Revisão das funcionalidades da R1
-
23 de Setembro de 2014 às 03:34Olá pessoal,
Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir instituições. Como devo proceder?
Att,
Rodrigo Maia -
23 de Setembro de 2014 às 10:50Rodrigo, acho que poderia simplificar ainda um pouco mais o cadastro do
usuário solicitando para cadastro somente:
_ Nome completo
- E-mail
- Senha
- Confirmação de senha
- Captcha
att,
Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maiaescreveu: > Olá pessoal,
>
> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>
> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
> instituições. Como devo proceder?
>
>
>
>
>
>
>
> Att,
> Rodrigo Maia
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>
--Suzete Venturelli
Pesquisadora do CNPq
MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional
Departamento de Artes Visuais
Instituto de Artes
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910-900, Brasília - DF
61 31071187 92777997
http://www.arteduca.unb.br/
http://tectecbaratinha.wordpress.com
http://ciurbi.wordpress.com
http://somid.wordpress.com
http://wikinarua.com
http://suzeteventurelli.ida.unb.br
http://artsatbr.unb.br
http://midialab.unb.br
http://paulistainvaders.wordpress.com
http://geopartitura.wordpress.com/
http://cybermatiz.wordpress.com
*http://parq.unb.br *
http://164.41.44.101/profanaart/index.php/upload-image
:D Aqui meu DNA é móvel.... -
23 de Setembro de 2014 às 11:52Olá Rodrigo,
Quando se cria, ou se já existe uma instituição criada, tem-se também uma
comunidade relacionada à ela. Portanto, após criar, sua instituição deverá
aparecer aqui:
http://spb.cdtc.unb.br/search/communities
Para editar ou excluir você deve ir no painel de controle dessa comunidade
e editar as informações dela.
Se você estiver loggado como admin do ambiente, Por exemplo, você poderia
editar ou excluir a instituição teste por aqui:
http://spb.cdtc.unb.br/myprofile/teste/profile_editor/edit
Se ainda ficar confuso, só me dar um toque que te explico melhor!
att
Arthur
Em 23 de setembro de 2014 07:50, suzete venturelli <
suzeteventurelli@gmail.com> escreveu:> Rodrigo, acho que poderia simplificar ainda um pouco mais o cadastro do
> usuário solicitando para cadastro somente:
>
> _ Nome completo
> – E-mail
> – Senha
> – Confirmação de senha
> – Captcha
>
> att,
>
>
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maia
> escreveu:
>
>> Olá pessoal,
>>
>> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
>> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
>> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>>
>> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
>> instituições. Como devo proceder?
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>> Rodrigo Maia
>> --
>> Wiki do Colab:
>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>>
>> Histórico do grupo:
>>
>>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>>
>> Regras de participação:
>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>>
>> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>>
>
>
>
> --
> Suzete Venturelli
> Pesquisadora do CNPq
> MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional
> Departamento de Artes Visuais
> Instituto de Artes
> Universidade de Brasília
> Campus Universitário Darcy Ribeiro
> Asa Norte
> 70910-900, Brasília - DF
> 61 31071187 92777997
>
>http://www.arteduca.unb.br/
>http://tectecbaratinha.wordpress.com
>http://ciurbi.wordpress.com
>http://somid.wordpress.com
>http://wikinarua.com
>http://suzeteventurelli.ida.unb.br
>
>http://artsatbr.unb.br
>http://midialab.unb.br
>http://paulistainvaders.wordpress.com
>http://geopartitura.wordpress.com/
>http://cybermatiz.wordpress.com
> *http://parq.unb.br *
>http://164.41.44.101/profanaart/index.php/upload-image
>
>
> :D Aqui meu DNA é móvel....
>
>
>
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
> -
23 de Setembro de 2014 às 13:35Oi Rodrigo,
Recebido. Já estamos analisando mas percebi que fez uma análise baseada nas
telas, correto? Gostaríamos que desse uma olhada também nas especificações
e regras de negócio, pois tem funcionalidades que não sabemos se deve ser
do jeito que pensamos, esse é o caso do Banir/Inativar usuário que
discutimos ontem em reunião e precisamos fechar amanhã.
Seguem os links:
Manter usuário:
http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/173/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Caso_de_Uso-Manter_Uu%C3%A1rio_1.5.odt
Funcionalidades: Inserir Usuário, Editar Usuário, Excluir Usuário (próprio
usuário), Banir/inativar usuário (Admin), Excluir Usuário (Admin)
Regras de negócio:
http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/186/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Regras_de_Neg%C3%B3cio_v0.9.odt
Manter instituição: http://lappis.unb.br/redm/issues/834
Funcionalidades: Inserir Instituição, Editar Instituição, Inativar
instituição (Admin), Excluir Instituição (???? Não especificamos isso)
Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
DSI/SLTI/MPOG
(61)2020-1930
Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maiaescreveu: > Olá pessoal,
>
> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>
> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
> instituições. Como devo proceder?
>
>
>
>
>
>
>
> Att,
> Rodrigo Maia
> -
23 de Setembro de 2014 às 13:45Esqueci de incluir também a integração com o SIORG.Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
DSI/SLTI/MPOG
(61)2020-1930Em 23 de setembro de 2014 10:35, Marisa Souza <
marisa.santos@planejamento.gov.br> escreveu:> Oi Rodrigo,
>
> Recebido. Já estamos analisando mas percebi que fez uma análise baseada
> nas telas, correto? Gostaríamos que desse uma olhada também nas
> especificações e regras de negócio, pois tem funcionalidades que não
> sabemos se deve ser do jeito que pensamos, esse é o caso do Banir/Inativar
> usuário que discutimos ontem em reunião e precisamos fechar amanhã.
>
> Seguem os links:
>
> Manter usuário:
>http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/173/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Caso_de_Uso-Manter_Uu%C3%A1rio_1.5.odt
>
> Funcionalidades: Inserir Usuário, Editar Usuário, Excluir Usuário (próprio
> usuário), Banir/inativar usuário (Admin), Excluir Usuário (Admin)
>
> Regras de negócio:
>http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/186/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Regras_de_Neg%C3%B3cio_v0.9.odt
>
> Manter instituição: http://lappis.unb.br/redm/issues/834
>
> Funcionalidades: Inserir Instituição, Editar Instituição, Inativar
> instituição (Admin), Excluir Instituição (???? Não especificamos isso)
>
>
>
> Atenciosamente,
>
> Marisa Souza
> Analista em Tecnologia da Informação
> Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
> DSI/SLTI/MPOG
> (61)2020-1930
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maia
> escreveu:
>
>> Olá pessoal,
>>
>> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
>> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
>> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>>
>> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
>> instituições. Como devo proceder?
