cadastro de software e expectativa de um desenvolvedor
-
6 de Outubro de 2014 às 16:34Nos últimos dias tenho feito um exercício mental para chegar a uma
conclusão sobre o que faria com que eu, enquanto desenvolvedor de
software livre, usasse o softwarepublico para os meus projetos. Esta
mensagem tem o objetivo de sumarizar as minhas idéias, após uma
discussão com uma parte da equipe Noosfero do LAPPIS hoje pela manhã.
Este relato está dividido em 2 partes: um plano conceitual, que é
basicamente a resposta para a pergunta original, e um plano técnico, que
descreve as mudanças que na minha opinião vamos precisar fazer na
implementação atual no Noosfero.
# Plano conceitual
Eu usaria o softwarepublico para os meus projetos se:
- ele me proporcionar a conveniência e as features do GitHub
- ele permitir que eu simplesmente use a plataforma, sem muita exigência
de preenchimento de formulários e fornecimento de informações (i.e.
pouca burocracia)
- pra mim está OK se eu precisar passar por um processo "mais
chatinho" pra que o meu projeto possa ter os benefícios
(visibilidade, preferência na contratação por órgãos públicos etc)
de um projeto certificado como software público, desde que isso seja
opcional, e possa ser feito depois que a plataforma já esteja me
ajudando com o desenvolvimento em si.
Além disso, na minha opinião, algumas features serão necessárias pra que
a gente consiga formar uma massa crítica. Abaixo uma lista inicial em
que eu pensei, que está mais ou menos em ordem de prioridade:
- integração entre as ferramantas, para que o setup de um projeto seja o
mais simples e direto possível. Basicamente eu como usuário gostaria
de poder ignorar o fato de que o softwarepublico consiste da junção do
colab, gitlab e noosfero.
- quando uma comunidade for criada no noosfero, o grupo correspondente
no gitlab deve ser criado automaticamente.
- a gente provavelmente vai querer desligar a criação de grupos
diretamente pelo gitlab.
- quando uma comunidade for criada no noosfero, uma lista de discussão
correspondente deve ser criada automaticamente.
- o admin da comunidade deveria poder criar outras listas depois,
restritas a nomes que usem o nome da comunidade como prefixo.
- quando um cadastro de software for criado numa comunidade, criar
automaticamente um repositório no gitlab (se não já existir).
- quando um repositório no gitlab for criado, criar automaticamente um
cadastro de software na comunidade correspondente.
- mirroring de repositório. Fundamental para projetos que já têm o seu
repositório em outro lugar, mas que querem estar também no
softwarepublico.
- hospedagem de sites estáticos. Essa é uma feature *muito* usada do
github que eu considero bastante útil.
- integração contínua, integrada ao gitlab.
- build service, para geração automática de pacotes.
Eu _acho_ que até o final do ano a gente consegue fazer as primeiras
duas (integração e mirroring de repositório), que são essenciais. As
podem vir "depois".
# Plano técnico
Sobre o projeto conceitual das informações armazenadas e sua
implementação no plugin Noosfero em desenvolvimento:
- ao invés de um software possuir uma comunidade (relação 1 pra 1), uma
comunidade pode um ou mais de um software (i.e. relação 1 comunidade
para N softwares)
- isso reflete o modelo que se tornou um padrão de fato na comunidade
de software livre: GitHub e Gitlab utilizam esta lógica.
- ainda assim, reconhecemos que o caso mais simples vai ser uma
comunidade possuir apenas um software. Para esse caso, podemos
manter a opção "criar software" no painel de controle do usuário,
que funcionará como funciona hoje:
- cria comunidade
- cria uma instância de SoftwareInfo para aquela comunidade
- haverá 1 template que poderá ser utilizada pelas comunidades 'de
software', que conterá a "página padrão" de software que estamos
discutindo.
- há de se notar que, como qualquer outro perfil no noosfero, o admin
da comundidade do software poderá depois modificar praticamente
tudo, então a nossa página padrão é na prática uma sugestão, que
pode ou não ser seguida à risca pelas comunidades.
- esse template provavelmente demandará a implementação de alguns
novos tipos de blocos no Noosfero, como por exemplo um bloco que
apresenta informações do projeto.
- instituição passa a ser um tipo de organização, ou de comunidade (ou
seja vamos simplificar o design e reusar o máximo do que o noosfero já
tem pra evitar código desnecessário que a gente precise manter
sozinho)
- a criação de instituições pode ser realizada da mesma forma que se
cria comunidades, através do painel de controle, "meus grupos".
- associação da uma pessoa a uma instituição deve funcionar da mesma
forma como funciona para outros tipos de organização no Noosfero: o
usuário visita o perfil da instituição e clica em "Entrar" (podemos
modificar a terminologia para por exemplo "Faço parte desta
instituição" ou algo que o valha).
Isso permite que por exemplo uma instituição possa ter um
administrador que vai aprovar a "entrada" de usuários como membros
daquela instituição.
- vamos precisar delimitar o escopo e a viabilidade das funcionalidades
que eu elenquei na parte conceitual.
--
Antonio Terceiro
http://softwarelivre.org/terceiro -
8 de Outubro de 2014 às 12:06---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Arthur Del Esposte
Data: 6 de outubro de 2014 18:07
Assunto: Re: [spb-dev] cadastro de software e expectativa de umdesenvolvedorPara: Antonio Terceiro
Ola,
segue em anexo algumas idéias do cadastro e edição de software.
No cadastro teríamos apenas as informações da aba Ativos.
As outras abas com outras informações poderão ser preenchidas em uma
segunda etapa, edição.
