Mais um componente da nossa Comunidade fará defesa!
Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação Nº 1.137
Aluno: Rodrigo Lins Rodrigues
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Título: Design da Experiência de Percepção Social na Interação com Jogos de Simulação em LMS
Área: Mídia e Interação
Data: 09/03/2012
Hora/Local: 10:00h - Sala D002 - Térreo
Banca Examinadora:
Prof. Fernando da Fonseca de Souza (CIn/UFPE)
Profa. Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita (Dep de Letras e Educação/ UEPB)
Prof. Alex Sandro Gomes (UFPE)
Resumo:
Um dos nichos da Educação que vislumbra a inserção de jogos no processo de aprendizagem é a Educação a distância. Porém, ao contrário do que se imaginava há anos atrás, atualmente ainda não é muito comum o uso de jogos no ensino a distância. Os jogos acabaram sendo mais utilizados apenas como forma de reforçar ou testar o conhecimento dos alunos. Uma das razões identificadas, para a não utilização de jogos nesse processo de aprendizagem pode corresponder a necessidade que os alunos e professores tem em perceber as atividades do grupo, necessidade esta que não é explorada pelos ambientes de LMS atualmente disponibilizados no mercado. Com a finalidade de aumentar o grau de motivação dos alunos e explorar estas possibilidades de dar percepção para a atividade do grupo ao jogar, o contexto desta pesquisa baseia-se na concepção e criação de um artefato para a integração de jogos ao LMS Amadeus. Para atingir o objetivo proposto utilizamos a literatura de Interação Humano-computador, especificadamente o método de design de interação. O processo foi composto por quatro atividades básicas: (1) Identificação das necessidades do usuário, (2) desenvolvimento de alternativas de design, (3) construção de versões iterativas e (4) avaliação do design. O método considerou ainda três aspectos chaves do processo: foco no usuário, definição de metas de usabilidade e prototipagem evolutiva. Na etapa da identificação de necessidades utilizamos as técnicas de análise de competidores e construção de cenários, na etapa de alternativas de design foi construídos protótipos de baixa fidelidade e storyboards. A partir das especificações e prototipagem definidas foi implementada a solução no ambiente de LMS Amadeus, seguindo todas as regras de layout padrão. Por último foi feito um teste de usabilidade com usuários que teve como meta identificar a facilidade de uso da solução desenvolvida. Como contribuição deste trabalho tivemos a Identificação de requisitos que vieram demonstrar as necessidades em relação a integração de jogos em ambientes virtuais de aprendizagem, a especificação de um modelo de desenvolvimento de artefatos para ambientes de LMS baseado em princípios e técnicas de IHC, para que outros trabalhos possam ser desenvolvidos baseado no método utilizado e o desenvolvimento de uma interface de fácil utilização para inserção de jogos no ambiente Amadeus fornecendo aspectos da experiência do usuário na interação.
Palavras-chave: jogos, objetos de aprendizagem, percepção social, groupware, learning management system, Amadeus.
Autor: Cello Mello