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>> Rodrigo Maia
>>
>
> -
23 de Setembro de 2014 às 16:39Oi Suzete,
O nome de usuário é usado como "apelido" dentro das comunidades. Faz parte da cultura de fóruns e colaboração.Att,
RodrigoEm 23/09/2014, às 6:50AM, suzete venturelliescreveu: > Rodrigo, acho que poderia simplificar ainda um pouco mais o cadastro do usuário solicitando para cadastro somente:
>
> _ Nome completo
> – E-mail
> – Senha
> – Confirmação de senha
> – Captcha
>
> att,
>
>
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maiaescreveu:
> Olá pessoal,
>
> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>
> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir instituições. Como devo proceder?
>
>
>
>
>
>
>
> Att,
> Rodrigo Maia
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>
>
>
> --
> Suzete Venturelli
> Pesquisadora do CNPq
> MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional
> Departamento de Artes Visuais
> Instituto de Artes
> Universidade de Brasília
> Campus Universitário Darcy Ribeiro
> Asa Norte
> 70910-900, Brasília - DF
> 61 31071187 92777997
>
>http://www.arteduca.unb.br/
>http://tectecbaratinha.wordpress.com
>http://ciurbi.wordpress.com
>http://somid.wordpress.com
>http://wikinarua.com
>http://suzeteventurelli.ida.unb.br
>http://artsatbr.unb.br
>http://midialab.unb.br
>http://paulistainvaders.wordpress.com
>http://geopartitura.wordpress.com/
>http://cybermatiz.wordpress.com
>http://parq.unb.br
>http://164.41.44.101/profanaart/index.php/upload-image
>
>
> :D Aqui meu DNA é móvel....
>
>
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev -
23 de Setembro de 2014 às 17:14Oi Arthur,
Entendido. É um percurso um pouco complicado, seria bom facilitarmos esse acesso.Att,
RodrigoEm 23/09/2014, às 7:52AM, Arthur Del Esposteescreveu: > Olá Rodrigo,
>
> Quando se cria, ou se já existe uma instituição criada, tem-se também uma comunidade relacionada à ela. Portanto, após criar, sua instituição deverá aparecer aqui:
>
>http://spb.cdtc.unb.br/search/communities
>
> Para editar ou excluir você deve ir no painel de controle dessa comunidade e editar as informações dela.
>
> Se você estiver loggado como admin do ambiente, Por exemplo, você poderia editar ou excluir a instituição teste por aqui:
>http://spb.cdtc.unb.br/myprofile/teste/profile_editor/edit
>
> Se ainda ficar confuso, só me dar um toque que te explico melhor!
>
> att
> Arthur
>
> Em 23 de setembro de 2014 07:50, suzete venturelliescreveu:
> Rodrigo, acho que poderia simplificar ainda um pouco mais o cadastro do usuário solicitando para cadastro somente:
>
> _ Nome completo
> – E-mail
> – Senha
> – Confirmação de senha
> – Captcha
>
> att,
>
>
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maiaescreveu:
> Olá pessoal,
>
> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>
> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir instituições. Como devo proceder?
>
>
>
>
>
>
>
> Att,
> Rodrigo Maia
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>
>
>
> --
> Suzete Venturelli
> Pesquisadora do CNPq
> MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional
> Departamento de Artes Visuais
> Instituto de Artes
> Universidade de Brasília
> Campus Universitário Darcy Ribeiro
> Asa Norte
> 70910-900, Brasília - DF
> 61 31071187 92777997
>
>http://www.arteduca.unb.br/
>http://tectecbaratinha.wordpress.com
>http://ciurbi.wordpress.com
>http://somid.wordpress.com
>http://wikinarua.com
>http://suzeteventurelli.ida.unb.br
>http://artsatbr.unb.br
>http://midialab.unb.br
>http://paulistainvaders.wordpress.com
>http://geopartitura.wordpress.com/
>http://cybermatiz.wordpress.com
>http://parq.unb.br
>http://164.41.44.101/profanaart/index.php/upload-image
>
>
> :D Aqui meu DNA é móvel....
>
>
>
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev -
23 de Setembro de 2014 às 17:16Exatamente rodrigo. Comentei isso na reunião de ontem. Deve haver um atalho
fácil para acessar as instituições, do jeito que está o usuário não
encontra facilmente.Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
DSI/SLTI/MPOG
(61)2020-1930Em 23 de setembro de 2014 14:14, Rodrigo Maiaescreveu: > Oi Arthur,
>
> Entendido. É um percurso um pouco complicado, seria bom facilitarmos esse
> acesso.
>
> Att,
> Rodrigo
>
>
>
> Em 23/09/2014, às 7:52AM, Arthur Del Esposte
> escreveu:
>
> Olá Rodrigo,
>
> Quando se cria, ou se já existe uma instituição criada, tem-se também uma
> comunidade relacionada à ela. Portanto, após criar, sua instituição deverá
> aparecer aqui:
>
>http://spb.cdtc.unb.br/search/communities
>
> Para editar ou excluir você deve ir no painel de controle dessa comunidade
> e editar as informações dela.
>
> Se você estiver loggado como admin do ambiente, Por exemplo, você poderia
> editar ou excluir a instituição teste por aqui:
>http://spb.cdtc.unb.br/myprofile/teste/profile_editor/edit
>
> Se ainda ficar confuso, só me dar um toque que te explico melhor!
>
> att
> Arthur
>
> Em 23 de setembro de 2014 07:50, suzete venturelli <
> suzeteventurelli@gmail.com> escreveu:
>
>> Rodrigo, acho que poderia simplificar ainda um pouco mais o cadastro do
>> usuário solicitando para cadastro somente:
>>
>> _ Nome completo
>> – E-mail
>> – Senha
>> – Confirmação de senha
>> – Captcha
>>
>> att,
>>
>>
>>
>> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maia
>> escreveu:
>>
>>> Olá pessoal,
>>>
>>> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
>>> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
>>> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>>>
>>> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
>>> instituições. Como devo proceder?
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Att,
>>> Rodrigo Maia
>>> --
>>> Wiki do Colab:
>>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>>>
>>> Histórico do grupo:
>>>
>>>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>>>
>>> Regras de participação:
>>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>>>
>>> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>>>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Suzete Venturelli
>> Pesquisadora do CNPq
>> MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional
>> Departamento de Artes Visuais
>> Instituto de Artes
>> Universidade de Brasília
>> Campus Universitário Darcy Ribeiro
>> Asa Norte
>> 70910-900, Brasília - DF
>> 61 31071187 92777997
>>
>>http://www.arteduca.unb.br/
>>http://tectecbaratinha.wordpress.com
>>http://ciurbi.wordpress.com
>>http://somid.wordpress.com
>>http://wikinarua.com
>>http://suzeteventurelli.ida.unb.br
>>
>>http://artsatbr.unb.br
>>http://midialab.unb.br
>>http://paulistainvaders.wordpress.com
>>http://geopartitura.wordpress.com/
>>http://cybermatiz.wordpress.com
>> *http://parq.unb.br *
>>http://164.41.44.101/profanaart/index.php/upload-image
>>
>>
>> :D Aqui meu DNA é móvel....
