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sbqs2017/content/07-process.tex
@@ -105,7 +105,7 @@ de terminal GNU/Linux com o tmate, o que lhes permitia compartilhar o mesmo | @@ -105,7 +105,7 @@ de terminal GNU/Linux com o tmate, o que lhes permitia compartilhar o mesmo | ||
105 | editor, com ambos digitando e vendo a tela. Para perguntas e discussão rápida, | 105 | editor, com ambos digitando e vendo a tela. Para perguntas e discussão rápida, |
106 | usamos o IRC. Para a notificação geral, usamos as listas de discussão. | 106 | usamos o IRC. Para a notificação geral, usamos as listas de discussão. |
107 | 107 | ||
108 | -Para a gestão do projeto utilizámos o próprio portal SPB; Primeiro para | 108 | +Para a gestão do projeto utilizávamos o próprio portal SPB; Primeiro para |
109 | validá-lo por nós mesmos, e também porque ele tem todas as ferramentas | 109 | validá-lo por nós mesmos, e também porque ele tem todas as ferramentas |
110 | necessárias para o nosso projeto. Basicamente, criamos uma página Wiki, no | 110 | necessárias para o nosso projeto. Basicamente, criamos uma página Wiki, no |
111 | Gitlab integrado ao SPB, com um mapeamento entre as visões estratégica, tática | 111 | Gitlab integrado ao SPB, com um mapeamento entre as visões estratégica, tática |
@@ -170,6 +170,6 @@ estratégica e o mapeamento sistemático das funcionalidades planejadas; | @@ -170,6 +170,6 @@ estratégica e o mapeamento sistemático das funcionalidades planejadas; | ||
170 | 170 | ||
171 | \end{enumerate} | 171 | \end{enumerate} |
172 | 172 | ||
173 | -Observe que este fluxo de trabalho proporcional a nós e aos envolvidos pelo | ||
174 | -governo brasileiro uma rastreabilidade completa de uma visão de alto nível de | 173 | +Em suma, esse fluxo de trabalho proporcionou a nós e aos participantes pelo |
174 | +governo brasileiro uma rastreabilidade completa e uma visão de alto nível de | ||
175 | cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código). | 175 | cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código). |
sbqs2017/content/09-lessons.tex
@@ -10,7 +10,7 @@ técnicos e gerentes do governo brasileiro. | @@ -10,7 +10,7 @@ técnicos e gerentes do governo brasileiro. | ||
10 | % | 10 | % |
11 | Eles interagiram com profissionais que possuíam diversos conhecimentos e foram | 11 | Eles interagiram com profissionais que possuíam diversos conhecimentos e foram |
12 | capazes de participar em todos os níveis do processo de desenvolvimento de | 12 | capazes de participar em todos os níveis do processo de desenvolvimento de |
13 | -software. Isto contribuiu para uma grande oportunidade de aprendizagem, e para | 13 | +software. Isto contribuiu para uma grande oportunidade de aprendizado, e para |
14 | a maioria deles esta foi a sua primeira experiência profissional. | 14 | a maioria deles esta foi a sua primeira experiência profissional. |
15 | 15 | ||
16 | \textbf{A participação de profissionais experientes é crucial para o sucesso do projeto.} | 16 | \textbf{A participação de profissionais experientes é crucial para o sucesso do projeto.} |
@@ -27,7 +27,7 @@ saudável e seja um exemplo de liderar pelo exemplo. | @@ -27,7 +27,7 @@ saudável e seja um exemplo de liderar pelo exemplo. | ||
27 | \textbf{Uma relação equilibrada entre academia e indústria.} | 27 | \textbf{Uma relação equilibrada entre academia e indústria.} |
28 | % | 28 | % |
29 | A experiência do projeto SPB levou o LAPPIS/UnB a desenvolver um estilo de trabalho que | 29 | A experiência do projeto SPB levou o LAPPIS/UnB a desenvolver um estilo de trabalho que |
30 | -provou ser apropriado para um ambiente educacional que reúne academia e | 30 | +demonstrou ser apropriado para um ambiente educacional que reúne academia e |
31 | indústria. A maior prioridade do ponto de vista da universidade são os alunos. | 31 | indústria. A maior prioridade do ponto de vista da universidade são os alunos. |
32 | Diante disso, as atividades do projeto nunca foram priorizadas em detrimento | 32 | Diante disso, as atividades do projeto nunca foram priorizadas em detrimento |
33 | das aulas e outras atividades pedagógicas. Em resumo, tínhamos alunos | 33 | das aulas e outras atividades pedagógicas. Em resumo, tínhamos alunos |
@@ -36,7 +36,7 @@ sempre respeitando suas condições individuais, mas fazendo o trabalho de | @@ -36,7 +36,7 @@ sempre respeitando suas condições individuais, mas fazendo o trabalho de | ||
36 | maneira coletiva, colaborativa e aberta. E mesmo sob um ambiente potencialmente | 36 | maneira coletiva, colaborativa e aberta. E mesmo sob um ambiente potencialmente |
37 | adverso, o projeto entregou a solução desejada com sucesso. | 37 | adverso, o projeto entregou a solução desejada com sucesso. |
38 | % | 38 | % |
39 | -No final do projeto, notamos que as habilidades desenvolvidas pelos alunos | 39 | +Ao final do projeto, notamos que as habilidades desenvolvidas pelos alunos |
40 | estavam no estado da arte da prática de engenharia de software. Depois que o | 40 | estavam no estado da arte da prática de engenharia de software. Depois que o |
41 | projeto terminou, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso | 41 | projeto terminou, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso |
42 | oportunidades em organizações públicas, privadas, nacionais e internacionais, | 42 | oportunidades em organizações públicas, privadas, nacionais e internacionais, |
@@ -46,7 +46,7 @@ tinham certas expectativas sobre o desenvolvimento de projetos que, digamos, | @@ -46,7 +46,7 @@ tinham certas expectativas sobre o desenvolvimento de projetos que, digamos, | ||
46 | não correspondiam exatamente ao nosso trabalho baseado em práticas ágeis e de | 46 | não correspondiam exatamente ao nosso trabalho baseado em práticas ágeis e de |
47 | software livre. Tivemos que desenvolver estratégias que apoiassem diferentes | 47 | software livre. Tivemos que desenvolver estratégias que apoiassem diferentes |
48 | culturas organizacionais. Conforme relatado na seção\ref{sec:process}, o Ministério do Planejamento é | 48 | culturas organizacionais. Conforme relatado na seção\ref{sec:process}, o Ministério do Planejamento é |
49 | -organizado em uma estrutura organizacional hierárquica funcional, tipicamente, | 49 | +organizado em uma estrutura organizacional hierárquica, tipicamente, |
50 | um paradigma de desenvolvimento tradicional. Portanto, tivemos que criar um | 50 | um paradigma de desenvolvimento tradicional. Portanto, tivemos que criar um |
51 | processo de ``tradução'' entre nossa equipe e os analistas do MP que gerenciaram o | 51 | processo de ``tradução'' entre nossa equipe e os analistas do MP que gerenciaram o |
52 | projeto do lado deles. | 52 | projeto do lado deles. |
@@ -74,32 +74,32 @@ para orientar o desenvolvimento da nova plataforma SPB. Nossa equipe estava | @@ -74,32 +74,32 @@ para orientar o desenvolvimento da nova plataforma SPB. Nossa equipe estava | ||
74 | totalmente contra a essa ideia, porque já sabíamos que o Colab era um projeto | 74 | totalmente contra a essa ideia, porque já sabíamos que o Colab era um projeto |
75 | muito experimental e sua adoção poderia aumentar dramaticamente a complexidade | 75 | muito experimental e sua adoção poderia aumentar dramaticamente a complexidade |
76 | do projeto. Mesmo nós fornecendo as razões técnicas para não utilizar Colab, MP | 76 | do projeto. Mesmo nós fornecendo as razões técnicas para não utilizar Colab, MP |
77 | -foi inflexível e tivemos de gerir este problema. Fizemos mudanças maciças e, no | 77 | +foi inflexível e tivemos de gerir este problema. Fizemos mudanças maciças e, ao |
78 | final do projeto, reescrevemos completamente o Colab e o tornamos estável (o | 78 | final do projeto, reescrevemos completamente o Colab e o tornamos estável (o |
79 | transformando em um Sistema de Sistema em camada de aplicação). É importante | 79 | transformando em um Sistema de Sistema em camada de aplicação). É importante |
80 | notar que o MP nos obrigou a aceitar uma questão técnica baseada apenas em | 80 | notar que o MP nos obrigou a aceitar uma questão técnica baseada apenas em |
81 | interesses políticos, sem considerar todos os recursos que seriam gastos devido | 81 | interesses políticos, sem considerar todos os recursos que seriam gastos devido |
82 | -a essa decisão. No final do projeto, verificamos que a Colab de fato consumiu a | 82 | +a essa decisão. Ao final do projeto, verificamos que a Colab de fato consumiu a |
83 | maior quantidade do orçamento e aumentou a complexidade do projeto. | 83 | maior quantidade do orçamento e aumentou a complexidade do projeto. |
84 | 84 | ||
85 | \textbf{Considerar a sustentabilidade desde o início.} | 85 | \textbf{Considerar a sustentabilidade desde o início.} |
86 | % | 86 | % |
87 | -No processo de implantação da plataforma SPB na estrutura MP, tivemos que | ||
88 | -interagir com os técnicos MP. Fizemos vários workshops, treinamento e uma | 87 | +No processo de implantação da plataforma SPB na estrutura do MP, tivemos que |
88 | +interagir com os técnicos do MP. Fizemos vários workshops, treinamento e uma | ||
89 | documentação meticulosa descrevendo todos os procedimentos necessários para | 89 | documentação meticulosa descrevendo todos os procedimentos necessários para |
90 | -atualizar a plataforma, no entanto, percebemos que os técnicos MP | 90 | +atualizar a plataforma, no entanto, percebemos que os técnicos do MP |
91 | constantemente evitavam essa responsabilidade. Depois de notar essa situação, | 91 | constantemente evitavam essa responsabilidade. Depois de notar essa situação, |
92 | nós organizamos uma equipe de DevOps específica que automatizou completamente | 92 | nós organizamos uma equipe de DevOps específica que automatizou completamente |
93 | todo o procedimento de implantação. Nós simplificamos toda a implantação da | 93 | todo o procedimento de implantação. Nós simplificamos toda a implantação da |
94 | plataforma para algumas etapas: (1) configurações iniciais (apenas configuração | 94 | plataforma para algumas etapas: (1) configurações iniciais (apenas configuração |
95 | SSH) e (2) a execução de comandos simples para atualizar completamente a | 95 | SSH) e (2) a execução de comandos simples para atualizar completamente a |
96 | -plataforma. Ao final do projeto, observamos que os técnicos MP sempre dependiam | 96 | +plataforma. Ao final do projeto, observamos que os técnicos do MP sempre dependiam |
97 | do nosso apoio para atualizar a plataforma, mesmo com toda a automação | 97 | do nosso apoio para atualizar a plataforma, mesmo com toda a automação |
98 | fornecida por nós. Ficamos tristemente com um sentimento de incerteza sobre o | 98 | fornecida por nós. Ficamos tristemente com um sentimento de incerteza sobre o |
99 | futuro da plataforma após o término do projeto. Em retrospectiva, percebemos | 99 | futuro da plataforma após o término do projeto. Em retrospectiva, percebemos |
100 | que o MP dedicou analistas de sistemas e gerentes para o projeto, mas não | 100 | que o MP dedicou analistas de sistemas e gerentes para o projeto, mas não |
101 | técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o | 101 | técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o |
102 | -processo para que pudesse, pelo menos, de forma confortável fazer o manutenção | 102 | +processo para que pudessem, pelo menos, de forma confortável, fazer a manutenção |
103 | da infra-estrutura plataforma. | 103 | da infra-estrutura plataforma. |
104 | 104 | ||
105 | Por fim, o novo portal do Software Público Brasileiro está disponível em | 105 | Por fim, o novo portal do Software Público Brasileiro está disponível em |