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Fonte das tabelas, paragrafos h3, h2.

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... ... @@ -0,0 +1,1055 @@
  1 +<%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%>
  2 +<%@taglib prefix="t" tagdir="/WEB-INF/tags"%>
  3 +<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c"%>
  4 +
  5 +
  6 +<t:baseLayout>
  7 + <jsp:body>
  8 +
  9 + <div class="funcionalidades">
  10 + <ul class="breadcrumb">
  11 + <li>
  12 + <span>Você está em:</span>
  13 + </li>
  14 + <li>
  15 + <a href="${pageContext.request.contextPath}">Página Inicial</a>
  16 + </li>
  17 + <li>|</li>
  18 + <li>Critérios de Sucesso</li>
  19 + </ul>
  20 + </div>
  21 +
  22 + <div class="tile --NOVALUE--">
  23 + <div class="outstanding-header">
  24 + <h2 class="outstanding-title">Critérios de Avaliação</h2>
  25 + </div>
  26 + </div>
  27 +
  28 + <p class="criterios">
  29 + As recomendações de acessibilidade foram desmembradas em critérios de avaliação.
  30 + Para cada critério de avaliação das recomendações foram estabelecidos parâmetros de acordo com a sua natureza.</p>
  31 +
  32 +
  33 + <hr class="hr_linhaDupla">
  34 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.1 - Respeitar os padrões Web</h3>
  35 +
  36 + <p class="criterios">
  37 + Os padrões Web são recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), as quais
  38 + são destinadas a orientar os desenvolvedores para o uso de boas práticas que tornam a
  39 + web acessivel para todos, permitindo assim que os desenvolvedores criem experiências
  40 + ricas, alimentadas por um vasto armazenamento de dados, os quais estão disponiveis
  41 + para qualquer dispositivo e compatíveis com atuais e futuros agentes de usuário (ex: navegadores).</p>
  42 +
  43 +
  44 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  45 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.1</caption>
  46 + <thead>
  47 + <tr>
  48 + <th id="numero_11" class="topo indice0">Número</th>
  49 + <th id="criterio_11" class="topo indice1">Critério</th>
  50 + <th id="como_avaliar_11" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  51 + </tr>
  52 + </thead>
  53 + <tbody>
  54 +
  55 + <tr id="criterio_111">
  56 + <td headers="numero_11" class="celula">1.1.1</td>
  57 + <td headers="criterio_11" class="celula">Não foram respeitados os Padrões Web CSS</td>
  58 + <td headers="como_avaliar_11" class="celula">Verificar relatório no anexo do documento de avaliação de erros e avisos apresentados pela ferramenta de avaliação de HTML do W3C: <a
  59 + href="https://validator.w3.org/nu/">https://validator.w3.org/nu/ (link para um novo sitio)</a>.</td>
  60 + </tr>
  61 + <tr id="criterio_112">
  62 + <td headers="numero_11" class="celula">1.1.2</td>
  63 + <td headers="criterio_11" class="celula">Não foram respeitados os Padrões Web CSS</td>
  64 + <td headers="como_avaliar_11" class="celula">Verificar relatório no anexo do documento de avaliação de erros e avisos apresentados pela ferramenta da avaliação de HTML do W3C: <a
  65 + href="https://jigsaw.w3.org/css-validator/">https://jigsaw.w3.org/css-validator/ (link para um novo sitio)</a>.</td>
  66 + </tr>
  67 + <tr id="criterio_113">
  68 + <td headers="numero_11" class="celula">1.1.3</td>
  69 + <td headers="criterio_11" class="celula">Presença de CSS(s) in-line</td>
  70 + <td headers="como_avaliar_11" class="celula">Verificar a presença do atributo "style" no código das páginas HTML.</td>
  71 + </tr>
  72 + <tr id="criterio_114">
  73 + <td headers="numero_11" class="celula">1.1.4</td>
  74 + <td headers="criterio_11" class="celula">Presença de CSS(s) interno</td>
  75 + <td headers="como_avaliar_11" class="celula">Verificar a presença da tag HTML &lt;style&gt; no código das páginas HTML.</td>
  76 + </tr>
  77 + <tr id="criterio_115">
  78 + <td headers="numero_11" class="celula">1.1.5</td>
  79 + <td headers="criterio_11" class="celula">Presença de javascript(s) in-line</td>
  80 + <td headers="como_avaliar_11" class="celula">Verificar a presença de código javascript dentro dos atributos de eventos no código HTML a serem avaliados: onload, onunload, onblur, onchange, onfocus, onsearch, onselect, onsubmit, onkeydown, onkeypress, onkeyup, onclick, ondblclick, onmousedown, onmousesemove, onmouseout, onmouseover, onmouseup, onmousewheel, oncopy, oncut, onpaste, onabort.</td>
  81 + </tr>
  82 + <tr id="criterio_116">
  83 + <td headers="numero_11" class="celula">1.1.6</td>
  84 + <td headers="criterio_11" class="celula">Presença de javascript(s) interno</td>
  85 + <td headers="como_avaliar_11" class="celula">Verificar a presença de código javascript dentro da tag &lt;script&gt;.</td>
  86 + </tr>
  87 + </tbody>
  88 + </table>
  89 +
  90 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.2 - Organizar o código HTML de forma lógica e semântica</h3>
  91 + <p class="criterios">O código HTML deve ser organizado de forma lógica e semântica, ou seja, apresentando os elementos em uma ordem compreensível e correspondendo ao conteúdo desejado. Cada elemento HTML deve ser utilizado para o fim que ele foi criado.</p>
  92 +
  93 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  94 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.2</caption>
  95 + <thead>
  96 + <tr>
  97 + <th id="numero_12" class="topo indice0">Número</th>
  98 + <th id="criterio_12" class="topo indice1">Critério</th>
  99 + <th id="como_avaliar_12" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  100 + </tr>
  101 + </thead>
  102 + <tbody>
  103 +
  104 + <tr id="criterio_121">
  105 + <td headers="numero_12" class="celula">1.2.1</td>
  106 + <td headers="criterio_12" class="celula">Presença de tags HTML sem atributo e conteúdo de texto</td>
  107 + <td headers="como_avaliar_12" class="celula">Verificar a presença de tags HTML que apresentem inicio e fechamento, mas sem conteúdo de texto. Possível exemplo seria &lt;a&gt;&lt;/a&gt; ou &lt;div&gt;&lt;/div&gt;.</td>
  108 + </tr>
  109 + <tr id="criterio_122">
  110 + <td headers="numero_12" class="celula">1.2.2</td>
  111 + <td headers="criterio_12" class="celula">Elementos utilizados de forma não semântica</td>
  112 + <td headers="como_avaliar_12" class="celula">Verificar a presença de tags HTML com uso distinto da finalidade. Exemplo: tag &lt;p&gt; parágrafo sendo utilizada para simular quebra de linha, sendo a utilização correta a delimitação de texto.</td>
  113 + </tr>
  114 + </tbody>
  115 + </table>
  116 +
  117 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.3 - Utilizar corretamente os níveis de cabeçalho</h3>
  118 + <p class="criterios">Os níveis de cabeçalho (elementos HTML H1 a H6) devem ser utilizados de forma hierárquica, pois organizam a ordem de importância e subordinação dos conteúdos, facilitando a leitura e compreensão.</p>
  119 +
  120 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  121 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.3</caption>
  122 + <thead>
  123 + <tr>
  124 + <th id="numero_13" class="topo indice0">Número</th>
  125 + <th id="criterio_13" class="topo indice1">Critério</th>
  126 + <th id="como_avaliar_13" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  127 + </tr>
  128 + </thead>
  129 + <tbody>
  130 +
  131 + <tr id="criterio_131">
  132 + <td headers="numero_13" class="celula">1.3.1</td>
  133 + <td headers="criterio_13" class="celula">Os niveis de título não foram utilizados</td>
  134 + <td headers="como_avaliar_13" class="celula">Verificar a ausência dos níveis de cabeçalho (&lt;h1&gt;, &lt;h2&gt;, &lt;h3&gt;, &lt;h4&gt;, &lt;h5&gt;, &lt;h6&gt;) nas páginas HTML.</td>
  135 + </tr>
  136 + <tr id="criterio_132">
