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Documentação de Apoio
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.. _referencia:
Gerar Chave SSH
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Antes de gerar a chave SSH, verifique se o seu sistema já não possui uma chave::
$ cat ~/.ssh/id_rsa.pub
Se o comando acima retornar uma grande string que inicia com ``ssh-rsa`` ou ``ssh-dsa``, você já possui uma chave e, portanto, pode pular essa parte do guia.
Para gerar a chave, apenas abra o terminal e digite o comando::
$ ssh-keygen -t rsa -C "seu_email"
O comando acima irá perguntar em que arquivo e diretório você deseja armazenar sua chave, você pode apenas apertar ``Enter`` para usar o valor padrão. Também será perguntado se você deseja proteger sua chave com uma senha. A senha não é obrigatória, você pode ignorar essa configuraçao apenas apertando ``Enter``. Vale lembrar que essa senha não pode ser alterada posteriormente.
Configurar Chave SSH no Portal SPB
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Primeiramente, para conseguir configurar sua chave SSH no seu perfil do SPB é necessário estar registrado no portal. O registro pode ser feito em: https://portal.softwarepublico.gov.br/account/register .
Após efetuar o login no Portal SPB, clique em ``Código``, no menu principal do portal, e em seguida em ``Perfil``. Dentro do seu perfil, existe um outro menu e uma das suas opções é ``Chaves SSH``, clique nela. Nesta página você pode gerenciar suas chaves SSH, então clique em **Adicionar Chave SSH**. Utilize o comando abaixo no terminal para obter sua chave SSH::
$ cat ~/.ssh/id_rsa.pub
ssh-rsa AAARB3NzaC1yc2EAAAADAQEVAAABAQCops6nAMYWRR/
w9fDZe6LIVh5y9YwW9c10F0DCUkvEYp8E3gtmKOIz5vQewqAtqUnHmFWcIzEPhqU/Pi2UCnPfFUz+MbBZSEmSbe9mJa/
aVpR5uBfEscVPH+mN0bdsqDUHhSTboSe64D+MCbflKhVyjwL/wZuXdzmFtJ4Jv8D7aLm5bNQRfw0oCE7cWYc3O9PULSS9005nO91Tk4
w5gaA9B4i3GNRnbhaUgjis6pD9ln9dY2LmCs1mLRkZg09ocMdzq3eohhfpPTykPE+I6WDAyYFPyIJDT+AQQQ1qvFnmgYg6HpgWpXBv2
w8fWcPu5nc8pmKRwmzO2LSKvdfWIXgd nome-do-usuario@hostname
Copie o output do comando ``cat ~/.ssh/id_rsa.pub``, digite um título para a chave no campo ``Titulo``, cole a chave no campo ``Chave`` e clique em **Adicionar Chave**.
Pronto! Sua chave foi adicionada e vinculada à sua conta no Portal SPB.
Copiar Chave SSH
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Para evitar o trabalho de ter que digitar a senha dos servidores toda vez que uma conexão SSH for feita, podemos apenas copiar a chave SSH para o servidor e, assim, o servidor já reconhece a sua chave e não solicita a senha.
Os comandos que podem ser utilizados para realizar a cópia da chave são::
$ ssh-copy-id usuario@ip-hostname
$ ssh-copy-id ip-hostname
Onde:
* ``usuario``: é o usuário que você deseja usar para entrar na máquina destino. Caso esse parametro não seja passado, o próprio comando, automaticamente, utiliza o usuário logado na máquina no momento em que foi executado como parâmetro.
* ``ip-hostname``: é o ip ou hostname da máquina destino.
Ao executar o comando, será solicitada a senha do usuário fornecido. Uma vez informada, as próximas conexões via SSH, utilizando esse usuário, não precisarão ser autenticadas.
No contexto do SPB, é necessário que a chave da estação de trabalho seja copiada para **todas** as máquinas do ambiente @@SPB_ENV@@, ou seja, o comando acima deverá ser executado para cada ip listado em ``config/@@SPB_ENV@@/ips.yaml``::
@@config(ips.yaml)@@
Caso os ambientes já tenham sido convergidos anteriormente, não será possível executar o comando ``ssh-copy-id``, pois as portas SSH estarão fechadas pelo firewall. Nesse caso, a chave deverá ser copiada manualmente::
$ cat ~/.ssh/id_rsa.pub
ssh-rsa AAARB3NzaC1yc2EAAAADAQEVAAABAQCops6nAMYWRR/
w9fDZe6LIVh5y9YwW9c10F0DCUkvEYp8E3gtmKOIz5vQewqAtqUnHmFWcIzEPhqU/Pi2UCnPfFUz+MbBZSEmSbe9mJa/
aVpR5uBfEscVPH+mN0bdsqDUHhSTboSe64D+MCbflKhVyjwL/wZuXdzmFtJ4Jv8D7aLm5bNQRfw0oCE7cWYc3O9PULSS9005nO91Tk4
w5gaA9B4i3GNRnbhaUgjis6pD9ln9dY2LmCs1mLRkZg09ocMdzq3eohhfpPTykPE+I6WDAyYFPyIJDT+AQQQ1qvFnmgYg6HpgWpXBv2
w8fWcPu5nc8pmKRwmzO2LSKvdfWIXgd nome-do-usuario@hostname
O output do comando acima é a sua chave pública, ela deverá ser copiada e colada, manualmente, em ``~/.ssh/authorized_keys`` do usuário desejado. Esse procedimento deve ser repetido em todas as máquinas listadas em ``config/@@SPB_ENV@@/ips.yaml``.
Gerenciando listas de email
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O Mailman fornece alguns scripts para administração das listas de email, tais programas podem ser encontrados na máquina ``integration`` em ``/usr/lib/mailman/bin``.
Removendo uma lista::
$ cd /usr/lib/mailman/bin
$ sudo ./rmlist nome_da_lista
Note que o comando acima não remove os históricos (archives) da lista. Para remover uma lista juntamente com seu histórico::
$ cd /usr/lib/mailman/bin
$ sudo ./rmlist -a nome_da_lista
Além disto, o Colab também armazena os dados relacionados aos históricos das listas. Para remover tais dados deve-se acessar ``<DOMINIO>/colab/admin/``, onde ``<DOMINIO>`` é o domínio do ambiente em que se deseja realizar a operação, como por exemplo: portal.softwarepublico.gov.br, clicar em Mailing Lists e remover a lista que desejar. Note que os dados não poderão ser restaurados.
Alterando a senha de administrador do Mailman::
$ cd /usr/lib/mailman/bin
$ sudo ./mmsitepass nova_senha
Gerenciando aliases de email
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Como a máquina ``integration`` é o destino final de emails recebidos pela
plataforma, é nela onde deve ser feita a gestão de aliases
``@@@external_hostname@@``.
Para fazer a configuração inicial, basta instruir o postfix a ler os aliases de
um arquivo, digamos, ``/etc/postfix/aliases``::
$ sudo postconf virtual_alias_maps=hash:/etc/postix/aliases
Em seguida é necessário fazer com que o serviço ``postfix`` recarregue as suas
configurações::
$ sudo systemctl reload postfix
Os aliases devem então ser mantidos neste arquivo. Um alias por linha, no
formato ``<ALIAS> <DESTINO>``. Exemplo::
admin@@@external_hostname@@ softwarepublico@planejamento.gov.br
exemplo@@@external_hostname@@ exemplo@planejamento.gov.br
Após cada alteração no ``/etc/postfix/aliases`` (incluindo a sua criação), é
necessário compilá-lo num banco de dados otimizado com o seguinte comando::
$ sudo postmap /etc/postfix/aliases