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@@ -145,7 +145,9 @@ funcionalidades: | @@ -145,7 +145,9 @@ funcionalidades: | ||
145 | * Definir Mecanismos de Integração Visual (Dashboard) | 145 | * Definir Mecanismos de Integração Visual (Dashboard) |
146 | 146 | ||
147 | As evoluções decorrentes dessa macro atividade foram acompanhadas pelas | 147 | As evoluções decorrentes dessa macro atividade foram acompanhadas pelas |
148 | -evoluções das ferramentas utilizadas no Portal, como Noosfero, GitLab e Mezuro. | 148 | +evoluções das ferramentas utilizadas no Portal, como Noosfero, GitLab e Mezuro |
149 | +(sendo esse último previsto para ser disponibilizado aos usuários na próxima | ||
150 | +release). | ||
149 | 151 | ||
150 | ### Estudos sobre Proxy de integração | 152 | ### Estudos sobre Proxy de integração |
151 | 153 | ||
@@ -164,7 +166,8 @@ As evoluções das ferramentas integrantes do Portal, assim como dos plugins de | @@ -164,7 +166,8 @@ As evoluções das ferramentas integrantes do Portal, assim como dos plugins de | ||
164 | integração de cada uma delas, apoiam a evolução da indexação de buscas na | 166 | integração de cada uma delas, apoiam a evolução da indexação de buscas na |
165 | plataforma de integração, uma vez que os modelos de dados das ferramentas já | 167 | plataforma de integração, uma vez que os modelos de dados das ferramentas já |
166 | estão representadas na plataforma, o que permitirá a evolução do Colab para um | 168 | estão representadas na plataforma, o que permitirá a evolução do Colab para um |
167 | -barramento de camada de aplicação. | 169 | +barramento de camada de aplicação, provendo as condições para a implementação |
170 | +da busca global na próxima release. | ||
168 | 171 | ||
169 | ### Estudos sobre sistema de Ranking (gameficação) | 172 | ### Estudos sobre sistema de Ranking (gameficação) |
170 | 173 | ||
@@ -191,7 +194,7 @@ Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte | @@ -191,7 +194,7 @@ Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte | ||
191 | A partir do detalhamento da referente épica, foram desenvolvidas neste contexto | 194 | A partir do detalhamento da referente épica, foram desenvolvidas neste contexto |
192 | melhorias de *back end* relacionadas à comunicação entre a Plataforma de | 195 | melhorias de *back end* relacionadas à comunicação entre a Plataforma de |
193 | Integração e a ferramenta de Listas de e-mails. Em termos funcionais, essa | 196 | Integração e a ferramenta de Listas de e-mails. Em termos funcionais, essa |
194 | -evolução possibilitou a criaçao da seguinte funcionalidade durante a release 4: | 197 | +evolução possibilitou a criação da seguinte funcionalidade durante a release 4: |
195 | 198 | ||
196 | * Moderação de Listas de e-mail através da Plataforma de Integração | 199 | * Moderação de Listas de e-mail através da Plataforma de Integração |
197 | 200 | ||
@@ -376,6 +379,18 @@ participa.br, que forneceu insumo para a extração de diversas conclusões, | @@ -376,6 +379,18 @@ participa.br, que forneceu insumo para a extração de diversas conclusões, | ||
376 | indicando, principalmente, que a comunidade envolvida tem preferência à | 379 | indicando, principalmente, que a comunidade envolvida tem preferência à |
377 | aceitação de mais modelos livres de licença no Portal do SPB. | 380 | aceitação de mais modelos livres de licença no Portal do SPB. |
378 | 381 | ||
382 | +Desenvolveu-se a minuta da nova Instrução Normativa, concentrando esforços na | ||
383 | +flexibilização do esquema de licenciamento. A redação foi adaptada também para | ||
384 | +o tratamento adequado do "software de governo". Também visou-se facilitar e | ||
