As novas interfaces de visualização de dados corresponde a paineis de controle e gestão e representam grande quantidades de dados em uma única interface.
Duas dissertações do Programa de Pós-graduação do Centro de Informática da UFPE defendidas nas últimas duas semanas concluiram a especificação de um novo módulo de visualização de dados para o Projeto Amadeus. O objetivo das novas interfaces é o de simplificar as tarefas acompanhamento realizada por professores e tutores.
Vejam os dados abaixo das dissertações abaixo:
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Título: Visualização de Informação como Ferramenta de Auxilio na Avaliação Formativa em Educação a Distância
Data: 20/04/2010
Hora/Local: 09:00h / Auditório do CIn ( 1º andar)
Banca Examinadora:
Prof. Carina Frota Alves (CIn / UFPE)
Prof. Cristine Martins Gomes de Gusmão (CCS/ UFPE)
Prof. Alex Sandro Gomes (CIn / UFPE)
Resumo:
Com o avanço tecnológico introduzidos nas ferramentas de educação a distância, novas possibilidades favorecem a adoção de abordagens que inovam o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de ensino a distância. Uma avaliação mais centrada no aprendiz, em sua colaboração, interação agora são mais possíveis.
Estas novas possibilidades fazem com que não se avalie o aprendiz apenas de forma tradicional, através de testes quantitativos, mas sim utilizando uma avaliação mais formativa. A avaliação formativa em ambientes de educação a distância podem ser realizadas através de um continuo acompanhamento da participação dos aprendizes ao longo do tempo em alguns recursos como, por exemplo, a participação em fóruns temáticos, chats, envio de atividades e etc.
Algumas experiências com avaliação formativa na modalidade de ensino a distância revelam que a participação colaborativa e construtivista dos aprendizes favorece na percepção de seus comportamentos, como também a possível identificação de problemas ou tendências de suas classes virtuais, esta descoberta pode ajudar o professor-tutor a realizar um processo de tutoria mais eficaz ao longo do tempo. Contudo a maioria dos ambientes de educação a distância não possibilita recursos adequados para este tipo de avaliação. A /“avaliação formativa demanda muito trabalho e tempo do professor no acompanhamento, análise e orientação das participações dos alunos, o que consiste num dos principais problemas da avaliação formativa, seja ela presencial ou a distância”, /Rocha [2006]/. /
O presente trabalho propõe o uso de técnicas de Visualização de Informações, como ferramenta de suporte na avaliação formativa em ambientes de educação a distância. A utilização destas técnicas tem como objetivo auxiliar, diminuindo o custo de cognição, a percepção do comportamento dos aprendizes em ambientes de educação a distância. Para que fosse possível gerar as visualizações foram extraídos da literatura variáveis que indicassem participação do aprendiz no ambiente virtual. A combinação destas variáveis geraram as visualizações, diante da existência de milhares de combinações possíveis entre as variáveis escolhemos três e prototipamos utilizando a técnica de /TreeMap/.
Aluno: Ronaldo Borges do ValOrientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Título: Visualização de dados aplicados em educação a distancia no processo de avaliação ao aluno
Data: 26/04/2010
Hora/Local: 17:00h / Sala A10
Banca Examinadora:
Prof. Edson Costa de Barros Carvalho Filho (CIn / UFPE)
Prof. Alisson Vasconcelos de Brito (UFPB)
Prof. Alex Sandro Gomes (CIn / UFPE)
Resumo:
As práticas de ensino na modalidade de educação a distância são de reconhecida complexidade, pela diversidade de tarefas a serem levadas ao meio tecnológico. Embora sejam executadas de forma simples no dia-a-dia, nem sempre sistematizadas, essas ações lidam com um excessivo volume de informações a serem analisadas. Essas informações nem sempre são possíveis de serem medidas, interpretadas e integradas quando realizadas por mecanismos tradicionais, visto que suas origens são de diferentes fontes os dados e geradas por diversas fontes, tanto pelo aluno como pelo corpo de educadores.
Nesse contexto, nossa pesquisa tem como principal tema de estudo a geração de informações a respeito das diversas formas de avaliação do aluno a distancia, utilizando as interfaces de visualização de dados como integrador de todas as tarefas de avaliar o desempenho dos alunos. A solução de uso de interfaces visualização se mostrará viável mediante a possibilidade de se obterem diversas informações sobre o comportamento dos diferentes atores durante e após os cursos, lidando com informações sobre o rendimento do aluno e sua capacidade de aprendizagem. O estudo de caso surgiu da necessidade de facilitar as tarefas de acompanhar o processo de aprendizagem por parte de professores e tutores nos ambientes de educação à distância, nos quais analisamos as diversas formas de interação entre os usuários por meio desses sistemas, em especial entre o tutor e seus alunos, com relação às interações de avaliação de desempenho.
Autor: Projeto Amadeus
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo