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Adicionando relatório da Releases 5 para revisão coletiva

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Makefile
1   -BASENAME = relatorioR4
  1 +BASENAME = relatorioR5
2 2  
3 3 all: $(BASENAME).pdf
4 4 evince $< &
... ...
relatorioR5.md 0 → 100644
... ... @@ -0,0 +1,532 @@
  1 +# RELATÓRIO DA RELEASE 5
  2 +
  3 +Ações programadas para a Release 5, de acordo com o novo plano de trabalho (de
  4 +outubro de 2016):
  5 +
  6 +* Estudos de evolução de plataforma integrada de colaboração
  7 + * Evolução de ambiente de Rede Social e plugins
  8 + * Estudos sobre mecanismos de relato dos usuários
  9 + * Estudos para uso de instituições governamentais
  10 +* Estudos de evolução de plataforma de Integração
  11 + * Estudos sobre o Proxy de integração
  12 + * Estudos sobre o Sistema de Indexação de Buscas
  13 + * Estudos sobre a evolução do Sistema de Lista de Mail's
  14 + * Estudos sobre a evolução de camada de back-end
  15 + * Estudos sobre a Evolução do Sistema de Controle de Versão
  16 +* Estudos Avançados sobre Migração
  17 +* Estudos Avançados sobre API
  18 +* Estudos Avançados para mecanismos de busca global
  19 +* Estudos Avançados sobre a evolução do Sistema de Identidade Visual
  20 +* Estudos Avançados sobre a evolução da estrutura de IHC
  21 +* Estudos Avançados sobre a evolução da Arquitetura da Informação
  22 +* Estudos sobre para evolução da superfície da interface gráfica do portal
  23 +* Estudos Avançados sobre plataforma de monitoramento de código-fonte
  24 +* Estudos Avançados para a definição e automação da infraestrutura
  25 +* Estudos Avançados para a sustentação da plataforma
  26 +* Estudos sobre Licenças de Software Livre
  27 +
  28 +## Alinhamento Estratégico
  29 +
  30 +Em reunião,em 18 de setembro de 2015, com o comitê estratégico do projeto, liderado
  31 +pelo diretor e o coordenador da DeGSI, Wagner Ribeiro e Orlando Neto, foram
  32 +definidas as seguintes **metas estratégicas** para a release:
  33 +
  34 +* Sustentação do novo SPB pelo MP
  35 +* Melhorias na usabilidade e da visão do usuário na integração das ferramentas
  36 +* Interação do novo SPB com outras plataformas
  37 +* Acompanhar o processo de entrada e evolução da qualidade do projetos SPB
  38 +
  39 +Nesta reunião foi explanado pelo coordenador Orlando Neto que uma das principais
  40 +metas para o ano de 2016, em relação ao projeto, é sustentação da
  41 + plataforma do portal do software público (SPB) por parte do Ministério.
  42 +
  43 +Com tais metas definidas em nível estratégico, as analistas da DEGSI/SLTI,
  44 +Marisa Santos e Nayanne Bonifácio, juntamente com todo o time da UnB, estiveram
  45 +reunidos para o planejamento desta release.
  46 +Nesse sentido, a partir das metas estratégicas foram definidas as seguintes
  47 +"épicas" para organizarmos as histórias de usuários e tarefas, conforme a
  48 +metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto:
  49 +
  50 +* Épicas Não Técnicas
  51 + * Integração dos perfis de usuários
  52 + * Evolução da busca global integrado com o núcleo do Portal
  53 + * API (integração com outras plataformas)
  54 + * Sustentação da plataforma
  55 + * Evolução de ferramentas desenvolvidas e melhorias de usabilidade
  56 + * Evolução para preparação da entrada de Ativos de Software
  57 + * Melhorias gerais da plataforma
  58 + * Refatoração do front-end do Noosfero
  59 + * Monitoramento de métricas de código-fonte
  60 + * Implantação da Release 5
  61 +
  62 +* Épicas Não-Técnicas
  63 + * Oficinas
  64 + * Relatório final dos estudos de licença
  65 + * Revisão da minuta da IN do SPB
  66 +
  67 +Posteriormente, o projeto foi interrompido por volta de repasse de recursos,
  68 +entre 18 de dezembro de 2015 até 04 de abril. Quando o recurso faltante,
  69 +previsto para 2015, foi repassado para a UnB, o projeto foi retomado.
  70 +Entretanto, de forma que também foram planejadas uma série de atividades de
  71 +encerramento, uma vez que a UnB foi comunicada que não haveria mais recursos
  72 +para o projeto, referente ao planejado para 2016. Para os alinhamentos de
  73 +conclusão da Release 5 e para o encerramento do projeto, uma reunião foi
  74 +realizada em 08 de abril de 2016, com o coordenador Orlando Neto e os analista
  75 +Marisa Santos e Luiz Fernando Matos.
  76 +
  77 +## Fase de Execução
  78 +
  79 +
  80 +### Estudos de evolução de plataforma integrada de colaboração
  81 +
  82 +TODO: Revisão Tallys
  83 +
  84 +Esta macro atividade, em relação a release 5, esteve associada a quatro épicas:
  85 +
  86 +* **Evolução de ferramentas desenvolvidas e melhorias de usabilidade**: foram
  87 +realizadas evoluções nas seguintes funcionalidades e recursos da plataforma:
  88 +
  89 +* Relato de uso
  90 +* Homepage do software
  91 +* Páginas de software
  92 +* Páginas de comunidade
  93 +* Páginas de busca (providas pelo Noosfero)
  94 +* Catálogo de software
  95 +* Páginas de conteúdo
  96 +* Páginas administrativas do Noosfero
  97 +* Páginas de lista de categorias e busca específica
  98 +* Navegabilidade do portal
  99 +* Catálogo de instituições adicionando filtro por empresas/instituições
  100 +
  101 +
  102 +* **Evolução para preparação da entrada de Ativos de Software**: não estava
  103 +previsto para esta fase do projeto, mas foi atendido para uma avaliação interna
  104 +por parte do Ministério do Planejamento, de forma que foi desenvolvidas os
  105 +seguintes itens:
  106 +
  107 +* Prototipação inicial do catálogo de ativos de software e página dos software
  108 +* Implementação do layout das páginas do Portal do SISP
  109 +* Homepage do SISP
  110 +* Cabeçalho e rodapé do SISP
  111 +* Página do software do SISP
  112 +* Importação do Catálogo de Software do SISP
  113 +* Busca no catálogo do SISP
  114 +* Página de software de um ativo/software do SISP
  115 +
  116 +
  117 +* **Melhorias gerais na plataforma**: foram realizadas as seguintes melhorias e
  118 +correções.
  119 +
  120 +* Correções no layout e blocos
  121 +* Correção naHomepage do Portal
  122 +* Atualização do Cabeçalho e Rodapé
  123 +* Correções nas Páginas de comunidade
  124 +* Correções Página de Software
  125 +* Organização da Página de cadastro
  126 +* Comunidade secreta
  127 +* Catálogo de Software deve filtrar softwares que coincidem com 1 ou mais categorias selecionadas
  128 +* Membros autorizados pela configuração do fórum não conseguem criar tópicos de discussão
  129 +* Correção de traduções
  130 +* Refatoração de busca de software e instituições
  131 +* Correção dos problemas de links no plugin de notificação
  132 +* Importar notícias da wiki do portal
  133 +* Adicionar bloco de eventos na pagina de software
  134 +* Formatação nos campos numéricos ao avaliar um software
  135 +* Imagens excluidas ainda aparecem no bloco lateral de comunidade
  136 +* Enviar email ao usuário ao ser aceito/recusado em uma comunidade moderada
  137 +* Correção de mensagem de erro ao ultrapassar o limite de upload
  138 +* Relatos rejeitados aparece para usuarios comuns
  139 +* Pagina do esic-livre quebrada
  140 +* Problemas ao editar instituição
  141 +* Refatoracao das Categorias - Permitir categorias filhas e netas
  142 +* Ordenação dos comentários de um artigo "faz" a paginação desaparecer
  143 +* Melhorias no RSS
  144 +* Escolha do tema pode inutilizar o profile no social
  145 +* Aceitar valores no relato somente se for informada a Instituição
  146 +* Divergência do catálogo de instituições e instituições disponíveis no portal
  147 +* Colocar título dos catalogos de comunidades e usuarios, como por exemplo no de instituições.
  148 +* Página de algumas comunidades quebrando
  149 +* Correção dos Valores do bloco de estatísticas do software
  150 +* Página de membros sem paginação
  151 +* Evoluir as páginas do Relato de Uso
  152 +
  153 +
  154 +* **Refatoração do front-end do Noosfero**: foram realizados um estudo e uma atividade de desenvolvimento.
  155 +
  156 +* Definir estratégias e tecnologias para refatoração - que levou a refatorações
  157 +usando um framework Java Script, denominado Angular.
  158 +* Adaptações no backend
  159 +do Noosfero - adaptação do front-end conforme a evolução do Noosfero para o
  160 +framework Ruby on Rails 4, ou seja, um consequência das atividades de
  161 +sustentação da plataforma.
  162 +
  163 +
  164 +### Estudos de Evolução de plataforma de Integração
  165 +
  166 +TODO: Revisão Gabriel
  167 +
  168 +Esta macro atividade, em relação a release 5, esteve associada as seguintes
  169 +épicas:
  170 +
  171 +* **Integração dos perfis de usuários** - neste ponto do projeto, foi
  172 +desenvolvida a estrutura de back-end do Colab para permitir a integração de
  173 +perfis, de forma que na Release 5 temos:
  174 +
  175 +* Definição do sistema de widgets (componentes) do Colab
  176 +* Integração inicial de perfil com o GitLab
  177 +* Integração funcional de perfil com o Noosfero
  178 +
  179 +* **Melhorias gerais na plataforma** - uma série de melhorias foram realizadas
  180 +durante a Release 5 para a evolução do Colab e das integrações entre as
  181 +ferramentas:
  182 +
  183 +* Aumentar cobertura de teste automatizado do Colab
  184 +* Remover namespace do arquivo de configuração dos plugins do Colab
  185 +* Adicionar campos novos indexados do Noosfero
  186 +* Colab suportar múltiplos sites
  187 +* GitLab com Push com HTTPS
  188 +* Criar repositório e lista quando uma comunidade for criada
  189 +* Fazer a interface da busca e dos filtros
  190 +* Adicionar timestamp na importação dos dados do colab
  191 +* Refatorar filtros da busca do Colab
  192 +* Refatorar template da página de busca
  193 +* Generalizar os filtros da busca do Colab
  194 +* Integração do Colab com o Mezuro
  195 +* Desenvolver task para geração da estrutura de plugins (criação de novos plugins)
  196 +* Reduzir código duplicado entre os plugins usando helpers do django
  197 +* Disparar sinal de atualização dos dados do usuário para o Noosfero e Gitlab.
