Boa tarde.
Envio este email tanto para a lista técnica quanto a de negócios pois minha
pergunta se enquadra em ambas.
Quando uma entidade externa àquela onde temos o SEI implantado nos remete
um processo, estamos scanneando o último despacho, deixando o processo
original disponível para consulta e, ao final dos trâmites internos
(eletrônicos via SEI), imprimimos e juntamos ao processo original o
despacho em resposta, devolvendo o processo físico.
Porém, estamos avaliando uma situação semelhante quando tratarmos de duas
instâncias distintas do SEI conversando. E quando digo instâncias, não me
refiro a órgãos, mas sim a bancos separados. Nesse caso, entendo que não
exista tramitação propriamente dita entre as diferentes instalações do SEI,
por esse motivo fica a dúvida de como proceder no recebimento e resposta de
processos dessa natureza.
Pensamos em três opções:
1. Tratar bem semelhante ao que fazemos com o físico. Usuários de
instâncias diferentes são considerados usuários externos, as repostas serão
dadas via email com os documentos confeccionados na outra instância, mas
juntar os mesmos no processo original ficaria a cargo do órgão que detém o
processo original (me parece a ideia mais "prática" até agora). OU
2. Criar uma unidade nos órgãos onde seriam adicionados usuários do
outro órgão para autuar em processos pontuais (parece confuso). OU
3. Adotar uma instância única com diferentes órgãos e evitar empecilhos
de comunicação. Porém, vejo duas problemáticas: acesso consultivo a
processos de outros órgãos (às vezes até autarquias) e modelos de
documentos compartilhados que deveriam ser padronizados.
Os senhores possuem algumas experiência nesse quesito?
Att.