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1 # Software Público Brasileiro: de portal para plataforma integrada de colaboração 1 # Software Público Brasileiro: de portal para plataforma integrada de colaboração
2 2
3 -O Governo Federal vem nos últimos anos melhorando seus  
4 -processos de desenvolvimento e adoção de software. Em 2003, a recomendação  
5 -da adoção de software livre passou a ser uma política, incentivada  
6 -com a criação do _Guia  
7 -Livre_^[governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/guia-livre]. Em 2007, a  
8 -Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do  
9 -Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lançou o portal do Software Público  
10 -Brasileiro (SPB)^[softwarepublico.gov.br] -- um sistema web para o  
11 -compartilhamento de projetos de software no Governo.  
12 -  
13 -Por um lado, a _Instrução Normativa  
14 -04/2012_^[governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/instrucao-normativa-no-04-de-12-de-novembro-de-2010]  
15 -indica que os gestores devem consultar as soluções existentes no portal do SPB  
16 -antes de realizar uma contratação de software. Por outro lado, a evolução do  
17 -portal do SPB foi comprometida, desde 2009, ao não acompanhar a evolução do seu  
18 -_framework_ base, o _OpenACS_^[openacs.org], não tendo novas versões lançadas  
19 -desde então. 3 +O Governo Federal vem nos últimos anos melhorando seus processos de
  4 +desenvolvimento e adoção de software. Em 2003, a recomendação da adoção de
  5 +software livre passou a ser uma política, incentivada com a criação do _Guia
  6 +Livre_. Em 2007, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do
  7 +Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lançou o portal do
  8 +_Software Público Brasileiro_ (SPB) -- um sistema web para o compartilhamento
  9 +de projetos de software no Governo.
  10 +
  11 +Por um lado, a _Instrução Normativa 04/2012_ indica que os gestores devem
  12 +consultar as soluções existentes no portal do SPB antes de realizar uma
  13 +contratação de software. Por outro, a evolução técnica do portal do SPB foi
  14 +comprometida, desde 2009, ao não acompanhar a evolução do seu _framework_ base,
  15 +o _OpenACS_. Não houve o lançamento de novas versões do portal desde então.
20 16
21 Uma nova plataforma para o SPB está sendo desenvolvida pela Universidade de 17 Uma nova plataforma para o SPB está sendo desenvolvida pela Universidade de
22 -Brasília, através dos Laboratórios LAPPIS^[lappis.unb.br] e  
23 -MídiaLab^[midialab.unb.br] em parceria com o Centro de Competência em Software  
24 -Livre da Universidade de São Paulo (CCSL-USP^[ccsl.ime.usp.br]). A nova  
25 -plataforma é baseada na integração de ambientes colaborativos, sistemas de  
26 -controle de versão e de monitoramento da qualidade do código-fonte, e está  
27 -sendo desenvolvida por uma equipe heterogênea composta por alunos, professores  
28 -e profissionais, aplicando métodos ágeis e práticas de desenvolvimento  
29 -distribuído de software. 18 +Brasília, através dos seus Laboratórios LAPPIS e MídiaLab em parceria com o
  19 +Centro de Competência em Software Livre da Universidade de São Paulo
  20 +(CCSL-USP). A nova plataforma é baseada na integração de ambientes
  21 +colaborativos, sistemas de controle de versão e de monitoramento da qualidade
  22 +do código-fonte, e está sendo desenvolvida por uma equipe heterogênea composta
  23 +por alunos, professores e profissionais, aplicando métodos ágeis e práticas de
  24 +desenvolvimento distribuído de software.
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31 <!------------------------------------------------------------------------> 26 <!------------------------------------------------------------------------>
32 27
33 **Evolução para uma plataforma integrada de colaboração** 28 **Evolução para uma plataforma integrada de colaboração**
34 29
35 O conceito de software público se diferencia do de software livre em alguns 30 O conceito de software público se diferencia do de software livre em alguns
36 -aspectos, destacando-se a atribuição de bem público ao software. Isto significa 31 +aspectos, destacando-se a atribuição de bem público ao software. Isso significa
37 que o Governo, especificamente o MP, assume algumas responsabilidades que 32 que o Governo, especificamente o MP, assume algumas responsabilidades que
38 garantem ao usuário do software, em especial os órgãos públicos, condições 33 garantem ao usuário do software, em especial os órgãos públicos, condições
39 adequadas de uso. Embora haja diferenças entre o que é um software 34 adequadas de uso. Embora haja diferenças entre o que é um software
40 livre e um software público brasileiro, há princípios comuns como a tendência 35 livre e um software público brasileiro, há princípios comuns como a tendência
41 da descentralização na tomada de decisões, do compartilhamento de 36 da descentralização na tomada de decisões, do compartilhamento de
42 informações e da retroalimentação. Por isso, a nova plataforma 37 informações e da retroalimentação. Por isso, a nova plataforma
43 -para o SPB foi pensada para comtemplar ferramentas que promovam a colaboração e  
44 -interação nas comunidades (por gestores, usuários e desenvolvedores) dos 38 +para o SPB foi pensada para contemplar ferramentas que promovam a colaboração e
  39 +a interação nas comunidades (por gestores, usuários e desenvolvedores) dos
45 projetos, conforme as práticas usadas nas comunidades de software livre. Isso 40 projetos, conforme as práticas usadas nas comunidades de software livre. Isso
46 -inclui lista de e-mail, fórum de discussão, _issue tracker_, sistema de  
47 -controle de versão e ambiente de rede social. 41 +inclui listas de e-mail, fóruns de discussão, _issue trackers_, sistemas de
  42 +controle de versão e ambientes de rede social.
48 43
49 Para integrar as ferramentas e prover a autenticação única nos serviços da 44 Para integrar as ferramentas e prover a autenticação única nos serviços da
50 plataforma, um sistema web chamado Colab, que funcionada como _proxy reverso_ 45 plataforma, um sistema web chamado Colab, que funcionada como _proxy reverso_
51 -para os ambientes, está sendo evoluído. Em resumo, o Colab consiste na  
52 -integração de busca, autenticação e apresentação, provendo um único ambiente  
53 -ao usuário que tem seu perfil com as métricas de contribuições (e-mails para  
54 -listas, inserções em _wikis_, cadastros de _issue_ e _commits_ nos repositórios)  
55 -gamificadas.  
56 -  
57 -O Colab foi desenvolvido para o Interlegis^[interlegis.leg.br] (programa do  
58 -Senado Federal). Por padrão, funciona como servidor de listas de e-mail  
59 -integrado ao Mailman^[gnu.org/software/mailman], com o Apache Lucene  
60 -Solr^[lucene.apache.org/solr] indexando os conteúdos para as buscas. A partir  
61 -de 2014, o GitLab^[gitlab.org] e o Noosfero^[noosfero.org] foram integrados ao  
62 -Colab para compor o novo SPB. 46 +para os ambientes, está sendo evoluído. Em resumo, o Colab oferece a integração
  47 +de busca, autenticação e apresentação, provendo um único ambiente ao usuário
  48 +que tem em seu perfil algumas métricas de contribuições (e-mails para listas,
  49 +inserções em _wikis_, cadastros de _issue_ e _commits_ nos repositórios).
  50 +
  51 +O Colab foi desenvolvido para o Interlegis (programa do Senado Federal). Por
  52 +padrão, funciona integrado com o servidor de listas de e-mail _GNU Mailman_ e
  53 +utiliza o _Apache Lucene Solr_ para a indexação dos conteúdos para as buscas.
  54 +A partir de 2014, as ferramentas GitLab e Noosfero foram integradas ao Colab
  55 +para compor o novo SPB.
63 56
64 O GitLab é uma plataforma de desenvolvimento colaborativo social integrada ao 57 O GitLab é uma plataforma de desenvolvimento colaborativo social integrada ao
65 sistema de controle de versão Git. É o ambiente mais técnico: os repositórios 58 sistema de controle de versão Git. É o ambiente mais técnico: os repositórios
@@ -73,14 +66,14 @@ leitura de documentação e contato com os responsáveis. @@ -73,14 +66,14 @@ leitura de documentação e contato com os responsáveis.
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74 A integração dessas ferramentas não está totalmente completa, pois demanda a 67 A integração dessas ferramentas não está totalmente completa, pois demanda a
75 solução de questões complexas de arquitetura de software. O que foi 68 solução de questões complexas de arquitetura de software. O que foi
76 -desenvolvido em 2014 está funcional e já supera o antigo portal do SPB em muitos  
77 -aspectos. Em 2015, os perfis das diferentes ferramentas estão sendo integrados  
78 -de modo que o usuário faça o gerenciamento em um único lugar. Os controles de  
79 -acesso e a gestão de permissões também estão evoluindo. O mecanismo de coleta de  
80 -dados e busca está sendo refatorado para acessar os conteúdos das novas  
81 -ferramentas integradas ao Colab. Além disso, o Mezuro^[mezuro.org], um sistema  
82 -para o monitoramento de métricas de código-fonte, está sendo acoplado ao Colab  
83 -para fornecer acompanhamento da qualidade do código dos projetos. 69 +desenvolvido em 2014 está funcional e já supera o antigo portal do SPB em
  70 +muitos aspectos. Em 2015, os perfis das diferentes ferramentas estão sendo
  71 +integrados de modo que o usuário o gerencie em um único lugar. Os controles de
  72 +acesso e a gestão de permissões também estão evoluindo. O mecanismo de coleta
  73 +de dados e busca está sendo refatorado para acessar os conteúdos das novas
  74 +ferramentas integradas ao Colab. Além disso, o Mezuro, um sistema para o
  75 +monitoramento de métricas de código-fonte, está sendo acoplado ao Colab para
  76 +fornecer acompanhamento da qualidade do código dos projetos.
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85 <!------------------------------------------------------------------------> 78 <!------------------------------------------------------------------------>
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@@ -94,11 +87,9 @@ complexidade. @@ -94,11 +87,9 @@ complexidade.
94 Assim, a arquitetura da informação está sendo redesenhada para proporcionar uma 87 Assim, a arquitetura da informação está sendo redesenhada para proporcionar uma
95 navegação transparente e que atenda aos diversos tipos de usuário. Os modelos 88 navegação transparente e que atenda aos diversos tipos de usuário. Os modelos
96 de interação de cada ferramenta estão sendo harmonizados, diminuindo a curva de 89 de interação de cada ferramenta estão sendo harmonizados, diminuindo a curva de
97 -aprendizado. Ao mesmo tempo, um novo estilo visual está sendo criado para 90 +aprendizado. Ao mesmo tempo, um novo estilo visual está sendo criado para
98 apresentar essa experiência unificada e para atender as diretrizes de 91 apresentar essa experiência unificada e para atender as diretrizes de
99 -Identidade Padrão de Comunicação  
100 -Digital^[secom.gov.br/atuacao/comunicacao-digital/identidade-digital-1/identidade-digital]  
101 -do Governo Federal. 92 +Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal.
102 93
103 Os usuários fazem parte do processo. Em 2014, foi aplicado um questionário para 94 Os usuários fazem parte do processo. Em 2014, foi aplicado um questionário para
104 avaliar a satisfação das pessoas com o portal antigo e identificar problemas de 95 avaliar a satisfação das pessoas com o portal antigo e identificar problemas de
@@ -113,23 +104,22 @@ A nova plataforma do SPB foi lançada para homologação em dezembro de 2014 e @@ -113,23 +104,22 @@ A nova plataforma do SPB foi lançada para homologação em dezembro de 2014 e
113 está em uso por algumas comunidades em `beta.softwarepublico.gov.br`. Todas as 104 está em uso por algumas comunidades em `beta.softwarepublico.gov.br`. Todas as
114 ferramentas são software livre e o que está sendo desenvolvido pelas equipes da 105 ferramentas são software livre e o que está sendo desenvolvido pelas equipes da
115 UnB e USP é publicado em repositórios abertos, disponíveis na versão beta do 106 UnB e USP é publicado em repositórios abertos, disponíveis na versão beta do
116 -próprio SPB^[beta.softwarepublico.gov.br/gitlab/softwarepublico]. Mais  
117 -importante do que isso, as melhorias necessárias nas ferramentas utilizadas  
118 -estão sendo contribuídas de volta para as respectivas comunidades. Isso não só  
119 -é o certo a se fazer do ponto de vista da comunidade de software livre, como  
120 -vai possibilitar a redução de custos de manutenção no futuro para os cofres  
121 -públicos e a evolução continuada da plataforma em sinergia com outras  
122 -organizações que fazem uso das mesmas ferramentas. 107 +próprio SPB. Mais importante do que isso, as melhorias necessárias nas
  108 +ferramentas utilizadas estão sendo contribuídas de volta para as respectivas
  109 +comunidades. Isso não só é o certo a se fazer do ponto de vista da comunidade
  110 +de software livre, como vai possibilitar a redução de custos de manutenção no
  111 +futuro para os cofres públicos e a evolução continuada da plataforma em
  112 +sinergia com outras organizações que fazem uso das mesmas ferramentas.
123 113
124 Disponibilizar um conjunto de ferramentas e melhorar a experiência do usuário 114 Disponibilizar um conjunto de ferramentas e melhorar a experiência do usuário
125 no ambiente é parte desse processo de reformulação do SPB. Aspectos culturais 115 no ambiente é parte desse processo de reformulação do SPB. Aspectos culturais
126 da colaboração em rede para um efetivo uso do o que é fornecido na plataforma 116 da colaboração em rede para um efetivo uso do o que é fornecido na plataforma
127 -necessita ser amadurecido pelo MP junto às comunidades do SPB. Além disso, a  
128 -demanda por maior impacto do software público na oferta de softwares, na adoção 117 +necessitam ser amadurecidos pelo MP junto às comunidades do SPB. Além disso, a
  118 +demanda por maior impacto do software público na oferta de software, na adoção
129 das soluções disponibilizadas e na atração de colaboradores e usuários requer 119 das soluções disponibilizadas e na atração de colaboradores e usuários requer
130 intervenção. Um estudo para propostas de licenciamento e seus impactos para o 120 intervenção. Um estudo para propostas de licenciamento e seus impactos para o
131 -SPB, bem como sanar as contradições presentes na _Instrução Normativa  
132 -01/2011_^[softwarepublico.gov.br/spb/download/file/in_spb_01.pdf] que dispõe  
133 -sobre os procedimentos do SPB, também está sendo conduzido pela UnB para  
134 -complementar o que está sendo desenvolvido do ponto de vista tecnológico. 121 +SPB, bem como para sanar as contradições presentes na _Instrução Normativa
  122 +01/2011_ (que dispõe sobre os procedimentos do SPB), também está sendo
  123 +conduzido pela UnB para complementar o que está sendo desenvolvido do ponto de
  124 +vista tecnológico.
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