  198 +* Refatoração do plugin do Noosfero
  199 +* Utilizar sinais para comunicação entre plugins do Colab
  200 +* Consertar problema de memory leak no mailman-api
  201 +* Reimplementar o carregamento de templates e arquivos estáticos
  202 +* Permitir modificar informações de perfil do Noosfero via perfil do Colab
  203 +* Permitir modificar informações de perfil do Gitlab via perfil do Colab
  204 +* Criação de widgets para customizar perfil do Colab
  205 +* Diferenciar listas privadas de listas públicas na exibição das listas
  206 +* Login integrado
  207 +* Logar usuário no Noosfero ao logar no Colab
  208 +* Logar usuário no Gitlab ao logar no Colab
  209 +* Implementar blacklist para o Colab
  210 +* Remover usuários não ativos do Colab
  211 +* Redirecionar para página atual após fazer login
  212 +* Integração de dados comuns entre as ferramentas abaixo do Colab (Nome e Email)
  213 +* Reenviar link de ativação de senha e editar mensagem pedindo para o usuário verificar na caixa de spam
  214 +* Revisar traduções do Colab, plugins e mailman
  215 +* Remover usuário do Gitlab, Noosfero e listas de email quando usuário deletar a conta no Colab
  216 +* Redirecionar links da edição de perfil para o Colab
  217 +* Adicionar pacotes do Colab e dos plugins ao PyPI
  218 +
  219 +
  220 +### Estudos Avançados sobre Migração
  221 +
  222 +Durante a release 3, realizamos um estudo de avaliação, com interações para
  223 +alinhamentos com as analistas da DEGSI/SLTI, que resultou em um parecer técnico
  224 +enviado a DESGI/SLTI com as recomendações para migração de conteúdos, bem como
  225 +os motivos para a sugestão de recadastramento por parte dos usuários do antigo
  226 +portal que desejam usar a nova plataforma do SPB.
  227 +
  228 +Assim, a partir da Release 4 seriam migrados os conteúdos de Blogs e Fóruns do
  229 +antigo portal. Portanto, as seguintes atividades relacionadas à migração dos
  230 +conteúdos das comunidades existentes no antigo portal do SPB foram realizadas:
  231 +
  232 +* Migrar Comunidades
  233 +* Verificação de Migração e Templates
  234 +* Migração de Conteúdos (Fóruns e Blogs)
  235 +
  236 +Para a Realese 5, foram realizados ajustes, conforme a revisão dos
  237 +analistas do Ministério do planejamento, sendo os últimos ajustes colocados em
  238 +produção no dia 07 de junho de 2016, tendo todo esse processo de migração bem
  239 +sucedido, inclusive nos detalhes solicitados pelo Ministério.
  240 +
  241 +### Estudos Avançados sobre API
  242 +
  243 +TODO: Revisão Marcos Ronaldo e Melissa
  244 +
  245 +A épica **API (integração com outras plataformas)** foi planejada
  246 +exclusivamente para evoluir este item do projeto, de forma que as atividades
  247 +realizadas foram:
  248 +
  249 +* Evolução da API do Noosfero
  250 +* Disponibilização de dados do Portal para uso em Aplicativo do SPB (não desenvolvido pela UnB)
  251 +* Estudos para preparação do Noosfero para suporte à federação (relatório anexo)
  252 +* Estudos para preparação para o novo front-end do Noosfero
  253 +
  254 +
  255 +### Estudos Avançados para mecanismos de busca global
  256 +
  257 +TODO: Revisão Gabriel
  258 +
  259 +A épica **Evolução da busca global integrado com o núcleo do Portal** foi
  260 +planejada exclusivamente para evoluir este item do projeto, de forma queas
  261 +atividades realizadas foram:
  262 +
  263 +* Estudo e definição das informações em ordem de prioridade/relevância
  264 +* Organização dos conteúdos listados na busca
  265 +* Melhorias da apresentação da Busca Global
  266 +* Pegar os conteúdos das Listas de Discussão
  267 +* Pegar os conteúdos do Noosfero (Rede Social)
  268 +* Flexibilizar os blocos de busca para os plugins
  269 +* Generalizar os filtros no núcle do Colab (plaforma de integração)
  270 +* Desenvolver nova interface da página de busca
  271 +* Aplicação do design visual: formatação dos resultados da busca global (e caixa de filtros)
  272 +
  273 +
  274 +### Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual
  275 +
  276 +TODO: Revisão Peter
  277 +
  278 +Houve uma continuação das atividades de evolução da identidade visual do
  279 +Portal, de forma que, novos elementos gráficos e estilos foram criados,
  280 +implementados e validados. Destacam-se os seguintes itens:
  281 +
  282 +* Design e estruturação do Relato de uso
  283 +* Evolução visual e estruturação do Bloco de Métricas nas páginas de softwares
  284 +* Reestruturação dos arquivos e regras de CSS do tema
  285 +* Aplicação de estilos nas páginas principal e internas das Comunidades
  286 +* Evolução visual dos Cadastros de Software e Comunidade
  287 +* Design e estruturação de janelas “Tooltip” e “Popover” para o Portal
  288 +* Revisão de classes e HTML para blocos do plugin SPB
  289 +* Refatoração do CSS para plugins SPB
  290 +* Elaboração e formatação para o Mapa do Site
  291 +* Revisão e validação visual das áreas implementadas para versão de lançamento
  292 +
  293 +A evolução do Sistema de Identidade Visual foi apresentada aos gestores do
  294 +Ministério do Planejamento em reuniões periódicas.
  295 +
  296 +
  297 +### Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC
  298 +
  299 +TODO: Revisão Peter
  300 +
  301 +Houve uma continuação das atividades de evolução da estrutura da IHC, de forma
  302 +que houve a evolução dos seguintes recursos já em funcionamento ou prototipados
  303 +anteriormente:
  304 +
  305 +* Filtros na página interna Catálogo de Softwares
  306 +* Página de Software
  307 +* Página Software de Governo
  308 +* Páginas associadas ao Relato de uso
  309 +* Bloco “Notificações” na página inicial
  310 +* Bloco “Veja também” na página inicial
  311 +* Funcionalidades atuais do portal
  312 +* Funcionalidades do Mezuro
  313 +* Unificação do Painel de Controle
  314 +
  315 +
  316 +### Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação
  317 +
  318 +TODO: Revisão Peter
  319 +
  320 +Assim, como na Release 4, durante a Release 5, consolidaram-se as decisões de
  321 +arquitetura da informação tomadas na release anterior, sem modificações de
  322 +estrutura.
  323 +
  324 +### Estudos sobre a Evolução da superfície da interface gráfica do portal
  325 +
  326 +TODO: Revisão Peter
  327 +
  328 +Esta macro atividade, em relação a Release 5, esteve associada as mesmas
  329 +atividades relacionadas à macro atividade **Estudos Avançados sobre a Evolução
  330 +do Sistema de Identidade Visual**, apresentadas acima.
  331 +
  332 +### Estudos Avançados sobre plataforma de monitoramento de código-fonte
  333 +
  334 +TODO: revisão Manzo
  335 +
  336 +Durante as Release 5, além da correção de defeitos encontrados, foram
  337 +adicionados à plataforma Mezuro novos coletores para que sejam extraídas
  338 +métricas de Python e Ruby. Além disso, os principais passos já foram dados para
  339 +integrar a plataforma ao Portal do SPB, através da plataforma de integração
  340 +Colab.
  341 +
  342 +Portanto, a plataforma Mezuro foi evoluída para suportar a tecnologia de
  343 +autenticação única utilizada pelo Portal do SPB, possibilitando o
  344 +desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para
  345 +complementar a integração básica da plataforma, foi desenvolvido a integração
  346 +visual inicial necessária para unificação da experiência do usuário, bem como a
  347 +importação de dados inicial do Mezuro para a plataforma integradora Colab.
  348 +
  349 +Os últimos passos remanescentes para a integração do Mezuro no SPB eram
  350 +relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o empacotamento da
  351 +ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de instalação foram
  352 +concluídos, e o foco do desenvolvimento foi no suporte à linguagem PHP que é
  353 +utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB. Dessa forma, foi
  354 +desenvolvido/realizado:
  355 +
  356 +* Suporte à métricas de hotspot
  357 + * Adição de métricas de PHP
  358 +* Biblioteca de integração de coletores
  359 +* Empacotamento dos serviços
  360 +* Pacote de dependências nativo para serviço de configurações
  361 +* Pacote nativo para serviço de configurações
  362 +* Pacote de dependências nativo para serviço de processamento
  363 +* Pacote de dependências nativo para interface web
  364 +* Pacote nativo para interface web
  365 +* Receber notificações do GitLab
  366 +* Manutenção de estabilidade
  367 + * Interface web
  368 + * Backports do serviço de configurações para Ruby 2.0.0
  369 + * Validações de integridade para o serviço de Processamento
  370 +* Evolução inicial integração visual com o Colab
  371 +
  372 +A integração do Mezuro no portal do SPB tinha o objetivo de coletar,
  373 +monitoramentar e ajudar na interpretação da qualidade interna dos produtos de
  374 +softwares disponíveis na plataforma. Essas informações seriam subsídios para
  375 +ranqueamento e classificação dos softwares disponibilizados no portal.
