>>
>>>
>>>
>>> A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o
>>> crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem
>>> algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão
>>> aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
>>>
>>>
>>>
>>> No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge
>>> 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
>>>
>>>
>>>
>>> *Atenciosamente,*
>>> *Edmilson Cosme da Silva*
>>> Analista de Tecnologia da Informação
>>> Centro de Informática - CPD
>>> Universidade de Brasília - UnB
>>> [image: cid:15192145645a8d5fe48f60b457372578@unb.br]
>>>
>>>
>>> _______________________________________________
>>> sei-tecnico mailing list
>>> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>>>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listin
>>> fo/sei-tecnico
>>>
>>>
>>>
>>
>>
>
> _______________________________________________
> sei-tecnico mailing list
> sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico
>
> -
21 de Fevereiro de 2018 às 19:21Prezados,A guarda das trilhas de auditoria já é objeto de análise na Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos - CTDE, como pode ser observado nos trechos a seguir, que constam na ata de reunião de 21 de novembro de 2017 da referida Câmara:
"e)Quanto à guarda da trilha de auditoria, Carlos Ditadi apresentou oresultado de sua pesquisa na norma DoD5015.2 salientando que a trilha de auditoria é considerada comodocumento arquivístico, e deve ser preservadaem conjunto com o documento classificado. Apresentou, comocomplemento de sua pesquisa, artigoque compõe o capítulo 5 da obra BuildingTrusthworth Digital Repositories: Theory and ImplementationdePhilip C. Bantin, sob o título Theory– Authenticity and Audit Trails deDaniel Noonan. CláudiaLacombe solicitou que este texto seja enviado para os membros da CTDEpara discussão na próximareunião.f)Foi decidido pelos presentes que o texto elaborado para a parte quetrata de trilhas de auditoria no e-ARQ serámantido.
ParteII: Especificação de requisitos para sistemas informatizados degestão arquivística de documentos (SIGAD).a)Com relação a trilha de auditoria, Carlos Ditadi esclareceu que oDoD 5015.2 trata sumariamente a questãoenquanto que o MoReq 2010 trata mais detalhadamente sobre o assunto.Diante do exposto,ClaudiaLacombe propôs a revisão dos requisitos do item 6.4- Trilha de auditoria deacordo com o MoReq 2010e DoD 5015.2 para análise e comparação.b)Cláudia Lacombe propôs a elaboração de uma orientação técnica,para as trilhas de auditoria com base nasorientações do DoD 5015.2."
Ou seja, se a tabela INFRA_AUDITORIA está se referindo às trilhas de auditoria, estas devem ser preservadas. É valida uma consulta, e principalmente, solicitar a participação da CTDE nestas questões.Atenciosamente,Murilo Schäfer
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Em Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018 15:13, Equipe SEIescreveu:
Prezados,boa tarde.
Telma, a tabela de logs de erros pode ser limpa sempre que julgarem necessário para aliviar o armazenamento de dados. Esses logs servem somente para ajudar na solução de erros ocorridos no sistema.
Allysson, o motivo é que a auditoria serve, além de facilitar a vida do usuário do sistema, para registrar quaisquer atividades sobre processos ou trâmites. Um processo pode ser alterado, cancelado, "extraviado" por falha humana e esta ação sobre um processo pode levar minutos ou anos para ser descoberta. A auditoria vai servir para caso um processo tenha sido mal manipulado, seja identificado o motivo.
Você pode limpar a tabela de auditoria tranquilamente. Contudo, é altamente recomendado realizar um backup dos dados antes da limpeza.Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
2018-02-21 14:46 GMT-03:00 Alysson M Bruno:
Hugo,
Não é recomendado pelo MPGO? Porque, ao que me consta, até o TRF4 faz a limpeza desta tabela. Você saberia o por quê dessa recomendação?
Att.,
Alysson Bruno
(via web)
De: Equipe SEI
Enviado: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 14:37
Para: Alysson M Bruno
Cc: Edmilson Cosme da Silva; Sei tecnico; Consuelogalo; Rodrigofonseca; Evertonagilar; TiagomedinaAssunto: Re: [sei-tecnico] Tabela INFRA_AUDITORIA ATENÇÃO, prezados!
Os dados da tabela infra_auditoria não devem ser apagados! Este procedimento não é recomendável!Uma solução paliativa é apagar as auditorias mais antigas que já foram armazenadas de forma segura em backup.Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como nuvem) e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).
A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.
Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno: Edmilson, Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom colocar. Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso, nunca precisamos recorrer à mesma. Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que vcs necessitam para essa auditoria. Grato, Alysson BrunoCoordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas Fixo:+55-63-3229-9704Celular:+55-63-99239-3568 Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva" escreveu: Bom dia Victor,Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos com325 recursos para o SEI e85 para o SIP. ---Atenciosamente,Edmilson Cosme da SilvaTécnico de Tecnologia da InformaçãoCentro de Informática - CPDUniversidade de Brasília - UnB(61) 3107-0026 Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
Boa tarde, Edmilson. Desculpe pela demora.No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados. No SIP, existe o menu Regras de Auditoria onde é possível definir quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes para cada órgão do sistema.Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos demais, desnecessários. Vale dar uma verificada. É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é importante manter a auditoria intacta.Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?Aqui no MP temos 348 recursos sendo auditados no SEI e88 recursos sendo auditados no SIP atualmente.Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e GestãoEquipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ 2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva:
Bom dia! A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela. No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI. Atenciosamente,Edmilson Cosme da Silva
Analista de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB
______________________________ _________________
sei-tecnico mailing listsei-tecnico@listas.softwarepub lico.gov.br
https://listas.softwarepublico .gov.br/mailman/cgi-bin/ listinfo/sei-tecnico
_______________________________________________
sei-tecnico mailing list
sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico -
Uelinton Lima Silva
21 de Fevereiro de 2018 às 19:39Desculpe, mas vejo a necessidade de detalha quais recursos de auditoria devem ser mantidos. Exemplo: um acesso ao documento, entendo que não tem valor documental, mas sim de segurança.
[cid:image001.jpg@01D3AB32.86D9EDE0]
Uelinton Lima Silva
ANALISTA III
CS/VITEC/DEREL/GRCO
ULima@correios.com.br
(61) 2141-9548/400-9548
De: sei-tecnico [mailto:sei-tecnico-bounces@listas.softwarepublico.gov.br] Em nome de Murilo Billig Schäfer
Enviada em: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 16:21
Para: Equipe SEI; Alysson M Bruno
Cc: Sei tecnico; Consuelogalo; Rodrigofonseca; Evertonagilar; TiagomedinaAssunto: Re: [sei-tecnico] Tabela INFRA_AUDITORIA
Prezados,
A guarda das trilhas de auditoria já é objeto de análise na Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos - CTDE, como pode ser observado nos trechos a seguir, que constam na ata de reunião de 21 de novembro de 2017 da referida Câmara:"e) Quanto à guarda da trilha de auditoria, Carlos Ditadi apresentou o resultado de sua pesquisa na norma DoD 5015.2 salientando que a trilha de auditoria é considerada como documento arquivístico, e deve ser preservada em conjunto com o documento classificado. Apresentou, como complemento de sua pesquisa, artigo que compõe o capítulo 5 da obra Building Trusthworth Digital Repositories: Theory and Implementation de Philip C. Bantin, sob o título Theory – Authenticity and Audit Trails de Daniel Noonan. Cláudia Lacombe solicitou que este texto seja enviado para os membros da CTDE para discussão na próxima reunião.
f) Foi decidido pelos presentes que o texto elaborado para a parte que trata de trilhas de auditoria no e-ARQ será mantido.
Parte II: Especificação de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD).
a) Com relação a trilha de auditoria, Carlos Ditadi esclareceu que o DoD 5015.2 trata sumariamente a questão enquanto que o MoReq 2010 trata mais detalhadamente sobre o assunto. Diante do exposto,
Claudia Lacombe propôs a revisão dos requisitos do item 6.4 - Trilha de auditoria de acordo com o MoReq 2010 e DoD 5015.2 para análise e comparação.
b) Cláudia Lacombe propôs a elaboração de uma orientação técnica, para as trilhas de auditoria com base nas orientações do DoD 5015.2."Ou seja, se a tabela INFRA_AUDITORIA está se referindo às trilhas de auditoria, estas devem ser preservadas. É valida uma consulta, e principalmente, solicitar a participação da CTDE nestas questões.
Atenciosamente,
Murilo Schäfer
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFSEm Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018 15:13, Equipe SEI> escreveu: Prezados,
boa tarde.
Telma, a tabela de logs de erros pode ser limpa sempre que julgarem necessário para aliviar o armazenamento de dados. Esses logs servem somente para ajudar na solução de erros ocorridos no sistema.
Allysson, o motivo é que a auditoria serve, além de facilitar a vida do usuário do sistema, para registrar quaisquer atividades sobre processos ou trâmites. Um processo pode ser alterado, cancelado, "extraviado" por falha humana e esta ação sobre um processo pode levar minutos ou anos para ser descoberta. A auditoria vai servir para caso um processo tenha sido mal manipulado, seja identificado o motivo.
Você pode limpar a tabela de auditoria tranquilamente. Contudo, é altamente recomendado realizar um backup dos dados antes da limpeza.
Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ2018-02-21 14:46 GMT-03:00 Alysson M Bruno>: Hugo,
Não é recomendado pelo MPGO? Porque, ao que me consta, até o TRF4 faz a limpeza desta tabela. Você saberia o por quê dessa recomendação?
Att.,
Alysson Bruno
(via web)
________________________________De: Equipe SEI> Enviado: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 14:37
Para: Alysson M Bruno
Cc: Edmilson Cosme da Silva; Sei tecnico; Consuelogalo; Rodrigofonseca; Evertonagilar; Tiagomedina
Assunto: Re: [sei-tecnico] Tabela INFRA_AUDITORIA
ATENÇÃO, prezados!
Os dados da tabela infra_auditoria não devem ser apagados! Este procedimento não é recomendável!
Uma solução paliativa é apagar as auditorias mais antigas que já foram armazenadas de forma segura em backup.
Então sugiro rodar um backup e salvar os dados em local seguro (como nuvem) e depois apagar as auditorias mais antigas (cerca de 3 meses atrás).
A próxima versão do SEI deve vir com uma otimização para esta questão.
Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
2018-02-21 9:19 GMT-03:00 Alysson M Bruno>:
Edmilson,
Aqui no TRE-TO apagamos esta tabela todos os dias, removendo os dados anteriores a 30 dias, ou seja, guardamos, na auditoria, somente os últimos 30 dias. Na norma de vocês não há esta previsão? Se não houver é bom colocar.
Não dá para guardar indefinidamente os dados de auditoria, eles são realmente custosos e não há essa necessidade, aqui em quase 4 anos de uso, nunca precisamos recorrer à mesma.
Em tempo, o importante é vocês avaliarem a necessidade do controle que vcs necessitam para essa auditoria.
Grato,
Alysson Bruno
Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas
Fixo: +55-63-3229-9704
Celular: +55-63-99239-3568
Em 21/02/2018 09:03, "sei-tecnico em nome de Edmilson Cosme da Silva" escreveu:
Bom dia Victor,
Aqui na UnB não adicionamos nenhum novo controle na auditoria, estamos com 325 recursos para o SEI e 85 para o SIP.
---
Atenciosamente,
Edmilson Cosme da Silva
Técnico de Tecnologia da Informação
Centro de Informática - CPD
Universidade de Brasília - UnB
(61) 3107-0026
[https://webmail.unb.br/?_task=mail&_action=get&_mbox=Sent&_uid=1045&_token=7Qj2V4YX4qkZI4X9OliyqJBHJDLgQr7t&_part=2.3&_embed=1&_mimeclass=image]
Em 20-02-2018 11:45, Equipe SEI escreveu:
Boa tarde, Edmilson.
Desculpe pela demora.
No MP nós não realizamos dump da tabela do banco nem removemos em hipótese nenhuma informações da tabela infra_auditoria.
Não há nenhuma rotina ou procedimento especial para tratamento da tabela.
Aqui no MP, me informei com o pessoal de infra e me informaram que a tabela infra_auditoria tem aproximadamente 10 Gb, portanto, acredito que tenham sido configurados muitos recursos para serem auditados.
No SIP, existe o menu Regras de Auditoria onde é possível definir quais recursos do SEI/SIP serão auditados. É possível definir regras diferentes para cada órgão do sistema.
Talvez sua equipe tenha configurado as regras de auditoria com recursos demais, desnecessários. Vale dar uma verificada.
É possível realizar um dump da tabela infra_auditoria e salvar as informações em outro ambiente, contudo, não recomendamos esta ação pois é importante manter a auditoria intacta.
Sabe dizer quantos recursos estão sendo auditados?
Aqui no MP temos 348 recursos sendo auditados no SEI e 88 recursos sendo auditados no SIP atualmente.
Atenciosamente,
Victor Hugo Lobo Alves
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Equipe SEI - CAPGov/COPPE/UFRJ
2017-12-19 10:13 GMT-02:00 Edmilson Cosme da Silva>:
Bom dia!
A equipe de Banco de Dados da UnB me contatou muito preocupada com o crescimento da tabela INFRA_AUDITORIA do SEI. Eles precisam saber se tem algum procedimento indicado para manutenção dessa tabela ou se algum órgão aplica alguma rotina na base em especial para essa tabela.
No nosso caso temos 1 ano e 7 meses de uso do SEI e essa tabela atinge 50G compactada e representa cerca de 30% da base do SEI.
Atenciosamente,
Edmilson Cosme da Silva
Analista de Tecnologia da Informação
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