Mais um componente da nossa Comunidade fará defesa!
Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.142
Aluno: Marcello Ramalho de Mello
Orientador: Alex Sandro Gomes
Co-orientador: Dilma Tavares Luciano (Letras/UFPE)
Título: Visualização de Atividades em Jogos Digitais para Fins de Avaliação
Data: 9/3/2012
Hora/Local: 15h – Sala A014
Banca Examinadora:
Prof. Simone Cristiane dos Santos Lima(UFPE / CIn)
Prof. Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE / Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino)
Prof. Dilma Tavares Luciano (Letras/UFPE)
RESUMO:
Jogos são capazes de promover habilidades de negociação, planejamento, pensamento estratégico e tomada de decisão (ROSAS, NUSSBAUM, et al., 2003). A oportunização do lúdico contribui de forma efetiva na aprendizagem (DOMINGOS e RECENA, 2010). O uso das tecnologias deve ser pensado como um instrumento do processo de ensino e aprendizagem (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 2000). O crescimento, tanto do volume de dados como da disponibilidade de diferentes técnicas de visualização, provocam expansão do espaço de pesquisa por um processo de visualização (CHEN, EBERT, et al., 2009). Implementar em um LMS a capacidade de utilização de jogos digitais e junto fornecer a capacidade de sintetizar, de forma gráfica, os dados obtidos a partir da interação desses, pode ajudar na avaliação de pontos pedagógicos, contribuindo para a utilização dos jogos digitais como um instrumento real de ensino, não apenas como ferramenta lúdica. O presente trabalho propôs-se a sugerir visualizações gráficas, para dados obtidos através da interação de alunos em jogos digitais, utilizados em plataforma de educação, com o propósito de facilitar, para o professor, a avaliação da utilização de tais jogos. Concentrou-se em tentar encontrar variáveis genéricas significativas – no mundo de jogos – e aplicá-las na plataforma de educação a distância Amadeus, com as visualizações gráficas mais adequadas.
Palavras-chave: Visualização, Jogos digitais, Avaliação, CSCL, LMS
Autor: Cello Mello