Posteriormente vou enviando mais informações.
Att
Arthur
Em 06/10/2014 13:34, "Antonio Terceiro"
escreveu:> Nos últimos dias tenho feito um exercício mental para chegar a uma
> conclusão sobre o que faria com que eu, enquanto desenvolvedor de
> software livre, usasse o softwarepublico para os meus projetos. Esta
> mensagem tem o objetivo de sumarizar as minhas idéias, após uma
> discussão com uma parte da equipe Noosfero do LAPPIS hoje pela manhã.
>
> Este relato está dividido em 2 partes: um plano conceitual, que é
> basicamente a resposta para a pergunta original, e um plano técnico, que
> descreve as mudanças que na minha opinião vamos precisar fazer na
> implementação atual no Noosfero.
>
> # Plano conceitual
>
> Eu usaria o softwarepublico para os meus projetos se:
>
> - ele me proporcionar a conveniência e as features do GitHub
>
> - ele permitir que eu simplesmente use a plataforma, sem muita exigência
> de preenchimento de formulários e fornecimento de informações (i.e.
> pouca burocracia)
>
> - pra mim está OK se eu precisar passar por um processo "mais
> chatinho" pra que o meu projeto possa ter os benefícios
> (visibilidade, preferência na contratação por órgãos públicos etc)
> de um projeto certificado como software público, desde que isso seja
> opcional, e possa ser feito depois que a plataforma já esteja me
> ajudando com o desenvolvimento em si.
>
> Além disso, na minha opinião, algumas features serão necessárias pra que
> a gente consiga formar uma massa crítica. Abaixo uma lista inicial em
> que eu pensei, que está mais ou menos em ordem de prioridade:
>
> - integração entre as ferramantas, para que o setup de um projeto seja o
> mais simples e direto possível. Basicamente eu como usuário gostaria
> de poder ignorar o fato de que o softwarepublico consiste da junção do
> colab, gitlab e noosfero.
>
> - quando uma comunidade for criada no noosfero, o grupo correspondente
> no gitlab deve ser criado automaticamente.
> - a gente provavelmente vai querer desligar a criação de grupos
> diretamente pelo gitlab.
>
> - quando uma comunidade for criada no noosfero, uma lista de discussão
> correspondente deve ser criada automaticamente.
>
> - o admin da comunidade deveria poder criar outras listas depois,
> restritas a nomes que usem o nome da comunidade como prefixo.
>
> - quando um cadastro de software for criado numa comunidade, criar
> automaticamente um repositório no gitlab (se não já existir).
>
> - quando um repositório no gitlab for criado, criar automaticamente um
> cadastro de software na comunidade correspondente.
>
> - mirroring de repositório. Fundamental para projetos que já têm o seu
> repositório em outro lugar, mas que querem estar também no
> softwarepublico.
>
> - hospedagem de sites estáticos. Essa é uma feature *muito* usada do
> github que eu considero bastante útil.
>
> - integração contínua, integrada ao gitlab.
>
> - build service, para geração automática de pacotes.
>
> Eu _acho_ que até o final do ano a gente consegue fazer as primeiras
> duas (integração e mirroring de repositório), que são essenciais. As
> podem vir "depois".
>
> # Plano técnico
>
> Sobre o projeto conceitual das informações armazenadas e sua
> implementação no plugin Noosfero em desenvolvimento:
>
> - ao invés de um software possuir uma comunidade (relação 1 pra 1), uma
> comunidade pode um ou mais de um software (i.e. relação 1 comunidade
> para N softwares)
>
> - isso reflete o modelo que se tornou um padrão de fato na comunidade
> de software livre: GitHub e Gitlab utilizam esta lógica.
>
> - ainda assim, reconhecemos que o caso mais simples vai ser uma
> comunidade possuir apenas um software. Para esse caso, podemos
> manter a opção "criar software" no painel de controle do usuário,
> que funcionará como funciona hoje:
>
> - cria comunidade
> - cria uma instância de SoftwareInfo para aquela comunidade
>
> - haverá 1 template que poderá ser utilizada pelas comunidades 'de
> software', que conterá a "página padrão" de software que estamos
> discutindo.
>
> - há de se notar que, como qualquer outro perfil no noosfero, o admin
> da comundidade do software poderá depois modificar praticamente
> tudo, então a nossa página padrão é na prática uma sugestão, que
> pode ou não ser seguida à risca pelas comunidades.
>
> - esse template provavelmente demandará a implementação de alguns
> novos tipos de blocos no Noosfero, como por exemplo um bloco que
> apresenta informações do projeto.
>
> - instituição passa a ser um tipo de organização, ou de comunidade (ou
> seja vamos simplificar o design e reusar o máximo do que o noosfero já
> tem pra evitar código desnecessário que a gente precise manter
> sozinho)
>
> - a criação de instituições pode ser realizada da mesma forma que se
> cria comunidades, através do painel de controle, "meus grupos".
>
> - associação da uma pessoa a uma instituição deve funcionar da mesma
> forma como funciona para outros tipos de organização no Noosfero: o
> usuário visita o perfil da instituição e clica em "Entrar" (podemos
> modificar a terminologia para por exemplo "Faço parte desta
> instituição" ou algo que o valha).
>
> Isso permite que por exemplo uma instituição possa ter um
> administrador que vai aprovar a "entrada" de usuários como membros
> daquela instituição.
>
> - vamos precisar delimitar o escopo e a viabilidade das funcionalidades
> que eu elenquei na parte conceitual.
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> Antonio Terceiro
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