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Módulo de Integração SEI - PEN

Data de criação: 27/05/2016 Data de atualizaçao: 12/09/2017 Versão: 1.0.0

REQUISITOS PARA INSTALAÇÂO:

  • SEI 3.0.5 (ou superior) instalada (verificar valor da constante de versão do SEI no arquivo sei/SEI.php)

  • Usuário de acesso ao banco de dados do SEI e SIP com as devidas permissões de acesso para modificar estrutuda do banco de dados. Após a instalação, o usuário de manutenção deverá ser alterado para outro contendo apenas as permissões de escrita no banco de dados.

  • Caso o ambiente do ConectaGov utilizado nesta configuração esteja utilizando HTTPS com certificado digital do ICP-Brasil, será necessário configurar a cadeia de certificados do ICP-BRASIL como confiáveis nos nós de aplicação do SEI. Como todas as comunicações realizadas com o ConectaGov utilizarão conexão segura via HTTPS com certificados digitais emitidos pela cadeia do ICP-Brasil, os servidores de aplicação precisam ser configurados para reconhecer esta cadeia como confiável, o que não é padrão nos sistemas operacionais atuais. Com isto, os seguintes comandos precisam ser executados em cada nós de aplicação do SEI, incluindo aquele responsável pelo tratamento das tarefas agendadas:

    • Copie o certificado da cadeia de CA utilizado pelo ConectaGov para o diretório /usr/local/share/ca-certificates:

cp /usr/local/share/ca-certificates

  • Efetue a atualização da lista de certificados confiáveis do SO > sudo update-ca-certificates >
    • Para concluir os procedimentos de configuração do módulo, será necessário registrar no portal do Processo Eletrônico Nacional - PEN as unidades administrativas que poderão realizar trâmites externo ou recebimento de processos/documentos externo no SEI. Este procedimento precisa ser realizado pelo gestor de protocolo previamente habilitado no portal do PEN. Para maiores informações, acesse o endereço eletrônico http://conectagov.processoeletronico.gov.br/ ou entre em contato pelo e-mail processo.eletronico@planejamento.gov.br

PROCEDIMENTOS PARA INSTALAÇÂO:

1) Fazer backup dos banco de dados do SEI, SIP e repositórios de arquivos.

2) Instalar o gearmand e o supervisord no servidor responsável por tratar o agendamento de tarefas do sistema. Importante: É imprescindível que seja no mesmo nó em que está configurado o CRON de agendamento principal do SEI.

# Pre-requisito. Caso contrario, os demais pacotes não são encontrados no CentOS7
yum install epel-release && yum update

# Instalação do Gearman e supervisord               
yum install supervisor gearmand libgearman libgearman-devel php56*-pecl-gearman

3) Configuração do supervisor. ATENÇÃO 1: No parâmetro 'user' deve ser configurado o usuário que executa o servidor web (verifique no seu servidor qual é o usuario. Ex.: apache) ATENÇÂO 2: Verifique se a localização dos scripts ProcessarPendenciasRN.php e PendenciasTramiteRN.php estão corretas no parâmetro 'command'

vi /etc/supervisord.conf
...
# Adicione no final do arquivo
[program:sei_processar_pendencias]
command=/usr/bin/php -c /etc/php.ini /opt/sei/web/modulos/pen/rn/ProcessarPendenciasRN.php
numprocs=1
directory=/opt/sei/web
user=apache
autostart=true
autorestart=true
log_stderr=true
stdout_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stdout.log
stderr_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stderr.log

[program:sei_monitorar_pendencias]
command=/usr/bin/php -c /etc/php.ini /opt/sei/web/modulos/pen/rn/PendenciasTramiteRN.php
numprocs=1
directory=/opt/sei/web
user=apache
autostart=true
autorestart=true
log_stderr=true
stdout_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stdout.log
stderr_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stderr.log

4) Configurar agendamento de tarefas de reinicialização de serviços caso se identifique os estes estão indisponíveis

Esta configuração é recomendada como contingência em conjunto com o Supervisor para garantir que os serviços de integração não serão desativados em caso de indisponibilidade momentânea da infraestrutura do ConectaGov.

No mesmo servidor em que está instalado/configurado o supervisor e gearman (passo 3), configurar o script verificar-servicos.sh, localizado na raiz do módulo, no serviço de agendamento CRON. Sugerimos que o tempo de monitoramento e tentativa de reativação seja configurado em 10 minutos.

4.1) Copiar script de verificação dos serviços de integração do ConectaGov para a pasta de arquivos binários do SEI Atenção: Altere a referência para [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO] descrito abaixo cp [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/web/modulos/pen/verificar-servicos.sh /opt/sei/bin/

4.2) Configurar agendamento no cron Atenção: Altere a referência para [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO] descrito abaixo

# crontab -e 
*/10 * * * * [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]`enter code here`/sei/bin/verificar-servicos.sh

6) Editar o arquivo "sei/ConfiguracaoSEI.php", tomando o cuidado de usar editor que não altere o charset do arquivo, para adicionar a referência ao módulo PEN na chave 'Modulos' abaixo da chave 'SEI': Atenção para as virgulas nos finais das linhas

    'SEI' => array(
        'URL' => 'http://[servidor sei]/sei',
        'Producao' => true,
        'RepositorioArquivos' => '/var/sei/arquivos',
        'Modulos' => array(),
        ),

Adicionar a referência ao módulo PEN na array da chave 'Modulos' indicada acima:

'Modulos' => array('PENIntegracao' => 'pen')

7) Mover o diretório de arquivos do módulo "pen" para o diretório sei/web/modulos/.

8) Colocar o arquivo do certificado digital utilizado para integração com o ConectaGov no diretório "sei/config/".

Os certificados digitais necessários para conectar aos ambientes de desenvolvimento e homologação do PEN estão localizados no paco​te de instalação. Para o ambiente de produção, deverá ser utilizado um certificado digital válido gerado por uma Autoridade de Registro - AR confiável (Exemplo: ICP-Brasil, Certisign, Verisign, etc.).

9) Copiar o arquivo de instalação do módulo no SEI sei_atualizar_versao_modulo_pen.php para a pasta sei/scripts

10) Copiar o arquivo de instalação do módulo no SIP sip_atualizar_versao_modulo_pen.php para a pasta sip/scripts

11) Executar o script "sip_atualizar_versao_modulo_pen.php" para atualizar o banco de dados do SIP para o funcionamento do módulo:
Atenção: Altere a referência para [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO] descrito abaixo

# php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sip/scripts/sip_atualizar_versao_modulo_pen.php

12) Executar o script sei_atualizar_versao_modulo_pen.php para inserção de dados no banco do SEI referente ao módulo. Atenção: Altere a referência para [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO] descrito abaixo

# php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/scripts/sei_atualizar_versao_modulo_pen.php

13) Atualizar a tabela [md_pen_unidade] com os seus respectivos valores do campo "id_unidade_rh".

Atenção: Esta configuração será realizada diretamente no banco de dados somente nesta primeira versão do módulo. Os ID's de unidades são gerenciados pela própria instituiçao no portal do Processo Eletrônico Nacional: http://conectagov.processoeletronico.gov.br. Na fase de homologação do sistema, estes valores serão passados pela SETIC/MP.

update md_pen_unidade set id_unidade_rh = [ID_UNIDADE_PEN] where id_unidade = [ID_UNIDADE_SEI];

14) Configuração de unidade administrativa virtual para gerenciamento de envio e recebimento de processos pelo módulo.

Esta configuração é necessária para o SEI realizar as devidas regras de registro de históricos de trâmites externos e bloqueio de edição metadados de processos/documentos. Tal unidade será utilizada internamente pelo módulo e não deverá ter acesso liberado para nenhum usuário do sistema.

14.1) Acessar o SIP e criar uma nova unidade administrativa com as seguintes configurações:

sigla: EXTERNO
nome: Unidade Externa

14.2) Configurar a nova unidade na hierarquia do SEI, através da funcionalidade SIP >> Hierarquias >> Montar

Sugerimos que está unidade seja configurada no mesmo nível hierárquico da unidade de teste padrão existente no SEI. Para saber qual é a unidade de testes, basta verificar o parâmetro do SEI chamado SEI_UNIDADE_TESTE

14.3) Obter o número de identificação da nova unidade para posterior configuração dos parâmetros do módulo de integração. O código da nova unidade pode ser obtido através da funcionalidade SEI >> Administração >> Unidades >> Listar

15) Configuração de tipo de processo a ser aplicado aos processos recebidos de outras instituições.

Como o processo de recebimento de novos processos será feito de forma automática pelo módulo de integração, o sistema precisa atribuir um Tipo de Processo padrão para o novo procedimento recebido. Importante lembrar que a criação de um novo tipo de processo não é obrigatório, sendo possível utilizar outro pré-existente.

