Olha pessoal, o e-Cidade está caminhando para ser a aplicação mais eficiente para a gestão pública, só tá faltando os gestores tomarem conta disto......
Pessoal, passei um tempo fora das discussões e das minhas batalhas mendigárias, pois só posso pedir, me desculpem, ainda bem que peço pouco.
Só sinto falta de um aplicação para gerar relatórios, mas destas que os leigos possam usar, me indicaram, aqui mesmo o Agata, mas já apanhei como nunca para instalar e não consigo, é uma cachoeira de dependências intermináveis, e ainda tem o risco de não funcionar.
Alguém já conseguiu instalar e gerar relatórios com o Agata?
Existe outra forma de gerar relatórios simples, como uma declaração, direto da base?
Autor: Suzelio Leonardo
77 comentários
Escolher nome do campo; Alinhamento de coluna (centro, esquerda e direita);
Formatação de campo (texto, Moeda e Data);
Alinhamento Cabeçalho (centro, esquerda e direita);
Totalizador (não, soma e quantidade);
Quebra;
Ordenação de campos (crescente e decrescente);
Filtros (Igual a, Diferente de, Maior que, Menor que, Menor Igual, Maior Igual, Contendo, Igual a Nulo e Preenchido);
Layout (Nome do relatório, Retrato ou Paisagem, Relatório com listra (seleção));
Determinação de Margens (esquerda, direita, superior e inferior);
Escolha de variáveis (na geração do relatório o usuário conseguir filtrar as informações);
Para finalização deve ser vinculado a um Grupo e Tipo e Salvar; Depois é possível lançar este relatório como item de menu normal do sistema, onde o usuário vai conseguir emitir sempre que houver a necessidade. (Importante lembrar que o usuário só poderá lançar o item de menu em determinado módulo se ele tiver permissão no mesmo em: DB:Portal >Configurações > Procedimentos > Libera Permissões do Menu. Douglas Nunes
Atendimento a Clientes
douglas@dbseller.com.br
DBSeller Informática Ltda. - www.dbseller.com.br
(51) 30765101
Realmente, a elaboração de relatórios para esta estrutura não é coisa para leigos.
Fui na funcionalidade Gerador de relatórios novos, mas não consegui nada aproveitável, e me apareceu apenas 3 tabelas obsoletas no modo visão.
Estou tentando com o ireport, mas os resultados também são poucos.
Queria fazer coisas simples com o banco, como uma declaração, atestado, um certificado, usando apenas os dados pessoais dos alunos.
Devo persistir no ireport, ou vocês tem algum soft melhor prá me indicar ou um tutorial?
Att,
Ninguém se interessa por esse assunto. Ou ninguém precisa de documentos diversos, ou o pessoal sabe fazer, só eu que não sei. Queria fazer tipo uma declaração de matrícula.
Alguém conseguiu fazer da forma que o amigos Douglas descreveu acima? Tem um tutorial ou documento?
Existe a possibilidade de fazer isso diretamente no broffice, ligando com o banco?
Pessoal não deixa o fórum morrer.
Amigo, valeu pela atenção.
Olha pessoal, muito bom o tutorial do Divaldo, só mais uma dica, usando o ireport, você consegue o SQL com facilidade, então dá pra fazer estes passos ai tranquilamente. Mas acho que estou usando o termo errado, não queria bem um relatório e sim um documento, como uma declaração, onde tem dados e termos em conjunto. Tem como alterar o texto neste procedimento que tu postastes. Tipo, declaro para diversos fins que .....dados........termos.......dados...........
Consegui conectar a base, digitar os termos de meu documento e ir colocando as variáveis normalmente. Só não gostei porque tenho que usar caixas de texto, o corpo do texto fica com lacunas em braco, mais foi o mais próximo que consegui chegar, de algo aproveitável.
Me parece que ninguém se interessa por estes procedimentos, mas registro aqui minha pequena batalha.