Issue #34
Correção na Análise (MAAD) no módulo Teste do Questões
A navegação do Professor, e possivelmente do Diretor, está apresentando dados incorretos na tabulação das questões separadas por Tipo de Questão, Chute e Discriminação, além de apresentar subdivisões que parecem incoerentes, por exemplo, para questões de V ou F as possibilidades de Chute são sempre 50% e porque tem 0%, 25% e 6%?
Navegação para visualização do problema como Professor e depois testar para Diretor 1) se conecte ao SAE como professor 2) clicar na esfera Questões >> Teste >> Análise para poder selecionar uma disciplina 3) escolha uma disciplina clicando na figura verde com + 4) escolha um conteúdo estudado na disciplina clicando na figura verde com + 5) clique na figura verde com + do Total de Questões do conteúdo 6) visualize a tabela que apresenta a quantidade de questões por Tipo de Questão, Chute e Discriminação
Estes dados contabilizados estão errados se comparados com o que existe no banco de dados realmente, além de se apresentada em uma visão incoerente para cada tipo de questão no parâmetro chute (V ou F nunca poderá ser diferente de 50%).
===== ATIVIDADE ==========
Expectativa de Conclusão: 14/10/2016 (sem atribuição ainda)
Prioridade: Maior
Situação: AGUARDANDO
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Revisar a lógica envolvida na recuperação dos dados (SELECTs), na visão e confirmar que balanceamento só altera o valor do parâmetro e Discriminação, mantendo o Chute sempre fixo as características de cada tipo de questão.
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Milestone changed to Teste
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Reassigned to @douglasqueiroz
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Rita, você deve primeiro criar um comentário e colar uma tarja em seu comentário trocando a situação para ATIVA e colocar na frente da data que está com a previsão de término a sintaxe descrita no arquivo disponível no link Suporte da Comunidade SAE se você acredita que não termina está correção até a data indicada.
Segue então a tarja para este encaminhamento para você procurar entender primeiro e depois trabalhar nesta solução. Creio que existam pelo menos dois problemas: SELECT deve estar incorreto e a diagramação da visão também está errada para o parâmetro chamado Chute que não tem variação para cada tipo de questão (cada tipo só tem um percentual de chute no SAE).
===== ATIVIDADE ==========
Expectativa de Conclusão: 05/06/2017
Prioridade: Maior
Situação: AGUARDANDO
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Reassigned to @kelvin705
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KELVIN, estou lhe repassando esta issue, que havia passado para Rita, e como a issue #51 elas (#34 e #51) tem prioridade MAIOR por que precisam estar resolvidas rapidamente. Porém, para você entende-las será necessário uma interação rápida para que você consiga compreende-las. Assim, segue todo histórico desta issue, que já esteve com o Douglas e depois com a Rita, e que não é difícil para ser resolvida, pois tratará da correção de SELECTs e apresentação adequada de dados. Por isso gostaria que você procurasse entender um pouco dela porque as dúvidas serão naturais e as regras de negócio envolvidas necessitarão de esclarecimentos.
===== ATIVIDADE ==========
Expectativa de Conclusão: 26/06/2017
Prioridade: Maior
Situação: AGUARDANDO
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Acompanhe em sua base a aplicação das instruções abaixo para um conteúdo específico de uma disciplina.
