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Perguntas Frequentes

4 de Dezembro de 2014, 16:24 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
    • Onde consigo esclarecer dúvidas sobre o software?

      Utilize a lista de discussão do software.


    • 2 Como faço para baixar e instalar o software? Clique em "Armazenagem de Arquivos" que lá estarão os arquivos de instalação e também os manuais de instalação do software.

    • 3 Como faço para acessar o código-fonte? Na página inicial da comunidade, deve-se clicar em "Código-fonte do Sistema" e usar o mesmo login (e-mail) e senha do Portal do Software Público.

    • 4 O Sistema CAU integra com Servidor LDAP

      Caso não exista um servidor LDAP o sistema mantém uma tabela de usuários com a correspondente senha.

      Caso exista servidor LDAP  o usuário administrador informa ao sistema qual é o servidor e o sistema realiza a autenticação por este meio.

      O sistema não utiliza os dados do usuário constantes no LDAP. Este meio é utilizado apenas para a autenticação do usuário. Todos os dados do usuário são mantidos dentro do próprio sistema.

       Para integrar com o LDAP acesse o sistema e vá no menu Administração -> Sistema -> Parâmetros do sistema.

      Nesta tela modifique os parâmetros

      - ldap_server (endereço do servidor de autenticação do LDAP) e

      - ldapport (Porta de conexão no servidor LDAP para autenticação dos usuário) e

      - dominioRedeDefault (nome do domínio de rede padrão da organização)

      Depois desta alteração a tela de login do sistema será alterada para solicitar o domínio, usuário e senha.

      Tenha o cuidado de criar usuários ou alterar o cadastro do usuário adminsitrador informando o login de rede antes de fazer esta alteração.


    • 5 Como funciona a distribuição dos chamados, existe um lider que distribui os chamados para os técnicos?

      1 - Cliente abre o chamado

      2 - A central de atendimento recebe e tenta realizar o atendimento em primeiro nível. Caso possível o chamado já é encerrado e volta para o cliente avaliar o atendimento.

      3 - Caso não seja possível a central encaminha o chamado para um atendimento especializado (pode ser 2o ou 3o nível). Este repasse é realizado por meio de atribuição do chamado a uma ou mais equipes de atendimento.

      4 - A(s) equipe(s) realiza o atendimento. No momento que a última equipe atribuída encerrar a sua atividade no chamado, este é devolvido para o cliente avaliar.

      5 - Cliente avalia o chamado. Neste momento o chamado é encerrado.

      Forma de aferição do tempo de atendimento, para cada serviço do catálogo de serviços:

      - Horas úteis: Serviços com tempo de atendimento pré-definido, acordado dentro da instituição (SLA), medidos em horas úteis a contar a partir da abertura do chamado.

      - Horas corridas: Serviços com tempo de atendimento pré-definido, acordado dentro da instituição (SLA), medidos em horas corridas a contar a partir da abertura do chamado.

      - Horas planejadas: Serviços com tempo de atendimento dependente de planejamento, sendo necessária a avaliação da equipe de atendimento para que um prazo possa ser estabelecido.

      Todos os serviços possuem também um SLA estabelecido para o atendimento em primeiro nível.

      Quando o chamado chega na central e não é atendido é enviado para uma equipe especializada.

      - Caso seja um serviço com tempo mensurado em horas úteis ou corridas fica na fila da equipe para que um dos seus integrantes faça o atendimento.

      - Caso seja um serviço com tempo mensurado em horas planejadas, vai para a fila da equipe com a situação "Aguardando planejamento" para que o líder ou responsável faça o devido planejamento e encaminhe para um integrante realizar.

      É importante ressaltar que este processo é diferente em cada organização e o sistema não deixa isso fixo para que possa ser adaptável a qualquer situação.


    • 6 Existe a possibilidade dos técnicos realizarem consultas por possíveis soluções de chamados?

      No menu Chamados -> Pesquisar é possível fazer este tipo de consulta por soluções dadas em chamados passados.

      Uma possível evolução do sistema é a inclusão de funcionalidades para gestão do conhecimento. Podemos agregar a esta solução funcionalidades já consagradas em outras ferramentas livres.

    • 7 O sistema gera relatórios detalhados, analíticos e customizados?

       Os relatórios disponíveis por default são a própria pesquisa de chamados e os relatórios do menu relatórios. Existem sim relatórios analíticos e gerenciais. Em todas as organizações onde ele foi instalado percebeu-se a necessidade de criações de relatórios com outras visões. Podemos pensar em formas para melhorá-los.


    • 8 Temos uma base usuários, como seria a integração com a criação de usuários do CAU?

      O sistema tem uma base de usuários embutida. É possível integrar com a base de usuários da organização. É assim que funciona na EMBRATUR onde ele está integrado com a base de funcionários do sistema de RH. Para tanto é necessário mexer no código, alterando a classe que controla os dados de usuários e possivelmente mais algumas consultas em outras classe



Cópia para o Sistema Operacional Windows

20 de Abril de 2015, 18:32, por Desconhecido

Autor: Zeno Rodrigues Viana Filho



Instalação no Windows

26 de Dezembro de 2013, 9:22, por Desconhecido

Estou com problemas na instalação do CAU no windows.



erro na tela de login

1 de Agosto de 2013, 9:35, por Desconhecido

Olá bom dia pessoal,



Disponibilizado novo canal para envio de sugestões de melhorias/funcionalidades

15 de Outubro de 2012, 15:50, por Desconhecido

Caros colegas,


A comunidade CAU foi criada em abril deste ano e o software tem ajudado várias empresas/órgãos a administrar suas Centrais de Atendimento. Passados 6 meses chega a hora de pensarmos e planejarmos sua evolução, tanto na melhoria da qualidade eliminando bugs quanto a implementação de novas funcionalidades.
Através de uma metodologia inédita aqui no Portal SPB, os membros desta comunidade irão sugerir e decidir quais serão as demandas das próximas versões através de método democrático - votação.

Disponibilizamos hoje um novo canal para sugestão de melhorias e/ou novas funcionalidades. A idéia consiste em centralizar num único ambiente as sugestões de demandas para versões futuras. Com isso é possível elencar prioridades de desenvolvimento por meio das demandas mais votadas pelos membros.

Na nova página de colaboração (primeira versão) os usuários podem enviar quantas sugestões quiserem e consultar as já cadastradas. Nessa página serão inseridos, na sequência, os roadmaps para as futuras versões com as funcionalidades previstas.


  Acessar Página de Colaboração

  Enviar sugestão de melhoria


Contamos com a colaboração de todos!