Sistema de Monitoramento do Usuário da Rede de Proteção Social Municipal – README.md

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Sistema de Monitoramento do Usuário da Rede de Proteção Social Municipal

Requisitos: - Sistema Operacional Ubuntu Linux 12.04.2 LTS (ou superior) - Apache 2.2 - PHP 5.4 - PostgreSQL 8.4 - GD 5.3 - Acesso à internet, com a porta 80 tcp de entrada liberada

  1. Abrir o terminal e se logar como administrador (root)

    sudo su

  2. Instalar os pacotes apache2, php5, postgresql, php5-pgsq, php5-gd e ttf-mstcorefonts-installer

    apt-get install apache2 postgresql php5-pgsql php5-gd php5 ttf-mstcorefonts-installer

  3. Reiniciar o apache

    /etc/init.d/apache2 restart

  4. Descompactar o arquivo pcni_htdocs.tar.bz2 no diretório htdocs do apache (usualmente /var/www).

    cd /var/www tar -xvf /pcni_htdocs.tar.bz2

  5. Logar-se como usuário 'postgres'

    su - postgres

  6. Criar um usuário de banco de dados chamado 'semge', com senha 'semge', e permissão de superusuário

    createuser -sPE semge

  7. Criar os seguintes usuários de banco de dados, com permissão de superusuário e sem senha: labbiousr, prematuser e rsi1

    createuser -s labbiousr createuser -s prematuser createuser -s rsi1

  8. Criar um banco de dados chamado 'pcni', cujo dono é o usuário 'semge' criado anteriormente

    createdb -O semge pcni

  9. Carregar o script 'pcni_v0.sql' no banco de dados criado

    psql pcni

  10. Sair do login do usuário 'postgres' voltar para o login de administrador

    exit
    
  11. Iniciar a configuração do crontab para adição de dois cronjobs

    crontab -e

  12. Adicionar as seguintes linhas, salvar o arquivo e sair do editor

    00 02 01 * * wget -q http://localhost/painel/dedurador.php 00 03 * * * wget -q http://localhost/painel/cobrador.php

  13. Mudar a permissão dos diretórios /educacao/images/alunos e /educacao/images/professores para dar permissao de escrita ao Apache

    chmod 775 /var/www/educacao/images/{alunos,professores}
    chgrp www-data /var/www/educacao/images/{alunos,professores}
    
  14. Abrir o browser e colocar como endereço o ip do computador no qual o sistema está sendo instalado. Aparecerá uma tela com links para os diversos sistemas. Cada um apresenta uma tela de autenticação.

  15. Para os sistemas da educacao, saude, CREAS, CRAS e painel é necessário se autenticar como administrador e efetuar a configuração de cada sistema (cadastro de usuário, etc). Em sistemas recém-instalados, foi configurado o usuario 'admin', com senha '!qwe123123*' (sem aspas). Use-o para entrar em cada sistema, lembrando de alterar esta senha para uma mais segura.

  16. Mover os arquivos pcni_v0.sql, manual_instalacao.txt que estão no diretório htdocs do apache para outro lugar (por exemplo, /root)

    mv /var/www/{pcni_v0.sql,manual_instalacao.txt} ~

  17. O sistema está agora pronto para ser utilizado