glossario.html
7.42 KB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
<h1>Glossário de termos </h1>
<p>Esse tópico você encontra os principais termos e conceitos envolvidos no GeoSáude.
<h2>API</h2>
<p>API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.
<h2>Cartografia</h2>
<p>A área do geoprocessamento que se preocupa em apresentar um modelo de representação de dados para os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico.
<h2>CSV</h2>
<p>O CSV é um implementação particular de arquivos de texto separados por um delimitador, normalmente a vírgula, e a quebra de linha para separar os valores. O formato também usa as aspas em campos no qual são usados os caracteres reservados (vírgula e quebra de linha).
<p>
Essa robustez no formato torna o CSV mais amplo que outros formatos digitais do mesmo segmento.
<h2>Dado Geoespacial</h2>
<p>Dado ou informação geoespacial: aquele que se distingue essencialmente pela componente espacial, que associa a cada entidade ou fenômeno uma localização na Terra, traduzida por sistema geodésico de referência, em dado instante ou período de tempo, podendo ser derivado, entre outras fontes, das tecnologias de levantamento, inclusive as associadas a sistemas globais de
posicionamento apoiados por satélites, bem como de mapeamento ou de sensoriamento remoto.
<h2>Geoprocessamento</h2>
<p>É um ramo da Geomática que engloba o conjunto de técnicas ligadas à informação espacial, quer seja no tocante a coleta, armazenamento, tratamento e análise, bem como uso integrado desses dados geográficos. Estas técnicas ou tecnologias são comumente chamadas de Geotecnologias.
<h2>Geotecnologias</h2>
<p>São as tecnologias que dão suporte ao geoprocessamento. São exemplos de Geotecnologias: Topografia; Fotogrametria; Cartografia; Sensoriamento Remoto; Posicionamento por Satélite; Geoestatística; Banco de Dados Geográficos; WebMapping; SIG.
<h2>GNU</h2>
<p>GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
<p>A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é coberto por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.
<h2>HTML</h2>
<p>HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores.
<h2>IP</h2>
<p>O endereço IP, de forma genérica, é um endereço que indica o local de um nó em uma rede local ou pública. O endereço do i3GeoSaúde em sua máquina local é chamado "localhost".
<h2>JSON</h2>
<p>JSON (com a pronúncia ['dʒejzən]), um acrônimo para " Java Script Object Notation", é um formato leve para intercâmbio de dados computacionais. JSON é um subconjunto da notação de objeto de JavaScript, mas seu uso não requer Javascript exclusivamente.
<h2>KLM</h2>
<p>Keyhole Markup Language (KML) é uma linguagem baseada em XML e serve para expressar anotações geográficas e visualização de conteúdos existentes nessa linguagem como mapas em 2D e navegadores terrestre em 3D. KML foi desenvolvido para uso com o
Google Earth, que era originalmente chamado de Keyhole Earth Viewer. Este foi criado por Keyhole, Inc, e que mais tarde foi adquirida pelo Google em 2004.
<h2>KMZ</h2>
<p>Variação compactada do formato KML.
<h2>Pixel</h2>
<p>Pixel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento
num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
<h2>Shapefile</h2>
<p>O Esri Shapefile ou simplesmente shapefile é um formato popular de arquivo contendo dados geoespacials em forma de vetor, usado por Sistemas de Informações Geográficas também conhecidos como SIG. Foi desenvolvido e regulamentado por Esri como um especificação aberta para interoperabilidade por dados entre os softwares de Esri e de outros fornecedores.
<h2>SIG</h2>
<p>O termo SIG (Sistema de Informação Geográfica) ou GIS (Geographic Information System) denota um sistema computacional integrado por software, ferramentas e procedimentos para manipular dados geoespaciais.
<h2>Tabela de atributos</h2>
<p>Dados descritivos armazenados na forma de linhas e colunas referentes aos elementos do terreno representados em um mapa digital.
<h2>URL</h2>
<p>Um URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura:
<p>protocolo://máquina/caminho/recurso
<h2>Variável</h2>
<p>Representa um fenômeno a ser observado que está ligado a um dado conjunto de resultados possíveis, medidos e classificados.
<h2>Web Services</h2>
<p>Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações de diferentes tecnologias e plataformas. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services
são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.
<h2>WMS</h2>
<p>Web Map Service (WMS)---(em Português, serviço de mapa pela Internet)---, é a especificação de um formato, que tem como objetivo poder colocar um mapa num ficheiro ou página na Internet.
<h2>XML</h2>
<p>XML (Extensible Markup Language) é uma tecnologia padrão (W3C) para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.