>>
>>
>>
>>
>> --
>> Wiki do Colab:
>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>>
>> Histórico do grupo:
>>
>>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>>
>> Regras de participação:
>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>>
>> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>>
>
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>
>
> -
23 de Setembro de 2014 às 17:35Oi Marisa,
Inicialmente o objetivo era focar mais no que foi implementado até o momento. Eu analisei tanto os casos de uso quanto as regras de negócio.
Preferi avançar com o cadastro de software antes de rever os pontos adicionais que discutimos ontem. A versão mais nova do documento está aqui: http://bit.ly/1vcW0dD. Enquanto você conferem as novidades eu vou dar mais uma passada revisando os aspectos que você pediu.
Equipe do LAPPIS: o novo documento propõe uma mudança grande no cadastro de software. Peço que confiram essa parte pensando em como isso se integra ao GitLab.Att,
Rodrigo MaiaEm 23/09/2014, às 9:35AM, Marisa Souzaescreveu: > Oi Rodrigo,
>
> Recebido. Já estamos analisando mas percebi que fez uma análise baseada nas telas, correto? Gostaríamos que desse uma olhada também nas especificações e regras de negócio, pois tem funcionalidades que não sabemos se deve ser do jeito que pensamos, esse é o caso do Banir/Inativar usuário que discutimos ontem em reunião e precisamos fechar amanhã.
>
> Seguem os links:
>
> Manter usuário: http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/173/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Caso_de_Uso-Manter_Uu%C3%A1rio_1.5.odt
>
> Funcionalidades: Inserir Usuário, Editar Usuário, Excluir Usuário (próprio usuário), Banir/inativar usuário (Admin), Excluir Usuário (Admin)
>
> Regras de negócio: http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/186/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Regras_de_Neg%C3%B3cio_v0.9.odt
>
> Manter instituição: http://lappis.unb.br/redm/issues/834
>
> Funcionalidades: Inserir Instituição, Editar Instituição, Inativar instituição (Admin), Excluir Instituição (???? Não especificamos isso)
>
>
>
> Atenciosamente,
>
> Marisa Souza
> Analista em Tecnologia da Informação
> Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
> DSI/SLTI/MPOG
> (61)2020-1930
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maiaescreveu:
> Olá pessoal,
>
> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>
> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir instituições. Como devo proceder?
>
>
>
>
>
>
>
> Att,
> Rodrigo Maia
> -
23 de Setembro de 2014 às 18:12*Oi Rodrigo,*
O cadastro de software vai cair naquela conversa que tivemos na
quarta-feira passada sobre o modelo do SPB com as principais entidades:
Software, Versão do Software (público ou Governo), Comunidade, Repositório,
etc. A ideia de conversarmos antes era para justamente alinharmos como
seria isso...
Essa visão que você está tendo seria a mais correta... Software como
entidade Pai e a versão que especializa software, conforme conversamos, a
comunidade ficaria à parte, conceitualmente falando... Só que decidimos na
última reunião que um software seria uma comunidade, pois é assim que o
noosfero implementa, um software é um tipo de comunidade, assim sendo todas
as informações de software, inclusive as informações técnicas estariam na
comunidade. Dentro desta comunidade teríamos uma subcomunidade, também de
software, com as informações do software/comunidade de governo, com suas
informações técnicas desta versão... foi isso que entendi na semana passada
de acordo com a explicação do Artur e do Paulo, mas só para deixar
registrado mencionarei como eu acho que deveria ser...
Segue um desenho em anexo que pode ajudar. Nossa ideia inicial é que a
entidade software tivesse as informações gerais. Quando eu fosse cadastrar
o software eu poderia informar uma ou n versões, nessas versões teríamos as
informações técnicas e para cada versão aí sim... criaríamos sua comunidade
e o repositório. A ideia era que o cadastro do software fosse bem dinâmico
"startando" automaticamente a criação das comunidades e repositórios, de
acordo com o escolhido no cadastro. Podemos amadurecer melhor mas pelo que
entendi o noosfero fará da forma como expliquei no parágrafo acima. Se
quiser podemos conversar uma meia hora sobre isso para deixar mais claro
pra você.
A imagem mostra o que entendi de cada modelo. O Paulo e o Artur podem
explicar se meu entendimento está correto sobre como o Noosfero trabalha.Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
DSI/SLTI/MPOG
(61)2020-1930Em 23 de setembro de 2014 14:35, Rodrigo Maiaescreveu: > Oi Marisa,
>
> Inicialmente o objetivo era focar mais no que foi implementado até o
> momento. Eu analisei tanto os casos de uso quanto as regras de negócio.
>
> Preferi avançar com o cadastro de software antes de rever os pontos
> adicionais que discutimos ontem. A versão mais nova do documento está aqui:
> *http://bit.ly/1vcW0dD* . Enquanto você conferem
> as novidades eu vou dar mais uma passada revisando os aspectos que você
> pediu.
>
> *Equipe do LAPPIS*: o novo documento propõe uma mudança grande no
> cadastro de software. Peço que confiram essa parte pensando em como isso se
> integra ao GitLab.
>
> Att,
> Rodrigo Maia
>
>
>
> Em 23/09/2014, às 9:35AM, Marisa Souza
> escreveu:
>
> Oi Rodrigo,
>
> Recebido. Já estamos analisando mas percebi que fez uma análise baseada
> nas telas, correto? Gostaríamos que desse uma olhada também nas
> especificações e regras de negócio, pois tem funcionalidades que não
> sabemos se deve ser do jeito que pensamos, esse é o caso do Banir/Inativar
> usuário que discutimos ontem em reunião e precisamos fechar amanhã.
>
> Seguem os links:
>
> Manter usuário:
>http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/173/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Caso_de_Uso-Manter_Uu%C3%A1rio_1.5.odt
>
> Funcionalidades: Inserir Usuário, Editar Usuário, Excluir Usuário (próprio
> usuário), Banir/inativar usuário (Admin), Excluir Usuário (Admin)
>
> Regras de negócio:
>http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/186/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Regras_de_Neg%C3%B3cio_v0.9.odt
>
> Manter instituição: http://lappis.unb.br/redm/issues/834
>
> Funcionalidades: Inserir Instituição, Editar Instituição, Inativar
> instituição (Admin), Excluir Instituição (???? Não especificamos isso)
>
>
>
> Atenciosamente,
>
> Marisa Souza
> Analista em Tecnologia da Informação
> Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
> DSI/SLTI/MPOG
> (61)2020-1930
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maia
> escreveu:
>
>> Olá pessoal,
>>
>> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
>> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
>> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>>
>> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
>> instituições. Como devo proceder?
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>> Rodrigo Maia
>>
>
>
> -
23 de Setembro de 2014 às 18:24*Oi Rodrigo,*
O cadastro de software vai cair naquela conversa que tivemos na
quarta-feira passada sobre o modelo do SPB com as principais entidades:
Software, Versão do Software (público ou Governo), Comunidade, Repositório,
etc. A ideia de conversarmos antes era para justamente alinharmos como
seria isso...
Essa visão que você está tendo seria a mais correta... Software como
entidade Pai e a versão que especializa software, conforme conversamos, a
comunidade ficaria à parte, conceitualmente falando... Só que decidimos na
última reunião que um software seria uma comunidade, pois é assim que o
noosfero implementa, um software é um tipo de comunidade, assim sendo todas
as informações de software, inclusive as informações técnicas estariam na
comunidade. Dentro desta comunidade teríamos uma subcomunidade, também de
software, com as informações do software/comunidade de governo, com suas
informações técnicas desta versão... foi isso que entendi na semana passada
de acordo com a explicação do Artur e do Paulo, mas só para deixar
registrado mencionarei como eu acho que deveria ser...
Segue um desenho em anexo que pode ajudar. Nossa ideia inicial é que a
entidade software tivesse as informações gerais. Quando eu fosse cadastrar
o software eu poderia informar uma ou n versões, nessas versões teríamos as
informações técnicas e para cada versão aí sim... criaríamos sua comunidade
e o repositório. A ideia era que o cadastro do software fosse bem dinâmico
"startando" automaticamente a criação das comunidades e repositórios, de
acordo com o escolhido no cadastro. Podemos amadurecer melhor mas pelo que
entendi o noosfero fará da forma como expliquei no parágrafo acima. Se
quiser podemos conversar uma meia hora sobre isso para deixar mais claro
pra você.
A imagem mostra o que entendi de cada modelo. O Paulo e o Artur podem
explicar se meu entendimento está correto sobre como o Noosfero trabalha.
Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
DSI/SLTI/MPOG
(61)2020-1930
Em 23 de setembro de 2014 14:35, Rodrigo Maiaescreveu:
> Oi Marisa,
>
> Inicialmente o objetivo era focar mais no que foi implementado até o
> momento. Eu analisei tanto os casos de uso quanto as regras de negócio.
>
> Preferi avançar com o cadastro de software antes de rever os pontos
> adicionais que discutimos ontem. A versão mais nova do documento está aqui:
> *http://bit.ly/1vcW0dD* . Enquanto você conferem
> as novidades eu vou dar mais uma passada revisando os aspectos que você
> pediu.
>
> *Equipe do LAPPIS*: o novo documento propõe uma mudança grande no
> cadastro de software. Peço que confiram essa parte pensando em como isso se
> integra ao GitLab.
>
> Att,
> Rodrigo Maia
>
>
>
> Em 23/09/2014, às 9:35AM, Marisa Souza
> escreveu:
>
> Oi Rodrigo,
>
> Recebido. Já estamos analisando mas percebi que fez uma análise baseada
> nas telas, correto? Gostaríamos que desse uma olhada também nas
> especificações e regras de negócio, pois tem funcionalidades que não
> sabemos se deve ser do jeito que pensamos, esse é o caso do Banir/Inativar
> usuário que discutimos ontem em reunião e precisamos fechar amanhã.
>
> Seguem os links:
>
> Manter usuário:
>http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/173/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Caso_de_Uso-Manter_Uu%C3%A1rio_1.5.odt
>
> Funcionalidades: Inserir Usuário, Editar Usuário, Excluir Usuário (próprio
> usuário), Banir/inativar usuário (Admin), Excluir Usuário (Admin)
>
> Regras de negócio:
>http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/186/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Regras_de_Neg%C3%B3cio_v0.9.odt
>
> Manter instituição: http://lappis.unb.br/redm/issues/834
>
> Funcionalidades: Inserir Instituição, Editar Instituição, Inativar
> instituição (Admin), Excluir Instituição (???? Não especificamos isso)
>
>
>
> Atenciosamente,
>
> Marisa Souza
> Analista em Tecnologia da Informação
> Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
> DSI/SLTI/MPOG
> (61)2020-1930
>
> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maia
> escreveu:
>
>> Olá pessoal,
>>
>> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e
>> Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que
>> eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>>
>> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir
>> instituições. Como devo proceder?
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>> Rodrigo Maia
>>
>
>
> -
23 de Setembro de 2014 às 21:16Oi Marisa,Você tem razão, me deixei levar pelo modelo ideal. De qualquer forma, o que eu imaginei em duas etapas pode ser tratado como duas seções de um mesmo formulário. Então o desvio não é muito grande. Lembrando que podemos ter comunidades sem software.
Já as informações de versão de um software não correspondem diretamente a uma subcomunidade da forma que eu entendi. Aqui vai uma versão em andamento da nova Arquitetura da Informação: http://bit.ly/Y2KE0I. Esse diagrama mostra a relação entre software, comunidade e versão do ponto de vista de quem vai usar essas informações.
Paulo (Arthur, David e demais membros da equipe) gostaria do input de vocês para que a gente consiga traduzir a organização desejada na estrutura do Noosfero.Att,
RodrigoEm 23/09/2014, às 2:12PM, Marisa Souzaescreveu: > Oi Rodrigo,
>
> O cadastro de software vai cair naquela conversa que tivemos na quarta-feira passada sobre o modelo do SPB com as principais entidades: Software, Versão do Software (público ou Governo), Comunidade, Repositório, etc. A ideia de conversarmos antes era para justamente alinharmos como seria isso...
>
> Essa visão que você está tendo seria a mais correta... Software como entidade Pai e a versão que especializa software, conforme conversamos, a comunidade ficaria à parte, conceitualmente falando... Só que decidimos na última reunião que um software seria uma comunidade, pois é assim que o noosfero implementa, um software é um tipo de comunidade, assim sendo todas as informações de software, inclusive as informações técnicas estariam na comunidade. Dentro desta comunidade teríamos uma subcomunidade, também de software, com as informações do software/comunidade de governo, com suas informações técnicas desta versão... foi isso que entendi na semana passada de acordo com a explicação do Artur e do Paulo, mas só para deixar registrado mencionarei como eu acho que deveria ser...
>
> Segue um desenho em anexo que pode ajudar. Nossa ideia inicial é que a entidade software tivesse as informações gerais. Quando eu fosse cadastrar o software eu poderia informar uma ou n versões, nessas versões teríamos as informações técnicas e para cada versão aí sim... criaríamos sua comunidade e o repositório. A ideia era que o cadastro do software fosse bem dinâmico "startando" automaticamente a criação das comunidades e repositórios, de acordo com o escolhido no cadastro. Podemos amadurecer melhor mas pelo que entendi o noosfero fará da forma como expliquei no parágrafo acima. Se quiser podemos conversar uma meia hora sobre isso para deixar mais claro pra você.
