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A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
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Alguém já Consegue utilizar o módulo escola?

21 de Junho de 2010, 10:06 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 46 vezes

Instalei o e-cidade, mas não consigo fazer nada. O banco de dados disponibilizado como vazio no pacote da última versão já traz 2 instituições cadastradas, nas quais não consigo sequer adicionar uma escola. 

Gostaria de  saber como implantar o e-cidade para uso somente do Módulo escola. Se possível um passo a passo para iniciarmos o cadastro de uma instituição e a definição de quais módulos a mesma utilizará.

Onde encontrar uma base de dados zerada para o e-cidade?

Autor: Saul Lima Santos


99 comentários

  • 658ca461532eceeae87136d792968263?only path=false&size=50&d=404Douglas Nunes(usuário não autenticado)
    30 de Julho de 2010, 13:38

     

    Saul,

    Quando descompactar o pacote e-cidade dentro da pasta "sql", terão duas opções de base:
     

    1. Populada = e-cidade-demo-2.2.28.sql

    2. Zerada     = e-cidade-2.2.28.sql

     

    E quanto a utilização do Módulo Escola, lhe indico a efetuar uma leitura do manual.

     

    Qualquer dúvida avisar.

    Atenciosamente,

    Douglas Nunes
    Atendimento ao Cliente / Produção
    douglas@dbseller.com.br
    DBSeller Informática Ltda. - www.​dbse​ller​.com​.br
    (51) 30765101

    • 9ab9d8d098e9052cf02e5b3789380734?only path=false&size=50&d=404Saul Lima Santos(usuário não autenticado)
      2 de Agosto de 2010, 13:57

       

      Mas os dois sql contém o mesmo banco de dados populado. Já testei com os dois arquivos.  

      • 0c77b19b88afdffa77c9b7d440d9e738?only path=false&size=50&d=404Deive Reis(usuário não autenticado)
        2 de Agosto de 2010, 21:14

         

        Saul, aqui no meu município o cadastro de escolas está vinculado ao "departamento", ou seja, cada departamento logado aparecerá no cadastro da escola como demonstra abaixo:
        - Area -> Educação -> Secretaria de Educação -> Selecione o "departamento escola" previamente cadastrado -> Cadastro -> Escolas

        Ao abrir a tela "Escolas" é só confirmar os dados exibidos.

        Boa Sorte, espero que lhe ajude.

        • 2ad55a1fe2ec40c4d19ebc8d3fb4e17f?only path=false&size=50&d=404Tiago da Silva(usuário não autenticado)
          23 de Setembro de 2010, 15:45

           

          Ola pessoal,

                 Apenas para complementar a explicacao do Deive, que por sinal esta correta, o sistema exige que seja informado os Dados da Escola, atraves desta rotina e´ que o sistema compreende que o departamento selecionado e´ uma escola, habilitando as demais rotinas, sem informar esta rotina, o sistema nao permite o acesso as rotinas do sistema, esta e´ uma forma simples de seguranca do sistema, onde, se uma pessoa tiver acesso ao modulo, mas nao a um departamento escola, o sistema nao permitira acesso ao mesmo.

           Para habilitar as demais rotinas do modulo, o sistema exige apenas a inclusao da primeira aba Dados Gerais.

          Grato pela atenção;

          Tiago da Silva
          Coordenador/DBEducação
          tiago@dbseller.com.br
          DBSeller Informática Ltda – www.​dbse​ller​.com​.br
          (51) 3076-5101

          • 4d6201050bb495a1b7fdef68880e200c?only path=false&size=50&d=404Vinicius Domingues Alvarenga(usuário não autenticado)
            18 de Outubro de 2010, 11:12

             

              Ou seja, para que possa ser possível que um usuário qualquer autorizado, possa trabalhar com o e-cidades, o mesmo deverá inserir no banco de dados, uma escola  para que então possa usar a parte do sistema que trata da escola.

              Caso o usuário não represente ou não tenha como objetivo inserir uma escola no banco de dados do e-cidades, ele é forçado a inserir uma escola fictícia para então poder usufruir do módulo de educação.

              Bom, isso foi o que eu entendi da mensagem deixada. Se isso for verdade, então, sou levado a crer que:

                           --> Para cada usuário que for trabalhar eu vou ter uma escola inserida no banco de dados que na verdade é uma escola fictícia?

              Outra pergunta que preciso de ajuda, O e-cidades roda na prefeitura certo?  e as escolas acessam via browser o seu departamento / módulo escolar - inserem sua escola e trabalham desta maneira... correto?

               Bom preciso urgente da ajuda da comunidade, qualquer informação será válida, muito obrigado a todos!

            • 2ad55a1fe2ec40c4d19ebc8d3fb4e17f?only path=false&size=50&d=404Tiago da Silva(usuário não autenticado)
              10 de Novembro de 2010, 10:59

               

              Ola Vinicius!

                    Se o objetivo de usar o e-cidade é apenas testar as rotinas da area DBEducacao... sim, terá de cadastrar uma escola fictícia, mas não precisara cadastrar uma escola para cada usuário, cadastre uma e vincule todos os usuário ao mesmo departamento (escola), porem, se o objetivo é utilizar o modulo como ferramenta de trabalho, sugiro que cadastre todas as escolas do município e que em cada escola tenha um usuário capacitado para o uso do sistema, desta forma, cada usuário estaria vinculado a um departamento (escola), estes, acessando via browser o sistema que estaria instalado no servidor da prefeitura, onde todas as informações ficarão armazenadas, caso exista mais de um usuário por escola, não é necessário criar outra escola, apenas vincule este ao mesmo departamento de seu companheiro.

              Grato pela atenção;

              Tiago da Silva
              Coordenador/DBEducação
              tiago@dbseller.com.br
              DBSeller Informática Ltda – www.​dbse​ller​.com​.br
              (51) 3076-5101

              • 0c90d9521677e5698ff82ad0061fd030?only path=false&size=50&d=404Alessandra Jaccoud(usuário não autenticado)
                8 de Setembro de 2011, 9:05

                 

                Tiago,

                só uma ajuda, como cadastrar todas as escolas e depois liberar para os usuários?

                Tentei cadastrar, consegui fazer uma escola, mas depois não consigo avançar para a próxima, onde fica essa opção??

                Alessandra

  • 17829b9726b6a164ef877432bdb441d2?only path=false&size=50&d=404Erton Alves(usuário não autenticado)
    15 de Setembro de 2011, 13:02

     

    Sou do município de Iguaba Grande - RJ e estamos em processo de aquisição.  Erton 

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres