-
1 Como contribuir?
Você pode participar de várias formas: reportando um erro, sugerindo melhorias, submetendo código, ajudando na documentação, traduzindo, ou, simplesmente, dizendo que você está usando o framework ou o processo!
O seu nível de envolvimento e de tomada de decisão com o projeto segue o princípio da meritocracia adotado pela maioria dos projetos de software livre: Quanto mais você contribui, mais você ganha espaço no projeto.
Para participar, comece inscrevendo-se na lista de discussão do projeto. Basta digitar seu e-mail no portlet Assine a Lista e clicar em OK.
A melhor forma de contribuir para o projeto é participando ativamente da comunidade.
* Seja um testador
Use o framework e suas extensões. Informe os erros e sugestões de melhoria no tracker do Demoiselle. O desenvolvimento e evolução dos projetos são baseados na demanda da comunidade. Essa demanda só é conhecida pelos registros no tracker, pela discussão na lista e pelas propostas no fórum. Participando deles você ajuda a construir ferramentas melhores para o seu próprio uso.
* Contribua com documentação e código
Além de participar das discussões, você pode ajudar a criar documentação ou submeter código para corrigir bugs, melhorar ou implementar funcionalidades. Procure o líder do projeto para o qual você se interessa em contribuir, e ele orientará
* Como se tornar um desenvolvedor Demoiselle?
Os desenvolvedores com permissão para gravar alterações no código-fonte dos projetos e gerar novas versões formam o núcleo do projeto e são chamados de comitadores. Os comitadores fazem a manutenção e a evolução a partir das contribuições dos demais membros da comunidade.
Você também pode se tornar um comitador. Aprenda como:
1) Assine uma ou mais listas de discussão do projeto e envie mensagens com sugestões ou respostas às questões. Torne-se conhecido.
2) Envie patches de erros, novas funcionalidades, documentação, traduções, etc.
3) No momento que você achar mais adequado, submeta a sua intenção de ser comitador para o líder do projeto, anexando uma lista de tarefas que você gostaria de fazer no projeto e um mini-curriculum. A escolha será feita democraticamente entre os comitadores do projeto e, eventualmente, por toda a comunidade.
O Processo de Desenvolvimento Demoiselle também é evoluído de forma colaborativa pela comunidade. Você pode participar de várias formas: reportando uma inconsistência, sugerindo melhorias ao processo, editando o processo e ajudando na documentação, traduzindo, ou, simplesmente, dizendo o que você está achando de usar o processo!
-
2 Quais são os parceiros da Comunidade Demoiselle?
Empresas e instituições que usam o Demoiselle.
As empresas e/ou instituições listadas abaixo estão utilizando o projeto Demoiselle:
* C3SL - Centro de Computação Científica e Software Livre
* CCSL - Centro de Competência em Software Livre - IME/USP
* Celepar - Informática do Paraná
* Datainfo
* Prodemge
* Prodepa
* FLEM - Fundação Luiz Eduardo Magalhães
* ANTARES Information Systems
* STN - Secretaria do Tesouro Nacional
* Associação da Vila Militar do Paraná
* UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
* ResidenceWEB
* ATI - Agência Estadual da Tecnologia da Informação de Pernambuco
Estamos aguardando autorização de outras entidades para atualizarmos a lista.
-
3 Quais são os casos de sucesso da Comunidade Demoiselle?
Relatos de utilização do framework que produziram benefícios para indivíduos e organizações.
Obteve bons resultados utilizando os projetos do Demoiselle? Envie um e-mail para flavio dot lisboa at serpro dot gov dot br para manifestar seu interesse em divulgar seu caso de sucesso, e ele será publicado nesta seção.
Casos de Sucesso apresentados no III CONSEGI (2010)
-
4 Como a Comunidade Demoiselle está organizada?A Comunidade Demoiselle é governada por dois conselhos:
O Conselho da Comunidade Demoiselle (DCC), formado pelos patrocinadores do projeto e responsável pelas decisões estratégicas ( O QUE FAZER).
O Conselho Técnico Demoiselle (DTC), formado essencialmente por representantes dos desenvolvedores e responsável pelas decisões técnicas (COMO FAZER).
O Modelo de Governança estabelece o funcionamento, responsabilidades e limites da Comunidade Demoiselle