Ir para o conteúdo

 Voltar a Banco de Tal...
Tela cheia

Implantação Banco de Talentos em Empresas

12 de Abril de 2009, 12:07 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 16 vezes

Olá, Trabalho em uma consultoria de tecnologia, e um de nossos clientes está precisando de uma solução para Gestão de Talentos. Pelo que explorei do Banco de Talentos, acredito que esta solução tem grande potencial e pode atender a esta necessidade e a outros clientes também.

Mas já percebi que de início precisaremos adicionar algumas funcionalidades, como por exemplo, cadastro dos usuários e gestão dos perfis.

Gostaria de saber dos participantes, se for interessante para o grupo, como podemos aproveitar esta oportunidade para colaborar e evoluir a solução, talvez criar um roadmap, coisas do tipo.

 

Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.

Feliz Páscoa.

Autor: Ricardo Silva


22 comentários

  • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
    13 de Abril de 2009, 10:52

     

    Olá Ricardo,

    Antes de tudo, obrigado pela participação. A pré-disposição em colaborar é algo muto importante tanto para o desenvolvimento da solução quanto da comunidade.

    Em relação às suas solicitações, existem algumas funcionalidades do banco de talentos que ainda não estão no manual básico de cadastramento e talvez sejam aderentes às suas necessidades. Talvez valha a pena uma discussão mais específica sobre o assunto.

    A sua segunda demanda talvez seja o mais interessante. Se tiver interesse de contribuir, vejo duas maneiras para que isso aconteça:

    Você pode realizar suas alterações e colocar um grande patch na comunidade para aplicarmos na solução;
    Podemos dar acesso à área de desenvolvimento para que coloque suas alterações diretamente no SVN.

    A segunda opção é um pouco mais difícil, porque precisaria da aprovação da coordenação da comunidade e precisaríamos discutir um pouco melhor como organizar o código. Já a primeira opção é bem fácil de realizar, e podemos nos comprometer a avaliar todos os patches que forem submetidos.

    Acho que já deve saber, mas o código-fonte está disponível no SVN da comunidade. Você pode obtê-lo fazendo um checkout do endereço svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/s​vn/b​anco​deta​lent​os. Dê uma olhada sobre como utilizar o SVN no endereço:

    svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​banc​odet​alen​tos/​wiki​/Com​oUsa​rRep​osit​orio​&nbs​p;

    Há também uma página que mostra algumas dicas sobre como contribuir:

    svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​banc​odet​alen​tos/​wiki​/Com​oCon​trib​uirC​odig​o&nb​sp;

    Abraços

  • F24dd96a3b3343b99b684fc44d2e5b71?only path=false&size=50&d=404Luciano Dias(usuário não autenticado)
    16 de Abril de 2009, 13:13

     

    Oi Ricardo,

    Com relação ao projeto Banco de Talentos, acredito que o foco deva permanecer somente a gestão de talentos.

    As tarefas de autenticação (cadastro) e de autorização (perfis) de usuários são serviços necessários para o funcionamento da aplicação, mas o Banco de Talentos simplesmente usa esses serviços. Para ele não importa como e onde (ldap, banco de dados, webservice, ejb, ... ) isso é feito (uma instituição pode utilizar uma solução já existente que é diferente de outra instituição) desde seja informado para ele como chamar esses serviços. Hoje isso é feito através da implementação de 4 interfaces e da configuração de um arquivo de propriedades.

    Acrescentar esses serviços no Banco de Talentos não me parece a melhor alternativa para resolver o problema de empresas ou instituições que não possuem ou não querem utilizar uma base existente de usuários. Isso incharia desnecessariamente a aplicação. O ideal seria encontrar uma solução disponível que atenda às necessidades da instituição (banco de dados, ldap, ...) e integrá-la ao Banco de Talentos.

    Se não houver uma solução existente que seja simples, gratuita e de código aberto (se forem estes os requisitos), então concordo que ela deva ser implementada como um projeto separado do Banco de Talentos (ou pelo menos como um subprojeto, isto é, se o código fonte ficar separado).

    Um abraço,

    Luciano.

Essa comunidade não possui posts nesse blog