O Município de Sete Lagoas – MG, adotou a ferramenta e-cidade em Janeiro de 2013. Nesse periodo de 6 meses, vários desafios foram apresentados e superados e pode-se dizer hoje que o e-cidade é uma realidade no Municipio. Varios áreas já foram implantadas como o FINANCEIRO, PESSOAL, PATRIMONIAL, etc. Atualmente o municipio realiza os trabalhos de migração de dados relativo ao módulo TRIBUTÁRIO. A área de EDUCAÇÃO já conta com os dados de toda a rede municipal a diposição para integração ao e-cidade.
Alguns resultados
MÓDULO PESSOAL
Geração da folha de pagamentos, a partir do mês de fevereiro 2013, de cerca de 8 mil servidores municipais, com disponibilização on-line de contracheques e envio de arquivos bancários e disponibilização de dados no Portal da Transparencia.
MÓDULO FINANCEIRO
Geração de mais de 5 mil notas de empenho, arrecadação de receita e movimentação financeira de aproximadamente 150 milhẽs de reais e envio de dados ao SICOM, ferramenta de controle e fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
MODULO PATRIMONIAL
Geração de aproximadamente 4 mil processos de compras, cadatramento de processos licitatórios e contratos. Controle de Almoxarifado no Setor de Saúde, cadastramento de veiculos da frota municipal e migração de dados patrimoniais.
MÓDULO TRIBUTÁRIO
Implantação do e-nota, migração de cerca de 100 mil cadastros imobiliarios e mobiliarios. Tramitação de protocolos e processos. A parte tributária encontra-se no estagio de migração.
Todos esses resultados são compartilhados por todas as instituições municipais que utilizam de forma integrada o e-cidade: Serviço Autonomo de Água e Esgoto, Prefeitura Municipal, Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante - FUMEP, e Fundo de Assistencia Social, Fundo da Criança e Fundo do Idoso.
O município de Sete Lagoas – MG recebeu na ultima semana servidores municipais de Itaituba – PA e Novo Progresso – PA. Na ocasião foi realizada uma intensa troca de experiência com os servidores municipais setelagoanos que explicitaram a experiência na implantação, relatando os progressos, as dificuldades, o que funcionou e o que não funcionou em relação ao e-cidade.
O município continuará firme no proposito de implantar o e-cidade em todas as areas da Administração Municipal. Dificuldades existem, alguns erros e falhas ocorrem no sistema, como devem ocorrer em qualquer sistema informatizado. Todavia, as dificuldades não inviabilizarão a utilização do sistema.
Estamos a disposição.
Luciano Neres Rodrigues
Subsecretário de Tecnologia da Informação
subsecretario.ti@setelagoas.mg.gov.br
Autor: Luciano Neres
88 comentários
Enviar um comentárioVisita Sete Lagoas-MG
Modelo funcionado só querer
Dúvidas
Parabéns
Berenildo Felix Jr.
Parabens a toda equipe da Sete Lagoas
Adenilson
Comprometimento
Parabens a Luciano e a sua equipe de Implantaçao
Voces conseguiram eliminar a reação a mudança, na troca do sistema de gestão da Prefeitura e das outras instituições.
Todos sabemos do trabalho de se migrar de um sistema para um outro.
Voces conseguiram provar para todos, que o sistema e-cidade é robusto e suporta municípios com 8 mil servidores e 300 mil habitantes.
Voces construiram um grande case para todos os Municipios do Brasil.
O e-cidade reduz custos com TI e gera emprego nos municípios.
Precisamos mostrar este case para os Prefeitos.
Por favor digite as duas palavras abaixo