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README.md

Manual do Módulo ConectaGov

O módulo conectagov é o responsável por integrar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI à plataforma de interoperabilidade do Processo Eletrônico Nacional - PEN.

O projeto ConectaGov tem como objetivo interligar todos os sistema de processo eletrônico do Poder Executivo Federal a fim de simplificar a troca de documentos oficiais entre instituições de forma rápida e segura.

A utilização deste módulo adicionará novas funcionalidades ao SEI permitindo, entre outros:

  • Enviar processos administrativos para instituições externas
  • Receber processos administrativos de outros órgãos
  • Acompanhar a relação de processos em trâmite externo

Para maiores informações sobre o ConectaGov e o PEN, acesse http://www.planejamento.gov.br/pensei.

Este manual está estruturado nas seguintes seções:

  1. Instalação Procedimentos de instalação do módulo nos servidores de aplicação e atualização do banco de dados.

  2. Configuração Orientações voltadas para o administrador do sistema configurar os parâmetros do módulo para o correto funcionamento da integração.

  3. Utilização Apresentação das funcionalidades que permitem o trâmite externo de processos e o acompanhamento de seu histórico.

  4. Suporte Canais de comunicação para resolver problemas ou tirar dúvidas sobre o módulo e os demais componentes do ConectaGov.

Instalação

Pré-requisitos

  • SEI versão 3.0.5 ou superior instalada.
  • Usuário de acesso ao banco de dados do SEI e SIP com permissões para criar novas estruturas no banco de dados.

Para iniciar os procedimentos de configuração do módulo, será necessário registrar no ConectaGov as unidades administrativas que poderão realizar o envio e recebimento de processos/documentos externo no SEI. Este procedimento precisa ser realizado pelo Gestor de Protocolo previamente habilitado no portal do ConectaGov. Para maiores informações, acesse http://conectagov.processoeletronico.gov.br/ ou entre em contato pelo e-mail processo.eletronico@planejamento.gov.br

Procedimentos

  1. Fazer backup dos banco de dados do SEI e SIP e dos arquivos de configuração do sistema.

  2. Instalar o gearmand e o supervisord no servidor responsável por tratar o agendamento de tarefas do sistema. Estes dois componentes são utilizados para gerenciar a fila de recebimento de novos processos de forma assíncrona pelo SEI. Importante: É imprescindível que os dois sejam instalados no mesmo nó de aplicação em que está configurado o CRON de agendamento principal do SEI.

    Exemplo de instalação do German e Supervisor no CentOS:

    # pre-requisito
    yum install epel-release && yum update
    
    # instalação do gearman e supervisord               
    yum install supervisor gearmand libgearman libgearman-devel php56*-pecl-gearman
    
  3. Configuração dos serviços de recebimento de processos no supervidor

    Neste passo será configurado os dois scripts PHP responsáveis por fazer monitoramento de pendências de trâmite no ConectaGov e processar o recebimento de novos processos.

    As linhas de configuração apresentadas abaixo deverão ser adicionadas no final do arquivo de configuração do Supervisor (/etc/supervisord.conf).

    Atenção 1: No parâmetro [user] deve ser configurado o usuário que executa o servidor web (verifique no seu servidor qual é o usuario. Ex.: apache) Atenção 2: Verifique se a localização dos scripts ProcessarPendenciasRN.php e PendenciasTramiteRN.php estão corretas no parâmetro [command].

    Exemplo de configuração do supervisor:

    # adicione no final do arquivo
    [program:sei_processar_pendencias]
    command=/usr/bin/php -c /etc/php.ini /opt/sei/web/modulos/pen/rn/ProcessarPendenciasRN.php
    numprocs=1
    directory=/opt/sei/web
    user=apache
    autostart=true
    autorestart=true
    log_stderr=true
    stdout_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stdout.log
    stderr_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stderr.log
    
    [program:sei_monitorar_pendencias]
    command=/usr/bin/php -c /etc/php.ini /opt/sei/web/modulos/pen/rn/PendenciasTramiteRN.php
    numprocs=1
    directory=/opt/sei/web
    user=apache
    autostart=true
    autorestart=true
    log_stderr=true
    stdout_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stdout.log
    stderr_logfile=/var/log/supervisor/sei-supervisord-stderr.log
    
  4. Configurar a tarefa de reinicialização de serviços caso se identifique possíveis indisponibilidades.

    Esta configuração é recomendada como contingência para garantir que os serviços de integração não serão desativados em caso de indisponibilidade momentânea da infraestrutura do ConectaGov.

    Os procedimento descritos abaixo deverão ser executados no mesmo servidor em que está instalado o supervisor e o gearman (passo 3).

    Mova o script verificar-servicos.sh, localizado na raiz do diretório do módulo, para a pasta de sei/bin do SEI.

    cp [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/web/modulos/pen/verificar-servicos.sh /opt/sei/bin/
    

    Configure este script no serviço de agendamento CRON com uma periodicidade sugerida de 10 minutos, tempo este utilizado para o devido monitoramento e tentativa de reativação dos serviços.

    # crontab -e 
    */10 * * * * [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/bin/verificar-servicos.sh
    
  5. Configurar módulo ConectaGov no arquivo de configuração do SEI

    Editar o arquivo sei/config/ConfiguracaoSEI.php, tomando o cuidado de usar editor que não altere o charset ISO 5589-1 do arquivo, para adicionar a referência ao módulo PEN na chave [Modulos] abaixo da chave [SEI]:

    'SEI' => array(
        'URL' => 'http://[servidor sei]/sei',
        'Producao' => true,
        'RepositorioArquivos' => '/var/sei/arquivos',
        'Modulos' => array('PENIntegracao' => 'pen'),
        ),
    

    Adicionar a referência ao módulo PEN na array da chave 'Modulos' indicada acima:

    'Modulos' => array('PENIntegracao' => 'pen')
    
  6. Mover o diretório de arquivos do módulo "pen" para o diretório sei/web/modulos/ Importante renomear a pasta do módulo "mod-sei-pen" para somente "pen" por questões de padronização de nomenclatura.

  7. Mover o arquivo do certificado digital utilizado para integração com o ConectaGov para o diretório "sei/config/".

    Para melhor organização dos arquivos dentro do diretório sei/config, sugerimos a criação da uma nova pasta chamada sei/config/certificados_mod_conectagov para adicionar estes arquivos.

    Os certificados digitais para conectar aos ambientes de desenvolvimento e homologação do PEN estão localizados no pacote de instalação disponibilizado pela equipe técnica do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG e são disponibilizados no ato do credenciamento da instituição no ConectaGov.

    Para o ambiente de produção, deverá ser utilizado um certificado digital válido gerado por uma Autoridade de Registro - AR confiável (Exemplo: ICP-Brasil, Certisign, Verisign, etc.).

    Maiores informações e solicitações podem ser feitas através do e-mail processo.eletrônico@planejamento.gov.br.

  8. Mover o arquivo de instalação do módulo no SEI sei_atualizar_versao_modulo_pen.php para a pasta sei/scripts. Lembre-se de mover, e não copiar, por questões de segurança e padronização.

  9. Mover o arquivo de instalação do módulo no SIP sip_atualizar_versao_modulo_pen.php para a pasta sip/scripts. Lembre-se de mover, e não copiar, por questões de segurança e padronização.

  10. Executar o script sip_atualizar_versao_modulo_pen.php para atualizar o banco de dados do SIP para o funcionamento do módulo:

    # php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sip/scripts/sip_atualizar_versao_modulo_pen.php
    
  11. Executar o script sei_atualizar_versao_modulo_pen.php para inserção de dados no banco do SEI referente ao módulo.

    # php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/scripts/sei_atualizar_versao_modulo_pen.php
    
  12. Após a instalação do módulo, o usuário de manutenção deverá ser alterado para outro contendo apenas as permissões de leitura e escrita no banco de dados.

  13. Configurar as permissões de segurança para os perfis e unidades que poderão realizar o trâmite externo de processos.

    Por padrão, as funcionalidades (recursos) criados pelo módulo não são atribuídos automaticamente à um perfil específico do sistema, evitando sua disponibilização para todos os usuários do sistema sem a prévia definição dos administradores.