  376 +Entretanto, como o projeto foi cancelado, mesmo o Mezuro estando pronto para
  377 +ser integrado à plataforma, decidiu-se não colocá-lo em produção, uma vez que
  378 +não haveria tempo para os testes e o acompanhamento adequado de seu uso, o que
  379 +iria pautar as evoluções durante as Release 6 e 7, que foram canceladas.
  380 +
  381 +
  382 +### Estudos Avançados para a definição e automação da infraestrutura
  383 +
  384 +TODO: revisão Tada
  385 +
  386 +A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos
  387 +ambientes do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios
  388 +obtidos como resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e
  389 +softwares envolvidos no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para
  390 +evoluir e amadurecer os procedimentos de implantação do projeto através da
  391 +aplicação de técnicas de DevOps.
  392 +
  393 +Essa evolução consistiu do empacotamento dos softwares e suas dependências para
  394 +a plataforma utilizada nos servidores do Ministério (CENTOS 7), evolução da
  395 +ferramenta para gerenciamento das diferentes máquinas e ambientes existentes
  396 +(*chake*) e das receitas *chef* para a configuração dos serviços em cada
  397 +máquina. Adicionalmente, os manuais de instalação e manutenção do portal foram
  398 +melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de manutenção
  399 +do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP.
  400 +
  401 +#### Empacotamento
  402 +
  403 +O empacotamento é uma atividade que tem como base um pacote contendo o
  404 +código-fonte original de um projeto de software e tem como objetivo preparar
  405 +pacotes binários (instaladores) para que o software possa ser instalado
  406 +facilmente por diversos usuários finais de um sistemas. O empacotamento inclui,
  407 +mas não está limitado, às seguinte atividades:
  408 +
  409 +* integração com serviços (e.g. servidores de aplicação) do sistema para que
  410 + possam ser gerenciados utilizando as ferramenta padrão do sistema
  411 + operacional;
  412 +* gerenciamento de dependências, de forma que todos os pacotes necessários para
  413 + o funcionamento de plataforma sejam instalados automaticamente em conjunto
  414 + com os componentes principais;
  415 +* integração de forma sustentável de customizações específicas do Portal do
  416 + Software Público Brasileiro;
  417 +* gerenciamento de atualizações, de forma que a instalação de uma nova versão
  418 + seja feita corretamente na presença de uma versão anterior, e que o processo
  419 + seja executado corretamente sem intervenção manual.
  420 +
  421 +Esta atividade traz grandes benefícios aos usuários finais, uma vez que ao ser
  422 +finalizada torna-se muito simples a instalação. Contudo, tal descomplicação
  423 +envolve um certo custo na etapa de desenvolvimento.
  424 +
  425 +
  426 +### Estudos Avançados para a sustentação da plataforma
  427 +
  428 +TODO: Revisão Luan
  429 +
  430 +Na Release 5 foram priorizadas as seguintes ações para a sustentação da
  431 +plataforma:
  432 +
  433 +* Refatoração dos scripts
  434 +* Confirudação dos ambientes local de teste e de desenvolvimento
  435 +* Evolução do monitoramento do ambiente
  436 +* Migração do Noosfero para Rails 4 (última versão framework)
  437 +
  438 +Os ambientes na infraestrutura pela Diretoria de Tecnologia da
  439 +Informação - DTI foi repensado para 2, cada um com 7 máquinas virtuais:
  440 +
  441 +* Ambiente de desenvolvimento e homologação: para que a equipe de
  442 +desenvolvimento realize testes de novas funcionalidades ou de correções,
  443 +replicando de fato o ambiente que existe em produção. Ambiente também em que os
  444 +analistas do Ministério do Planejamento possam aprovar e homologar as
  445 +funcionalidades.
