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Defesa de Dissertação de Mestrado - Marcello Ramalho de Mello

9 de Março de 2012, 6:31 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
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Mais um componente da nossa Comunidade fará defesa!

 

Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  1.142

 

Aluno: Marcello Ramalho de Mello

Orientador: Alex Sandro Gomes

Co-orientador: Dilma Tavares Luciano (Letras/UFPE)

Título: Visualização de Atividades em Jogos Digitais para Fins de Avaliação

Data: 9/3/2012

Hora/Local: 15h – Sala A014

Banca Examinadora:

Prof. Simone Cristiane dos Santos Lima(UFPE / CIn)

Prof. Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE / Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino)

Prof. Dilma Tavares Luciano (Letras/UFPE)

 

RESUMO:

 

Jogos são capazes de promover habilidades de negociação, planejamento, pensamento estratégico e tomada de decisão (ROSAS, NUSSBAUM, et al., 2003). A oportunização do lúdico contribui de forma efetiva na aprendizagem (DOMINGOS e RECENA, 2010). O uso das tecnologias deve ser pensado como um instrumento do processo de ensino e aprendizagem (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 2000). O crescimento, tanto do volume de dados como da disponibilidade de diferentes técnicas de visualização, provocam expansão do espaço de pesquisa por um processo de visualização (CHEN, EBERT, et al., 2009). Implementar em um LMS a capacidade de utilização de jogos digitais e junto fornecer a capacidade de sintetizar, de forma gráfica, os dados obtidos a partir da interação desses, pode ajudar na avaliação de pontos pedagógicos, contribuindo para a utilização dos jogos digitais como um instrumento real de ensino, não apenas como ferramenta lúdica. O presente trabalho propôs-se a sugerir visualizações gráficas, para dados obtidos através da interação de alunos em jogos digitais, utilizados em plataforma de educação, com o propósito de facilitar, para o professor, a avaliação da utilização de tais jogos. Concentrou-se em tentar encontrar variáveis genéricas significativas – no mundo de jogos – e aplicá-las na plataforma de educação a distância Amadeus, com as visualizações gráficas mais adequadas.

 

Palavras-chave: Visualização, Jogos digitais, Avaliação, CSCL, LMS 

Autor: Cello Mello


Pensamento Complexo

20 de Março de 2015, 0:58, por Desconhecido

Autor: Gladstone Lima



Plataforma Robei no Brasil -- Multi FPGA

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Nota de agradecimento à ABED

26 de Setembro de 2012, 20:41, por Desconhecido

A Comunidade Amadeus vem tornar público o seu agradecimento à Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância, nas pessoas de seus Diretor Fredric Michael Litto e da Sra. Beatriz Roma Marthos, pelo convite feito à Comunidade Amadeus para apresentar o Ambiente Virtual de Ensino do Projeto Amadeus dentro da programação do do 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD.



Comunidade PUG PE promoverá o projeto Amadeus

12 de Setembro de 2012, 19:13, por Desconhecido

Autor: Projeto Amadeus



Palestra sobre o Projeto Amadeus na Campus Party Recife

6 de Junho de 2012, 8:36, por Desconhecido

Projeto Amadeus