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Capitão Enéas exporta experiência na área de gestão fiscal

9 de Agosto de 2011, 15:27 , por Desconhecido - 1Um comentário | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
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Representantes de cerca de 15 prefeituras da região Norte e Centro-Oeste do país já estiveram em Capitão Enéas para conhecer a experiência positiva do município na utilização do software e-cidade. O programa, disponibilizado pelo governo federal, ajuda na organização de gastos, do orçamento, da receita tributária, do controle de medicamentos e de recursos humanos. Capitão Enéas tornou-se referência no Brasil em gestão fiscal depois que aumentou em 97% a eficiência no setor com economia de tempo e de despesa.

O Município de Capitão Enéas, por meio do prefeito Reinaldo Landulfo Teixeira, vai receber uma homenagem em Uiramutã, em Roraima, pelo auxílio que prestou à região norte daquele Estado na área de gestão fiscal. Em fevereiro do ano passado, representantes da cidade, que faz divisa com a Venezuela, estiveram no Norte de Minas para conhecer a utilização do e-cidades.

Ao longo de 2010, técnicos de outros municípios também estiveram no Norte de Minas para saber como usar a ferramenta. Glória de Dourados (MS), Plácido de Castro (AC) e Coari (AM) são alguns dos lugares que conseguiram ampliar a eficiência do sistema fiscal com auxílio da prefeitura de Capitão Enéas.

Segundo Luciano Neres, controlador da prefeitura de Capitão Enéas, o e-cidade é um software livre que pode ser usado, estudado e redistribuído sem restrições.

- A liberdade de estudar como o programa funciona ajuda a adaptá-lo às suas necessidades – explica. No entanto, Luciano afirma que a grande vantagem é o nível de transparência das contas públicas com a utilização do programa.

A lei complementar 131/2009 determina que todos os municípios disponibilizem as informações financeiras e orçamentárias na internet.

 

 - Os prazos para adequação para localidades com menos de 50 mil habitantes encerra-se em 2013 alerta – controlador, e acrescenta que todos os registros anuais de Capitão Eneas foram validados pelo TCE-MG e a decisão já foi publicada no diário oficial do órgão.

Fonte: O Norte de Minas

Autor: Douglas Nunes


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SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

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Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres