Ir para o conteúdo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Suíte VLibras e ASES Web são vencedores do Prêmio Todos@Web

19 de Setembro de 2016, 11:02 , por Fabricio Souza - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 79 vezes

Fonte: http://www.planejamento.gov.br (Link para um novo sítio)

A Suíte VLibras e o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES WEB) foram premiados nesta quinta-feira (15) na 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade Todos@Web. As duas ações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, na categoria de “Aplicativos / Tecnologias Assistivas”. A cerimônia de premiação foi realizada durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“O governo federal trabalha para construir um país mais igual e democrático. A transformação digital do Brasil não vai ser possível sem o acesso à web de todos os brasileiros”, disse Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP.

A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promovem o acesso de pessoas surdas aos conteúdos em computadores, dispositivos móveis e plataformas Web em sua língua natural de comunicação. A Suíte VLibras é uma parceria do MP com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Já o ASES Web, uma parceria do MP com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), permite avaliar a acessibilidade de páginas Web, conforme os critérios estabelecidos pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). A solução avalia páginas online e salvas no computador, utiliza em suas avaliações ferramentas homologadas pelo W3C (Avaliador de Sintaxe HTML e CSS), e gera o resultado da avaliação em formato pdf e HTML.

As duas soluções estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Desta maneira, desenvolvedores e programadores podem contribuir para evoluções dos aplicativos.

Acesse a página do concurso (Todos@Web – link mencionado abaixo) e conheça todos os vencedores.

Páginas mencionadas acima:


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.