  137 + <td headers="numero_13" class="celula">1.3.2</td>
  138 + <td headers="criterio_13" class="celula">A hierarquia dos níveis de título está incorreta</td>
  139 + <td headers="como_avaliar_13" class="celula">Verificar a falta de ordem sequencial da presença de níveis de cabeçalho. Exemplo: a presença do nível &lt;h3&gt; depende do nível anterior &lt;h2&gt;.</td>
  140 + </tr>
  141 + <tr id="criterio_133">
  142 + <td headers="numero_13" class="celula">1.3.3</td>
  143 + <td headers="criterio_13" class="celula">Foi utilizado somente o nível &lt;h1&gt;</td>
  144 + <td headers="como_avaliar_13" class="celula">Verificar a presença do nível da cabeçalho &lt;h1&gt; sem categorizar outros assuntos da página em níveis de cabeçalho.</td>
  145 + </tr>
  146 + <tr id="criterio_134">
  147 + <td headers="numero_13" class="celula">1.3.4</td>
  148 + <td headers="criterio_13" class="celula">Presença de mais de 1 cabeçalho</td>
  149 + <td headers="como_avaliar_13" class="celula">Verificar a presença de níveis de cabeçalho &lt;h1&gt; sendo utilizados de forma repetida.</td>
  150 + </tr>
  151 + </tbody>
  152 + </table>
  153 +
  154 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.4 - Ordenar de forma lógica e intuitiva a leitura e tabulação</h3>
  155 + <p class="criterios">Deve-se criar o código HTML com uma sequência lógica de leitura para percorrer links, controles de formulários e objetos. Essa sequência é determinada pela ordem em que se encontra no código HTML.</p>
  156 +
  157 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  158 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.4</caption>
  159 + <thead>
  160 + <tr>
  161 + <th id="numero_14" class="topo indice0">Número</th>
  162 + <th id="criterio_14" class="topo indice1">Critério</th>
  163 + <th id="como_avaliar_14" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  164 + </tr>
  165 + </thead>
  166 + <tbody>
  167 +
  168 + <tr id="criterio_141">
  169 + <td headers="numero_14" class="celula">1.4.1</td>
  170 + <td headers="criterio_14" class="celula">O bloco de conteúdo não esta antes do bloco de menu no HTML</td>
  171 + <td headers="como_avaliar_14" class="celula">Verificar se a presença do código da página que representa o menu está posicionado depois do código que representa o conteúdo da página HTML.</td>
  172 + </tr>
  173 + <tr id="criterio_142">
  174 + <td headers="numero_14" class="celula">1.4.2</td>
  175 + <td headers="criterio_14" class="celula">Presença do atributo "tabindex"</td>
  176 + <td headers="como_avaliar_14" class="celula">Verificar a presença de utilização do tabindex nas páginas HTML.</td>
  177 + </tr>
  178 + <tr id="criterio_143">
  179 + <td headers="numero_14" class="celula">1.4.3</td>
  180 + <td headers="criterio_14" class="celula">Uso incorreto do "tabindex"</td>
  181 + <td headers="como_avaliar_14" class="celula">Verificar a presença do conteúdo -1 do atributo "tabindex" com o intuito de não influenciar a ordem do código da página, ou verificar se a presença de conteúdo do tabindex esta superior a 32767 e inferior a 0.</td>
  182 + </tr>
  183 +
  184 + </tbody>
  185 + </table>
  186 +
  187 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.5 - Fornecer âncoras para ir direto a um bloco de conteúdo </h3>
  188 + <p class="criterios">Devem ser fornecidas âncoras, disponíveis na barra de acessibilidade, que apontem para links relevantes presentes na mesma página. Assim, é possivel ir ao bloco do conteúdo desejado. Os links devem ser colocados em lugares estratégicos da página, como no início e fim do conteúdo e início e fim do menu. É importante ressaltar que o primeiro link da página deve ser o: "ir para o conteúdo".</p>
  189 +
  190 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  191 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.5</caption>
  192 + <thead>
  193 + <tr>
  194 + <th id="numero_15" class="topo indice0">Número</th>
  195 + <th id="criterio_15" class="topo indice1">Critério</th>
  196 + <th id="como_avaliar_15" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  197 + </tr>
  198 + </thead>
  199 + <tbody>
  200 +
  201 + <tr id="criterio_151">
  202 + <td headers="numero_15" class="celula">1.5.1</td>
  203 + <td headers="criterio_15" class="celula">Não foram encontradas âncoras que permitam saltar pelas diferentes seções da página</td>
  204 + <td headers="como_avaliar_15" class="celula">Verificar a ausência de links com conteúdo do atributo "href" que comecem com "#".</td>
  205 + </tr>
  206 + <tr id="criterio_152">
  207 + <td headers="numero_15" class="celula">1.5.2</td>
  208 + <td headers="criterio_15" class="celula">Foram encontradas âncoras que permitem saltar pelas diferentes seções da página, porém algumas não possuem um destino correspondente</td>
  209 + <td headers="como_avaliar_15" class="celula">Verificar a presença de links com conteúdo do atributo "href" que comecem com "#", porém não há o destino da âncora na página HTML.</td>
  210 + </tr>
  211 + <tr id="criterio_153">
  212 + <td headers="numero_15" class="celula">1.5.3</td>
  213 + <td headers="criterio_15" class="celula">Não existem atalhos</td>
  214 + <td headers="como_avaliar_15" class="celula">Verificar a ausência de tags HTML com atributo "accesskey" na página.</td>
  215 + </tr>
  216 + <tr id="criterio_154">
  217 + <td headers="numero_15" class="celula">1.5.4</td>
  218 + <td headers="criterio_15" class="celula">O primeiro link é uma âncora para o conteúdo da página</td>
  219 + <td headers="como_avaliar_15" class="celula">Verificar a presença de link com conteúdo do atributo "href" que comece com "#", e o destino da âncora seja um conteúdo específico da página HTML.</td>
  220 + </tr>
  221 + <tr id="criterio_155">
  222 + <td headers="numero_15" class="celula">1.5.5</td>
  223 + <td headers="criterio_15" class="celula">O primeiro link é uma âncora válida para o conteúdo principal da página</td>
  224 + <td headers="como_avaliar_15" class="celula">Verificar a presença de link com conteúdo do atributo "href" que comece com "#", e o destino da âncora seja para o conteúdo principal da página HTML.</td>
  225 + </tr>
  226 + </tbody>
  227 + </table>
  228 +
  229 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.6 - Não utilizar tabelas para diagramação</h3>
  230 + <p class="criterios">As tabelas devem ser utilizadas apenas para dados tabulares e não para efeitos de disposição dos elementos da página.</p>
  231 +
  232 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  233 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.6</caption>
  234 + <thead>
  235 + <tr>
  236 + <th id="numero_16" class="topo indice0">Número</th>
  237 + <th id="criterio_16" class="topo indice1">Critério</th>
  238 + <th id="como_avaliar_16" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  239 + </tr>
  240 + </thead>
  241 + <tbody>
  242 +
  243 + <tr id="criterio_161">
  244 + <td headers="numero_16" class="celula">1.6.1</td>
  245 + <td headers="criterio_16" class="celula">Foram utizadas tabelas</td>
  246 + <td headers="como_avaliar_16" class="celula">Verificar a presença da tag &lt;table&gt; na página HTML.</td>
  247 + </tr>
  248 +
  249 + <tr id="criterio_162">
  250 + <td headers="numero_16" class="celula">1.6.2</td>
  251 + <td headers="criterio_16" class="celula">Há formulário construído dentro de tabela</td>
  252 + <td headers="como_avaliar_16" class="celula">Verificar a presença da tag &lt;form&gt; entre a tag &lt;table&gt;.</td>
  253 + </tr>
  254 + </tbody>
  255 + </table>
  256 +
  257 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.7 - Separar links adjacentes</h3>
  258 + <p class="criterios">Links adjacentes devem ser separados por mais do que simples espaços, para que não fiquem confusos, em especial para usuários que utilizam leitor de tela. Para isso, é recomendado o uso de listas, onde cada elemento dentro da lista é um link. As listas podem ser estilizadas visualmente com CSS para que os itens sejam mostrados da maneira desejada, como um ao lado do outro.</p>
  259 +
  260 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  261 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.7</caption>
  262 + <thead>
  263 + <tr>
  264 + <th id="numero_17" class="topo indice0">Número</th>
  265 + <th id="criterio_17" class="topo indice1">Critério</th>
  266 + <th id="como_avaliar_17" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  267 + </tr>
  268 + </thead>
  269 + <tbody>
  270 +
  271 + <tr id="criterio_171">
  272 + <td headers="numero_17" class="celula">1.7.1</td>
  273 + <td headers="criterio_17" class="celula">Há links adjacentes sem nenhum tipo de separação ou separação por espaços em branco</td>
  274 + <td headers="como_avaliar_17" class="celula">Verificar a presença de links dispostos numa forma sequencial sem separação explicita (caracteres especiais) ou separação explicita por espaços em branco.</td>
  275 + </tr>
  276 +
  277 +
  278 + </tbody>
  279 + </table>
  280 +
  281 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.8 - Dividir as áreas de informação</h3>
  282 + <p class="criterios">Áreas de informação devem ser divididas em grupos fáceis de gerenciar. As divisões mais comuns são: "topo", "conteúdo", "menu" e "rodapé". Nas páginas internas deve-se manter uma mesma divisão para que o usuário se familiarize mais rapidamente com a estrutura do sítio. É importante destacar, entretanto, que a página inicial pode ter uma divisão diferente das páginas internas, pois ela normalmente contém mais elementos.</p>
  283 +
  284 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  285 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.8</caption>
  286 + <thead>
  287 + <tr>
  288 + <th id="numero_18" class="topo indice0">Número</th>
  289 + <th id="criterio_18" class="topo indice1">Critério</th>
  290 + <th id="como_avaliar_18" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  291 + </tr>
  292 + </thead>
  293 + <tbody>
  294 +
  295 + <tr id="criterio_181">
  296 + <td headers="numero_18" class="celula">1.8.1</td>
  297 + <td headers="criterio_18" class="celula">Ausência de divisão de áreas quando do uso HTML 5</td>
  298 + <td headers="como_avaliar_18" class="celula">Verificar a ausência das tags: &lt;header&gt;, &lt;footer&gt;, &lt;section&gt;, &lt;aside&gt;, &lt;nav&gt; e &lt;article&gt;.</td>
  299 + </tr>
  300 +
  301 + <tr id="criterio_182">
  302 + <td headers="numero_18" class="celula">1.8.2</td>
  303 + <td headers="criterio_18" class="celula">Ausência de divisão de áreas quando do uso de LANDMARKS de HTML</td>
  304 + <td headers="como_avaliar_18" class="celula">Verificar a ausência do atributo "role" nas tags HTML com os conteúdos: "banner", "complementary", "contentinfo", "main", "navigation" e "search".</td>
  305 + </tr>
  306 +
  307 +
  308 + </tbody>
  309 + </table>
  310 +
  311 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 1.9 - Não abrir novas instâncias sem a solicitação do usuário</h3>
  312 + <p class="criterios">A decisão de utilizar-se de novas instâncias - por exemplo abas ou janelas - para acesso a páginas, serviços ou qualquer informação, deve ser de escolha do usuário.</p>
  313 +
  314 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  315 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 1.9</caption>
  316 + <thead>
  317 + <tr>
  318 + <th id="numero_19" class="topo indice0">Número</th>
  319 + <th id="criterio_19" class="topo indice1">Critério</th>
  320 + <th id="como_avaliar_19" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  321 + </tr>
  322 + </thead>
  323 + <tbody>
  324 +
  325 + <tr id="criterio_191">
  326 + <td headers="numero_19" class="celula">1.9.1</td>
  327 + <td headers="criterio_19" class="celula">Há link que abre nova página ou aba</td>
  328 + <td headers="como_avaliar_19" class="celula">Verificar a presença de links com atributo "target" preenchido com "_blank".</td>
  329 + </tr>
  330 +
  331 + </tbody>
  332 + </table>
  333 +
  334 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 2.1 - Disponibilizar todas as funções da página via teclado</h3>
  335 + <p class="criterios">Todas as funções da página que utilizam linguagens de script (javascript) devem ser programadas, primeiramente, para o uso com o teclado. O foco não deverá estar bloqueado ou fixado em um elemento da página, para que o usuário possa mover-se pelo teclado por todos os elementos. Isso inclui movimentação em janelas modais (abertura de janela de dialogo que bloqueia qualquer interação com a janela principal). </p>
  336 +
  337 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  338 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 2.1</caption>
  339 + <thead>
  340 + <tr>
  341 + <th id="numero_21" class="topo indice0">Número</th>
  342 + <th id="criterio_21" class="topo indice1">Critério</th>
  343 + <th id="como_avaliar_21" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  344 + </tr>
  345 + </thead>
  346 + <tbody>
  347 +
  348 + <tr id="criterio_211">
  349 + <td headers="numero_21" class="celula">2.1.1</td>
  350 + <td headers="criterio_21" class="celula">Há funcionalidade que só funciona pelo mouse usuário</td>
  351 + <td headers="como_avaliar_21" class="celula">Verificar a presença dos eventos nas tags HTML (onmousedown, onmouseup, onmouseover, onmouseout) e a ausência de evento para permitir a manipulação por teclado.</td>
  352 + </tr>
  353 +
  354 + <tr id="criterio_212">
  355 + <td headers="numero_21" class="celula">2.1.2</td>
  356 + <td headers="criterio_21" class="celula"> Presença de eventos associados a elementos não interativos</td>
  357 + <td headers="como_avaliar_21" class="celula">Verificar a presença de eventos HTML a elementos estáticos da página HTML. Um exemplo é a presença de mudança de contexto no nível de cabeçalho.</td>
  358 + </tr>
  359 + </tbody>
  360 + </table>
  361 +
  362 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 2.2 - Garantir que os objetos programáveis sejam acessíveis</h3>
  363 + <p class="criterios">Deve-se garantir que scripts, conteúdos dinâmicos e outros elementos programáveis sejam acessíveis e que seja possível sua execução via navegação.</p>
  364 +
  365 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  366 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 2.2</caption>
  367 + <thead>
  368 + <tr>
  369 + <th id="numero_22" class="topo indice0">Número</th>
  370 + <th id="criterio_22" class="topo indice1">Critério</th>
  371 + <th id="como_avaliar_22" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  372 + </tr>
  373 + </thead>
  374 + <tbody>
  375 +
  376 + <tr id="criterio_221">
  377 + <td headers="numero_22" class="celula">2.2.1</td>
  378 + <td headers="criterio_22" class="celula">Presença de elemento SCRIPT sem o elemento NOSCRIPT</td>
  379 + <td headers="como_avaliar_22" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;script&gt; sem o elemento &lt;noscript&gt; na página.</td>
  380 + </tr>
  381 + <tr id="criterio_222">
  382 + <td headers="numero_22" class="celula">2.2.2</td>
  383 + <td headers="criterio_22" class="celula">Presença de elemento OBJECT sem o conteúdo alternativo</td>
  384 + <td headers="como_avaliar_22" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;object&gt; sem texto entre os elementos. Exemplo: &lt;object&gt; Digite aqui o texto alternativo &lt;/object&gt;.</td>
  385 + </tr>
  386 +
  387 + <tr id="criterio_223">
  388 + <td headers="numero_22" class="celula">2.2.3</td>
  389 + <td headers="criterio_22" class="celula">Presença de elemento EMBED na página HTML</td>
  390 + <td headers="como_avaliar_22" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;embed&gt; sem texto entre os elementos. Exemplo: &lt;embed&gt; Digite aqui o texto alternativo &lt;/embed&gt;.</td>
  391 + </tr>
  392 +
  393 + <tr id="criterio_224">
  394 + <td headers="numero_22" class="celula">2.2.4</td>
  395 + <td headers="criterio_22" class="celula">Presença de elemento APPLET na página HTML</td>
  396 + <td headers="como_avaliar_22" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;applet&gt; sem texto entre os elementos. Exemplo:&lt;applet&gt; Digite aqui o texto alternativo &lt;/applet&gt;.</td>
  397 + </tr>
  398 + </tbody>
  399 + </table>
  400 +
  401 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 2.3 - Não criar páginas com atualização automática periódica</h3>
  402 + <p class="criterios">A atualização automática periódica tira do usuário a autonomia em relação à escolha (semelhante a abertura de novas instâncias em navegadores) e podem confundir e desorientar os usuários, especialmente usuários que utilizam leitores de tela.</p>
  403 +
  404 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  405 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 2.3</caption>
  406 + <thead>
  407 + <tr>
  408 + <th id="numero_23" class="topo indice0">Número</th>
  409 + <th id="criterio_23" class="topo indice1">Critério</th>
  410 + <th id="como_avaliar_23" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  411 + </tr>
  412 + </thead>
  413 + <tbody>
  414 +
  415 + <tr id="criterio_231">
  416 + <td headers="numero_23" class="celula">2.3.1</td>
  417 + <td headers="criterio_23" class="celula">Página que se atualiza automaticamente</td>
  418 + <td headers="como_avaliar_23" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;meta&gt; e o atributo "HTTP-EQUIV" com o conteúdo "refresh" ou a presença das funções javascript: setTimeout() e setInterval() com a função para carregar a mesma página.</td>
  419 + </tr>
  420 +
  421 +
  422 + </tbody>
  423 + </table>
  424 +
  425 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 2.4 - Não utilizar o redirecionamento automático de páginas</h3>
  426 + <p class="criterios">Não devem ser utilizadas marcações para redirecionar a uma nova página, porque tira do usuário a autonomia em relação à escolha (semelhante a abertura de novas instâncias em navegadores) e podem confundir e desorientar os usuários, especialmente usuários que utilizam leitores de tela.</p>
  427 +
  428 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  429 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 2.4</caption>
  430 + <thead>
  431 + <tr>
  432 + <th id="numero_24" class="topo indice0">Número</th>
  433 + <th id="criterio_24" class="topo indice1">Critério</th>
  434 + <th id="como_avaliar_24" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  435 + </tr>
  436 + </thead>
  437 + <tbody>
  438 +
  439 + <tr id="criterio_241">
  440 + <td headers="numero_24" class="celula">2.4.1</td>
  441 + <td headers="criterio_24" class="celula">Há redirecionamento automático</td>
  442 + <td headers="como_avaliar_24" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;meta&gt; e atributo "HTTP-EQUIV" com conteúdo "refresh" e atributo "content" ou a presença do elemento &lt;script&gt; com a função "window.location".</td>
  443 + </tr>
  444 +
  445 +
  446 + </tbody>
  447 + </table>
  448 +
  449 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 2.6 - Não incluir situações com intermitência de tela</h3>
  450 + <p class="criterios">Não devem ser utilizados efeitos visuais piscantes, intermitentes ou cintilantes. Em pessoas com epilepsia fotosensitiva, o cintilar ou piscar podem desencadear um ataque epilético. A exigência dessa diretriz aplica-se também para a propaganda de terceiros inserida na página.</p>
  451 +
  452 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  453 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 2.6</caption>
  454 + <thead>
  455 + <tr>
  456 + <th id="numero_26" class="topo indice0">Número</th>
  457 + <th id="criterio_26" class="topo indice1">Critério</th>
  458 + <th id="como_avaliar_26" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  459 + </tr>
  460 + </thead>
  461 + <tbody>
  462 +
  463 + <tr id="criterio_261">
  464 + <td headers="numero_26" class="celula">2.6.1</td>
  465 + <td headers="criterio_26" class="celula">Presença do elemento BLINK</td>
  466 + <td headers="como_avaliar_26" class="celula">Presença do elemento &lt;blink&gt; na página HTML.</td>
  467 + </tr>
  468 +
  469 + <tr id="criterio_262">
  470 + <td headers="numero_26" class="celula">2.6.2</td>
  471 + <td headers="criterio_26" class="celula">Presença do elemento MARQUEE</td>
  472 + <td headers="como_avaliar_26" class="celula">Presença do elemento &lt;marquee&gt; na página HTML.</td>
  473 + </tr>
  474 +
  475 + <tr id="criterio_263">
  476 + <td headers="numero_26" class="celula">2.6.3</td>
  477 + <td headers="criterio_26" class="celula">Presença do elemento IMG com arquivo GIF com intermitência de tela</td>
  478 + <td headers="como_avaliar_26" class="celula">Presença do elemento &lt;img&gt; e atributo "src" contendo arquivo com extensão "gif" e o arquivo apresenta movimentação.</td>
  479 + </tr>
  480 + </tbody>
  481 + </table>
  482 +
  483 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.1 - Identificar o idioma principal da página</h3>
  484 + <p class="criterios">Deve-se identificar o principal idioma utilizado nos documentos e páginas HTML.</p>
  485 +
  486 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  487 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.1</caption>
  488 + <thead>
  489 + <tr>
  490 + <th id="numero_31" class="topo indice0">Número</th>
  491 + <th id="criterio_31" class="topo indice1">Critério</th>
  492 + <th id="como_avaliar_31" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  493 + </tr>
  494 + </thead>
  495 + <tbody>
  496 +
  497 + <tr id="criterio_311">
  498 + <td headers="numero_31" class="celula">3.1.1</td>
  499 + <td headers="criterio_31" class="celula">Não há identificação do idioma principal da página</td>
  500 + <td headers="como_avaliar_31" class="celula">Verificar a ausência do atributo "lang" no elemento &lt;html&gt;, quando o elemento &lt;doctype&gt; for do tipo Strict (<a
  501 + href="http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd</a>), Transitional (<a
  502 + href="http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd</a>), Frameset (<a
  503 + href="http://www.w3.org/TR/html4/frameset.dtd">http://www.w3.org/TR/html4/frameset.dtd</a>), linguagem HTML 5, ou verificar a não presença do atributo "xml:lang", quando o elemento &lt;doctype&gt; for do tipo Strict (<a
  504 + href="http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd</a>), frameset (<a
  505 + href="http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd">http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd</a>), xhtml 1.1 (<a
  506 + href="http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd">http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd</a>), transitional (<a
  507 + href="http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd</a>).</td>
  508 + </tr>
  509 +
  510 + <tr id="criterio_312">
  511 + <td headers="numero_31" class="celula">3.1.2</td>
  512 + <td headers="criterio_31" class="celula">Presença do elemento HTML, atributo XMLNS, atributo XML;LANG e a ausência do atributo LANG</td>
  513 + <td headers="como_avaliar_31" class="celula">Verificar a presença dos atributos "xmlns" e "xml-lang" e a ausência do atributo "lang".</td>
  514 + </tr>
  515 +
  516 +
  517 + </tbody>
  518 + </table>
  519 +
  520 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.2 - Informar a mudança de idioma no conteúdo</h3>
  521 + <p class="criterios">Se algum elemento de uma página possuir conteúdo em um idioma diferente do principal, este deverá estar identificado.</p>
  522 +
  523 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  524 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.2</caption>
  525 + <thead>
  526 + <tr>
  527 + <th id="numero_32" class="topo indice0">Número</th>
  528 + <th id="criterio_32" class="topo indice1">Critério</th>
  529 + <th id="como_avaliar_32" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  530 + </tr>
  531 + </thead>
  532 + <tbody>
  533 +
  534 + <tr id="criterio_321">
  535 + <td headers="numero_32" class="celula">3.2.1</td>
  536 + <td headers="criterio_32" class="celula">Presença de atributo LANG nos elementos da página, além da tag HTML</td>
  537 + <td headers="como_avaliar_32" class="celula">Verificar a presença do atributo "lang" nos elementos da página html, não considerando o elemento &lt;html&gt;.</td> </tr>
  538 +
  539 +
  540 + </tbody>
  541 + </table>
  542 +
  543 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.3 - Oferecer um título descritivo e informativo à página</h3>
  544 + <p class="criterios">O título da página deve ser descritivo e informativo, devendo representar o conteúdo principal da página, já que essa informação será a primeira a ser lida pelo leitor de tela, quando o usuário acessar a página.</p>
  545 +
  546 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  547 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.3</caption>
  548 + <thead>
  549 + <tr>
  550 + <th id="numero_33" class="topo indice0">Número</th>
  551 + <th id="criterio_33" class="topo indice1">Critério</th>
  552 + <th id="como_avaliar_33" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  553 + </tr>
  554 + </thead>
  555 + <tbody>
  556 +
  557 + <tr id="criterio_331">
  558 + <td headers="numero_33" class="celula">3.3.1</td>
  559 + <td headers="criterio_33" class="celula">Não há título para a página, ou está em branco</td>
  560 + <td headers="como_avaliar_33" class="celula">Verificar a ausência da tag &lt;title&gt; na página HTML, ou verificar a presença do tag &lt;title&gt; sem conteúdo de texto para a identificação da página.</td>
  561 + </tr>
  562 +
  563 + </tbody>
  564 + </table>
  565 +
  566 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.5 - Descrever links clara e sucintamente</h3>
  567 + <p class="criterios">Deve-se identificar claramente o destino da cada link, informando, inclusive, se o link remete a outro sítio. Além disso, é preciso que o texto do link faça sentido mesmo quando isolado do contexto da página.</p>
  568 +
  569 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  570 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.5</caption>
  571 + <thead>
  572 + <tr>
  573 + <th id="numero_35" class="topo indice0">Número</th>
  574 + <th id="criterio_35" class="topo indice1">Critério</th>
  575 + <th id="como_avaliar_35" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  576 + </tr>
  577 + </thead>
  578 + <tbody>
  579 +
  580 + <tr id="criterio_351">
  581 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.1</td>
  582 + <td headers="criterio_35" class="celula">Link com descrição no formato de URL</td>
  583 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula"> Presença do elemento &lt;a&gt; e descrição do texto em formato de endereço texto da internet. Lembrar que não importará se o link do texto será igual ou não presente no atributo "href".</td>
  584 + </tr>
  585 +
  586 + <tr id="criterio_352">
  587 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.2</td>
  588 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links vazios</td>
  589 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; e ausência de texto descritivo.</td>
  590 + </tr>
  591 +
  592 + <tr id="criterio_353">
  593 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.3</td>
  594 + <td headers="criterio_35" class="celula">Link com descrição somente do TITLE</td>
  595 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt;, atributo "title" com texto descritivo e ausência de texto descritivo na estrutura principal do link.</td>
  596 + </tr>
  597 +
  598 + <tr id="criterio_354">
  599 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.4</td>
  600 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links que são imagens sem descrição</td>
  601 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; e dentro o elemento &lt;img&gt; sem conteúdo descritivo no atributo "alt".</td>
  602 + </tr>
  603 +
  604 + <tr id="criterio_355">
  605 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.5</td>
  606 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links do tipo "clique aqui", "leia mais", "veja mais", "veja aqui", "clique", "acesse aqui", "clique para acessar", "aqui", entre outros</td>
  607 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; e de texto descritivo com as palavras exatas ou palavras começando no texto do inicio do link: "clique aqui", "leia mais", "veja aqui", "veja mais", "veja aqui", "clique", "acesse aqui", "clique para acessar", "aqui".</td>
  608 + </tr>
  609 +
  610 + <tr id="criterio_356">
  611 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.6</td>
  612 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links com descrições diferentes que remetem ao mesmo local</td>
  613 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; com texto descritivo diferente, porém os conteúdos dos href's remetem para o mesmo link.</td>
  614 + </tr>
  615 +
  616 + <tr id="criterio_357">
  617 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.7</td>
  618 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links com a mesma descrição que remetem a locais diferentes</td>
  619 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; com texto descritivo igual, porém os conteúdos dos href's remetem para links diferentes.</td>
  620 + </tr>
  621 +
  622 + <tr id="criterio_358">
  623 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.8</td>
  624 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links que são lidos duas ou mais vezes</td>
  625 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; com o mesmo conteúdo descritivo em locais distintos da página HTML.</td>
  626 + </tr>
  627 +
  628 + <tr id="criterio_359">
  629 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.9</td>
  630 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links com descrição muito longa</td>
  631 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; com conteúdo do texto descrito com quantidade de caracteres acima de 2000.</td>
  632 + </tr>
  633 +
  634 + <tr id="criterio_3510">
  635 + <td headers="numero_35" class="celula">3.5.10</td>
  636 + <td headers="criterio_35" class="celula">Links que remetem a páginas indisponiveis/inexistentes (links quebrados)</td>
  637 + <td headers="como_avaliar_35" class="celula">Presença do elemento &lt;a&gt; e o conteúdo do atributo "href" direciona para páginas de erros: 404, 405, 503 e outros.</td>
  638 + </tr>
  639 + </tbody>
  640 + </table>
  641 +
  642 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.6 - Fornecer alternativa em texto para as imagens do sítio</h3>
  643 + <p class="criterios">Deve ser fornecida uma descrição para as imagens da página.</p>
  644 +
  645 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  646 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.6</caption>
  647 + <thead>
  648 + <tr>
  649 + <th id="numero_36" class="topo indice0">Número</th>
  650 + <th id="criterio_36" class="topo indice1">Critério</th>
  651 + <th id="como_avaliar_36" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  652 + </tr>
  653 + </thead>
  654 + <tbody>
  655 +
  656 + <tr id="criterio_361">
  657 + <td headers="numero_36" class="celula">3.6.1</td>
  658 + <td headers="criterio_36" class="celula">Imagens sem a declaração do atributo ALT</td>
  659 + <td headers="como_avaliar_36" class="celula">Presença de elementos &lt;img&gt; e ausência do atributo "alt".</td>
  660 + </tr>
  661 +
  662 + <tr id="criterio_362">
  663 + <td headers="numero_36" class="celula">3.6.2</td>
  664 + <td headers="criterio_36" class="celula">Imagens com conteúdo sem descrição</td>
  665 + <td headers="como_avaliar_36" class="celula">Presença de elementos &lt;img&gt; e ausência de conteúdo descritivo do atributo "alt".</td>
  666 + </tr>
  667 +
  668 + <tr id="criterio_363">
  669 + <td headers="numero_36" class="celula">3.6.3</td>
  670 + <td headers="criterio_36" class="celula">Imagens com descrição igual ao nome do arquivo</td>
  671 + <td headers="como_avaliar_36" class="celula">Presença de elementos &lt;img&gt; e atributo "alt" com conteúdo descrito com o nome do arquivo de referência da imagem.</td>
  672 + </tr>
  673 +
  674 + <tr id="criterio_364">
  675 + <td headers="numero_36" class="celula">3.6.4</td>
  676 + <td headers="criterio_36" class="celula">Imagens com descrição comum</td>
  677 + <td headers="como_avaliar_36" class="celula">Presença de elementos &lt;img&gt; e atributo "alt" com conteúdo descrito com expressões: "figura"; "imagem"; "alt"; conteúdo em branco e outros.</td>
  678 + </tr>
  679 +
  680 + <tr id="criterio_365">
  681 + <td headers="numero_36" class="celula">3.6.5</td>
  682 + <td headers="criterio_36" class="celula">Imagens diferentes com a mesma descrição</td>
  683 + <td headers="como_avaliar_36" class="celula">Presença de elementos &lt;img&gt; com o mesmo atributo "src", no entanto, o conteúdo do atributo "alt" não é o mesmo de cada imagem.</td>
  684 + </tr>
  685 +
  686 + <tr id="criterio_366">
  687 + <td headers="numero_36" class="celula">3.6.6</td>
  688 + <td headers="criterio_36" class="celula">Imagens com dupla descrição, pois utiliza atributo TITLE com o mesmo valor da descrição</td>
  689 + <td headers="como_avaliar_36" class="celula">Presença de elementos &lt;img&gt; com o mesmo conteúdo descrito no atributo "title" e no atributo "alt".</td>
  690 + </tr>
  691 + </tbody>
  692 + </table>
  693 +
  694 +
  695 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.7 - Ulilizar mapas de imagem de forma acessível</h3>
  696 + <p class="criterios">Um mapa de imagens é uma imagem dividida em áreas selecionáveis. Cada área é um link para outra página Web ou outra seção da página atual.</p>
  697 +
  698 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  699 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.7</caption>
  700 + <thead>
  701 + <tr>
  702 + <th id="numero_37" class="topo indice0">Número</th>
  703 + <th id="criterio_37" class="topo indice1">Critério</th>
  704 + <th id="como_avaliar_37" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  705 + </tr>
  706 + </thead>
  707 + <tbody>
  708 +
  709 + <tr id="criterio_371">
  710 + <td headers="numero_37" class="celula">3.7.1</td>
  711 + <td headers="criterio_37" class="celula">Mapa de imagem sem descrição ou alternativa em texto</td>
  712 + <td headers="como_avaliar_37" class="celula"> Presença do elemento &lt;img&gt; com atributo "usemap" e ausência de conteúdo descritivo no atributo "alt", ou presença do elemento &lt;area&gt; e ausência de conteúdo descritivo no atributo "alt".</td>
  713 + </tr>
  714 +
  715 + </tbody>
  716 + </table>
  717 +
  718 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.9 - Em tabelas, utilizar títulos e resumos de forma apropriada</h3>
  719 + <p class="criterios">O título da tabela deve ser definido e localizado no primeiro elemento da tabela. Em casos de tabelas extensas, deve ser fornecido um resumo dos dados.</p>
  720 +
  721 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  722 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.9</caption>
  723 + <thead>
  724 + <tr>
  725 + <th id="numero_39" class="topo indice0">Número</th>
  726 + <th id="criterio_39" class="topo indice1">Critério</th>
  727 + <th id="como_avaliar_39" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  728 + </tr>
  729 + </thead>
  730 + <tbody>
  731 +
  732 + <tr id="criterio_391">
  733 + <td headers="numero_39" class="celula">3.9.1</td>
  734 + <td headers="criterio_39" class="celula">Tabelas sem título e resumo</td>
  735 + <td headers="como_avaliar_39" class="celula">Presença do elemento &lt;table&gt; e ausência do atributo "summary" ou ausência do elemento &lt;caption&gt;.</td>
  736 + </tr>
  737 +
  738 + </tbody>
  739 + </table>
  740 +
  741 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.10 - Associar células de dados às células de cabeçalho</h3>
  742 + <p class="criterios">Em tabelas de dados simples, o uso apropriado dos cabeçalhos e das colunas para as células de dados.</p>
  743 +
  744 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  745 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.10</caption>
  746 + <thead>
  747 + <tr>
  748 + <th id="numero_3100" class="topo indice0">Número</th>
  749 + <th id="criterio_3100" class="topo indice1">Critério</th>
  750 + <th id="como_avaliar_3100" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  751 + </tr>
  752 + </thead>
  753 + <tbody>
  754 +
  755 + <tr id="criterio_3101">
  756 + <td headers="numero_3100" class="celula">3.10.1</td>
  757 + <td headers="criterio_3100" class="celula">Tabelas sem células associadas</td>
  758 + <td headers="como_avaliar_3100" class="celula">Presença do elemento &lt;table&gt; e ausência dos elementos: &lt;thead&gt;, &lt;tbody&gt; ou a presença do elemento &lt;table&gt; e ausência dos atributos: "id", "headers", "scope", "axis" nos elementos &lt;td&gt; e &lt;th&gt;.</td>
  759 + </tr>
  760 +
  761 + </tbody>
  762 + </table>
  763 +
  764 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.11 - Garantir a leitura e compreensão das informações</h3>
  765 + <p class="criterios">O texto de um sítio deve ser de fácil leitura e compreensão, não exigindo do usuário um nível de instrução avançado. Quando o texto exigir uma capacidade de leitura mais avançada, devem ser disponibilizadas informações suplementares que expliquem ou ilustrem o conteúdo principal.</p>
  766 +
  767 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  768 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.11</caption>
  769 + <thead>
  770 + <tr>
  771 + <th id="numero_3110" class="topo indice0">Número</th>
  772 + <th id="criterio_3110" class="topo indice1">Critério</th>
  773 + <th id="como_avaliar_3110" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  774 + </tr>
  775 + </thead>
  776 + <tbody>
  777 +
  778 + <tr id="criterio_3111">
  779 + <td headers="numero_3110" class="celula">3.11.1</td>
  780 + <td headers="criterio_3110" class="celula">Presença de parágrafos justificados</td>
  781 + <td headers="como_avaliar_3110" class="celula">Presença de elementos &lt;p&gt; com conteúdo "justify" no atributo "align".</td>
  782 + </tr>
  783 +
  784 + <tr id="criterio_3112">
  785 + <td headers="numero_3110" class="celula">3.11.2</td>
  786 + <td headers="criterio_3110" class="celula">Presença de textos justificados através de folhas de estilo</td>