  446 +* Ambiente de produção: onde o Portal do Software Público é entregue para os
  447 +usuários finais.
  448 +
  449 +Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma
  450 +mesma nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem,
  451 +inicialmente, as mesmas configurações de software que o ambiente de produção.
  452 +Isto é importante para prevenção de imprevistos relacionados a configurações
  453 +diversas, como por exemplo, regras de firewall.
  454 +
  455 +Para garantir que as configurações de software permaneçam as mesmas, todas as
  456 +alterações realizadas em qualquer um dos servidores são feitas com o uso de
  457 +técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada
  458 +que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas
  459 +receitas são executadas em cada um dos ambientes.
  460 +
  461 +Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e mantidos
  462 +no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI.
  463 +Entretanto, até a última atualização em 27 de julho de 2016, os procedimentos
  464 +foram realizados pela equipe da UnB.
  465 +
  466 +Todos os procedimentos realizados foram automatizados e documentados, de forma
  467 +que o manual de instalação/operação da plataforma foi atualizado. Em que pese
  468 +a equipe da UnB tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação, além
  469 +de realizar a transferência de tecnologia para realização de tais
  470 +procedimentos, ainda há uma forte dependência da equipe da equipe da UnB, por
  471 +parte do MP, para execução desse tipo de atividade. Além disso, uma oficina foi
  472 +ministrada no dia 27 de julho de 2016 para sanar todas as eventuais dúvidas
  473 +ainda existentes por parte da DTI. Ainda, um vídeo está disponibilizado no
  474 +Youtube com a completa demonstração de todo o processo de instalação do
  475 +ambiente: https://youtu.be/ipy2Z__c-NE
  476 +
  477 +
  478 +### Estudos sobre licenças de software livre
  479 +
  480 +Ao final da Release 4, a coordenação do projeto por parte da UnB estava ciente
  481 +da possibilidade da falta de repasse dos recursos previstos para 2015. Assim,
  482 +junto ao relatório da Release 4, entregamos o relatório final com as
  483 +alternativas de licenciamento de Software Público Brasileiro e a minuta da nova
  484 +Instrução Normativa, visando a flexibilização do esquema de licenciamento e
  485 +para o tratamento adequado do “software de governo”.
  486 +
  487 +Durante a Release 5 não foi realizada nenhuma atividade específica, mas sim
  488 +colaborações na revisão da minuta até sua consulta pública, via o Portal
  489 +Participa.Br. Posteriormente, os pesquisadores da UnB envolvidos neste tópico
  490 +participaram de uma audiência pública para discutir a nova IN proposta com os
  491 +interessados no tema, presencialmente, no auditório do Ministério do
  492 +Planejamento, em 07 de março de 2016.
  493 +
  494 +
  495 +## Encerramento do Projeto
  496 +
  497 +TODO: Paulormm
  498 +
  499 +## Benefícios alcançados
  500 +
  501 +TODO: Paulormm
  502 +
  503 +### Oficinas
  504 +
  505 +TODO: Paulormm
  506 +
  507 +### Treinamento
  508 +
  509 +TODO: Tada
  510 +
  511 +### Entrega da plataforma estável
  512 +
  513 +TODO: Paulormm
  514 +
  515 +
  516 +
  517 +## Dificuldades encontradas
  518 +
  519 +TODO: Paulormm
  520 +
  521 +### Falta de repasses e Encerramento do projeto
  522 +
  523 +TODO: Paulormm
  524 +
  525 +## Custos Incididos na Release
  526 +
  527 +TODO: Paulormm
  528 +
  529 +## Anexos
  530 +
  531 +TODO: Paulormm
  532 +
... ...