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Authored by Paulo Meireles
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sbqs2017/content/07-process.tex
@@ -105,7 +105,7 @@ de terminal GNU/Linux com o tmate, o que lhes permitia compartilhar o mesmo @@ -105,7 +105,7 @@ de terminal GNU/Linux com o tmate, o que lhes permitia compartilhar o mesmo
105 editor, com ambos digitando e vendo a tela. Para perguntas e discussão rápida, 105 editor, com ambos digitando e vendo a tela. Para perguntas e discussão rápida,
106 usamos o IRC. Para a notificação geral, usamos as listas de discussão. 106 usamos o IRC. Para a notificação geral, usamos as listas de discussão.
107 107
108 -Para a gestão do projeto utilizámos o próprio portal SPB; Primeiro para 108 +Para a gestão do projeto utilizávamos o próprio portal SPB; Primeiro para
109 validá-lo por nós mesmos, e também porque ele tem todas as ferramentas 109 validá-lo por nós mesmos, e também porque ele tem todas as ferramentas
110 necessárias para o nosso projeto. Basicamente, criamos uma página Wiki, no 110 necessárias para o nosso projeto. Basicamente, criamos uma página Wiki, no
111 Gitlab integrado ao SPB, com um mapeamento entre as visões estratégica, tática 111 Gitlab integrado ao SPB, com um mapeamento entre as visões estratégica, tática
@@ -170,6 +170,6 @@ estratégica e o mapeamento sistemático das funcionalidades planejadas; @@ -170,6 +170,6 @@ estratégica e o mapeamento sistemático das funcionalidades planejadas;
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171 \end{enumerate} 171 \end{enumerate}
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173 -Observe que este fluxo de trabalho proporcional a nós e aos envolvidos pelo  
174 -governo brasileiro uma rastreabilidade completa de uma visão de alto nível de 173 +Em suma, esse fluxo de trabalho proporcionou a nós e aos participantes pelo
  174 +governo brasileiro uma rastreabilidade completa e uma visão de alto nível de
175 cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código). 175 cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código).
sbqs2017/content/09-lessons.tex
@@ -10,7 +10,7 @@ técnicos e gerentes do governo brasileiro. @@ -10,7 +10,7 @@ técnicos e gerentes do governo brasileiro.
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11 Eles interagiram com profissionais que possuíam diversos conhecimentos e foram 11 Eles interagiram com profissionais que possuíam diversos conhecimentos e foram
12 capazes de participar em todos os níveis do processo de desenvolvimento de 12 capazes de participar em todos os níveis do processo de desenvolvimento de
13 -software. Isto contribuiu para uma grande oportunidade de aprendizagem, e para 13 +software. Isto contribuiu para uma grande oportunidade de aprendizado, e para
14 a maioria deles esta foi a sua primeira experiência profissional. 14 a maioria deles esta foi a sua primeira experiência profissional.
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16 \textbf{A participação de profissionais experientes é crucial para o sucesso do projeto.} 16 \textbf{A participação de profissionais experientes é crucial para o sucesso do projeto.}
@@ -27,7 +27,7 @@ saudável e seja um exemplo de liderar pelo exemplo. @@ -27,7 +27,7 @@ saudável e seja um exemplo de liderar pelo exemplo.
27 \textbf{Uma relação equilibrada entre academia e indústria.} 27 \textbf{Uma relação equilibrada entre academia e indústria.}
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29 A experiência do projeto SPB levou o LAPPIS/UnB a desenvolver um estilo de trabalho que 29 A experiência do projeto SPB levou o LAPPIS/UnB a desenvolver um estilo de trabalho que
30 -provou ser apropriado para um ambiente educacional que reúne academia e 30 +demonstrou ser apropriado para um ambiente educacional que reúne academia e
31 indústria. A maior prioridade do ponto de vista da universidade são os alunos. 31 indústria. A maior prioridade do ponto de vista da universidade são os alunos.
32 Diante disso, as atividades do projeto nunca foram priorizadas em detrimento 32 Diante disso, as atividades do projeto nunca foram priorizadas em detrimento
33 das aulas e outras atividades pedagógicas. Em resumo, tínhamos alunos 33 das aulas e outras atividades pedagógicas. Em resumo, tínhamos alunos
@@ -36,7 +36,7 @@ sempre respeitando suas condições individuais, mas fazendo o trabalho de @@ -36,7 +36,7 @@ sempre respeitando suas condições individuais, mas fazendo o trabalho de
36 maneira coletiva, colaborativa e aberta. E mesmo sob um ambiente potencialmente 36 maneira coletiva, colaborativa e aberta. E mesmo sob um ambiente potencialmente
37 adverso, o projeto entregou a solução desejada com sucesso. 37 adverso, o projeto entregou a solução desejada com sucesso.
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39 -No final do projeto, notamos que as habilidades desenvolvidas pelos alunos 39 +Ao final do projeto, notamos que as habilidades desenvolvidas pelos alunos
40 estavam no estado da arte da prática de engenharia de software. Depois que o 40 estavam no estado da arte da prática de engenharia de software. Depois que o
41 projeto terminou, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso 41 projeto terminou, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso
42 oportunidades em organizações públicas, privadas, nacionais e internacionais, 42 oportunidades em organizações públicas, privadas, nacionais e internacionais,
@@ -46,7 +46,7 @@ tinham certas expectativas sobre o desenvolvimento de projetos que, digamos, @@ -46,7 +46,7 @@ tinham certas expectativas sobre o desenvolvimento de projetos que, digamos,
46 não correspondiam exatamente ao nosso trabalho baseado em práticas ágeis e de 46 não correspondiam exatamente ao nosso trabalho baseado em práticas ágeis e de
47 software livre. Tivemos que desenvolver estratégias que apoiassem diferentes 47 software livre. Tivemos que desenvolver estratégias que apoiassem diferentes
48 culturas organizacionais. Conforme relatado na seção\ref{sec:process}, o Ministério do Planejamento é 48 culturas organizacionais. Conforme relatado na seção\ref{sec:process}, o Ministério do Planejamento é
49 -organizado em uma estrutura organizacional hierárquica funcional, tipicamente, 49 +organizado em uma estrutura organizacional hierárquica, tipicamente,
50 um paradigma de desenvolvimento tradicional. Portanto, tivemos que criar um 50 um paradigma de desenvolvimento tradicional. Portanto, tivemos que criar um
51 processo de ``tradução'' entre nossa equipe e os analistas do MP que gerenciaram o 51 processo de ``tradução'' entre nossa equipe e os analistas do MP que gerenciaram o
52 projeto do lado deles. 52 projeto do lado deles.
@@ -74,32 +74,32 @@ para orientar o desenvolvimento da nova plataforma SPB. Nossa equipe estava @@ -74,32 +74,32 @@ para orientar o desenvolvimento da nova plataforma SPB. Nossa equipe estava
74 totalmente contra a essa ideia, porque já sabíamos que o Colab era um projeto 74 totalmente contra a essa ideia, porque já sabíamos que o Colab era um projeto
75 muito experimental e sua adoção poderia aumentar dramaticamente a complexidade 75 muito experimental e sua adoção poderia aumentar dramaticamente a complexidade
76 do projeto. Mesmo nós fornecendo as razões técnicas para não utilizar Colab, MP 76 do projeto. Mesmo nós fornecendo as razões técnicas para não utilizar Colab, MP
77 -foi inflexível e tivemos de gerir este problema. Fizemos mudanças maciças e, no 77 +foi inflexível e tivemos de gerir este problema. Fizemos mudanças maciças e, ao
78 final do projeto, reescrevemos completamente o Colab e o tornamos estável (o 78 final do projeto, reescrevemos completamente o Colab e o tornamos estável (o
79 transformando em um Sistema de Sistema em camada de aplicação). É importante 79 transformando em um Sistema de Sistema em camada de aplicação). É importante
80 notar que o MP nos obrigou a aceitar uma questão técnica baseada apenas em 80 notar que o MP nos obrigou a aceitar uma questão técnica baseada apenas em
81 interesses políticos, sem considerar todos os recursos que seriam gastos devido 81 interesses políticos, sem considerar todos os recursos que seriam gastos devido
82 -a essa decisão. No final do projeto, verificamos que a Colab de fato consumiu a 82 +a essa decisão. Ao final do projeto, verificamos que a Colab de fato consumiu a
83 maior quantidade do orçamento e aumentou a complexidade do projeto. 83 maior quantidade do orçamento e aumentou a complexidade do projeto.
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85 \textbf{Considerar a sustentabilidade desde o início.} 85 \textbf{Considerar a sustentabilidade desde o início.}
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87 -No processo de implantação da plataforma SPB na estrutura MP, tivemos que  
88 -interagir com os técnicos MP. Fizemos vários workshops, treinamento e uma 87 +No processo de implantação da plataforma SPB na estrutura do MP, tivemos que
  88 +interagir com os técnicos do MP. Fizemos vários workshops, treinamento e uma
89 documentação meticulosa descrevendo todos os procedimentos necessários para 89 documentação meticulosa descrevendo todos os procedimentos necessários para
90 -atualizar a plataforma, no entanto, percebemos que os técnicos MP 90 +atualizar a plataforma, no entanto, percebemos que os técnicos do MP
91 constantemente evitavam essa responsabilidade. Depois de notar essa situação, 91 constantemente evitavam essa responsabilidade. Depois de notar essa situação,
92 nós organizamos uma equipe de DevOps específica que automatizou completamente 92 nós organizamos uma equipe de DevOps específica que automatizou completamente
93 todo o procedimento de implantação. Nós simplificamos toda a implantação da 93 todo o procedimento de implantação. Nós simplificamos toda a implantação da
94 plataforma para algumas etapas: (1) configurações iniciais (apenas configuração 94 plataforma para algumas etapas: (1) configurações iniciais (apenas configuração
95 SSH) e (2) a execução de comandos simples para atualizar completamente a 95 SSH) e (2) a execução de comandos simples para atualizar completamente a
96 -plataforma. Ao final do projeto, observamos que os técnicos MP sempre dependiam 96 +plataforma. Ao final do projeto, observamos que os técnicos do MP sempre dependiam
97 do nosso apoio para atualizar a plataforma, mesmo com toda a automação 97 do nosso apoio para atualizar a plataforma, mesmo com toda a automação
98 fornecida por nós. Ficamos tristemente com um sentimento de incerteza sobre o 98 fornecida por nós. Ficamos tristemente com um sentimento de incerteza sobre o
99 futuro da plataforma após o término do projeto. Em retrospectiva, percebemos 99 futuro da plataforma após o término do projeto. Em retrospectiva, percebemos
100 que o MP dedicou analistas de sistemas e gerentes para o projeto, mas não 100 que o MP dedicou analistas de sistemas e gerentes para o projeto, mas não
101 técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o 101 técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o
102 -processo para que pudesse, pelo menos, de forma confortável fazer o manutenção 102 +processo para que pudessem, pelo menos, de forma confortável, fazer a manutenção
103 da infra-estrutura plataforma. 103 da infra-estrutura plataforma.
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105 Por fim, o novo portal do Software Público Brasileiro está disponível em 105 Por fim, o novo portal do Software Público Brasileiro está disponível em