33-noosfero-software.tex 10.4 KB
\newpage
\section{Software}
\label{sec:software}

No novo Portal do Software Público um software....

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS USUÁRIOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

\subsection{Localizando as páginas de softwares}
\label{sub:localizando_soft}

Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de softwares são autorizadas e disponibilizadas pela equipe de administração do Portal SPB, conforme Art.20, inciso XI da Instrução Normativa 01 de 2016}, ela será disponibilizada sempre no seguinte endereço: http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware], exemplo:

\begin{itemize}
	\item \textbf{Software Exemplo} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/softwareexemplo}
\end{itemize}

Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:catalogo_software}.

\graphicspath{{figuras/}}
\begin{figure}[H]
	\centering
	\includegraphics[width=0.5\textwidth]{catalogo_software}
	\caption{Catalogo de Software.}
	\label{fig:catalogo_software}
\end{figure}

Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações (vide Figura \ref{fig:busca_software}), que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software.

\graphicspath{{figuras/}}
\begin{figure}[htb]
	\centering
	\includegraphics[width=0.75\textwidth]{busca_software}
	\caption{Busca de software por informações técnicas.}
	\label{fig:busca_software}
\end{figure}

Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}.

Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário.

\graphicspath{{figuras/}}
\begin{figure}[htb!]
	\centering
	\includegraphics[width=0.8\textwidth]{pagina_exemplo}
	\caption{Página principal de um software.}
	\label{fig:pagina_exemplo}
\end{figure}

A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado.

Observação: É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções.

\subsection{Categorizar o software}

Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, existem diversas categorias que auxiliam o usuário a localizar o(s) software(s) mais rapidamente, conforme ilustrado pela Figura X. Essas categorias podem ser editadas, caso seja de interesse do coordenador.

IMAGEM

Para editar as categorias de um software, o coordenador deve acessar \hyperref[sub:painel_controle]{o painel de controle} do software. Após isso, ele deve clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* . Na tela disponibilizada pela Figura X, é possível observar uma opção para Categorizar o Software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.

IMAGEM

\subsection{Avaliar um software}

Para avaliar um software, é necessário entrar e realizar o login e \hyperref[sub:localizando_soft]{localizar o software desejado}. Após isso, basta clicar em “Avalie este software”, conforme ilustrado pela Figura X.

IMAGEM

Já na área de avaliação, o usuário pode fazer um depoimento em texto, baseado na experiência de uso de um software em específico. Também é possível qualificar essa experiência, basta clicar na quantidade de estrelas correspondente a satisfação no uso. 

Há também outros dados adicionais que não são obrigatórios, como por exemplo, a instituição, o valor economizado e a quantidade de pessoas beneficiadas. Para concluir basta clicar em enviar.

Observação: As avaliações de softwares são moderadas pela equipe de administração do SPB, e só são disponibilizadas na página do software quando o seu conteúdo é aprovado pela equipe.

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS TÉCNICOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%


\subsection{Tornando-se administrador de um software}

Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga os passos:

\begin{itemize}
	\item Cadastrar e Logar no Portal
	\item Localizar a Página de Software
	\item Tornando-se membro de uma comunidade
\end{itemize}

Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador da comunidade.

\subsection{Acessar o painel de controle de um software}
\label{sub:painel_controle}

Após a equipe de administração do SPB atribuir as permissões de administrador para o usuário, basta ele acessar a página do software novamente (http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware]) e logo abaixo da logomarca terá um link chamado Painel de Controle, conforme imagem ilustrada pela Figura X.

IMAGEM

A Figura X apresenta o Painel de Controle de uma comunidade. Neste painel, constam todas as opções de administração da página de software e da comunidade.

IMAGEM

\subsection{Alterar informações do software}

No painel de controle da página de software, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outras informações)

Para acessar o painel de controle basta clicar na opção *INFORMAÇÃO DE SOFTWARE*. Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura X será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.

IMAGEM 

É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo.

\subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco do Software}
\label{sec:block_software}

É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção *EDITAR BLOCOS LATERAIS*. Após isso, a Figura X representa a tela que será disponibilizada:

IMAGEM

Esta tela trata da disposição dos conteúdos na página de software. O esqueleto/template padrão para software no portal do SPB é formado por 3 sessões ou áreas: 

\begin{itemize}
	\item 2- Menu esquerdo
	\item 1- Centro (Área Principal)
	\item 3- Menu direito
\end{itemize}

Cada sessão/área é formado por vários blocos. Cada bloco suporta um tipo de conteúdo, entre eles: bloco de links, vídeos, login/logout, conteúdo recente, estatísticas, entre outros tipos.  

Para editar informações de blocos existentes, basta sobrepor o ponteiro do mouse sobre o bloco desejado. Após isso será apresentada a barra indicada pela Figura X, depois basta selecionar a opção Editar *EDITAR*

IMAGEM

No exemplo ilustrado pela Figura X, é realizado a edição das informações relacionado ao bloco de ajuda, presente nas páginas de softwares.

IMAGEM

Também é possível a adição de blocos com conteúdos diferentes. Para realizar esse procedimento, basta selecionar a opção *ADICIONAR UM BLOCO* . A tela ilustrada pela Figura X permite o coordenador a inclusão de vários tipos de conteúdos na página.

IMAGEM

Observação: Não é recomendado alterar a disposição dos conteúdos, apenas editar os blocos já existentes na página.

\subsection{Disponibilizando uma nova versão de um software no Portal}

Quando o software é disponibilizado e feito a revisão dos textos/blocos/links no software o último passo é disponibilizá-lo para download. Para isso o usuário deve acessar o seu painel de controle, acessar a opção "Gerenciar Conteúdo". 

É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção *NOVO CONTEÚDO* e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}. 

Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Deve-se escolher a opção \href{sec:block_software}{editar blocos laterais} no painel de controle da página do Software, conforme é mostrado na Figura X. Para editar o usuário deve clicar no botão *EDITAR* no bloco de download do software.

IMAGEM

Posteriormente, o usuário deve preencher as informações do grupo de opções Opções de Download, que incluem:

\begin{itemize}
	\item Nome - Nome e versão do Software;
	\item Link - Link de download, que é obtido diretamente do arquivo que foi feito o upload e que foi explicado anteriormente;
	\item Plataformas - Sistema Operacional compatível; e
	\item Requisitos Mínimos - Requisitos o qual a plataforma paga
\end{itemize}