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A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
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Rotinas, uma sequencia logica

11 de Agosto de 2010, 15:18 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
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Olá,

 Estou testando o software e-cidade, porem não consegui executar algumas rotinas. Primeiro queria dizer que tenho 11 anos de experiencia em software de gestão municipal, e não consegui executar algumas rotinas de alguem que vai até a prefeitura pra pagar seus impostos, vou montar uma sequencia logica e queria uma resposta do pessoal da dbseller, se possivel:

 

Situação 1:

Estou abrindo uma empresa nova no municipio, e meu contador (ou eu prorpio) levo os requerimentos e a documentos nescessários a prefeitura pra abrir a empresa. O servidor publico precisa cadastrar essas informações no sistema: Dados pessoais, CNPJ, tipo de atividade e etc e ao final desse cadastro, o municipio tem que emitir algumas taxas de abertura da empresa, e tambem o alvará. Isso seria uma situação real, a qual eu fazia sempre na prefeitura q eu trabalhava. Como isso seria feito no e-cidade?

Situação 2:

Aempresa A acima, ja funciona e ela emite notas fiscais, e ela DEVE pagaro ISS relativo a essas notas MENSALMENTE ou em caso de não movimentação, enviar requerimento informando a não movimentação naquele mes. A empresa precisa declarar o montante das notas (ou deve escriturar nota a nota?) a prefeitura e a mesma lhe gerará um boleto de imposto com o valor em percentual (variável de acordo com cada serviço, 3%, 5%, depende) para recolhimento em uma agencia bancaria, ou loterica. Isso é uma situação de empresas de ISS variavel, gostaria de um mesmo exemplo para empresas de ISS fixo. como isso seria feito no e-cidade? Como seria feito essa declaração de movimentação financeira (emissão de notas) a prefeitura?

 Situação 3:

 A empresa A acima, precisa emitir uma TAXA de alvará sanitário, pois sua atividade exige isso. Ele chega ao municipio para fazer isso, levando requerimento proprio assinado pelo chefe do dpto de vigilancia sanitaria. Como seria os procedimentos do servidor municipal que atende o cidação no balcão de atendimento para ele emitir essa taxa? e qual seria o mesmo procedimento para emitir outras taxas, por ex: Corte de asfalto, Corte de arvore, Habite-se, Alvará de construção e etc? (levando em conta que o cidadão nao tem empresa, é um contribuinte individual do tipo que eventualmente emite alguma taxa)

Existem outras duvidas, mais a minha principal é como o seria o atendimento do contribuinte (Seja ele pessoa fisica, juridica ou eventual) quando ele chega no balcão de atendimento da prefeitura. Trabalhei por 11 anos só com isso, atentendo, cadastrando e emitindo boletos de taxas e de impostos, e não consegui encontrar onde se faz isso. Sei que o sistema tem a parte de caixa, que seria usada pro recebimento do R$ dos impostos pela propria prefeitura ao invez de em banco, porem em municipios com loteria e bancos, o Tribunal de contas condena essa pratica, a prefeitura emite o boleto e o contruibuinte paga em meio bancario, restringindo assim a movimentação de R$ no municipio. A logica para essas ações no sistema seria : Tributação > Arrecadação, porem não sai do lugar nesse modulo.

 

Aguardo um retorno.

 

Anderson Dorneles

Autor: Anderson Dorneles


99 comentários

  • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
    12 de Agosto de 2010, 9:47

     

    Anderson,

    Situação 1:

    Você deve primeiramente cadastrar um CGM (Protocolo->Cadastros->Geral do CGM). Após esta inclusão, que poderá ser feita na abertura do processo, você deve cadastrar a empresa no módulo ISSQN e calcular (Veja manual do ISSQN). O sistema irá gerar conforme as atividades e configuração dos cálculos os valores à serem pagos e neste lançá-los na Consulta Geral Financeira. Após este processo é somente emitir os recibos para pagamentos, conforme configurações dos códigos de barras do sistema ou carnês.

    Pelo e-cidadeonline, você poderá emitir segunda vias destes déitos.

    Situação 2:

    O e-cidade não controla Declaração por Nota Fiscal e sim por valor. Entendemos que o que importa neste momento (na utilização do e-cidade) é a arrecadação do valor a ser pago. Neste caso o sistema quando calcular a Inscrição do Alvará irá verificar as atividades e se alguma delas for de ISSQN Variável vai gerar movimentos com valores zerados, estes movimentos serão mostrados na consulta geral financeira e poderão ser inseridos valores para emissão dos recibos ou declarados como sem movimento.

    A emissão de notas deverá ser controlada pelo sistema e-iss que foi lançado no Portal do Software Público com o apoio do e-cidade. Inclusive já estamos integrados com este sistema.

    Situação 3:

    Para emissão de taxas utilize o módulo protocolo, você pode configurar as taxas e emití-las se necessário juntamente com a abertura do processo, inclusive poderá configurar para cada taxa ou receita qual o convênio para emissão dos códigos de barras. Veja com atenção o manual do protocolo.

    Para salientar, alvará de construção, habite-se e outros você encontra no módulo Projetos.

    Observação

    Estaremos no CONSEGI 2010, em Brasília no dia 18, 19 e 20 e haverá uma oficina sobre o e-cidade.

    O Fabrízio estará ministrando duas oficinas de POSTGRESQL, infelizmente uma delas será paralela a do e-cidade, mas importante para quem quer utilizar o e-cidade e conhecer melhor.

    • E0280b7a5327e23ef9aad82264668b2b?only path=false&size=50&d=404jaelcio almeida lima verde(usuário não autenticado)
      12 de Agosto de 2010, 11:49

       

      Sobre o E-ISS ele usa banco de dados mysql, tem alguma rotina para importar o CGM do e-cidade para o E-ISS, e sobre o CONSEGUI, o que qual será a grade programação do E-cidade e quantidade de horas. E quanto custa.

      • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
        14 de Agosto de 2010, 12:14

         

        Jaelcio,

        Já estamos trabalhando neste sentido. Mas o que é mais preocupante é a integração dos valores financeiros, isto precisamos de mais alguns dias para podermos deixar funcionando.

        Quanto ao CONSEGI, será uma oficina de 4 horas, mas poderemos agendar alguma reunião extra para tratarmos de outros assuntos.

        Um abraço.

    • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
      12 de Agosto de 2010, 15:07

       

      Olá,

       Acho que entendi o que vc disse, vou fazer umas simulações e qualquer duvida posto de novo.

       Queria dá umas sugestões, creio eu que será pra melhorar o sistema:

       1º. Bem, o sistema tem a parte de atendimento ao cidadão-on-line, do qual o proprio cidadão se atende. O sistema tb tem a parte de serviço interno, rotinas que são feitas por servidores publicos não nescessariamente diretamente ao cidadão. Eu indicaria a criação (ou migração ja que ta tudo pronto em outros modulos) um modulo específico para atendimento ao cidadão, porem feito por um servidor publico disponivel pra isso mesmo. Até seria bom tb no ato do atendimento, a emissão de um protocolo, pra aqueles atendimentos que não sejam resolvidos nakele momento. Esse modulo incluiria todos os serviços disponiveis ao cidadão, que seriam até mesmo de saude, educação, tributos e etc. Aki no Tocantins, o governo do estado criou o "É pra já", nada mais é que um local, onde a pessoa vai e tem disponivel todos os serviços que o estado pode ofercer, tudo em um unico lugar (ex. Carteira de motorista, de trabalho, defensoria publica, educação, saude). Acho que esse mesmo serviço poderia ser oferecido por prefeituras, melhorando o atendimento e para isso recomendo a criação deste modulo.