385 | +incentivar a oferta de softwares no portal, desburocratizando a | ||
386 | +disponibilização de software no SPB por meio da retirada da obrigatoriedade de | ||
387 | +registro no INPI e da flexibilização em relação à indicação de coordenador(es) | ||
388 | +para as comunidades. | ||
389 | + | ||
390 | +Por fim, dentro da evolução dos estudos de licenças de software livre e de leis | ||
391 | +de software dentro e fora do Brasil, gerou-se o relatório final com as | ||
392 | +alternativas de licenciamento de Software Público Brasileiro. | ||
393 | + | ||
379 | 394 | ||
380 | ### Estudos sobre push utilizando o protocolo HTTPS | 395 | ### Estudos sobre push utilizando o protocolo HTTPS |
381 | 396 | ||
@@ -414,7 +429,8 @@ que além de afetar a experiência do usuário pode colocar em risco a transmiss | @@ -414,7 +429,8 @@ que além de afetar a experiência do usuário pode colocar em risco a transmiss | ||
414 | do código do computador para o Portal. | 429 | do código do computador para o Portal. |
415 | 430 | ||
416 | Apesar das limitações a solução viabiliza a utilização do Portal por órgãos que | 431 | Apesar das limitações a solução viabiliza a utilização do Portal por órgãos que |
417 | -antes estariam limitados. | 432 | +antes estariam limitados. De toda forma, na entrega intermediária da release 5 |
433 | +será disponibilizada a solução definitiva para este item. | ||
418 | 434 | ||
419 | 435 | ||
420 | ## Revisão de Escopo do Projeto | 436 | ## Revisão de Escopo do Projeto |
@@ -459,15 +475,9 @@ Já no dia 8/9/2015, houve outra reunião decorrente dessa estratégica, realiza | @@ -459,15 +475,9 @@ Já no dia 8/9/2015, houve outra reunião decorrente dessa estratégica, realiza | ||
459 | no LAPPIS/UnB, onde foi discutido e acordado entre as partes os desdobramentos | 475 | no LAPPIS/UnB, onde foi discutido e acordado entre as partes os desdobramentos |
460 | da revisão nos nÃveis tático e operacional. | 476 | da revisão nos nÃveis tático e operacional. |
461 | 477 | ||
462 | -A seguir é possÃvel observar o cronograma inicialmente proposto: | ||
463 | - | ||
464 | -'TO-DO - Inserir a figura do cronograma inicial' | ||
465 | - | ||
466 | -Consolidando os entendimentos entre as equipes segue o novo cronograma do projeto | ||
467 | -que passa a vigorar até que haja necessidade de novo alinhamento entre a estratégia | ||
468 | -do negócio e time de desenvolvimento. | ||
469 | - | ||
470 | -'TO-DO - Inserir a figura do novo cronograma' | 478 | +Consolidando os entendimentos entre as equipes, um novo cronograma do projeto |
479 | +será enviado à DEGSI/SLTI, em janeiro de 2016, havendo perspectiva de | ||
480 | +continuidade do projeto. | ||
471 | 481 | ||
472 | É importante ressaltar que a revisão do escopo não altera o objeto, a duração e | 482 | É importante ressaltar que a revisão do escopo não altera o objeto, a duração e |
473 | orçamento do projeto. Nessa visão o tempo e orçamento são fixos, restanto a | 483 | orçamento do projeto. Nessa visão o tempo e orçamento são fixos, restanto a |
@@ -476,7 +486,8 @@ disso evidencia-se também a colaboração e confiança entre o cliente, DGSI/MP | @@ -476,7 +486,8 @@ disso evidencia-se também a colaboração e confiança entre o cliente, DGSI/MP | ||
476 | time de desenvolvimento, LAPPIS/UnB, valores preescritos no manifesto ágil. | 486 | time de desenvolvimento, LAPPIS/UnB, valores preescritos no manifesto ágil. |
477 | 487 | ||
478 | Por fim, tais entendimentos serão formalizados e protocolados via ofÃcio a ser | 488 | Por fim, tais entendimentos serão formalizados e protocolados via ofÃcio a ser |
479 | -encaminhado à DGSI/MP no inÃcio da release 5. | 489 | +encaminhado à DGSI/MP no inÃcio de 2016, em resposta ao ofÃcio 8578/2015-MP, |
490 | +enviado ao CDT/UnB em 10/09/2015. | ||
480 | 491 | ||
481 | 492 | ||
482 | ## BenefÃcios alcançados | 493 | ## BenefÃcios alcançados |
@@ -635,6 +646,35 @@ técnicas de entrega contÃnua, através do uso de receitas Chef (técnica avanà | @@ -635,6 +646,35 @@ técnicas de entrega contÃnua, através do uso de receitas Chef (técnica avanà | ||
635 | que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas | 646 | que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas |
636 | receitas são executadas em cada um dos ambientes. | 647 | receitas são executadas em cada um dos ambientes. |
637 | 648 | ||
649 | + | ||
650 | +## Conclusão de dÃvidas técnicas da Release 3 | ||
651 | + | ||
652 | +Conforme o item 3 do ofÃcio 8578/2015-MP, enviado ao CDT/UnB em 10/09/2015, em | ||
653 | +resposta ao relatório de entrega da Release 3, houve o aceite parcial do ciclo | ||
654 | +de desenvolvimento em questão. Isso, devido ao fato de ainda não estar em | ||
655 | +produção duas funcionalidades: "uso de listas moderadas pela interface do | ||
656 | +Colab" e "criação de comunidade secreta". | ||
657 | + | ||
658 | +Ambos as funcionalidades foram colocadas em produção, na atualização | ||
659 | +intermediária da Release 4, depois dos testes necessários para as mesmo estejam | ||
660 | +disponÃveis aos usuários. | ||
661 | + | ||
662 | +Dessa forma, para a primeira, quando solicita-se a inscrição em uma lista | ||
663 | +moderada, uma mensagem é exibida ao usuário, notificando-o que sua inscrição na | ||
664 | +lista está aguardando a aprovação pelo moderador (que receberá um e-mail com | ||
665 | +tal requisição). Nesse contexto, quando os dados de uma lista são privados, | ||
666 | +eles não aparecem para os usuários deslogados ou para aqueles que não fazem | ||
667 | +parte da lista. | ||
668 | + | ||
669 | +Para a segunda funcionalidade citada, nas "Configurações do Perfil" de uma | ||
670 | +comunidade, acessadas via Painel de Controle do Noosfero, em "Informações e | ||
671 | +Configurações da Comunidade", existem 3 tipos de "Opções de Privacidade": | ||
672 | +secreto, público e privado. Ao selecionar a opção "secreto", a comunidade | ||
673 | +ficará escondida, bem como todo o seu conteúdo para não membros e outras | ||
674 | +pessoas que não podem entrar nessa comunidade a não ser que sejam convidadas. | ||
675 | +Vale observar que a mesma não ficará visÃvel nas buscas do Portal. | ||
676 | + | ||
677 | + | ||
638 | ## Dificuldades encontradas | 678 | ## Dificuldades encontradas |
639 | 679 | ||
640 | 680 | ||
@@ -793,9 +833,18 @@ de comunicação no qual as ferramentas possam ser conectadas. | @@ -793,9 +833,18 @@ de comunicação no qual as ferramentas possam ser conectadas. | ||
793 | 833 | ||
794 | ## Anexos | 834 | ## Anexos |
795 | 835 | ||
796 | -`TO-DO` | 836 | +* Anexo I - Manual de Operação do novo Software Público Brasileiro (em |
837 | + produção) | ||
838 | + | ||
839 | +* Anexo II - Parecer JurÃdico - Consulta sobre Software Livre e Lei De Software | ||
840 | + | ||
841 | +* Anexo III - Análise quantitativa das respostas do questionário aplicado ao | ||
842 | + usuários do SPB | ||
797 | 843 | ||
844 | +* Anexo IV - Relatório final com as Alternativas de Licenciamento de Software | ||
845 | + Público Brasileiro | ||
798 | 846 | ||
847 | +* Anexo V - Minuta para consulta pública da nova Instrução Normativa do SPB | ||
799 | 848 | ||
800 | -Por fim, tais entendimentos serão formalizados via ofÃcio a ser encaminhado para | ||
801 | -a DGSI/MP no inÃcio da release 5. | 849 | +* Anexo VI - Parecer técnico sobre a utilização de certificados SSL emitidos |
850 | + pelo ICP-Brasil |