Olá pessoal,
Em outro post, já bem antigo, me coloquei para empacotar o Amadeus para Debian e derivados, entretanto tratando-se de um projeto grande como é o Amadeus, entendemos que esse pacote não deve ser algo isolado, mas o objetivo é fazer parte do repositório oficial do Debian. Assim, estivemos em contato com membros da comunidade Debian, Marcelo Santana e este com Otavio Salvador, o DebianMan Brasil. Nas discussões surgiu o questionamento sobre o Amadeus usar Java Sun, o que impossibilitaria a entrada no servidor "main" do Debian dado que essa dependência não usa a licença GPL e, para nossa surpresa, na última semana a Oracle anunciou o fim da licença que permitia que distribuidores Linux empacotassem e distribuissem a versão da Sun, hoje da Oracle. O representante da Oracle Dalibor Topic esclareceu o raciocínio da empresa por trás dessa decisão em seu blog. Topic afirmou que a necessidade para a implementação do Java da Oracle vem caindo constantemente desde o lançamento do OpenJDK 6 e acrescentou ainda que o OpenJDK já é uma opção provada e segura, além de ser a principal escolha da maioria das distribuições Linux.
Assim acredito que essa notícia tem um impacto além do problema de empacotamento, mas sobre a decisão de fazer o Amadeus ser portado para o OpenJDK. Garanto que sendo relizado essa mudança, sei que é algo que demandará um grande esforço, além de termos um pacote Debian Oficial o Amadeus será em suas dependências completamente livre, tonando-o mais competitivo.
Talvez, eu não seja a pessoa mais indicada para levantar tal discussão, mas do ponto de vista do Software Livre, creio ser um caminho sem volta. O próprio JavaMan, hoje não mais integrante da Sun-Oracle, está portando todas suas aplicações para OpenJDK, o Banco do Brasil tem suas aplicações em servidores OpenJDK.
Fonte: http://robilad.livejournal.com/90792.html
Um abraço a todos!
Autor: João Almeida e Silva
33 comentários