  787 + <td headers="como_avaliar_3110" class="celula">Presença de elementos &lt;p&gt; e propriedade CSS text-align com conteúdo "justify". Deverá ser avaliado o CSS externo (com arquivo CSS referenciado pelo elemento &lt;link&gt;), interno (propriedade dentro do elemento &lt;style&gt;) e in-line (propriedade dentro do atributo "style" no elemento &lt;p&gt;).</td>
  788 + </tr>
  789 +
  790 + </tbody>
  791 + </table>
  792 +
  793 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 3.12 - Disponibilizar uma explicação para siglas, abreviaturas e palavras incomuns</h3>
  794 + <p class="criterios">Recomenda-se que na primeira ocorrência de siglas, abreviaturas ou palavras incomuns (ambíguas, desconhecidas ou utilizadas de forma muito específica), deve ser disponibilizada sua explicação ou forma completa.</p>
  795 +
  796 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  797 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 3.12</caption>
  798 + <thead>
  799 + <tr>
  800 + <th id="numero_3120" class="topo indice0">Número</th>
  801 + <th id="criterio_3120" class="topo indice1">Critério</th>
  802 + <th id="como_avaliar_3120" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  803 + </tr>
  804 + </thead>
  805 + <tbody>
  806 +
  807 + <tr id="criterio_3121">
  808 + <td headers="numero_3120" class="celula">3.12.1</td>
  809 + <td headers="criterio_3120" class="celula">Siglas marcadas e sem explicação</td>
  810 + <td headers="como_avaliar_3120" class="celula">Presença dos elementos &lt;abbr&gt; ou &lt;acronym&gt; e ausência do atributo "title" para descrever a sigla.</td>
  811 + </tr>
  812 +
  813 + </tbody>
  814 + </table>
  815 +
  816 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 4.4 - Possibilitar que o elemento com foco seja visualmente evidente</h3>
  817 + <p class="criterios">A área que recebe o foco pelo teclado deve ser claramente marcada, devendo a área de seleção ser passível de ser clicada.</p>
  818 +
  819 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  820 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 4.4</caption>
  821 + <thead>
  822 + <tr>
  823 + <th id="numero_44" class="topo indice0">Número</th>
  824 + <th id="criterio_44" class="topo indice1">Critério</th>
  825 + <th id="como_avaliar_44" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  826 + </tr>
  827 + </thead>
  828 + <tbody>
  829 +
  830 + <tr id="criterio_441">
  831 + <td headers="numero_44" class="celula">4.4.1</td>
  832 + <td headers="criterio_44" class="celula">Ausência de destaque de foco do elemento ativo</td>
  833 + <td headers="como_avaliar_44" class="celula">Verificar a ausência de destaque nos elementos HTML. Para verificação, analisar a ausência de utilização da propriedade "border" dentro dos seletores CSS.</td>
  834 + </tr>
  835 +
  836 + </tbody>
  837 + </table>
  838 +
  839 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 5.1 - Fornecer alternativa para video</h3>
  840 + <p class="criterios">Deve haver uma alternativa sonora ou textual para vídeos que não incluem faixas de áudio.</p>
  841 +
  842 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  843 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 5.1</caption>
  844 + <thead>
  845 + <tr>
  846 + <th id="numero_51" class="topo indice0">Número</th>
  847 + <th id="criterio_51" class="topo indice1">Critério</th>
  848 + <th id="como_avaliar_51" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  849 + </tr>
  850 + </thead>
  851 + <tbody>
  852 +
  853 + <tr id="criterio_511">
  854 + <td headers="numero_51" class="celula">5.1.1</td>
  855 + <td headers="criterio_51" class="celula">Presença de vídeo na página</td>
  856 + <td headers="como_avaliar_51" class="celula">Presença do elemento &lt;embed&gt; ou &lt;video&gt; com atributos "src" direcionados para arquivo de vídeo ou local de execução de vídeo.</td>
  857 + </tr>
  858 +
  859 + </tbody>
  860 + </table>
  861 +
  862 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 5.2 - Fornecer alternativa para áudio</h3>
  863 + <p class="criterios">Áudio gravado deve possuir uma transcrição descritiva. Além de essencial para pessoas com deficiência auditiva, a alternativa em texto também é importante para úsuarios que não possuem equipamento de som, que desejam apenas realizar a leitura do material ou não dispôem de tempo para ouvir um arquivo multimídia. Neste caso, também é desejavel a alternativa em Libras.</p>
  864 +
  865 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  866 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 5.2</caption>
  867 + <thead>
  868 + <tr>
  869 + <th id="numero_52" class="topo indice0">Número</th>
  870 + <th id="criterio_52" class="topo indice1">Critério</th>
  871 + <th id="como_avaliar_52" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  872 + </tr>
  873 + </thead>
  874 + <tbody>
  875 +
  876 + <tr id="criterio_521">
  877 + <td headers="numero_52" class="celula">5.2.1</td>
  878 + <td headers="criterio_52" class="celula">Presença de áudio na página</td>
  879 + <td headers="como_avaliar_52" class="celula">Presença do elemento &lt;embed&gt; ou &lt;audio&gt; com atributos "src" direcionados para arquivo de audio ou local de execução de áudio.</td>
  880 + </tr>
  881 +
  882 + </tbody>
  883 + </table>
  884 +
  885 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 5.3 - Oferecer audiodescrição para vídeo pré-gravado</h3>
  886 + <p class="criterios">A página deve continuar legível e funcional mesmo quando redimensionada para até 200%. Assim, é preciso garantir que, quando a página for redimensionada, não ocorram sobreposições nem o aparecimento de uma barra horizontal.</p>
  887 +
  888 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  889 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 5.3</caption>
  890 + <thead>
  891 + <tr>
  892 + <th id="numero_53" class="topo indice0">Número</th>
  893 + <th id="criterio_53" class="topo indice1">Critério</th>
  894 + <th id="como_avaliar_53" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  895 + </tr>
  896 + </thead>
  897 + <tbody>
  898 +
  899 + <tr id="criterio_531">
  900 + <td headers="numero_53" class="celula">5.3.1</td>
  901 + <td headers="criterio_53" class="celula">Presença de vídeo na página</td>
  902 + <td headers="como_avaliar_53" class="celula">Presença do elemento &lt;embed&gt; ou &lt;vídeo&gt; com atributos "src" direcionados para arquivo de vídeo ou local de execução de vídeo.</td>
  903 + </tr>
  904 +
  905 + </tbody>
  906 + </table>
  907 +
  908 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 5.4 - Fornecer controle de áudio para som</h3>
  909 + <p class="criterios">Deve ser fornecido um mecanismo para parar, pausar, silenciar ou ajustar o volume de qualquer som que se reproduza na página.</p>
  910 +
  911 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  912 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 5.4</caption>
  913 + <thead>
  914 + <tr>
  915 + <th id="numero_54" class="topo indice0">Número</th>
  916 + <th id="criterio_54" class="topo indice1">Critério</th>
  917 + <th id="como_avaliar_54" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  918 + </tr>
  919 + </thead>
  920 + <tbody>
  921 +
  922 + <tr id="criterio_541">
  923 + <td headers="numero_54" class="celula">5.4.1</td>
  924 + <td headers="criterio_54" class="celula">Presença de áudio na página</td>
  925 + <td headers="como_avaliar_54" class="celula">Presença do elemento &lt;embed&gt; ou &lt;audio&gt; com atributos "src" direcionados para arquivo de áudio ou local de execução de áudio.</td>
  926 + </tr>
  927 +
  928 + </tbody>
  929 + </table>
  930 +
  931 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 6.1 - Fornecer alternativa em texto para os botões de imagem de formulários</h3>
  932 + <p class="criterios">Ao serem utilizados botões do tipo imagem, que servem para o mesmo propósito do botão "submit", deve ser fornecida uma descrição textual para o botão. Para outros tipos de botões é necessario o botão pela imagem que se deseja utilizar através do CSS e aplicar o texto descrito no atributo do valor.</p>
  933 +
  934 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  935 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 6.1</caption>
  936 + <thead>
  937 + <tr>
  938 + <th id="numero_61" class="topo indice0">Número</th>
  939 + <th id="criterio_61" class="topo indice1">Critério</th>
  940 + <th id="como_avaliar_61" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  941 + </tr>
  942 + </thead>
  943 + <tbody>
  944 +
  945 + <tr id="criterio_611">
  946 + <td headers="numero_61" class="celula">6.1.1</td>
  947 + <td headers="criterio_61" class="celula">Botão sem descrição</td>
  948 + <td headers="como_avaliar_61" class="celula">Presença do elemento &lt;input&gt; com o conteúdo do atributo "type", "image" e ausência de conteúdo no atributo "alt" ou ausência do "alt"; presença do elemento &lt;input&gt; com os conteúdos: "button", "reset", ou "submit" e ausência de conteúdo no atributo "value" ou ausência do atributo "value".</td>
  949 + </tr>
  950 +
  951 + </tbody>
  952 + </table>
  953 +
  954 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 6.2 - Associar etiquetas aos seus campos</h3>
  955 + <p class="criterios">As etiquetas de texto devem estar associadas aos seus campos correspondentes no formulário.</p>
  956 +
  957 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  958 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 6.2</caption>
  959 + <thead>
  960 + <tr>
  961 + <th id="numero_62" class="topo indice0">Número</th>
  962 + <th id="criterio_62" class="topo indice1">Critério</th>
  963 + <th id="como_avaliar_62" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  964 + </tr>
  965 + </thead>
  966 + <tbody>
  967 +
  968 + <tr id="criterio_621">
  969 + <td headers="numero_62" class="celula">6.2.1</td>
  970 + <td headers="criterio_62" class="celula">Campo sem label associado</td>
  971 + <td headers="como_avaliar_62" class="celula">Presença do elemento &lt;input&gt; e ausência de elemento &lt;label&gt; com atributo "for" referenciado ao atributo "id" do &lt;input&gt;, ou presença de elemento &lt;input&gt; sem estar dentro de elemento &lt;label&gt;.</td>
  972 + </tr>
  973 +
  974 + </tbody>
  975 + </table>
  976 +
  977 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 6.3 - Estabelecer uma lógica de navegação</h3>
  978 + <p class="criterios">Os elementos do formulário devem ser distribuídos corretamente através do códgio HTML, criando, assim, uma sequência lógica de navegação.</p>
  979 +
  980 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  981 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 6.3</caption>
  982 + <thead>
  983 + <tr>
  984 + <th id="numero_63" class="topo indice0">Número</th>
  985 + <th id="criterio_63" class="topo indice1">Critério</th>
  986 + <th id="como_avaliar_63" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  987 + </tr>
  988 + </thead>
  989 + <tbody>
  990 +
  991 + <tr id="criterio_631">
  992 + <td headers="numero_63" class="celula">6.3.1</td>
  993 + <td headers="criterio_63" class="celula">Presença do elemento FORM e atributo TABINDEX</td>
  994 + <td headers="como_avaliar_63" class="celula">Presença do elemento &lt;form&gt; e atributo "tabindex" nos elementos dentro do &lt;form&gt;.</td>
  995 + </tr>
  996 +
  997 + </tbody>
  998 + </table>
  999 +
  1000 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 6.4 - Não provocar automaticamente alteração no contexto</h3>
  1001 + <p class="criterios">A área que recebe o foco pelo teclado deve ser claramente marcada, devendo a área de seleção ser passível de ser clicada.</p>
  1002 +
  1003 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  1004 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 6.4</caption>
  1005 + <thead>
  1006 + <tr>
  1007 + <th id="numero_64" class="topo indice0">Número</th>
  1008 + <th id="criterio_64" class="topo indice1">Critério</th>
  1009 + <th id="como_avaliar_64" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  1010 + </tr>
  1011 + </thead>
  1012 + <tbody>
  1013 +
  1014 + <tr id="criterio_641">
  1015 + <td headers="numero_64" class="celula">6.4.1</td>
  1016 + <td headers="criterio_64" class="celula">Presença de alteração automática de contexto sem que o usuário tenha conhecimento</td>
  1017 + <td headers="como_avaliar_64" class="celula">Presença do elemento &lt;form&gt; e nos seus elementos internos, retirando os elementos &lt;input&gt; com os conteúdos no atributo "type": button, submit, reset; utilização dos eventos (atributos): onchange, onblur, onfocus, onformchange, onforminput, oninput, oninvalid, onreset, onselect, onsubmit, onkeydown, onkeypress, onkeyup, onclick; ou a presença do elemento &lt;form&gt; e nos seus elementos internos a utilização dos eventos (atributos): ondbclick, ondrag, ondragend, ondragcenter, ondragleave, ondragover, ondragstart, ondrop, onmousedown, onmousemove, onmouseout, onmouseover, onmouseup, onmousewheel, onscroll, ou a presença de funções javascript in-line (código javascript em elementos html), interno (código javascript dentro do elemento &lt;script&gt;) e externo (código javascript referenciado pelo elemento &lt;script&gt; por meio do atributo "src") que permitem comportamento na página sem apresentar aviso para o utilizador da página.</td>
  1018 + </tr>
  1019 +
  1020 + </tbody>
  1021 + </table>
  1022 +
  1023 + <h3 class="subtitulo">Recomendação 6.7 - Agrupar campos de formulário</h3>
  1024 + <p class="criterios">É recomendado que os campos com informações relacionadas sejam agrupadas utilizando elementos com esta finalidade na própria linguagem HTML, principalmente em formulários longos. O agrupamento deverá ser feito de maneira lógica, explicitando claramente o propósito ou natureza dos agrupamentos.</p>
  1025 +
  1026 + <table class="tabelaCriterioSucesso">
  1027 + <caption class="capitulo">Critérios de Avaliação e como avaliar Recomendação 6.7</caption>
  1028 + <thead>
  1029 + <tr>
  1030 + <th id="numero_67" class="topo indice0">Número</th>
  1031 + <th id="criterio_67" class="topo indice1">Critério</th>
  1032 + <th id="como_avaliar_67" class="topo indice2">Como avaliar</th>
  1033 + </tr>
  1034 + </thead>
  1035 + <tbody>
  1036 +
  1037 + <tr id="criterio_671">
  1038 + <td headers="numero_67" class="celula">6.7.1</td>
  1039 + <td headers="criterio_67" class="celula">Existência de formulário e inexistência de agrupamento de campos</td>
  1040 + <td headers="como_avaliar_67" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;form&gt; e dentro desse os elementos: &lt;input&gt;, &lt;textarea&gt;, &lt;button&gt;, &lt;select&gt;, &lt;option&gt;, &lt;label&gt; e ausência do elemento &lt;fieldset&gt;.</td>
  1041 + </tr>
  1042 +
  1043 + <tr id="criterio_672">
  1044 + <td headers="numero_67" class="celula">6.7.2</td>
  1045 + <td headers="criterio_67" class="celula">Uso de campo de seleção sem agrupamento.</td>
  1046 + <td headers="como_avaliar_67" class="celula">Verificar a presença do elemento &lt;form&gt; e dentro desse o elemento &lt;select&gt; e ausência do elemento &lt;optgroup&gt; para conteúdos do &lt;select&gt; que precisem de agrupamento.</td>
  1047 + </tr>
  1048 +
  1049 + </tbody>
  1050 + </table>
  1051 +
  1052 + </jsp:body>
  1053 +</t:baseLayout>
  1054 +
  1055 +
... ...