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Geração de relatórios

6 de Agosto de 2011, 18:11 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 282 vezes

Olha pessoal, o e-Cidade está caminhando para ser a aplicação mais eficiente para a gestão pública, só tá faltando os gestores tomarem conta disto......
Pessoal, passei um tempo fora das discussões e das minhas batalhas mendigárias, pois só posso pedir, me desculpem, ainda bem que peço pouco.
Só sinto falta de um aplicação para gerar relatórios, mas destas que os leigos possam usar, me indicaram, aqui mesmo o Agata, mas já apanhei como nunca para instalar e não consigo, é uma cachoeira de dependências intermináveis, e ainda tem o risco de não funcionar.

Alguém já conseguiu instalar e gerar relatórios com o Agata?
Existe outra forma de gerar relatórios simples, como uma declaração, direto da base?

Autor: Suzelio Leonardo


77 comentários

  • 658ca461532eceeae87136d792968263?only path=false&size=50&d=404Douglas Nunes(usuário não autenticado)
    9 de Agosto de 2011, 16:06

     

    Suzelio,

    Pelo que entendi você quer gerar relatórios (customizá los).

    Na rotina: DB:Portal >Configurações > Relatórios > Gerador de Relatórios (novo).

    É possível criar relatórios apartir de um SQL ou Visão.

    Na rotina é possível:

    Escolher o tamanho do campo;
    Escolher nome do campo;

    Alinhamento de coluna (centro, esquerda e direita);
    Formatação de campo (texto, Moeda e Data);
    Alinhamento Cabeçalho (centro, esquerda e direita);
    Totalizador (não, soma e quantidade);
    Quebra;
    Ordenação de campos (crescente e decrescente);
    Filtros (Igual a, Diferente de, Maior que, Menor que, Menor Igual, Maior Igual, Contendo, Igual a Nulo e Preenchido);
    Layout (Nome do relatório, Retrato ou Paisagem, Relatório com listra (seleção));
    Determinação de Margens (esquerda, direita, superior e inferior);
    Escolha de variáveis (na geração do relatório o usuário conseguir filtrar as informações);
    Para finalização deve ser vinculado a um Grupo e Tipo e Salvar;

    Depois é possível lançar este relatório como item de menu normal do sistema, onde o usuário vai conseguir emitir sempre que houver a necessidade. (Importante lembrar que o usuário só poderá lançar o item de menu em determinado módulo se ele tiver permissão no mesmo em: DB:Portal >Configurações > Procedimentos > Libera Permissões do Menu.

     

    Douglas Nunes
    Atendimento a Clientes
    douglas@dbseller.com.br
    DBSeller Informática Ltda. - www.​dbse​ller​.com​.br
    (51) 30765101

    • 42f0c6cbb60cde1c994871cf6f367844?only path=false&size=50&d=404Suzelio Leonardo(usuário não autenticado)
      13 de Agosto de 2011, 10:35

       

      Amigos,
      Realmente, a elaboração de relatórios para esta estrutura não é coisa para leigos.
      Fui na funcionalidade Gerador de relatórios novos, mas não consegui nada aproveitável, e me apareceu apenas 3 tabelas obsoletas no modo visão.
      Estou tentando com o ireport, mas os resultados também são poucos.
      Queria fazer coisas simples com o banco, como uma declaração, atestado, um certificado, usando apenas os dados pessoais dos alunos.
      Devo persistir no ireport, ou vocês tem algum soft melhor prá me indicar ou um tutorial?
      Att,

  • 42f0c6cbb60cde1c994871cf6f367844?only path=false&size=50&d=404Suzelio Leonardo(usuário não autenticado)
    29 de Agosto de 2011, 11:16

     

    E então pessoal,
    Ninguém se interessa por esse assunto. Ou ninguém precisa de documentos diversos, ou o pessoal sabe fazer, só eu que não sei. Queria fazer tipo uma declaração de matrícula.
    Alguém conseguiu fazer da forma que o amigos Douglas descreveu acima? Tem um tutorial ou documento?
    Existe a possibilidade de fazer isso diretamente no broffice, ligando com o banco?
    Pessoal não deixa o fórum morrer.

    • 6441733b7a5cce14bff29112138038d6?only path=false&size=50&d=404Divaldo Almir Antunes(usuário não autenticado)
      6 de Setembro de 2011, 8:16

       

       

    • 6441733b7a5cce14bff29112138038d6?only path=false&size=50&d=404Divaldo Almir Antunes(usuário não autenticado)
      6 de Setembro de 2011, 8:35

       

      Desculpe o post em branco, isto acontece as vezes quando posto usando o internet explorer

       

      Criei um pequeno manual para montar relatorios, com um passo-a-passo e as telas usadas para criar o relatorio

      Como vc podera ver o relatorio é bem simples, criar relatorios complexos vai depender do seu conhecimento de bancos SQL (postgre) e do banco de dados do e-cidade, para manipular o banco, ver tabelas, campos, tipos de campos, etc, eu uso o pgadminIII que acompanha o postgre programas deste tipo permite um estudo no banco de dados para posteriormente relacionar tabelas para gerar relatorios melhores.

      vc podera baixar o manual no link:

      cpro​1481​.pub​licc​loud​.com​.br/​cria​ndo_​rela​tori​os.d​oc

      Espero ter ajudado

      Divaldo Almir antunes

      • 42f0c6cbb60cde1c994871cf6f367844?only path=false&size=50&d=404Suzelio Leonardo(usuário não autenticado)
        11 de Setembro de 2011, 20:53

         

        Divaldo, boa noite,
        Amigo, valeu pela atenção.
        Olha pessoal, muito bom o tutorial do Divaldo, só mais uma dica, usando o ireport, você consegue o SQL com facilidade, então dá pra fazer estes passos ai tranquilamente. Mas acho que estou usando o termo errado, não queria bem um relatório e sim um documento, como uma declaração, onde tem dados e termos em conjunto. Tem como alterar o texto neste procedimento que tu postastes.

        Tipo, declaro para diversos fins que .....dados........termos.......dados...........

        • 42f0c6cbb60cde1c994871cf6f367844?only path=false&size=50&d=404Suzelio Leonardo(usuário não autenticado)
          24 de Setembro de 2011, 21:27

           

          Boa noite pessoal,

          Olha, depois de muito pesquisar uma solução para a geração de documentos rápidos e de forma intuitiva, a solução que encontrei prá mim, que não conheço programação, foi usar a ferramenta de banco de dados do BrOffice.org.
          Consegui conectar a base, digitar os termos de meu documento e ir colocando as variáveis normalmente. Só não gostei porque tenho que usar caixas de texto, o corpo do texto fica com lacunas em braco, mais foi o mais próximo que consegui chegar, de algo aproveitável.
          Me parece que ninguém se interessa por estes procedimentos, mas registro aqui minha pequena batalha.

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

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Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres