Instalação e configuração do IMADIM
Download
Baixe a ultima versão para o diretório raiz do seu servidor web e crie um diretório para sua aplicação.
Abaixo desse diretório recomendamos a criação de dois outros diretórios.
Um para a aplicação, diretório “html” e outro para os logs dessa aplicação, diretório “logs”.
No diretório “html” descompacte o arquivo.
Use o seguinte comando para descompactar :
# tar xzvf DIM.tar.gz
- onde "IMADIM.tar.gz" é o nome do arquivo que você baixou
Definir as permissões de diretório e arquivo
Mudar o "dono" e a permissão de todos os arquivos e diretórios na aplicação.
Para definir a permissão para todos os arquivos e diretórios em seu diretório:
# chmod -R 2775 “diretório raiz do seu servidor web”
Para definir o "dono" para o usuário para todos os arquivos e diretórios em seu diretório:
# chown -R root.root “diretório raiz do seu servidor web”
Configuração do Virtual Host
Virtual Host permite hospedar diversos sites, com domínios ou subdomínios diferentes usando um único servidor em um único endereço IP.
Será preciso configurar o servidor DNS para responder por todos os domínios hospedados no servidor, entregando o endereço IP do seu servidor Apache (servidor de aplicação). O cliente acessa o servidor, solicitando o site desejado, como em "exemplo.com.br"; o servidor web verifica a configuração e entrega os arquivos apropriados ao cliente.
Nas distribuições derivadas do Debian, são usados arquivos de configuração separados para cada site, armazenados na pasta "/etc/apache2/sites-available".
<VirtualHost nome_do_servidor_apache:80>
ServerName exemplo.com.br
ServerAlias exemplo
DocumentRoot diretório_raiz_da_aplicação/html
ErrorLog diretório_raiz_aplicação/logs/error.log
Customlog diretório_raiz_da_aplicação/logs/access.log combined
php_value post_max_size 200M
php_value max_execution_time 3600
php_value max_input_time 3600
php_value memory_limit 512M
php_value upload_max_filesize 200M
<Directory diretório_raiz_da_aplicação/html/>
Options None
AllowOverride None
order allow,deny
allow from all
</Directory>
</VirtualHost>
Depois de feita a configuração, ative o site usando o comando a2ensite, o que criará links para eles na pasta "/etc/apache2/sites-enabled".
Sempre que alterar a configuração, é necessário atualizar a configuração do Apache. Nesse caso, o parâmetro "reload" é suficiente.
Configuração do Banco de Dados
Instalar o mysql conforme versão recomendada neste documento
Baixar a última versão dos scripts de banco a partir do endereço XXX e executá-los.
Alterar o script sc_create_db.sql, configurando a informação “nome do banco de dados “ com o nome do banco de dados que será criado
Executar o script, sc_create_tb.sql , para criação das tabelas e inserção de dados. Esse script, cria um usuário, com o nome “administrador” e senha “mudar123”, que será usado para fazer o primeiro acesso no sistema DIM.
Configuração da tabela PARAMETRO
A tabela PARAMETRO, deve ser configurada conforme descrito no quadro abaixo:
Campos |
Descrição |
Tabela : Parâmetro |
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email_msg_erro |
E-mail da pessoa que receberá mensagem de notificação de importação de arquivo de profissionais do CRM SP. Configurar esses parâmetros caso utilize a integração com o arquivo do profissional do estado |
validade_arq_crm |
Validade (em dias) do arquivo de CRM. Ao fazer a importação dos registro de profissionais para o DIM, o sistema verifica a data de criação do arquivo e calcula quantos dias faz que o arquivo foi criado, se a quantidade de dias for superior ao configurado nesse parâmetro o sistema não permite importar os profissionais para o DIM, até que o arquivo seja atualizado. Esse parâmetro deve ser atualizado, caso utilize a integração com o arquivo do profissional do estado. |
nome_arquivo |
Nome do arquivo que possui a relação de profissionais do Conselho Regional de Medicina. O arquivo deve ter a extensão txt e deve esta no servidor de aplicação. Esse parâmetro deve ser atualizado, caso utilize a integração com o arquivo do profissional do estado. |
setor_farmacia |
Código do setor que identifica a Farmácia no sistema de almoxarifado. Esse parâmetro deve ser preenchido quando o DIM estiver integrado a softwares de Gestão de Almoxarifado. Deixar em branco essa informação |
cod_operacao |
Código da operação de entrada de saldo de itens no estoque do DIM através de integração com o sistema de almoxarifado. Esse parâmetro deve ser preenchido quando o DIM estiver integrado a softwares de Gestão de Almoxarifado. Deixar em branco essa informação |
caminho_logo_empresa |
Logotipo do cliente, apresentado no canto superior esquerdo do sistema e nos relatórios gerados pelo DIM. A imagem do logotipo deve esta na pasta imagens, no diretório da aplicação. |
caminho_logo_dim |
Logotipo do cliente, apresentado no canto superior direito do sistema e nos relatórios gerados pelo IMADIM. Configurar com /imagens/DIM.jpg |
cnpj_empresa |
CNPJ do município. Essa informação é utilizada na geração do livro de medicamentos controlados |
cidade_id_cidade |
Nome do município. Esta informação é apresentada nas telas de Dispensação, Cadastro de Paciente e no relatório de Pacientes de Outras cidades. Preencher com o identificador do município. |
usuário_integra_local |
Arquivos de conexão de banco de dados, utilizados para integração com o sistema de Controle de Almoxarifado . Esses parâmetros devem ficar em branco. |
senha_integra_local |
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usuario_integra_almo
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senha_integra_almo
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servidor_integra_almo
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base_integra_local
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base_integra_almo
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tentativas_senha |
Nº de tentativas que o usuário pode errar ao digitar a senha. Essa informação é utilizada na dispensação de medicamentos, para os medicamentos que precisam de autorização de um superior para dispensar Caso essa informação esteja em branca, ao digitar a senha errada não será dada outra oportunidade para o usuário preencher a senha novamente. |
Num_receitas_paciente |
Número de meses que pode ser visualizada as receitas de um determinado paciente. Essa informação é utilizada na visualização das receitas dispensada. Caso esse parâmetro não esteja preenchido, será visualizada, no momento de dispensação, todas as receitas do paciente. |
dt_inicio_extrato |
A partir de qual data pode ser gerado o relatório de extrato de movimento Caso esse parâmetro não esteja preenchido, será possível gerar o relatório sem restrição de período. Essa informação é utilizada no relatório de extrato de movimento. O formato da data deve ser aaaa/mm/dd (ano, mês e dia) |
flg_pesquisa_um_nome |
Esse parâmetro quando configurado com S, exibe uma mensagem, informando que foi informado apenas um nome e a consulta pode demorar muito tempo. Caso este parâmetro não esteja configurado com S, não será exibido mensagem para o usuário alertando-o que a pesquisa de paciente pode ser demorada. |
Versao |
Versão atual do sistema. Essa informação aparece no rodapé da pagina principal do DIM |
pagina_default |
Nome do arquivo principal Configurar com /start.php |
num_max_material |
Nº máximo de itens que uma grid pode aceitar. Essa informação é utilizada em ajustar estoque, remanejamento, entrada manual, reverter ajustes de estoque, entrada de material através de integração com o sistema de Almoxarifado. É aconselhável que esse parâmetro seja preenchido com 50 itens. |
caminho_imagem_esquerda |
Imagem do lado esquerdo, apresentado na tela de login do sistema |
caminho_imagem_direita |
Imagem do lado direito, apresentado na tela de login do sistema |
mostrar_cod_estab
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Essa informação configurada com S mostra a informação do código do Estabelecimento no Cadastro de Unidade, caso não seja preenchida, não será exibida a informação no Cadastro de Unidade |
nome_cod_estab |
O conteúdo que estiver neste campo, será exibido para o usuário como o nome do campo. Essa informação é utilizada no Cadastro de Unidade, caso não seja preenchida, não será exibida a informação no Cadastro de Unidade |
Integracao |
Campo para integração com o cadastro de material do SIGA-SAÚDE. Deixar em branco enquanto não estiver usando essa integração |
limite_menor_dt_nasc |
Não permitir incluir pacientes com data de nascimento inferior a data de nascimento configurada neste campo. Caso esse campo esteja em branco serão aceitas todas as datas de nascimento. |
fabricante_id_fabricante |
Utilizado para integração com o sistema de Almoxarifado. Esse parâmetro não deve ser preenchido |
caminho_servidor_ftp |
Endereço para conexão com o servidor FTP Configurar esse parâmetro quando utilizar o cadastro de mensagens do sistema |
usuario_ftp
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Nome do usuário para conexão com o servidor FTP Configurar esse parâmetro quando utilizar o cadastro de mensagens do sistema |
senha_ftp
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Senha para conexão com o servidor FTP Configurar esse parâmetro quando utilizar o cadastro de mensagens do sistema |
Configuração do Configur.inc.php
Configurar o arquivo config.inc.php com as Variáveis de Ambiente e Conexão com a Base de Dados.
Arquivo
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\config\config.inc.php |
Localizar no arquivo config.inc.php as variáveis de ambiente e conexão com a base de dados e alterar conforme orientação em parênteses.
Variáveis de Ambiente
DEFINE("DIR","Diretório dos fontes do sistema no servidor de aplicação");
Conexão com a Base de Dados
$db = @mysqli_connect("Caminho_Servidor","Usuario","Senha");
$bd = @mysqli_select_db($db,"Nome do Banco"); Caso o servidor de banco de dados seja o mesmo de aplicação, configurar o Caminho_Servidor igual a localhost; caso o servidor de banco de dados seja um servidor separado, configurar o Caminho_Servidor com o nome do servidor de banco de dados ou nome DNS do servidor.
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