>
> A imagem mostra o que entendi de cada modelo. O Paulo e o Artur podem explicar se meu entendimento está correto sobre como o Noosfero trabalha.
>
>
>
> Atenciosamente,
>
> Marisa Souza
> Analista em Tecnologia da Informação
> Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
> DSI/SLTI/MPOG
> (61)2020-1930
>
> Em 23 de setembro de 2014 14:35, Rodrigo Maiaescreveu:
> Oi Marisa,
>
> Inicialmente o objetivo era focar mais no que foi implementado até o momento. Eu analisei tanto os casos de uso quanto as regras de negócio.
>
> Preferi avançar com o cadastro de software antes de rever os pontos adicionais que discutimos ontem. A versão mais nova do documento está aqui: http://bit.ly/1vcW0dD. Enquanto você conferem as novidades eu vou dar mais uma passada revisando os aspectos que você pediu.
>
> Equipe do LAPPIS: o novo documento propõe uma mudança grande no cadastro de software. Peço que confiram essa parte pensando em como isso se integra ao GitLab.
>
> Att,
> Rodrigo Maia
>
>
>
> Em 23/09/2014, às 9:35AM, Marisa Souzaescreveu:
>
>> Oi Rodrigo,
>>
>> Recebido. Já estamos analisando mas percebi que fez uma análise baseada nas telas, correto? Gostaríamos que desse uma olhada também nas especificações e regras de negócio, pois tem funcionalidades que não sabemos se deve ser do jeito que pensamos, esse é o caso do Banir/Inativar usuário que discutimos ontem em reunião e precisamos fechar amanhã.
>>
>> Seguem os links:
>>
>> Manter usuário: http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/173/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Caso_de_Uso-Manter_Uu%C3%A1rio_1.5.odt
>>
>> Funcionalidades: Inserir Usuário, Editar Usuário, Excluir Usuário (próprio usuário), Banir/inativar usuário (Admin), Excluir Usuário (Admin)
>>
>> Regras de negócio: http://lappis.unb.br/redm/attachments/download/186/PSW-SISP_Especifica%C3%A7%C3%A3o_de_Regras_de_Neg%C3%B3cio_v0.9.odt
>>
>> Manter instituição: http://lappis.unb.br/redm/issues/834
>>
>> Funcionalidades: Inserir Instituição, Editar Instituição, Inativar instituição (Admin), Excluir Instituição (???? Não especificamos isso)
>>
>>
>>
>> Atenciosamente,
>>
>> Marisa Souza
>> Analista em Tecnologia da Informação
>> Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
>> DSI/SLTI/MPOG
>> (61)2020-1930
>>
>> Em 23 de setembro de 2014 00:33, Rodrigo Maiaescreveu:
>> Olá pessoal,
>>
>> Aqui vão os meus comentários e sugestões em relação ao Manter Usuário e Manter Instituição. O cadastro de software se mostrou mais complexo do que eu esperava, mandarei o feedback em relação a essa área na terça de manhã.
>>
>> Equipe do LAPPIS, não consegui encontrar uma forma de editar ou excluir instituições. Como devo proceder?
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>> Rodrigo Maia
>>
>
>
> -
24 de Setembro de 2014 às 12:26Oi Rodrigo,Fizemos uns testes no Noosfero (http://spb.cdtc.unb.br/) tentando entender o que o Paulo e o Artur explicaram... Criamos uma comunidade tipo software (seria um Software Público) e dentro dela tentamos criar uma sub comunidade (seria a comunidade de governo) tipo software também mas não tem opção para isso, ele só permite que eu crie uma sub comunidade comum, não pude criar uma sub comunidade tipo software. É isso mesmo Artur ou Paulo?
Estamos realizando mais testes... -
24 de Setembro de 2014 às 12:27Oi Rodrigo,
Fizemos uns testes no Noosfero (http://spb.cdtc.unb.br/) tentando entender o que o Paulo e o Artur explicaram... Criamos uma comunidade tipo software (seria um Software Público) e dentro dela tentamos criar uma sub comunidade (seria a comunidade de governo) tipo software também mas não tem opção para isso, ele só permite que eu crie uma sub comunidade comum, não pude criar uma sub comunidade tipo software. É isso mesmo Artur ou Paulo?
Estamos realizando mais testes... -
24 de Setembro de 2014 às 14:40Oi Marisa,Proponho que hoje à tarde a gente comece a reunião com uma demo do cadastro de software da forma que ele está. A partir daí poderemos validar as minhas sugestões e identificar os pontos que divergem do comportamento que queremos para o portal. Que tal?
Arthur e David, vocês podem preparar isso?Att,
RodrigoEm 24/09/2014, às 8:26AM, Marisa Souza dos Santosescreveu: > Oi Rodrigo,
>
> Fizemos uns testes no Noosfero (http://spb.cdtc.unb.br/) tentando entender o que o Paulo e o Artur explicaram... Criamos uma comunidade tipo software (seria um Software Público) e dentro dela tentamos criar uma sub comunidade (seria a comunidade de governo) tipo software também mas não tem opção para isso, ele só permite que eu crie uma sub comunidade comum, não pude criar uma sub comunidade tipo software. É isso mesmo Artur ou Paulo?
>
> Estamos realizando mais testes...
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev -
24 de Setembro de 2014 às 14:53Oi Rodrigo,Hoje ficamos de fechar o cadastro de usuário, rever as regras e funcionalidades.
Amanhã veremos o cadastro de Instituição.Podemos fazer uma conversa sobre o modelo, com foco no cadastro de software na sexta-feira à tarde, se você puder. -
24 de Setembro de 2014 às 15:33Oi Marisa,Podemos conversar na sexta sim. Só acho interessante basearmos a conversa no que foi implementado para não ficar muito abstrato.Att,
RodrigoEm 24/09/2014, às 10:53AM, Marisa Souza dos Santosescreveu: > Oi Rodrigo,
>
> Hoje ficamos de fechar o cadastro de usuário, rever as regras e funcionalidades.
> Amanhã veremos o cadastro de Instituição.Podemos fazer uma conversa sobre o modelo, com foco no cadastro de software na sexta-feira à tarde, se você puder.
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev -
24 de Setembro de 2014 às 16:38Olá Rodrigo e demais,
Combinamos na segunda que hoje a discussão seria sobre Cadastro de Usuário,
pois a dupla responsável por ele que estará aqui. Portanto, sugiro
discutimos cada um dos pontos das suas considerações de Cadastro de Usuário.
Amanhã será sobre Cadastro de Instituição e na próxima segunda sobre
Cadastro de Software.
É bom termos esses objetivos das reuniões bem definidos para aproveitarmos
da melhor forma o tempo.
Caso sobre tempo hoje podemos demonstrar o cadastro de software, mas
acredito que não sobrará.
att.
Aline
Em 24 de setembro de 2014 11:40, Rodrigo Maiaescreveu: > Oi Marisa,
>
> Proponho que hoje à tarde a gente comece a reunião com uma demo do
> cadastro de software da forma que ele está. A partir daí poderemos validar
> as minhas sugestões e identificar os pontos que divergem do comportamento
> que queremos para o portal. Que tal?
>
> Arthur e David, vocês podem preparar isso?
>
> Att,
> Rodrigo
>
>
>
> Em 24/09/2014, às 8:26AM, Marisa Souza dos Santos <
> marisa.santos@planejamento.gov.br> escreveu:
>
> > Oi Rodrigo,
> >
> > Fizemos uns testes no Noosfero (http://spb.cdtc.unb.br/) tentando
> entender o que o Paulo e o Artur explicaram... Criamos uma comunidade tipo
> software (seria um Software Público) e dentro dela tentamos criar uma sub
> comunidade (seria a comunidade de governo) tipo software também mas não tem
> opção para isso, ele só permite que eu crie uma sub comunidade comum, não
> pude criar uma sub comunidade tipo software. É isso mesmo Artur ou Paulo?
> >
> > Estamos realizando mais testes...
> > _______________________________________________
> > spb-dev mailing list
> > spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
> >http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
> -
24 de Setembro de 2014 às 16:57Oi Aline,
De fato foi o que combinamos. A minha sugestão de walkthrough do cadastro de software foi fora de contexto, como a Marisa apontou.
Desculpem a afobação :)
Aproveitando, aqui vai uma nova versão das minhas recomendações de mudança: http://bit.ly/1sXWJfT. Adicionei alguns cenários que faltavam (excluir usuário, editar instituiçao, etc) e fiz algumas mudanças no cadastrar instituição.Att,
RodrigoEm 24/09/2014, às 12:38PM, Aline Gonçalves dos Santosescreveu: > Olá Rodrigo e demais,
>
> Combinamos na segunda que hoje a discussão seria sobre Cadastro de Usuário, pois a dupla responsável por ele que estará aqui. Portanto, sugiro discutimos cada um dos pontos das suas considerações de Cadastro de Usuário.
>
> Amanhã será sobre Cadastro de Instituição e na próxima segunda sobre Cadastro de Software.
>
> É bom termos esses objetivos das reuniões bem definidos para aproveitarmos da melhor forma o tempo.
>
> Caso sobre tempo hoje podemos demonstrar o cadastro de software, mas acredito que não sobrará.
>
> att.
>
> Aline
>
> Em 24 de setembro de 2014 11:40, Rodrigo Maiaescreveu:
> Oi Marisa,
>
> Proponho que hoje à tarde a gente comece a reunião com uma demo do cadastro de software da forma que ele está. A partir daí poderemos validar as minhas sugestões e identificar os pontos que divergem do comportamento que queremos para o portal. Que tal?
>
> Arthur e David, vocês podem preparar isso?
>
> Att,
> Rodrigo
>
>
>
> Em 24/09/2014, às 8:26AM, Marisa Souza dos Santosescreveu:
>
> > Oi Rodrigo,
> >
> > Fizemos uns testes no Noosfero (http://spb.cdtc.unb.br/) tentando entender o que o Paulo e o Artur explicaram... Criamos uma comunidade tipo software (seria um Software Público) e dentro dela tentamos criar uma sub comunidade (seria a comunidade de governo) tipo software também mas não tem opção para isso, ele só permite que eu crie uma sub comunidade comum, não pude criar uma sub comunidade tipo software. É isso mesmo Artur ou Paulo?
> >
> > Estamos realizando mais testes...
> > _______________________________________________
> > spb-dev mailing list
> > spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
> >http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev -
24 de Setembro de 2014 às 17:00Oi Rodrigo,
Hoje ficamos de fechar o cadastro de usuário, rever as regras e funcionalidades.
Amanhã veremos o cadastro de Instituição.Podemos fazer uma conversa sobre o modelo, com foco no cadastro de software na sexta-feira à tarde, se você puder. -
24 de Setembro de 2014 às 17:05Oi Rodrigo,Ok. Sem problemas! :)
Veremos ponto por ponto das suas considerações mais tarde!att.
AlineEm 24 de setembro de 2014 13:57, Rodrigo Maiaescreveu: > Oi Aline,
>
> De fato foi o que combinamos. A minha sugestão de walkthrough do cadastro
> de software foi fora de contexto, como a Marisa apontou.
> Desculpem a afobação :)
>
> Aproveitando, aqui vai uma nova versão das minhas recomendações de
> mudança: http://bit.ly/1sXWJfT. Adicionei alguns cenários que faltavam
> (excluir usuário, editar instituiçao, etc) e fiz algumas mudanças no
> cadastrar instituição.
>
> Att,
> Rodrigo
>
> Em 24/09/2014, às 12:38PM, Aline Gonçalves dos Santos <
> alinegsantoss@gmail.com> escreveu:
>
> Olá Rodrigo e demais,
>
> Combinamos na segunda que hoje a discussão seria sobre Cadastro de
> Usuário, pois a dupla responsável por ele que estará aqui. Portanto, sugiro
> discutimos cada um dos pontos das suas considerações de Cadastro de Usuário.
>
> Amanhã será sobre Cadastro de Instituição e na próxima segunda sobre
> Cadastro de Software.
>
> É bom termos esses objetivos das reuniões bem definidos para aproveitarmos
> da melhor forma o tempo.
>
> Caso sobre tempo hoje podemos demonstrar o cadastro de software, mas
> acredito que não sobrará.
>
> att.
>
> Aline
>
> Em 24 de setembro de 2014 11:40, Rodrigo Maia
> escreveu:
>
>> Oi Marisa,
>>
>> Proponho que hoje à tarde a gente comece a reunião com uma demo do
>> cadastro de software da forma que ele está. A partir daí poderemos validar
>> as minhas sugestões e identificar os pontos que divergem do comportamento
>> que queremos para o portal. Que tal?
>>
>> Arthur e David, vocês podem preparar isso?
>>
>> Att,
>> Rodrigo
>>
>>
>>
>> Em 24/09/2014, às 8:26AM, Marisa Souza dos Santos <
>> marisa.santos@planejamento.gov.br> escreveu:
>>
>> > Oi Rodrigo,
>> >
>> > Fizemos uns testes no Noosfero (http://spb.cdtc.unb.br/) tentando
>> entender o que o Paulo e o Artur explicaram... Criamos uma comunidade tipo
>> software (seria um Software Público) e dentro dela tentamos criar uma sub
>> comunidade (seria a comunidade de governo) tipo software também mas não tem
>> opção para isso, ele só permite que eu crie uma sub comunidade comum, não
>> pude criar uma sub comunidade tipo software. É isso mesmo Artur ou Paulo?
>> >
>> > Estamos realizando mais testes...
>> > _______________________________________________
>> > spb-dev mailing list
>> > spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>> >http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>>
>> --
>> Wiki do Colab:
>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>>
>> Histórico do grupo:
>>
>>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>>
>> Regras de participação:
>>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>>
>> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>>
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
>
>
>
> --
> Wiki do Colab:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ProjetoColab
>
> Histórico do grupo:
>
>http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=threadℴ=latest&list;=colab-dev
>
> Regras de participação:
>http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para administrar ou excluir sua conta visite:
>https://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/colab-dev
> -
24 de Setembro de 2014 às 17:06Oi Rodrigo,
Hoje ficamos de fechar o cadastro de usuário, rever as regras e funcionalidades.
Amanhã veremos o cadastro de Instituição.Podemos fazer uma conversa sobre o modelo, com foco no cadastro de software na sexta-feira à tarde, se você puder. -
24 de Setembro de 2014 às 17:08Oi Rodrigo,Eu acho que podemos fazer conversar sobre cadastro de software levando em consideração tanto a implementação quanto às questões conceituais, acho que não podemos fugir disso mas acredito que com o que já testamos do Noosfero possa nos ajudar a orientar melhor as questões abstratas.
-
24 de Setembro de 2014 às 17:17Oi Rodrigo,
Eu acho que podemos fazer conversar sobre cadastro de software levando em consideração tanto a implementação quanto às questões conceituais, acho que não podemos fugir disso mas acredito que com o que já testamos do Noosfero possa nos ajudar a orientar melhor as questões abstratas. -
24 de Setembro de 2014 às 17:22Oi Rodrigo,
Eu acho que podemos fazer conversar sobre cadastro de software levando em consideração tanto a implementação quanto às questões conceituais, acho que não podemos fugir disso mas acredito que com o que já testamos do Noosfero possa nos ajudar a orientar melhor as questões abstratas. -
25 de Setembro de 2014 às 21:46Oi Rodrigo,Nós demos uma olhada rápida no material de cadastro de software e gostaríamos de já fazer um alinhamento de entendimento para nos ajudar reunião da segunda-feira. A versão do software como você citou no documento, para nós, na verdade é um fork ou cópia do software (não conseguimos um nome para isso ainda), não seria uma versão. Nós teremos um fork que é o software público e um fork que é o software de governo, por exemplo. Cada um desses forks poderão ter as características técnicas diferentes. Cada fork terá um repositório que gerará 1 ou n versões. Dá uma olhada na imagem que mandei no e-mail anterior pra ficar bem claro. Acho que a partir desse entendimento dá pra incorporarmos a maioria dessas sugestões que você citou. Segunda tentarei explicar melhor. Até lá.
-
25 de Setembro de 2014 às 22:32Oi Rodrigo,
Nós demos uma olhada rápida no material de cadastro de software e gostaríamos de já fazer um alinhamento de entendimento para nos ajudar reunião da segunda-feira. A versão do software como você citou no documento, para nós, na verdade é um fork ou cópia do software (não conseguimos um nome para isso ainda), não seria uma versão. Nós teremos um fork que é o software público e um fork que é o software de governo, por exemplo. Cada um desses forks poderão ter as características técnicas diferentes. Cada fork terá um repositório que gerará 1 ou n versões. Dá uma olhada na imagem que mandei no e-mail anterior pra ficar bem claro. Acho que a partir desse entendimento dá pra incorporarmos a maioria dessas sugestões que você citou. Segunda tentarei explicar melhor. Até lá. -
25 de Setembro de 2014 às 22:32Oi Rodrigo,
Nós demos uma olhada rápida no material de cadastro de software e gostaríamos de já fazer um alinhamento de entendimento para nos ajudar reunião da segunda-feira. A versão do software como você citou no documento, para nós, na verdade é um fork ou cópia do software (não conseguimos um nome para isso ainda), não seria uma versão. Nós teremos um fork que é o software público e um fork que é o software de governo, por exemplo. Cada um desses forks poderão ter as características técnicas diferentes. Cada fork terá um repositório que gerará 1 ou n versões. Dá uma olhada na imagem que mandei no e-mail anterior pra ficar bem claro. Acho que a partir desse entendimento dá pra incorporarmos a maioria dessas sugestões que você citou. Segunda tentarei explicar melhor. Até lá. -
25 de Setembro de 2014 às 22:41Em 23 de setembro de 2014 15:24, Marisa Souza <marisa.santos@planejamento.gov.br> escreveu:
> *Oi Rodrigo,*
>
> O cadastro de software vai cair naquela conversa que tivemos na
> quarta-feira passada sobre o modelo do SPB com as principais entidades:
> Software, Versão do Software (público ou Governo), Comunidade, Repositório,
> etc. A ideia de conversarmos antes era para justamente alinharmos como
> seria isso...
>
> Essa visão que você está tendo seria a mais correta... Software como
> entidade Pai e a versão que especializa software, conforme conversamos, a
> comunidade ficaria à parte, conceitualmente falando... Só que decidimos na
> última reunião que um software seria uma comunidade, pois é assim que o
> noosfero implementa, um software é um tipo de comunidade, assim sendo todas
> as informações de software, inclusive as informações técnicas estariam na
> comunidade. Dentro desta comunidade teríamos uma subcomunidade, também de
> software, com as informações do software/comunidade de governo, com suas
> informações técnicas desta versão... foi isso que entendi na semana passada
> de acordo com a explicação do Artur e do Paulo, mas só para deixar
> registrado mencionarei como eu acho que deveria ser...
>
> Segue um desenho em anexo que pode ajudar. Nossa ideia inicial é que a
> entidade software tivesse as informações gerais. Quando eu fosse cadastrar
> o software eu poderia informar uma ou n versões, nessas versões teríamos as
> informações técnicas e para cada versão aí sim... criaríamos sua comunidade
> e o repositório. A ideia era que o cadastro do software fosse bem dinâmico
> "startando" automaticamente a criação das comunidades e repositórios, de
> acordo com o escolhido no cadastro. Podemos amadurecer melhor mas pelo que
> entendi o noosfero fará da forma como expliquei no parágrafo acima. Se
> quiser podemos conversar uma meia hora sobre isso para deixar mais claro
> pra você.
>
> A imagem mostra o que entendi de cada modelo. O Paulo e o Artur podem
> explicar se meu entendimento está correto sobre como o Noosfero trabalha.
>
Oi Marisa,Não está bem correto, nem a parte do Noosfero, bem como a do SPB (da
perspectiva da colaboração).
Minha sugestões é fazermos uma oficina de uso do Noosfero, GitLab e Colab
com vocês, simulando algumas coisas, para que tenham em mente a perspectiva
prática das ferramentas/ambientes. Tem alguns ponto se misturando neste
momento...att,
-- -
25 de Setembro de 2014 às 23:08Em 23 de setembro de 2014 18:15, Rodrigo Maia
escreveu: > Oi Marisa,
>
> Você tem razão, me deixei levar pelo modelo ideal. De qualquer forma, o
> que eu imaginei em duas etapas pode ser tratado como duas seções de um
> mesmo formulário. Então o desvio não é muito grande. Lembrando que podemos
> ter comunidades sem software.
>
> Já as informações de versão de um software não correspondem diretamente a
> uma subcomunidade da forma que eu entendi. Aqui vai uma versão em andamento
> da nova Arquitetura da Informação: *http://bit.ly/Y2KE0I*
> . Esse diagrama mostra a relação entre software,
> comunidade e versão do ponto de vista de quem vai usar essas informações.
>
> *Paulo* (Arthur, David e demais membros da equipe) gostaria do input de
> vocês para que a gente consiga traduzir a organização desejada na estrutura
> do Noosfero.
>Maia,
Vamos amanhã de tarde simularmos algumas coisas juntos, no Noosfero? O
Noosfero tem muitos recursos, então tem muita coisa colocada por você no
documento é uma questão de disponibilização/disposição de tipo de conteúdo
(que ficará pré-configura em "templates").
Em resumo, entenda tudo no Noosfero como "Perfil"/Profile. Veja as figura
anexas: imagine "Comunidade", "Software", "Instituição" etc no Noosfero
como filho de "Organization", que por sua vez é filho de "Profile". Todo
"Profile" tem/pode ter um conjunto de conteúdos, que todos são filhos de
"Article".
Além do Noosfero, o GitLab (para os repositórios) e a interface do Colab
faz para Lista (Mailman), que funciona como Fórum. -
25 de Setembro de 2014 às 23:27Em 24 de setembro de 2014 12:32, Rodrigo Maia
escreveu: > Oi Marisa,
>
> Podemos conversar na sexta sim. Só acho interessante basearmos a conversa
> no que foi implementado para não ficar muito abstrato.
>Nesta sexta-feira, amanhã, posso fazer uma simulação de uso, para
observarem o fluxo natural das ferramentas: Noosfero, GitLab (e Colab),
abstraindo um pouco os "problemas" que queremos resolver no SPB.
Em suma, muitas vez olhamos apenas o bônus da adoção desses ambientes, mas
não equilibrando com os possíveis "ônus" pelo fato de termos algumas coisas
prontas, não 100% da forma que queremos.
-- -
25 de Setembro de 2014 às 23:30Em 25 de setembro de 2014 20:08, Paulo Meirellesescreveu:
>
> Em resumo, entenda tudo no Noosfero como "Perfil"/Profile. Veja as figura
> anexas: imagine "Comunidade", "Software", "Instituição" etc no Noosfero
> como filho de "Organization", que por sua vez é filho de "Profile". Todo
> "Profile" tem/pode ter um conjunto de conteúdos, que todos são filhos de
> "Article".
>Anexo as figuras citadas ;)
-- -
26 de Setembro de 2014 às 12:12Oi Paulo,
Gostamos da sugestão da oficina de uso do Noosfero, GitLab e Colab.
Vai ajudar bastante o entendimento.
As figuras enviadas também vão ajudar.
Obrigada.Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Inovação Tecnológica
DSI/SLTI/MPOG
(61)2020-1930Em 25 de setembro de 2014 20:30, Paulo Meirellesescreveu:
> Em 25 de setembro de 2014 20:08, Paulo Meirelles
> escreveu:
>
>>
>> Em resumo, entenda tudo no Noosfero como "Perfil"/Profile. Veja as figura
>> anexas: imagine "Comunidade", "Software", "Instituição" etc no Noosfero
>> como filho de "Organization", que por sua vez é filho de "Profile". Todo
>> "Profile" tem/pode ter um conjunto de conteúdos, que todos são filhos de
>> "Article".
>>
>
> Anexo as figuras citadas ;)
>
> --
> Paulo Meirelles
> FGA-UnB (http://fga.unb.br)
> CCSL-IME/USP (http://ccsl.ime.usp.br)
>
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>
> -
26 de Setembro de 2014 às 16:48Oi pessoal,
Eu topo a reunião. É sou confirmar o horário. Que tal 15h30?
Abs,RodrigoEm 25/09/2014, às 7:30PM, Paulo Meirellesescreveu: > Em 25 de setembro de 2014 20:08, Paulo Meirellesescreveu:
>
> Em resumo, entenda tudo no Noosfero como "Perfil"/Profile. Veja as figura anexas: imagine "Comunidade", "Software", "Instituição" etc no Noosfero como filho de "Organization", que por sua vez é filho de "Profile". Todo "Profile" tem/pode ter um conjunto de conteúdos, que todos são filhos de "Article".
>
> Anexo as figuras citadas ;)
>
> --
> Paulo Meirelles
> FGA-UnB (http://fga.unb.br)
> CCSL-IME/USP (http://ccsl.ime.usp.br)
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev -
26 de Setembro de 2014 às 17:58O Paulo pediu pra avisar que vai entrar as 15h30 sim.
--
Sergio Oliveira
"The brick walls are not there to keep us out; the brick walls are there to
give us a chance to show how badly we want something."
Randy Pausch
2014-09-26 13:48 GMT-03:00 Rodrigo Maia: > Oi pessoal,
>
> Eu topo a reunião. É sou confirmar o horário. Que tal 15h30?
>
> Abs,
> Rodrigo
>
>
> Em 25/09/2014, às 7:30PM, Paulo Meirelles
> escreveu:
>
> Em 25 de setembro de 2014 20:08, Paulo Meirelles
> escreveu:
>
>>
>> Em resumo, entenda tudo no Noosfero como "Perfil"/Profile. Veja as figura
>> anexas: imagine "Comunidade", "Software", "Instituição" etc no Noosfero
>> como filho de "Organization", que por sua vez é filho de "Profile". Todo
>> "Profile" tem/pode ter um conjunto de conteúdos, que todos são filhos de
>> "Article".
>>
>
> Anexo as figuras citadas ;)
>
> --
> Paulo Meirelles
> FGA-UnB (http://fga.unb.br)
> CCSL-IME/USP (http://ccsl.ime.usp.br)
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26 de Setembro de 2014 às 18:09Estamos disponíveis também.
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26 de Setembro de 2014 às 18:38Em 26 de setembro de 2014 14:57, Sergio Oliveiraescreveu:
> O Paulo pediu pra avisar que vai entrar as 15h30 sim.
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