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\section{Final remarks}

The portal is available at \url{softwarepublico.gov.br}. All
documentation, including detailed architecture and operation manuals are
also available\footnote{\url{https://softwarepublico.gov.br/doc/}
(in Portuguese only at the moment)}).
%
All the integrated tools are FOSS and our contributions were published
in open repositories, available on the SPB Portal itself. We also
contributed these features back to the respective communities: that
benefits those communities, as well as us since we can share future
development and maintenance effort with other organizations that
participate in their projects.


%* utilização do projeto para formação de recursos humanos (alunos)

%* dados da verificação dos repositório para a análise da qualidade dos código via Mezuro e CodeClimate

%* o que achamos que irá acontecer com o SPB no futuro breve (acabar)

%* 69 projetos marcados como SPB, de 81 no total na plataforma.

%* 47\% é desenvolvido em PHP.

% foi constatado que aproximadamente 75\% dos softwares \textbf{não} possuem seus códigos-fonte versionados nesta ferramenta. Realizado algumas pesquisas, foi encontrado o código-fonte em outros serviços (Github, Bitbucket).

% Foram adicionados 31 softwares do SPB em ambas as ferramentas (Mezuro e Code Climate), desenvolvidos em PHP e Python. Estas adições resultaram na análise descrita nos próximos parágrafos. No Mezuro, dos 31 softwares adicionados, somente 4 obtiveram sucesso na avaliação. No Code Climate, 16 softwares realizaram a \textit{build} da avaliação com sucesso. Nos que falharam, alguns dos erros foram encontrados em três das \textit{engines}: ora em \textit{duplication}, ora na \textit{phpmd}, ora na \textit{eslint}.

% também foram inseridos no Mezuro para avaliação, 5 projetos dos 17 desenvolvidos em Java, com o intuito de ser um contraponto ao Code Climatepor esta não compreender a análise de projetos em Java, C, ou C++. Infelizmente nenhuma das \textit{builds} resultou em resultados concretos.

%* Debater economia de recursos em orgão públicos