Versão 1.1 - INSTALAÇÃO PARA TESTE/DEMONSTRAÇÃO
-
Instale o Java versão 1.6 ou superior
-
Baixe o arquivo da aplicação
-
Na mesma pasta em que o arquivo foi baixado, execute em uma linha de comando 'java -jar bancotalentos-1.1.0-exec.war'
-
Abra a página http://localhost:8080/bancotalentos/criarDemo.jsp num navegador para que seja criado e polulado o banco de dados de demonstração [Deve ser executado uma única vez]
-
Depois de criado o banco de dados de demonstração, acesse a página http://localhost:8080/bancotalentos/index.jsp e faça login com o usuário 'M1001' e a senha 'Senha'
-
Finalize o servidor pressionando Ctrl+C na janela do item 3
-
Sempre que quiser abrir a aplicação novamente execute o item 3 sempre na mesma pasta e acessando o endereço com os dados do item 5
Versão 1.0 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA
CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS
-
Instale o MySQL1.
-
Crie uma base de dados chamada 'bancotalentos'.
-
Execute o script 'BancoTalentosMySQL.sql' para criar as tabelas. Este script foi criado para uso no MySQL. Para outros SGBDs será necessária a adaptação do script para a respectiva DDL. O script para o MySQL foi gerado na ferramenta DBDesiner 4. O modelo de dados encontra-se no arquivo 'BancoTalentos.xml'.
ALIMENTAÇÃO DAS TABELAS
-
Tabelas do sistema - O arquivo 'Carga.sql' contém inserts com dados reais utilizados na Câmara dos Deputados e com dados fictícios para ilustrar a utilização do Banco de Talentos e auxiliar a sua compreensão. É recomendável que o script seja carregado para os testes de implantação.
-
Tabelas com dados reais:
-
TipoHtml
-
AributoTalento
-
AtributoTalentoOpcao
-
CategoriaTalento
-
CategoriaAtributoTalento
É permitido, às instituições que desejarem, a utilização destes dados em seu ambiente de produção.
-
Dados dos servidores - Na prática, as tabelas SIGESPPessoal e SIGESPPessoalLotacao, na Câmara dos Deputados, são replicações das informações do sistema de RH e são apenas lidas pelo Banco de Talentos. Uma alternativa à replicação é o mapeamento direto dos componentes de persistência para o sistema de RH ou para views criadas sobre ele.
-
Tabelas de controle de acesso e autenticação - As tabelas referentes à área de Controle de perfis (ver arquivo 'BancoTalentosER.png') representam a estrutura de controle de acesso às funcionalidades do Banco de Talentos conforme a solução adotada pela Câmara dos Deputados. Recomendamos, para fins de instalação e teste da aplicação, que o controle de acesso fique, inicialmente, desabilitado deixando abertas todas as funcionalidades.
Quando não utilizado o controle de acesso, a propriedade filtrarConsultaPorGrupo, no arquivo BancoTalentosGestao-aplicacao.xml (localizado no pacote 'BancoTalentos.war'), deve ser configurada para nao.
Adequações na estrutura de segurança devem ser implementadas considerando o Modelo de Segurança ilustrado no arquivo 'Seguranca.gif'.
-
Tabelas de filtro de consulta - Na área de Controle do resultado de consultas encontram-se as tabelas destinadas à configuração de filtros de consulta que restringem a visibilidade das pesquisas a grupos específicos.
A exemplo dos dados contidos no script de carga, uma consulta realizada por um usuário associado ao filtro de consulta “Consulta Filial A” (tabelas FiltroConsulta e FiltroConsultaUsuario) só retornará os currículos que obedecerem aos critérios de pesquisa definidos e que sejam de funcionários pertencentes ao grupo “Filial A” (tabelas GrupoCriterioConsulta e Grupo). A associação a um filtro pode também se dar de forma genérica através do grupo (tabela FiltroConsultaGrupo).
INSTALAÇÃO DO BANCO DE TALENTOS
-
Instale a Máquina Virtual Java2.
-
Instale o Apache Tomcat3.
-
Caso esteja-se utilizando o sistema operacional Debian, insira a seguinte linha no arquivo '/etc/tomcat5/policy.d/03catalina.policy'
grant codeBase "file:/var/lib/tomcat5/webapps/BancoTalentos/-" {permission java.security.AllPermission;};
-
-
Configuração da conexão - As propriedades da conexão com o banco de dados devem ser alteradas no arquivo hibernate-config.xml (localizado no pacote 'BancoTalentos.war'). Este arquivo lista as conexões (tag conexao) e os respectivos arquivos de mapeamentos (tag modulo). Os elementos da tag conexao são os mesmos definidos pelo hibernate. Consulte as opções no site do hibernate (http://hibernate.org).
Neste arquivo, execute os seguintes passos (vide quadro a seguir):
-
na propriedade "hibernate.connection.username" substitua o texto 'usuario' por um usuário válido do banco de dados;
-
na propriedade "hibernate.connection.password" substitua o texto 'senha' pela senha de conexão ao banco de dados; e
-
na propriedade "hibernate.connection.url" substitua 'nomeServidor' pela localização do servidor do banco de dados e substitua 'nomeBancoTalentos' pelo nome de nosso banco de dados 'bancotalentos'.
<property name="hibernate.connection.username">usuario</property>
<property name="hibernate.connection.password">senha</property>
<property name="hibernate.connection.url">jdbc:mysql://nomeServidor/nomeBancoTalentos?autoReconnect=true&relaxAutoCommit=true</property>
-
Configurações do log - As configurações do log podem ser alteradas no arquivo 'log4j.properties' (localizado no pacote 'BancoTalentos.war'). Consulte as opções no site do log4j (http://logging.apache.org/log4j/docs/).
-
Copie o arquivo 'BancoTalentos.war' (com as atualizações realizadas em 'BancoTalentosGestao-aplicacao.xml' e 'hibernate-config.xml') para a pasta '\webapps' existente na estrutura de diretórios onde foi instalado o Tomcat.
-
Inicie o Tomcat. Está finalizada a instalação.
1http://www.mysql.com/
2http://www.java.com/
3http://tomcat.apache.org/