Caso a opção for pela criação de um novo tipo de processo específico, segue abaixo sugestão para configuração:

15.1) Criar um novo Tipo de Processo pela funcionalidade SEI >> Administração >> Tipo de Processo

Nome: Demanda Externa: Outros Órgãos Públicos Descrição: Processos recebidos de outras instituições Sugestão de Assuntos: [A CLASSIFICAÇÃO DE ASSUNTO DEVE SER DEFINIDO JUNTAMENTE COM A ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO] Ex: 019.01 - INFORMAÇÕES SOBRE O ÓRGÃO Restringir aos Órgãos: [vazio] Restringir às Unidades: [vazio] Níveis de Acesso Permitidos: Público Nível de Acesso Sugerido: Público Processo único no órgão por usuário: Não Interessado: Não Interno do Sistema: Sim

15.2) Obter o número de ID do novo Tipo de Processo para posterior configuração dos parâmetros do módulo de integração. O ID do novo Tipo de Processo pode ser obtido através da funcionalidade SEI >> Administração >> Tipo de Processo >> Listar

16) Configurar os parâmetros do Módulo de Integração Pen (Menu: SEI >> Infra >> Parâmetros)

PEN_ENDERECO_WEBSERVICE: [Endereço dos serviços de integração do PEN]

=> PEN_ENDERECO_WEBSERVICE_PENDENCIAS: [Endereço dos serviços de notificação de trâmites de processos]

=> PEN_ID_REPOSITORIO_ORIGEM: ID do repositório de origem do órgão na estrutura organizacional. Este identificador é enviado para a instituição junto com o pacote de integração. Exemplo: 1 (Código de identificação da estrutura organizacional do Poder Executivo [SIORG])

=> PEN_LOCALIZACAO_CERTIFICADO_DIGITAL: Localização do certificado digital o órgão (arquivo do passo 8)

=> PEN_NUMERO_TENTATIVAS_TRAMITE_RECEBIMENTO: Valor padrão: 3

=> PEN_TAMANHO_MAXIMO_DOCUMENTO_EXPEDIDO: Valor padrão: 50

=> PEN_SENHA_CERTIFICADO_DIGITAL: Senha do certificado digital Atenção: Configuração de senha será modificada na próxima versão para utilização de criptografia

=> PEN_TIPO_PROCESSO_EXTERNO: Id do tipo de documento externo. Configurar com o ID do Tipo de Processo Externo configurado no passo 15

=> PEN_UNIDADE_GERADORA_DOCUMENTO_RECEBIDO: Id da unidade de origem que serão atribuídos os documentos recebidos de um outro órgão. Configurar com o ID da Unidade criada no passo 14

17) Iniciar Gearman e Supervisor Atenção: Altere a referência para [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO] descrito abaixo:

service gearmand start && service supervisord start

Executar o comando "ps -ef" e verificar se os dois processos seguintes estão em execução:

/usr/bin/php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/modulos/pen/rn/PendenciasTramiteRN.php

/usr/bin/php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/modulos/pen/rn/ProcessarPendenciasRN.php

Caso não esteja houve algum problema de configuração e a expedição de processos não irá funcionar. Atenção: Importante colocar o serviço para ser iniciado automaticamente juntamente com o servidor.

18) Realizar o mapeamento de tipos de documentos do SEI com as especies documentais definidas no PEN, tanto de envio quanto de recebimento.

Esta configuração deve ser feita antes de começar a utilização do módulo.

  • "Administração" => "Tipos de Documentos" => "Mapeamento de Tipos de Documento" => "Recebimento" => "Cadastrar"
  • "Administração" => "Tipos de Documentos" => "Mapeamento de Tipos de Documento" => "Envio" => "Cadastrar".

Obs.: Os tipos de documentos a serem mapeados deverão estar configurados no SEI como Externo ou Interno/Externo

19) O protocolo de comunicação implementado pelo PEN realiza a geração e assinatura digital de recibos de entrega e conclusão dos trâmites de processo. Para a correta geração dos recibos pelo módulo, é indispensável que todos os nós da aplicação estejam configurados com o serviço de sincronização de relógios oficial NTP.br.

Este link pode ajudar a configurar conforme o SO utilizado: http://ntp.br/guia-linux-comum.php

20) Configurar as permissões de segurança para os perfis e unidades que poderão realizar o trâmite externo de processos no sistema.

Por padrão, as funcionalidades (recursos) criados pelo módulo não são atribuídos automaticamente à um perfil específico do sistema, evitando sua disponibilização para todos os usuários do sistema sem a prévia definição dos administradores.

Sugerimos que seja criado um novo perfil de usuário que receberá as permissões aos novos recursos incluidos pelo módulo (pen_*). Este novo perfil deverá ser atribuído aos usuários que podem realizar o trâmite externo de processos para outras instituições.