       

      2º. A escrituração nota a nota, e com e com o numero da mesma add ao sistema, facilita o cruzamento de dados e desencorajando a sonegação fiscal. Alem dessa solução existe a e-NFe - Nota Fiscal Eletronica de Serviços (links: nfse​.man​aus.​am.g​ov.b​r/MA​0101​/inf​o.as​px&n​bsp;​&nbs​p;www1​.rec​eita​.faz​enda​.gov​.br/​nfse​/o-q​ue-e​.htm ). A integração desse serviço elimina a sonegação e aumenta a arrecadação. Talvez possa ser feito um estudo para a criação de um modulo em uma vesão futura.

       O e-iss, a qual vc mencionou está sendo integrado ao e-cidade? essa integração sairá em uma nova versão?

       Desde já agradeço a atenção

       

      Anderson Dorneles

      Cidade Publica Serviços de Consultoria

      • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
        14 de Agosto de 2010, 12:11

         

        Anderson,

        Quanto ao ítem 1 que você sugeriu nós estamos caminhando para este processo, o módulo de Ouvidoria que esta em teste e em construção será integrado ao processo, pois já temos municípios com central de atendimento e estão utilizando o sistema para este fim.

        Claro que temos que melhorar o e-cidade para atender a esta sua sugestão, inclusive já discutimos criar um ambiente exclusivo para este fim, mas por falta de recursos, financeiros e humanos ainda não foi possível iniciar o processo.

        Quando ao ítem 2, nas próximas versões teremos a integração, isto já estamos trabalhando.

        Quanto a Nota Eletrônica também vamos estar contribuindo para a liberação e integração ao e-cidade.

        O que me deixa feliz é que já avançamos muito e as coisas estão acontecendo, mas ainda precisamos passar por um grande processo de construção, inclusive do modelo de negócio.

        Um abraço.

        • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
          14 de Agosto de 2010, 21:36

           

          Olá,

           Primeiro obrigado pelos esclarecimentos. Segundo, queria me por a disposição, colocando minha experiencia em gestão publica municipal, pois trabalhei por 11 anos com isso, e conheço bem oq poderia ser feito e oq ajudaria efetivamente o municipio e a população.

           Qto a nota fiscal de serviços, pelo q eu vi no link que te passei, no site da receita federal, eles ja estão em fase de testes do sistema. Estão testando em grandes capitais, não ficou claro no site se essa será uma solução livre (Gratis), se for, seria muito interessante e a integração com o e-cidade seria facil.

           A central de atendimento ao cidação eu vejo como uma espinha dorçal do e-cidade, explico o pq. O sistema atende o cidadão através do portal pra emisão de segundas vias, porem em um municipio, o qual poucas pessoas entendem de internet, ou tem um contador que o faça, isso é um problema. O muncipio q trabalhei, contratou um serviço de uma empresa de escrituração e emissão de guias de ISS chamada GissOnLine, porem, como o municipio é composto na maioria por pequenas empresas, a arrecadação caiu, a inadimplencia aumentou pq simplesmente o pequeno empresario não tinha como entrar no sistema (que era muito, mais muito complicado até para contadores) e emitir as suas guias. Com o tempo, e em tempo rss, o contato deles foi reincidido. E eles tem um outro sitema que existem muitas e muitas falhas, mais q existem virtudes, caso seja interessante, eu posso descrever as virtudes dele, acho q cairia bem no e-cidade.

           

          Abraço

          • Ef8d51c39e80150b5ef5e03e929e5980?only path=false&size=50&d=404Paulo Ricardo da Silva(usuário não autenticado)
            16 de Agosto de 2010, 8:39

             

            Anderson,

            Faça esta gentiliza, descreva estas virtudes e coloque aqui por ítens, faço um compartivo e digo como no e-cidade são tratadas. Somente não solicite prazo, assim que terminar coloco a disposição.

            Um abraço.

            • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
              17 de Agosto de 2010, 22:47

               

              Olá Sr. Paulo Ricardo da Silva,

              Tentanto efetuar as rotinas de abertura de uma empresa no municipio usando o e-cidade, e seguindo os passos que vc me indicou, não consegui. Até consegui incluir algumas pessoas no CGM (fisicas e juridicas), dais quais eu queria usar pra exemplo de contribuintes do tipo: Médico (ISS Fixo), de auto peças (Somente alvará, por enqto, porem existem auto peças que são comerciais e prestacionais, nem sei como o sistema lida com isso). Bem, a parte do CGM foi tranquilo, só uma critica é o de não verificar se o CPF ou o CNPJ são autênticos, porem pra essa fase de testes veio a calhar, mais no uso definitivo na prefeitura, eu não recomendaria, pois na prefeitura que eu trabalhava, perdemos uma receita muito grande somente pela falta  do CPF nos cadastros, cadastros sem CPF, ou CPF inválidos não podem ser ajuizados pra cobrança judicial em divida ativa, então o cadastro de um CPF válido é muito importante.

               Vou lhe da uma dica pra melhor ultilização do e-cidade. No cadastro do CGM, seria possivel colocar uma opção pra saber se o munícipe esta se cadastrando para ter serviços do tipo: saude, educação ou area tributária ou outros serviços?. Escolhendo a área especifica ja na fase de cadastro do CGM, o sistema redirecionaria pra esta área, ou saude, ou educação, tributaria ou outra. Vamos supor que eu escolha a area tributaria, ele me levaria pra uma a tela (que eu ja tinha encontrato) que é a de inclusão de alvará, q é realmente a tela que interessa neste tipo de cadastro, esta seria a segunda tela do cadastro. A terceira seria uma tela que enquadrasse a empresa em prestacional, comercial, ou comercial+prestacional e tb o cadastro de area do cnae ja nessa tela.  No sistema que nos ultizavamos na prefeitura, todo essa fase cadastral de uma nova empresa no municipio era feita em uma unica tela, onde essa mesma atravez de uma tela de atalho (F5), se consultava as outras pra inclusão de dados.

              Uma duvida, as areas do CNAE são vinculadas em algum lugar a indices de calculo de ISS? (ex: CNAE: Médicos > ISS fixo de R$ 45,00 mensal, CNAE: Borracharia> ISS variável em perentual de 3%. ).

              Não sei se compreendeu, mais é só uma questão de redirecionamentos, eu percebi que o sistema tem tantos e isso é muito útil. Em uma rotina de cadastro de nova empresa no muncipio, com escolhas especificas, o sistema ia direcionando a uma rotina de inicio, meio e fim, sem ter que ficar pulando de modulos. O mesmo se daria por exemplo num atendimento de um posto de saude, a partir do cadastro no CGM, seria informado a finalidade do atendimento:  Ex.Consulta em posto de saude, ou remedios (farmacia) dai o sistema ja redirecionaria pra a tela com os procedimentos espeficicos.

               E pra eu proceguir com o meu aprendizado, criei um CGM que pretendia cadastrar ele comoum médico, onde no siste ma eu pego esse cadastro no CGM e relaciono ele como sendo um médico?

               

              Desde já agradeço e estamos a disposição. Qualquer coisa posso da uns print´s da tela do software que eu trabalhava pra vc ter uma ideia melhor de como ele funciona.

              Abraço

              Anderson Dorneles

               

               

              • 628a31347b76ef54dffc8073c04ecfb7?only path=false&size=50&d=404Anderson Dorneles(usuário não autenticado)
                19 de Agosto de 2010, 1:56

                 

                Olá,

                Eu gostaria de fazer uma retificação, olhando os codigos, achei a função q verifica a autenticidade do CPF e CNJP , então o sistema faz sim a verificação, só não verifica se são numeros repetidos ou zerados. Uma função javascript pra auto completar campos assim com os traços pontos do cpf e cnpj acho q ficaria bom tb.

                 Queria ver outro detalhe, é possivel pegar um modulo de uma área e colocar em outra área via configuração? Eu ainda não consegui entender pq o modulo de protocolo está na área patrimonial. Na prefeitura q eu trabalhava existia o dpto de protocolo, de patrimonio e de arrecadação todos separados, vejo que da forma como está todos esses dptos vão ter que dividir o modulo protocolo só por causa do cadastrdo do CGM e isso pode trazer problemas na hora de liberar permissões a funcionarios.

                Abraço

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres