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A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
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Valor suporte

5 de Novembro de 2009, 17:20 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 396 vezes

Alguem tem ideia de qual valor cobrar para dar suporte ao e-cidade?? Ex. se eu for implantar em uma determinada cidade, creio que o idela nao seria cobrar a implantaçao, mas sim um valor de suporte...

 

Autor: Ivanilson Pacheco


3232 comentários

  • 87b06ac73d8efbfe9dff4fa39ef64a3e?only path=false&size=50&d=404Marcelo dos Anjos Ribeiro(usuário não autenticado)
    5 de Novembro de 2009, 17:39

     

    Se for cobrar algo, com certeza deverá ser exclusivamente pelo atendimento de suporte, pois esse sistema é livre, não deve ser cobrado pra instalar, ele é totalmente gratuito.

     

    Creio que referente ao valor, você deveria analisar os serviços semelhantes já existentes no mercado, inclusive considerando sua região, e também é necessário considerar, além da quantidade de pessoas atendidas, a demanda do serviço; uma vez que esse serviço de suporte dependerá de você, fica a seu critério e senso!

    • 55c0d8c4f49491ad813b29407067e7b8?only path=false&size=50&d=404Ivanilson Pacheco(usuário não autenticado)
      5 de Novembro de 2009, 18:55

       

      Obrigado Marcelo, outra questao e a seguinte, em municipios pequenos, alguns nao vao ter possibilidade de implantar um sistema desse por motivos de estrutura, os setores nao sao todos interligados em uma unica rede, o que voce acha do funcionamento desse serviço em um servidor dedicado na internet?

      • 87b06ac73d8efbfe9dff4fa39ef64a3e?only path=false&size=50&d=404Marcelo dos Anjos Ribeiro(usuário não autenticado)
        5 de Novembro de 2009, 19:42

         

        Foi bom você tocar nesse assunto!

        A minha cidade é pequena, não tem uma infraestrutura muito boa, estamos trabalhando pra melhorar aqui! Sei do que você está falando, eu estou tentando configurar esse sistema num servidor na Internet mesmo, tenho um servidor dedicado meu, e subi os arquivos, configurei o banco de dados, etc...

        Só que existe alguns detalhes na configuração do E-cidade que não está totalmente aberto ainda, por exemplo: O gerenciador do banco de dados que ele usa é o PostgreSQL 8.2 e normalmente em um servidor web, desses que contratamos por aí, está com esses aplicativos já atualizados, nesse caso, o PostgreSQL 8.4 e outros que o sistema exige, por esses motivos, e, pelo sistema ainda estar em fase de implantação, algumas configurações manuais são necessárias, o que não é tão comum em se tratando de usar uma hospedagem na Internet, onde você não tem permissão pra mudar as configurações do servidor.

        Por esse motivo, acredito que, hoje, ainda não podemos instalar o E-cidade no site da entidade por exemplo. A não ser que você hospede o site em um servidor próprio (que está no órgão), e que possa acessá-lo externamente através do endereço IP ou nome do host.

        Vamos esperar mais um tempo pra ver como isso acontecerá.

        • 55c0d8c4f49491ad813b29407067e7b8?only path=false&size=50&d=404Ivanilson Pacheco(usuário não autenticado)
          5 de Novembro de 2009, 20:09

           

          Entao marcelo, estou em contato com uma empresa canadense... se quiser mais detalhes, meu msn eh ivanilson@noisnanet.com.br.

          Abraços...

          • 87b06ac73d8efbfe9dff4fa39ef64a3e?only path=false&size=50&d=404Marcelo dos Anjos Ribeiro(usuário não autenticado)
            5 de Novembro de 2009, 20:17

             

            Você diz a respeito dessa hospedagem? 

            • 55c0d8c4f49491ad813b29407067e7b8?only path=false&size=50&d=404Ivanilson Pacheco(usuário não autenticado)
              5 de Novembro de 2009, 20:28

               

              sim, hospedagem de otima qualidade...

            • Ee96c68e43e13b367a43a90de0482c45?only path=false&size=50&d=404Cézar Barbosa(usuário não autenticado)
              5 de Novembro de 2009, 21:16

               

              marcelodosanjos@msn.com escreveu:
              > Forum: 00. Instalação do e-Cidade
              >
              > Thread: Valor suporte
              >
              > Author: Marcelo dos Anjos
              > Posted: 2009-11-05 20:17:05.436408-02
              >
              > Você diz a respeito dessa hospedagem?
              >
              > Recebendo correspondência demais? Gerencie suas notificações em:
              > www.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/n​otif​icat​ions​/man​age
              >
              Sim, isso mesmo.

