Fizemos a instalação em nosso ambiente esta semana e conseguimos fazer login na aplicação sem problemas para começo de análises e testes internos.
Procedemos à partir da documentação disponível no portal com a criação e vinculação de um Plano de Contas (no caso utilizamos o vínculo ao modelo de contas do PCASP) e utilização dos usuários e perfis já criados para a instituição "Prefeitura DBSeller" (perfil dbseller como administrador) para testes.
Após isso tentamos realizar alguns passos mas sem sucesso na sua finalização, descritos a seguir:
1) - Nos módulos Contabilidade e Caixa não conseguimos finalizar os lançamentos de Arrecadação de Receitas ou de Lançamentos de despesas: as chaves e campos estavam sem informação e não processava quando da arrecadação de receitas (exemplo foi utilizado IPTU Próprio);
Existem mensagens diferentes para a mesma funçao de arrecadação de Receita (que está nos 2 módulos):
Md Caixa = "Sem Contas Cadastradas" (msgm) = caminho Md. Caixa>Procedimentos>Arrec. Receitas - Sem Contas Cadastradas (msgm)
Md Orçamento = Não pesquisa do campo "Código da Conta" não há elementos para pesquisa (zero de elementos) e depois não se processa lançamento (preenchida as informações como "Cod. Reduzido" e não faz nada). = Md Contabilidade>Procedimentos>Arrec. Receitas
2) - Apenas o "Código Reduzido" estava pesquisável/operacional. Com isso não pudemos testar os lançamentos contábeis que afetam os relatórios orçamentários e as demonstrações diminutivas ou aumentativas do patrimonio e sua compensação.
- Na rotina "Cadastro de Transações" recebemos a mensagem que ela encontra-se desabilitada para instituições que utilizam PCASP.
- Tentamos cadastrar no Módulo Orçamento e não deu: cadastrar uma receita orçamentária e sem sucesso também.
Vocês podem nos ajudar com esses problemas que encontramos e no passos destes lançamentos? É possível que a gente deixou de fazer algum vínculo das contas do plano de contas para fazer os lançamentos ou algum outro item predecessor?
Também notamos que os manuais disponíveis no portal estão desatualizados com relação às telas e uso dos campos nesta nova versão. Eles são mais descritivos e não possuem um passo a passo claro e simplificado da configuração e utilização inicial do sistema. Existe a documentação mais atualizada do sistema? Localizamos nos posts da Comunidade o Manual com passo a passo para o Módulo Empenho mais detalhado, existem outros?
Muito obrigado;
Autor: Sampaio Rocha