O Projeto Amadeus é um dos sistema que foram escolhido para ser tema da Competição de Usabilidade do X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais e V Conferência Latino-americano de Interação Humano-Computador. Nesse concurso está em jogo a escolha do melhor estudo de usabilidade realizado com o sistema. Os interessados podem entrar em contato com os organizadores do concurso. Abaixo reproduzimos o texto da chamada:
Competição de estudantes
Esta categoria busca motivar a participação de alunos e professores de IHC, contribuindo para a formação destes alunos, a geração de material didático e a experiência da comunidade. A Trilha de Avaliação tem um caráter essencialmente prático: os participantes fazem a avaliação de um sistema computacional e, assim, aplicam seus conhecimentos teóricos relacionados a metodologias de avaliação de IHC. A primeira edição da Competição de Avaliação foi no IHC 2006, a segunda em 2008 e a terceira em 2010.
Inscreveram-se alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino e os resultados positivos levaram à quarta edição desta competição, no IHC+CLIHC 2011.
Tema
A trilha de Avaliação é um convite à reflexão sobre o tema do evento “From personal computers to folk computing” e à discussão de como IHC pode promover e aumentar o nível de desenvolvimento social em cada país. Nesse contexto, uma questão que pode ser discutida no âmbito do evento é como tecnologias podem ajudar pessoas, especialmente os mais pobres, a alcançarem seus objetivos educacionais de formação.
Propomos, então, a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas computacionais desenvolvidos para dar suporte à modalidade de Educação à Distância (EaD) e tornar a educação formal ou informal acessível para um grande público-alvo.
Assim, é esperado que os participantes desta competição pensem a respeito do uso desses sistemas pelos mais diferentes perfis de usuários, especialmente jovens, adultos e naqueles que já estão terceira idade, mas que estão sempre motivados a aprender.
Sobre sistemas de suporte a EaD
A principal característica que distingue a EAD do ensino presencial é a separação física entre o professor e o aluno. O contato entre eles é mediado por meio de algum recurso pelo qual o professor, mesmo ausente, se faz presente por meio de um canal de comunicação. Ao longo do seu desenvolvimento, a EaD tem utilizado diversas tecnologias que servem como canal pelo qual são realizados o contato, as experiências e as trocas de conhecimento entre professores e alunos. A utilização de recursos de comunicação da Internet resultou em um diferencial e abriu novas possibilidades de interação entre os participantes de um curso.
Com meios tradicionais como o correio, existia uma via de comunicação apenas entre professor e aluno. O surgimento de sistemas de suporte a EaD e suas ferramentas de comunicação abriram novas possibilidades que facilitaram processos de discussão, trocas de experiências e compartilhamento de idéias dentro de um grupo.
Atualmente existem instituições de ensino no mundo inteiro que utilizam esses sistemas de suporte como auxílio tanto em EaD, como nas modalidades presenciais e semi-presenciais. Nessas instituições cursos são oferecidos aos alunos que buscam a formação que não existe no seu local de origem ou àqueles que não possuem condições de freqüentar aulas com horário e local fixos. Os motivos podem ser problemas de idade, distância de moradia ou por não conseguir conciliar os afazeres do trabalho e da vida familiar. Para esse público, a EaD é uma possibilidade de ter acesso a um novo saber. O impacto social desta modalidade de educação consiste, portanto, no potencial de viabilizar a educação formal ou informal, por meio de capacitação profissional; da educação aberta e continuada; e da educação para cidadania.
Avaliação
Cada equipe deve escolher um dentre os sistemas listados abaixo:
- Amadeus
- Moodle
- REDU
Esses três sistemas estão disponíveis no site:
http://www.cin.ufpe.br/~ihc_clihc2011/competicao.php
As equipes competidoras podem avaliar o sistema de EaD adotado na sua instituição de ensino superior. Nesse caso, cada equipe deve entrar em contato com o administrador do seu sistema de EaD de modo a conseguir pleno acesso a todas as funcionalidades do ambiente.
De modo geral, um sistema de suporte a EaD permite:
1. O gerenciamento de conteúdos diversos (textos, áudio, vídeo, imagens etc.) pelos diferentes tipos de usuários (aluno, professor, monitores, grupos etc.);
2. A comunicação entre todos os participantes;
3. A realização, a entrega e o acompanhamento de atividades;
4. O gerenciamento de usuários.
Considerando-se o aspecto de permitir que a EaD seja acessível a população em geral, cada equipe, prioritariamente, deve avaliar as partes do sistema escolhido relacionadas aos itens 1), 2) e 3).
As equipes terão liberdade para escolher o(s) método(s) que utilizarão para avaliar o sistema. Após a avaliação, cada equipe deve gerar um relatório, de, no máximo, 10 páginas, com o seguinte conteúdo:
• Nome do(s) método(s) de avaliação utilizado(s);
• Justificativa da escolha deste(s) método(s);
• Descrição do processo de avaliação;
• Resultados da avaliação
o Problemas encontrados: descrição, local da interface e justificativa;
o Localização do sistema escolhido: alterações que devem ser feitas no sistema com o objetivo de adaptá-lo para a cultura do país da equipe;
o Fechamento: conclusão e outras observações
• Opinião da equipe sobre a capacidade de o(s) método(s) revelar(em) (ou não) problemas relacionados ao uso do sistema escolhido por diferentes perfis de usuários na realização de tarefas do processo educacional.
Submissões: as submissões devem ser anônimas e ter até 10 páginas no modelo para publicação de artigos da ACM SIGCHI (http://www.sigchi.org/chipubform/). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente por meio do sistema EasyChair (https://www.easychair.org/conferences/?conf=clihc2011) e em formato PDF.
Instruções para Participação
Para participar nesta trilha da Competição, cada equipe deve cumprir quatro etapas:
1. Executar a avaliação;
2. Submeter o relatório de avaliação;
3. Efetuar apresenta apresentação oral durante a sessão de Competição, Trilha de Avaliação de Sistema que ocorrerá durante o IHC+CLIHC 2011.
Serão oferecidos 2 níveis de participação: graduação e pós-graduação. A seguir descrevemos a formação da equipe para cada um destes níveis e as etapas de participação.
Formação da Equipe
A formação da equipe pode ser de dois tipos:
• Graduação: no mínimo 3 alunos e no máximo 5 alunos de graduação.
• Pós-graduação: no mínimo 2 alunos e no máximo 4 alunos de pós-graduação.
Todas as equipes devem ter pelo menos um professor-orientador, vinculado a uma instituição de ensino superior. Não haverá possibilidade de se ter alunos de graduação e pós-graduação na mesma equipe.
Datas importantes
• Prazo de submissão dos relatórios: 10/06/2011
• Notificação dos finalistas para apresentação no IHC+CLIHC 2011: 18/07/2011
Avaliação dos relatórios submetidos
Cada relatório será avaliado por revisores com experiência comprovada em IHC ou avaliação de sistema interativos. Serão levados em conta os seguintes critérios de julgamento:
• Legibilidade, organização e apresentação do texto do relatório de avaliação;
• Definição clara do escopo e objetivo da avaliação;
• Adequação do(s) método(s) escolhido(s) e do processo de avaliação descrito para o objetivo pretendido;
• Qualidade dos resultados encontrados durante as avaliações para o escopo e objetivo estabelecidos;
• Consideração dos aspectos éticos envolvidos na condução da avaliação (no caso de a equipe ter utilizado método(s) de avaliação que envolvam a participação de usuários, ou outras pessoas fora da equipe);
• Qualidade da análise crítica da capacidade do método revelar ou não potenciais problemas de uso do sistema na realização de tarefas pelos usuários envolvidos no processo educacional;
• Relevância do trabalho para a comunidade acadêmica e indústria.
Seleção e apresentação no IHC+CLIHC 2011
Serão selecionados três finalistas em cada um dos níveis (graduação e pós-graduação) para uma curta apresentação oral, seguida por um tempo para perguntas da audiência, durante o evento, a realizar-se na cidade de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil, entre os dias 25 e 28 de outubro de 2011. Embora seja desejável, não é obrigatória a presença de todos os membros das equipes finalistas no dia da apresentação no IHC+CLIHC 2011.
Premiação
Cada equipe finalista selecionada receberá um Certificado de Reconhecimento (1º, 2º ou 3º lugar do seu nível). Concorrerão ao certificado de reconhecimento somente os relatórios de equipes selecionadas que tenham feito a apresentação oral no IHC+CLIHC 2011.
Apoio à participação das equipes
A organização do evento fornecerá uma inscrição gratuita para um membro de cada equipe selecionada para a apresentação oral.
Confidencialidade das Submissões
Submissões serão mantidas confidenciais durante o processo de revisão. Os relatórios dos finalistas serão mantidos confidenciais até o início do evento. Os relatórios das equipes que não tiverem sido selecionados como finalistas poderão, mediante autorização do professor, ser divulgados no site da CEIHC.
Contato
Em caso de dúvidas sobre as instruções para participação, entre em contato com a coordenação da competição: Janne Y. Y. Oeiras Lachi (janneoeiras@ufgd.edu.br) e Mario Alberto Moreno Rocha (sirpeto@gmail.com).
Autor: Projeto Amadeus
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo