Ir para o conteúdo

 Voltar a Amadeus Comu...
Tela cheia

Defesa de Dissertação de Mestrado - Rodrigo Lins Rodrigues

9 de Março de 2012, 6:28 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 106 vezes

Mais um componente da nossa Comunidade fará defesa!

 

Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Defesa de Dissertação Nº 1.137

 

Aluno: Rodrigo Lins Rodrigues

Orientador:  Prof. Alex Sandro Gomes

Título: Design da Experiência de Percepção Social na Interação com Jogos de Simulação em LMS

Área: Mídia e Interação

Data: 09/03/2012

Hora/Local: 10:00h - Sala D002 - Térreo

Banca Examinadora:

Prof. Fernando da Fonseca de Souza (CIn/UFPE)

Profa.  Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita  (Dep de Letras e Educação/ UEPB)

Prof. Alex Sandro Gomes (UFPE)

 

Resumo:

 

Um dos nichos da Educação que vislumbra a inserção de jogos no processo de aprendizagem é a Educação a distância. Porém, ao contrário do que se imaginava há anos atrás, atualmente ainda não é muito comum o uso de jogos no ensino a distância. Os jogos acabaram sendo mais utilizados apenas como forma de reforçar ou testar o conhecimento dos alunos. Uma das razões identificadas, para a não utilização de jogos nesse processo de aprendizagem pode corresponder a necessidade que os alunos e professores tem em perceber as atividades do grupo, necessidade esta que não é explorada pelos ambientes de LMS atualmente disponibilizados no mercado. Com a finalidade de aumentar o grau de motivação dos alunos e explorar estas possibilidades de dar percepção para a atividade do grupo ao jogar, o contexto desta pesquisa baseia-se na concepção e criação de um artefato para a integração de jogos ao LMS Amadeus. Para atingir o objetivo proposto utilizamos a literatura de Interação Humano-computador, especificadamente o método de design de interação. O processo foi composto por quatro atividades básicas: (1) Identificação das necessidades do usuário, (2) desenvolvimento de alternativas de design, (3) construção de versões iterativas e (4) avaliação do design. O método considerou ainda três aspectos chaves do processo: foco no usuário, definição de metas de usabilidade e prototipagem evolutiva. Na etapa da identificação de necessidades utilizamos as técnicas de análise de competidores e construção de cenários, na etapa de alternativas de design foi construídos protótipos de baixa fidelidade e storyboards. A partir das especificações e prototipagem definidas foi implementada a solução no ambiente de LMS Amadeus, seguindo todas as regras de layout padrão. Por último foi feito um teste de usabilidade com usuários que teve como meta identificar a facilidade de uso da solução desenvolvida. Como contribuição deste trabalho tivemos a Identificação de requisitos que vieram demonstrar as necessidades em relação a integração de jogos em ambientes virtuais de aprendizagem, a especificação de um modelo de desenvolvimento de artefatos para ambientes de LMS baseado em princípios e técnicas de IHC, para que outros trabalhos possam ser desenvolvidos baseado no método utilizado e o desenvolvimento de uma interface de fácil utilização para inserção de jogos  no ambiente Amadeus fornecendo aspectos da experiência do usuário na interação.

 

Palavras-chave: jogos, objetos de aprendizagem, percepção social, groupware, learning management system, Amadeus. 

Autor: Cello Mello


Pensamento Complexo

20 de Março de 2015, 0:58, por Desconhecido

Autor: Gladstone Lima



Plataforma Robei no Brasil -- Multi FPGA

22 de Abril de 2013, 9:04, por Desconhecido

Plataforma multi-fpga no Brasil



Nota de agradecimento à ABED

26 de Setembro de 2012, 20:41, por Desconhecido

A Comunidade Amadeus vem tornar público o seu agradecimento à Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância, nas pessoas de seus Diretor Fredric Michael Litto e da Sra. Beatriz Roma Marthos, pelo convite feito à Comunidade Amadeus para apresentar o Ambiente Virtual de Ensino do Projeto Amadeus dentro da programação do do 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD.



Comunidade PUG PE promoverá o projeto Amadeus

12 de Setembro de 2012, 19:13, por Desconhecido

Autor: Projeto Amadeus



Palestra sobre o Projeto Amadeus na Campus Party Recife

6 de Junho de 2012, 8:36, por Desconhecido

Projeto Amadeus