    Sugerimos que seja criado um novo perfil de usuário que receberá as permissões incluídas pelo módulo (pen_*). Este novo perfil deverá ser atribuído aos usuários que poderão realizar o trâmite externo de processos para outras instituições.

    Para criação do novo perfil e atribuição dos devidos recursos, acesse [SIP > Perfil > Novo] Exemplo: Perfil: Trâmite Externo Recursos:

    • pen_procedimento_expedido_listar
    • pen_procedimento_expedir

    Também será necessário a configuração dos seguintes recursos ao perfil ADMINISTRADOR para permitir o mesmo realizar as configurações do módulo:

    • pen_map_hipotese_legal_envio_alterar
    • pen_map_hipotese_legal_envio_cadastrar
    • pen_map_hipotese_legal_envio_excluir
    • pen_map_hipotese_legal_envio_listar
    • pen_map_hipotese_legal_padrao
    • pen_map_hipotese_legal_padrao_cadastrar
    • pen_map_hipotese_legal_recebimento_alterar
    • pen_map_hipotese_legal_recebimento_cadastrar
    • pen_map_hipotese_legal_recebimento_excluir
    • pen_map_hipotese_legal_recebimento_listar
    • pen_map_tipo_documento_envio_alterar
    • pen_map_tipo_documento_envio_cadastrar
    • pen_map_tipo_documento_envio_excluir
    • pen_map_tipo_documento_envio_listar
    • pen_map_tipo_documento_envio_visualizar
    • pen_map_tipo_documento_recebimento_alterar
    • pen_map_tipo_documento_recebimento_cadastrar
    • pen_map_tipo_documento_recebimento_excluir
    • pen_map_tipo_documento_recebimento_listar
    • pen_map_tipo_documento_recebimento_visualizar
    • pen_map_unidade_alterar
    • pen_map_unidade_cadastrar
    • pen_map_unidade_excluir
    • pen_map_unidade_listar
    • pen_parametros_configuracao
    • pen_parametros_configuracao_alterar
  14. Configurar as unidades do SEI que poderão realizar o envio e recebimento de trâmites externos

    Os ID's de unidades são gerenciados pela própria instituição no portal do Processo Eletrônico Nacional ( http://conectagov.processoeletronico.gov.br). No credenciamento da instituição, estes valores serão passados pela unidade de TI do MPDG.

    Acesse o menu [SEI > Administração > Processo Eletrônico Nacional > Mapeamento de Unidades] e vincule as unidades administrativas com seus respectivos identificadores registrados no portal do Processo Eletrônico Nacional.

  15. Configuração de unidade administrativa virtual para gerenciamento de envio e recebimento de processos pelo módulo.

    Esta configuração é necessária para o SEI realizar as devidas regras de registro de históricos de trâmites externos e bloqueio de edição metadados de processos/documentos. Tal unidade será utilizada internamente pelo módulo e não deverá ter acesso liberado para nenhum usuário do sistema.

    15.1. Acessar o SIP e criar uma nova unidade administrativa com as seguintes configurações:

    Sigla: EXTERNO
    Nome: Unidade Externa
    

    15.2. Configurar a nova unidade na hierarquia do SEI, através da funcionalidade [SIP > Hierarquias > Montar]

    Sugerimos que está unidade seja configurada no mesmo nível hierárquico da unidade de teste padrão existente no SEI. Para saber qual é a unidade de testes, basta verificar o parâmetro do SEI chamado SEI_UNIDADE_TESTE

  16. Configuração de tipo de processo a ser aplicado aos processos recebidos de instituições externas.

    Como o processo de recebimento de novos processos será feito de forma automática pelo módulo de integração, o sistema precisa atribuir um Tipo de Processo padrão para o novo procedimento recebido. Importante lembrar que a criação de um novo tipo de processo não é obrigatório, sendo possível utilizar outro pré-existente.

    Caso a opção for pela criação de um novo tipo de processo específico, segue abaixo sugestão para configuração:

    Nome: Demanda Externa: Outros Órgãos Públicos 
    Descrição: Processos recebidos de outras instituições 
    // O assunto deve ser definido juntamente com a área de documentação
    Sugestão de Assuntos: 019.01 - INFORMAÇÕES SOBRE O ÓRGÃO
    Restringir aos Órgãos: [vazio] 
    Restringir às Unidades: [vazio] 
    Níveis de Acesso Permitidos: Restrito e Público 
    Nível de Acesso Sugerido: Público 
    Processo único no órgão por usuário: Não
    Interessado: Não 
    Interno do Sistema: Sim
    
  17. Configurar os parâmetros do Módulo de Integração Pen Acesse a funcionalidade [SEI > Administração > Processo Eletrônico Nacional > Parâmetros de Configuração] para configurar os parâmetros de funcionamento do módulo:

  18. Iniciar serviços de monitoramento de pendências de trâmite Gearman e Supervisor

    # service gearmand start && service supervisord start
    

    Executar o comando ps -ef e verificar se os dois processos seguintes estão em execução:

    # /usr/bin/php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/modulos/pen/rn/PendenciasTramiteRN.php    
    # /usr/bin/php -c /etc/php.ini [DIRETORIO_RAIZ_INSTALAÇÃO]/sei/modulos/pen/rn/ProcessarPendenciasRN.php
    

    Caso não esteja houve algum problema de configuração e a expedição de processos não irá funcionar. Atenção: Importante colocar o serviço para ser iniciado automaticamente juntamente com o servidor.

  19. Realizar o mapeamento de tipos de documentos do SEI com as especies documentais definidas no PEN, tanto de envio quanto de recebimento.

    Esta configuração deve ser feita antes de começar a utilização do módulo.

    • SEI >> Administração >> Processo Eletrônico Nacional >> Mapeamento de Tipos de Documentos >> Envio >> Cadastrar
    • SEI >> Administração >> Processo Eletrônico Nacional >> Mapeamento de Tipos de Documentos >> Recebimento >> Cadastrar

    Observação: Os tipos de documentos a serem mapeados deverão estar configurados no SEI como Externo ou Interno/Externo

  20. Realizar o mapeamento das hipóteses legais do SEI com as definidas no PEN para permitir o trâmite externo de processos e documentos restritos.

    Atenção: Antes de iniciar esta configuração, será necessário executar manualmente o agendamento PENAgendamentoRN::atualizarHipotesesLegais em [SEI > Infra > Agendamentos]. Esta tarefa é necessária para atualizar o SEI com a última versão da tabela de hipóteses legais do PEN.

    Este mapeamento deve ser feito antes de começar a utilização do módulo e está disponível em

    • SEI >> Administração >> Processo Eletrônico Nacional >> Mapeamento de Hipóteses Legais >> Envio >> Cadastrar
    • SEI >> Administração >> Processo Eletrônico Nacional >> Mapeamento de Hipóteses Legais >> Recebimento >> Cadastrar

    Observação: Os tipos de documentos a serem mapeados deverão estar configurados no SEI como Externo ou Interno/Externo

  21. O protocolo de comunicação implementado pelo PEN realiza a geração e assinatura digital de recibos de entrega e conclusão dos trâmites de processo. Para a correta geração dos recibos pelo módulo, é indispensável que todos os nós da aplicação estejam configurados com o serviço de sincronização de relógios oficial NTP.br.

    Este link pode ajudar a configurar conforme o SO utilizado: http://ntp.br/guia-linux-comum.php

Utilização

Suporte

Problemas Conhecidos

Problema com validação de certificados HTTPS

Caso o ambiente do ConectaGov utilizado nesta configuração esteja utilizando HTTPS com certificado digital não reconhecido (como ICP-Brasil), será necessário configurar a cadeia não reconhecida como confiáveis nos servidores de aplicação do SEI. Com isto, os seguintes comandos precisam ser executados em cada nós de aplicação do SEI, incluindo aquele responsável pelo tratamento das tarefas agendadas:

Copie o certificado da cadeia de CA utilizado pelo ConectaGov para o diretório /usr/local/share/ca-certificates:

cp <CADEIA-CERTIFICADO-CA> /usr/local/share/ca-certificates

Efetue a atualização da lista de certificados confiáveis do sistema operacional

sudo update-ca-certificates