Olá,
Segue algumas perguntas e respostas:
Quais os tipos de usuários?
Usuários são criados para permitir o acesso ao sistema, onde cada um recebe um login e senha.
Quais os tipos de usuários?
Interno, externo e perfil.
Interno são os usuário normais que utilizam o sistema internamente na prefeitura.
Externo são os usuários que utilizam o e-cidade online.
Perfil são agrupamentos de permissões. Exemplo fictício: caso exista um setor de atendimento ao publico com 10 usuários e todos tem as mesmas funções/permissões no sistema, devemos criar um perfil chamado “atendimentopublico”, liberar as permissões de menu a este perfil e depois vincular este perfil aos 10 usuários. Se surgir uma nova rotina que todos os 10 deverão ter acesso, basta liberar a permissão no perfil que todos receberão automaticamente.
* dica: existe o menu Configuração->Procedimentos->Libera Permissões do Menu por Perfil que permite escolher o perfil e vincular rapidamente vários usuários, sem necessidade de acessar usuário por usuário.
Como fazer para cadastrar um usuário interno?
Deve ser acessado Módulo Configuração->Cadastros->Cadastro de Usuários->Usuário Interno->Inclusão. Devemos lembrar de que obrigatoriamente um usuário deve ter ligação com um CGM, ou seja, ele primeiro deve estar cadastrado no CGM (Protocolo>Cadastros>Geral do Município - CGM).
O que é uma instituição?
É a divisão no organograma do município em seu maior grau. As principais instituições são a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e as Autarquias.
O que é um departamento?
São setores da prefeitura que cuidam de determinada área . Ex: DRH, Setor de Compras, Contabilidade.
Qual a ligação entre um departamento em um usuário?
Um usuário pode ser ligado a vários departamentos acessando a aba “Departamentos” do cadastro de usuários.
O departamento do usuário que estou cadastrando não existe. O que fazer?
Deve-se cadastrar o departamento através do menu Configuracao > Procedimentos > Inclusão. Nesta rotina de cadastro irá cadastrar o departamento configurando a qual Instituição/Órgão/Unidade o departamento pertence.
Como funciona a liberação do acesso as dotações orçamentárias por usuário?
Devemos configurar isso pela aba "Permissões de empenho" do cadastro de usuários (explicado na pergunta abaixo).
Através desta configuração é que o sistema vai disponibilizar por exemplo a lista de dotações disponíveis para o usuário escolher na rotina de solicitação de compras.
Como funciona a liberação de permissão de empenho?
Existem 2 tipos: 1. por usuário (mais comum de ser utilizado) e 2. por departamento;
Para configurar “por usuário”, devemos acessar na aba “Permissões de empenho” do cadastro de usuários e informar a estrutura (órgão/unidade/função/subfunção...) referente as dotações que o usuário vai ter acesso. Na maioria das vezes liberamos apenas a configuração por órgão.
Para configurar por departamento devemos acessar Configuração > Procedimentos > Libera permissão de empenho e informar apenas o campo “Departamento”.
*Essa liberação vai refletir nas dotações disponíveis para o usuário nas rotinas de solicitação de compras e autorização de empenho por exemplo.
Como funcionam os perfis?
Um perfil tem como objetivo ter um controle de grupos de usuários, onde liberamos permissões de menus no perfil e depois ligamos os usuários aos perfis. Dessa forma quando uma nova opção de menu surge, basta liberar no perfil que todos os usuários automaticamente "herdam" esta nova permissão, facilitando em muito a liberação de permissões.
O ideal é que apenas em casos de exceção seja liberado permissão direto para usuário, e que na maioria das vezes seja por perfil, nem que o usuário seja o único com um grupo de menus a liberar.
Esse recurso é de grande valia quando um novo usuário surge e precisa receber as mesmas permissões de um usuário já existente. Neste caso basta ligar os perfis.
O que fazer quando o usuário se loga e aparece a mensagem "Usuário sem nenhuma permissão de acesso! Contate suporte!" logo após escolher a instituição?
Falta permissão de menu no usuário para a instituição escolhida.
O que deve ser verificado em termos básicos no cadastro do usuário?
1. o usuário deve estar ligado as instituições;
2. o usuário deve ter ligação com perfis (verificar se o perfil tem permissões na instituição em questão);
3. os departamentos ligados ao usuário devem estar vinculados a instituição em questão (a aba “Departamentos” do cadastro de usuários só traz os departamentos ativos da instituição logada), e no caso para liberar departamentos de outras instituições devemos nos logar nas outras instituições;
Preciso criar um perfil para cada instituição?
Não. Devemos ter um único perfil para cada grupo de permissões.
Um exemplo seria o perfil "solicitacaocompras", que pode ser único para toda as instituições, onde na Prefeitura ele pode ter algumas permissões e na Câmara ter outras. Este exemplo ficticio demonstra que não precisamos criar um perfil "solicitacaocompras_prefeitura" e outro "solicitacaocompras"_camara", basta configurar direto no sistema as permissões por instituição de forma separada.
O que fazer quando mostrar na Tela de Acesso ao Módulo a mensagem: 'Usuário sem departamento para acesso cadastrado!'?
A mensagem informa que o usuário que está acessando o sistema não possui nenhum departamento vinculado ao seu cadastro na instituição acessada.
Para corrigir, o usuário que libera permissões de menu deve acessar a rotina Módulo Configuração->Cadastros->Cadastro de Usuários->Usuário Interno->Alteração e na Aba Departamento e selecionar um departamento. Exemplo: Setor de Atendimento
O que fazer quando não aparecem os módulos na lista para liberar permissão de menu?
Devemos liberar os módulos para o usuário acessando Configuração->Procedimentos->Libera Módulos para Usuário.
-------------
Atenciosamente,
Douglas Nunes
Comercial
douglas@dbseller.com.br
DBSeller Informática Ltda. - www.dbseller.com.br
(51) 3076 5101
Autor: Douglas Nunes