Definindo Disciplina e Conteúdo para simulação e melhor compreensão
idDisciplina = 33 (SBD)
idConteudo = 223 (SQL)
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Todas as questões de um conteúdo específico
SELECT idDisciplina, idConteudo, tipoQuestao, dificuldadeTri, chute, discriminacao FROM
bdqQuestoes
WHERE idConteudo = 223 ORDER BY tipoQuestao, discriminacaoTodas questões por Tipo de questão específico
SELECT idDisciplina, idConteudo, tipoQuestao, discriminacao FROM
bdqQuestoes
WHERE idConteudo = 223 AND tipoQuestao = 1 ORDER BY discriminacaoTabulando Todas questões por Tipo
SELECT idDisciplina, idConteudo, tipoQuestao, COUNT(tipoQuestao) Qtde FROM
bdqQuestoes
WHERE idConteudo = 223 GROUP BY tipoQuestaoTabulando Todas questões por Chute
SELECT idDisciplina, idConteudo, chute, COUNT(chute) Qtde FROM
bdqQuestoes
WHERE idConteudo = 223 GROUP BY chuteTabulando Todas questões por Discriminação
SELECT idDisciplina, idConteudo, discriminacao, COUNT(discriminacao) Qtde FROM
bdqQuestoes
WHERE idConteudo = 223 GROUP BY discriminacaoTabulando Todas questões por DificuldadeTRI
SELECT idDisciplina, idConteudo, dificuldadeTri, COUNT(dificuldadeTri) Qtde FROM
bdqQuestoes
WHERE idConteudo = 223 GROUP BY dificuldadeTri -
===== ATIVIDADE ==========
Expectativa de Conclusão: 26/06/2017 ==> 29/06/2016
Prioridade: MAIOR
Situação: ATIVA
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@vandor, olhando os valores no banco de dados, fiquei com uma dúvida em relação aos valores de discriminação. No exemplo acima, os valores entre 0.40 e 0.80 teriam discriminação Pouquíssimo, correto ? No entanto, quando você vai cadastrar uma questão esses valores são fixos, ou não ? Devo considerar esse range ou valores fixos ?
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Complementando interação instrutiva realizada pelo WhatsApp sobre dúvida relativas a esta issue #34 em 27/06/2017.
É importante que seja consultado o processo de busca no sistema SAE melhor esclarecer possíveis dúvidas, além de compreender melhor o processo como um todo relacionado ao Módulo Teste do SAE.
Nessa consulta você verá que o SAE e a lógica da TRI (Teoria de Resposta ao Item) definem que os valores estão em intervalos. Por isso você precisa entender um pouco do processo de recuperação de cada questão e do armazenamento de cada nova questão cadastrada pelo professor no sistema.
O cadastro pelo professor coloca um valor definido (específico que está associado as expressões Muitíssimo, Muito, Pouco e Pouquíssimo), mas depois do cadastro o SAE tem métodos de balanceamento (principalmente) que podem alterar o valor da discriminação (valor real) aplicando fórmulas matemáticas específicas que alterarão os valores matematicamente que não serão mais valores fixos e arbitrários pela decisão do professor que cadastrou a questão.
Então é importante entender que cada questão entra no SAE pelo professor com valores fixos, mas o sistema trabalha o tempo todo em intervalo que inicia em 0.0 (zero) também, que está incluso no intervalo. Assim, procure localizar as principais ações o perfil Aluno dispara quando escolhe fazer um teste e o sistema começa a trazer as questões, sempre diferentes neste módulo do SAE (Módulo Teste).
A discriminação é um parâmetro float e o mais importante para TRI, consequentemente para este módulo do SAE também, sendo relevante entender onde e como o SAE trabalha selecionando estas questões para apresentar para o aluno. Note na figura da discriminação que está na issue #34 que o SAE respeita o que está definido na imagem da discriminação e usa os valores que ali estão indicados como limitantes para cada intervalo associado as expressões indicadas no início destes comentários (observe que o intervalo sempre varia de 0.4).
Confirme que os valores nunca podem ser menores que zero, apesar de poderem ser maiores que 1.6 (que inclui 2.0 e maiores).
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===== ATIVIDADE ==========
Expectativa de Conclusão: 26/06/2017 ==> 29/06/2016 ==> 11/07/2017
Prioridade: MAIOR
Situação: CONCLUÍDA
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Visão e recuperação das questões foram alteradas. Na apresentação anterior existia a opção entre uma tabela simples e detalhada. Essa opção foi retirada, uma vez que não faria mais sentido devido a redução de colunas da tabela.
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