              --
              Cézar Barbosa
              Consultor em TI
              IMAM – Instituto Mineiro de Administração Municipal
              (31) 3324-7073 – 9108-9477

              • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
                5 de Novembro de 2009, 22:14

                 

                Olá, Observei o tópico e ja tinha me adiantado a isso. Trabalho como consultor independente de tecnologia e tb faço projetos de convenios para municipios. Realmente essa questão de infraestrutura pega mesmo, pensando nisso elaborei uma proposta, onde eu apresento o e-cidade como uma otima solução, aponto a infraestrutura nescessaria e tb aponto aos municipios onde conseguir financiamento pra essa infraestrutura. Claro que isso tem um custo, pela consultoria, que envolve a implantação do e-cidade (projeto da infraestrutura nescessaria + projeto de financiamento dessa infraestrutura) + (implantação e manutenção do e-cidade). Já tenho uma prefeitura interessada, estou aguardando como ficará a questão da capacitação do pessoal que irá usar o software pra poder ofercer meus serviços a mais prefeituras. Quem ficou interessado no assunto, me add no msn:  ander_dorneles@hotmail.com.

                 

                Abraço a todos.

                • A6ad7621f5b52757ceddd804fadb2830?only path=false&size=50&d=404Daigo Asuka(usuário não autenticado)
                  5 de Novembro de 2009, 23:14

                   

                  Assim como o Anderson, tenho um projeto para automação de prefeituras, cujo lançamento oficial será aqui em Curitiba, dia 18/12.

                   

                  Prefeitura Digital é um projeto de Gestão Municipal multiplataforma, criada pela Alfa Softwares de Curitiba, que visa levar uma solução completa para automação de prefeituras e as diversas entidades por ela administradas (escolas, postos de saúde, biblioteca, hospitais, etc...) em todo país.
                  O projeto é composto por:

                  Automação de setores (via sistema de gestão e-Cidade ou Prefeitura Livre)
                  Telefonia Voip
                  PABX via software (Asterisk)
                  Segurança (Gestão de Identidade, Prevenção de Intrusão, Análise de riscos e vulnerabilidade)
                  Internet (Wireless, Cabo, 3G, Radio, outras)
                  Atualização/Expansão do parque de hardware.

                  • D246e2ee975c56842dd488ccea79721a?only path=false&size=50&d=404Zarur Guilherme(usuário não autenticado)
                    16 de Novembro de 2012, 21:04

                     

                    Moro no Ceará, tenho micro-empresa na área de informática(hardware), se precisar de alguém na região norte do estado, estamos por aqui..

                     

                    Zarur Guilherme

                  • B48577890941a0e05913349c3872845e?only path=false&size=50&d=404Paulo Lima(usuário não autenticado)
                    6 de Novembro de 2009, 13:31

                     

                    Quando tiver ativo, e funcionando mim mande um contato tenho interesse em representar na Bahia.

    • 66547ea1601dd8b920a98f0643b4ca36?only path=false&size=50&d=404Ronaldo Davi(usuário não autenticado)
      6 de Novembro de 2009, 12:12

       

      Ola Marcelo,

       

      Acho que voce se confundiu so num detalhe, o Software e distribuido sobre Licenca GNU e de livre distribuicao.

      Voce cobra pelos servicos de instalacao, configuracao, suporte e implantacao.

      pela Licenca GNU nao se pode comercializar o software por licenciamento.

      Atenciosamente,
      Ronaldo davi
      Consultor Técnico.
      Tecnologias Livre
      Fortaleza-CE Fone: 85 8898.5206 / 9622.6722
      www.​prot​ecti​t.co​m.br

      Comunidade Software livre-CE / PSL-CE

  • 1d93d0f1e16dda18913dd1e5fe14e11c?only path=false&size=50&d=404Sirlan Moraes(usuário não autenticado)
    6 de Novembro de 2009, 14:00

     

    Galera Creio que vocês devem olhar essa parte da infra estrutura direito, pois se na prefeitura não se tem uma rede local decente, imagina uma internet rapida e estavel para acessar remotamente???

  • 052deccd33032125ec9db2c50d5664eb?only path=false&size=50&d=404Vicente Reis(usuário não autenticado)
    6 de Novembro de 2009, 19:05

     

    Amigos, tão importante quanto a solução dada ao cliente é o suporte no pré e no pós.Recomendar soluções sem a devida base estrutural é suicídio profissional. Eu imaginei que como o sistema é livre, a empresa pretenda ganhar mesmo é nos treinamentos, fonecendo capacitações a quem se interessar a usar sua ferramenta; ainda me encontro no aguardo dessa informação, da capacitação. Só assim, conhecendo a fundo a ferramenta, é possível fazer um uso racional e honesto de seus recursos, bem como eventualmente até modificá-la para fins específicos.

    Esperamos que a DBSeller não nos deixe desamparados numa questão tão importante como esta, né? Poderiam logo organizar um evento de treinamento da ferramenta; todos nós, de repente até nos encontraríamos lá, seria bem interessante!

     

    Vicente Reis

    vicente_reis@hotmail.com

    • A6ad7621f5b52757ceddd804fadb2830?only path=false&size=50&d=404Daigo Asuka(usuário não autenticado)
      7 de Novembro de 2009, 12:25

       

      Posso organizar esse local d treinamento aqui em CTBA pro começo d 2010. Não sai caro......

      Vicente, esse e-mail serve pro messenger também?

      • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
        7 de Novembro de 2009, 12:34

         

        Pessoal,

        Nós da DBSeller desenvolvemos o sistema desde 2003 e estamos como vocês buscando no Portal do Software Público apoio para melhorarmos a solução que desenvolvemos. Entendemos que damos o primeiro passo e vamos estar fazendo alguns cursos sobre o sistema e palestras de disseminação do conhecimento que possuímos no software.

        A DBSeller tem foco em municípios, como não tinha nenhuma ferramenta disponível em software livre na época iniciamos o desenvolvimento com a equipe e conhecimento que tinhamos. Hoje o sistema roda em vários municípios e estamos trabalhando com nossa equipe para melhorá-lo e sabemos que ainda precisamos muito para tornar o e-cidade uma solução no padrão que todos esperam.

        Nossos profissionais estão empenhados em trazer para o portal tudo que temos e fizemos nos últimos anos, mas para isto vamos precisar de tempo e de profissionais. Este tempo e estes profissionais somente conseguimos contratar elevando nosso faturamento. Como ainda não temos financiamento para o projeto, estamos com nossa capacidade de atendimento chegando no limite e vamos fazer o possível para atendê-los.

        Sempre que coloco um profissional a disposição para atender uma demanda, são horas de trabalho que a DBSeller esta pagando e acreditamos que isto é parte do investimento que estamos fazendo para que no futuro possamos também ter um software melhor com o retorno da contribuição de outros profissionais e empresas que queiram assim como nós atender melhor seus clientes. Para nós, atualmente, isto esta causando alguns transtornos que pretendemos superar rapidamente.

        Estamos tratando a possibilidade de no SOLISC, em Santa Catarina, fazermos as primeiras pelestras sobre o e-cidade. Em dezembro vamos fazer uma oficina sobre o e-cidade, aguardem divulgação.

        Um grande abraço a todos e como foi dito, espero realmente aprender muito ainda sobre software livre.

        Paulo Ricado da Silva

        • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
          7 de Novembro de 2009, 13:12

           

          Olá Paulo Ricardo,

           Sem duvida, vc criaram um software com demanda maior do que vcs pensaram. Eu mesmo to recebendo ligações e por enqto não posso fazer nada. Com relação as palestras e worshops, acho importante, porem, volto a repetir, nosso pais é continental, vcs vão levar em conta isso? Por exemplo, palestras em SC ou PR ou RS, nos aqui do norte e nordeste vamos ficar orfãos com relação a treinamento. Voce levou em conta a minha dica sobre os videos? Acho q umas video aulas bem feitas ja seria ótimo aqui pra nós. Fico no aguardo e não se esqueça que por aqui tem muita gente interessada no e-cidade.

           

          Abraço

          • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
            7 de Novembro de 2009, 20:05

             

            Anderson,

            você pode inclusive verificar a demanda e organizar um evento onde a DBSeller pode enviar um técnico ou eu mesmo para podermos estar conversando e montando equipes que poderão trabalhar no e-cidade.

            É somente uma questão de público e agenda.

            Um abraço.

            • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
              7 de Novembro de 2009, 23:18

               

              Olá Paulo,

               Realmente agora vc falou a minha lingua. Nos projetos que apresentei, e em todos o que vou apresentar, sempre existe e existirá a verba pra capacitação. Portanto demanda pode ter certeza que vai ter e R$ tb, porem, até agora não sei valores, não sei qto custaria esse treinamento, pq meu alvo não é capacitação, o meu negocio é consultoria, elaborar projetos, seja de infraestrutura (parque tecnologico e etc), ou seja, convenios e financiamentos (pra financiar a infraestrutura), e precisaria saber qto custaria a capacitação. Entendo o que vc disse no post anterior na dificuldade em montar a sua equipe, realmente contratar um pessoal bom (motivado e com disponibilidade a viajar), alem de caro mesmo é complicado achar pessoal com o perfil desejado. Caso seja de seu interesse, vamos montar um nucleo multiplicador (se aprende e repassa o conhecimento) aqui no tocantins pra atender essa região norte, sul do pará, maranhão, tocantins, goiás e uma parte da bahia, o Tocantins está no centro do pais e se deslocar pra outros estados proximos é muito facil.

               

              Fico no aguardo e bom trabalho pra sua equipe.

               

              Anderson Dorneles

              Colinas do Tocantins - Tocantins

              • Abf58f83216e95ca5b1b89b972718e19?only path=false&size=50&d=404Marcelo Conceição(usuário não autenticado)
                8 de Novembro de 2009, 0:42

                 

                Oi Paulo,

                Que bom que a DB Seller tem interesse em promover palestras, mas acho que neste momento, uma página ou site descrevendo suas funcionalidades, padrão de desenvolvimento, faq e testes, já ajudaria muito.

                Sei que o problema relacionado a verba é complicado, mas imaginei que o projeto seria mantido permanentemente pelo Ministério do Planejamento, pois mesmo que o software tenha a colaboração de uma grande comunidade, o ideal que se tenha uma equipe que defina diretrizes e até que desenvolva melhorias, principlamente em seu núcleo.

                Ah! Como sou de Porto Alegre, quando tiver alguma palestra ou curso, pode me contactar.

                 

                Um abraço e parabéns pelo software,

                Marcelo Conceição
                -------------------------------------------------------------------------------
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    • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
      7 de Novembro de 2009, 1:22

       

      Olá, Vicente, faço das suas as minhas palavras. Eu sem a capacitação (mesmo que seja terceirizada, e não de minha responsabilidade), não levarei meu projeto adiante. Concordo, o software sem treinamento é só mais um, não tem ultilidade, mesmo que eu aprenda a usa-lo sozinho, vai levar muito tempo. Espero que a solução de treinamento saia logo, pois ja to recebendo ligações de varias prefeituras no brasil. E tb, espero que esse treinamento, leve em conta a dimensão continental do nosso pais, pois os criadores do mesmo estão num estremo e eu por exemplo estou em outro. Uma dica, pra difundir bem o treinamento, poderia se criar uns videos, existem uns programas que gravam o que se vai fazendo no computador, e dai com uma boa narrativa do q se esta fazendo, da pra aprender muito sobre o e-cidade. Um outro exclarecimento, eu não vou vender o software em hipotese nenhuma, ate em meus contatos deixo claro que o software é LIVRE, vendo meus serviços como consultor. Agora é obvio que poucas prefeituras existem profissionais com a capacidade técnica pra montar um projeto de modernização que incluia o e-cidade, e é ai que eu entro.

      Abraço

  • B86d298849b7939cfb144fb7f62f9e9c?only path=false&size=50&d=404Eder Samaniego(usuário não autenticado)
    7 de Novembro de 2009, 1:44

     

    Caros amigos, antes de pretendermos obter algum lucro com o projeto, acho q precisamos organizá-lo de verdade. Trabalho com software livre à alguns anos e o que costumo ver é um monte de gente usando o trabalho de alguns e essa não é a idéia. Se alguem aqui conhece o Joomla, sabe q ele se transformou numa poderosa ferramenta graças ao esforço de muita gente.

    Pelo que parece nem a própria empresa, nem nosso governo tem experiência no desenvolvimento de software colaborativo. E isso é muito importante, por exemplo, como eu posso inserir meu controle de atendimento e emissão do cartao do cidadao ao E-cidade? Como posso criar um módulo novo para gerir os DataCenters da prefeitura integrados ao E-Cidades? Esses outros serviços podem agregar um grande valor no produto e podem ser comercializados separadamente.

    A exemplo do que acontece com o Joomla e outras ferramentas open-source eu posso criar Add-ins comerciais, como por exemplo: um módulo de consulta por celular ou um módulo de envio de sms de dividas vencidas. Esses módulos podem ser comercializados e adquiridos por outros usuários do E-cidades.

    Mas voltando ao tema de quanto cobrar? Acho que o ideal é estipular um valor pela hora de trabalho, visto que é um serviço de consultoria. Por que cada prefeitura vai ser um caso diferente.

     E parabéns pelo projeto, tomara que possamos torná-lo grande como é nosso país.

    • Abf58f83216e95ca5b1b89b972718e19?only path=false&size=50&d=404Marcelo Conceição(usuário não autenticado)
      7 de Novembro de 2009, 2:35

       

      Eder,

      Você tem total razão, um software open source tem vida longa quando há colaboração entre os usuários e desenvolvedores. Trabalho com o Joomla desde que ele surgiu (quando se derivou do Mambo) e posso afirmar que o software cresceu astronomicamente.

      Em um outro tópico postei algumas questões, mas não obtive resposta alguma. As perguntas são:

      Há como colocar uma inteface para o contribuinte. Ex: contribuinte entra no site da prefeitura e verifica se há pendências financeiras e efetua o pagamento da mesma, se houver.

      Tem algum site para demonstração do e-cidade?

      Posso desenvolver módulos e/ou alterar os módulos existentes?

      Há algum material para desenvolvimento, implantação e treinamento?

      Quais são as diferenças entre a versão completa e a  Publiq-BI?

      Qual a diferença entre o software "Prefeitura Livre" e o E-Cidade?

      Gostaria de saber também se foram feitos testes de performance do software, como por exemplo: quanto tempo leva para gerar um pdf se 50 estações estiverem sendo usadas simultânemente, o tempo de pesquisa, etc. 

      Acredito que com o tempo, a DBServer nos forneça o suporte necessário para implementação e desenvolvimento.

      Abraço a todos,

      Marcelo Conceição
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  • 052deccd33032125ec9db2c50d5664eb?only path=false&size=50&d=404Vicente Reis(usuário não autenticado)
    7 de Novembro de 2009, 3:05

     

    Concordo com o Marcelo.. faltam ainda muitos testes (ou a publicação dos resultados deles) para que possamos indicar essa solução para um sem sentir um "frio-na-barriga", rs Mas outro assunto: acho muito inquetante que um software tão badalado como esse vem sendo, com apoio de ministérios, nascido em tão esplêndido berço esteja se resentidno de pontos básicos. Quer dizer, ele teve data de lançamento, evento concorrido, pronunciamentos oficiais e mesmo assim, não houve ainda uma declaração oficial sobre a política de treinamentos e capacitações.. certamente, não espera-se que saiamos por aí indicando a potenciais  clientes, uma ferramenta pouco testada, com pouquíssima divulgação de casos de sucesso na implantação. Capacitação é a chave! Somente conhecendo a fundo a ferramenta será possível usá-la consciente e honestamente, inclusive através de personalizações (essas sim, comercializáveis).Até para a própra DBSeller seria ótimo.. já imaginou quantas pessoas imediatamente se inscreveriam para uma capacitação oficial? fariam milhões (podem fazer as contas, atender 500 pessoas a 2.000,00 por exemplo) rápido demais! Porque o software é livre, mas toda empresa, no fim, visa lucro.. isso é perfeitamente normal e saudável, afinal.Atenção DBSeller; transparência é a chave! Divulguem seus casos de sucesso, seus números, suas avaliações, a agenda de implementações, etc..

    • 55c0d8c4f49491ad813b29407067e7b8?only path=false&size=50&d=404Ivanilson Pacheco(usuário não autenticado)
      7 de Novembro de 2009, 8:50

       

      Acho que enquanto não tem um treinamento específico, o que me resta é eu mesmo testar o script, dar uma boa estudada e ir adiantando o meu lado... porque não sabemos quando vai ter um treinamento... e quando tiver, acho q nem todos poderemos estar presentes...

       

      MSN: ivanilson@noisnanet.com.br

  • A6ad7621f5b52757ceddd804fadb2830?only path=false&size=50&d=404Daigo Asuka(usuário não autenticado)
    7 de Novembro de 2009, 12:59

     

    Olá Paulo!

     Eu tenho 1 projeto voltado as cidades da Região Metropolitana d CTBA, gostaria d conversar + com alguém da DbSeller. Alguém poderia me add no msn?   adm@tigerlinux.net

    • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
      7 de Novembro de 2009, 20:10

       

      Daigo Asuka,

      não utilizamos MSN na DBSeller.

      Podes enviar sua proposta para meu email, coloco na minha agenda e vamos evoluir. O que montarmos poderemos estar liberando para outros.

      Um abraço.

      • 9ceea220ed0786270cfcce1bfc148342?only path=false&size=50&d=404Thiago Heraque .(usuário não autenticado)
        10 de Novembro de 2009, 12:44

         

        OLA PAULO SOU DE VALPARAÍSO NO INTERIOR DE SÃO PAULO...

         

        JA INSTALEI O E-CIDADE AKI NA PREFEITURA E ESTA RODANDO LEGAL..  SOU RECÉM FORMADO EM TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E NOVATO EM LINUX... CRIEI UM SERVIDOR DE INTERNET AKI PRA PREF A POUCO... O E-CIDADE É COISA NOVA PRA MIM E PRECISO MUITO ME APROFUNDAR POIS AKI NA REGIÃO NAS 15 CIDADES AO REDOR NENHUMA PREFEITURA POSSUI O SISTEMA.. E GOSTARIA MUITO DE DAR SUPORTE E OFERECER O SISTEMA... MAS  PRECISO DE TREINAMENTO... A PREFEITURA DAKI PAGA O CURSO, TRANSPORTE E ESTADIA PRA MIM....   CASO VC TIVER ALGUM TREINAMENTO  POR FAVOR MANDE EM MEU EMAIL DE CONTATO >>>  thiagueraque@hotmail.com   FICAREI MUITO GRATO....

         

        E O PESSOAL AEE  DE OUTROS ESTADOS QUE TIVEREM IDEIAS PRA MONTAR EQUIPES DE SUPORTE NO BRASIL... QUEM SE INTERESSAR ESTAREI A DISPOSIÇÃO...

           

         

        MSN: thiago_heraque@hotmail.com (Assessor do Centro de Processamento de Dados)

        • 4f225038ce3072b9ab30243f512dee96?only path=false&size=50&d=404Welber Pereira(usuário não autenticado)
          21 de Novembro de 2012, 10:04

           

          Thiago, já que você analista a documentação os casos de uso é mole para você fazer desse sistema, fazendo isso você sabe que fica bem mais simples de implementar e de fazer a manutenção, agora se o problema for a programação a afunda do código para se trabalhar pode fazer treinamento em desenvolvimento em linux, já que as raizes desse software é PHP 5 + DB .. enfim aconselho fazer um curso de desenvolvimento Linux em PHP assim você domina todo do código, função, procedimentos, relação com db que existe no projeto.

           

          Acoselho fazer esse curso e conheço empresa super especializada , que são referencia :

           http://www.4linux.com.br/

           Pelo custo compensa você fazer todos modúlos de desenvolvimento, pode fazer a distancia (online) ou se morar em São Paulo pode fazer presencial, eu recomendo porque conheço gente que vez, e o conhecimento vai te ajudar a trabalhar em outros projetos de software livre.

           

           

  • 052deccd33032125ec9db2c50d5664eb?only path=false&size=50&d=404Vicente Reis(usuário não autenticado)
    7 de Novembro de 2009, 21:14

     

    Meus emails, companheiros: poderíamos fazer um desses groups no Messenger heim? Eu vivo o tempo todo Online no MSN (exceto por essa semana que vem, pois estou viajando amanhã (domingo) a trabalho e ficarei fora até o outro domingo.. aí devo entrar esporadicanmente.. mas o importante é não perdermos contato, né?

     Abraços cordiais a todos..

    PS: palestra é bom, mas não cobre o custo de deslocamento de uma ponta a outra desse país tão grande, amigo (como citou o Anderson, é um país continental)..

     

    Email Institucional: vicente.reis@parauapebas.pa.gov.br

    MSN: vicente_reis@hotmail.com

  • A6ad7621f5b52757ceddd804fadb2830?only path=false&size=50&d=404Daigo Asuka(usuário não autenticado)
    13 de Novembro de 2009, 11:24

     

    Olá Paulo!

    Enviei o e-mail conforme solicitado.

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres