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Cadastro de Escolas

9 de Novembro de 2009, 12:05 , por Desconhecido - | 2 Pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 395 vezes
Bom dia pessoal, estou fazendo alguns testes no DBEducação, e já tenho uma dúvida para tirar. O sistema só cadastra uma única escola? Não tenho recurso para cadastrar todas as escolas do município? Alguém pode me tirar essa dúvida e me explicar como fazer? Obrigado.

Autor: Van Lins de Paula


1515 comentários

  • 2ad55a1fe2ec40c4d19ebc8d3fb4e17f?only path=false&size=50&d=404Tiago da Silva(usuário não autenticado)
    9 de Novembro de 2009, 16:53

     

     Presado(a) Van Lins de Paula,

    gostaria de solucionar sua duvida com relação ao cadastro de escolas.

    Cada escola do município é considerada um departamento vinculado a instituição prefeitura, sendo assim, as mesmas deverão ser cadastradas primeiramente no módulo configurações, dentro da área dbportal, item de menu Cadastro de Departamentos, em seguida, deverá ser dada permissões ao usuário responsável pelo cadastro desta escola, normalmente o(a) secretário(a) da escola, para que o mesmo acesse as rotinas e realize os cadastros, ou, você próprio podera vincular o seu usuário a todos os departamentos (escolas) e efetuar o cadastro de cada uma delas, lembrando que após concluir o cadastro de uma escola, terá que trocar o departamento em que esta logado, acessando novamente o módulo através do menu Módulos → DB:EDUCAÇÃO → Escolas, selecionando no campo departamento a próxima escola e repetir o processo de cadastramento.

    Espero ter esclarecido sua dúvida;

    Estarei sempre a inteira disposição para lhe ajudar.

    Grato por sua atenção

     

    Tiago da Silva

    Coordenador/DBEducação
    tiago@dbseller.com.br
    DBSeller Informática Ltda – www.​dbse​ller​.com​.br
    (51) 3076-5101

    • 7601359a9d40f333520fd6b82ea46066?only path=false&size=50&d=404Van Lins de Paula(usuário não autenticado)
      12 de Novembro de 2009, 15:16

       

      Tiago, como vai?

      Estou com outro poblema, agora é na Secretaria de Educação, quando se vai criar o cadastro de atividades. No formulário para preenchimento pergunta se Exige Ato Legal, colocando sim ou não aparece o seguinte erro:  ERRO:  coluna ed01_c_exigeato da relação atividaderh não existeLINE 7:                                       ,ed01_c_exigeato

      Eu já fui no formulário para preencher o tipo de Ato Legal, mas mesmo assim persiste o erro.

      O que faço?

      • C3e19698ca90347e55f7bdd2db31ebf2?only path=false&size=50&d=404Gildazio Silva(usuário não autenticado)
        16 de Novembro de 2009, 20:36

         

        Van, Tive o mesmo problema que você, acabei de resolvê-lo criando a referida coluna na tabela atividaderh.

        Se você, como eu, não tem muita experiência com  posgresql, poderá fazer isso facilmente, se tiver o phpPgAdmin instalado, é so abri-lo digitando loca​lhos​t/ph​pPgA​dmin​&nbs​p;&n​bsp; no seu navegador, depois logue com o usuário e senha com o qual você criou seu banco e-cidade (usuário=dbportal senha=""), abra o banco e-cidade, abra o esquema escola, abra a tabela atividaderh, na aba colunas e no menu abaixo na página, clique em adicionar coluna, na tela seguinte adicione a coluna, coluna ed01_c_exigeato, tipo character(1), depois é clicar em adiconar e testar.

        um abraço e boa sorte.

        • 7601359a9d40f333520fd6b82ea46066?only path=false&size=50&d=404Van Lins de Paula(usuário não autenticado)
          18 de Novembro de 2009, 9:55

           

          Gildazio, bom dia.

          Voce tem algum tutorial de como configurar o phpPgAdmin?

        • 7601359a9d40f333520fd6b82ea46066?only path=false&size=50&d=404Van Lins de Paula(usuário não autenticado)
          18 de Novembro de 2009, 12:09

           

          Valew amigão, consegui fazer a correção. Deu certinho. Mas todo caso, se vc tiver algum tutorial para postar para a galera, seria ótimo.

          Eu consegui configurar fuçando aqui.... Mas tutorial na net eu não encontrei.

    • Ba3b2f8e7b46c1b06d9f299257fa5af9?only path=false&size=50&d=404Marcelo Barleta(usuário não autenticado)
      2 de Dezembro de 2009, 2:32

       

      Tiago, não consigo encontrar onde concedo a permissão. Pode me ajudar?

       "em seguida, deverá ser dada permissões ao usuário responsável pelo cadastro desta escola, normalmente o(a) secretário(a) da escola"

       

      att.,

      Marcelo

      • 2ad55a1fe2ec40c4d19ebc8d3fb4e17f?only path=false&size=50&d=404Tiago da Silva(usuário não autenticado)
        2 de Dezembro de 2009, 15:20

         

        Ola Marcelo!!

                Existe duas formas de liberar as permissões para o usuário, a primeira é cadastrar perfis com todas as permissões necessárias para em seguida vincular todos os usuários a este, evitando ter que acessar usuário por usuário e liberar as mesmas permissões. E a segunda é, conforme disse acima, acessar usuário por usuário e liberar as permissões nos módulos individualmente.

        Como cadastrar os perfis: No módulo configurações acesse a rotina cadastros → cadastro de usuários → perfil, neste você apenas colocará o nome do perfil, o login que pode ser o mesmo nome e marque a instituição a qual acessará.

        Como cadastrar os usuários: acessando a mesma rotina do módulo configurações, cadastros → cadastro de usuários, porém agora USUÁRIOS INTERNOS (que terão acesso direto ao sistema) basta clicar no link numcgm, lembrando que, para incluir um usuário, este deverá estar cadastrado primeiramente no CGM (cadastro geral do município - módulo protocolo → cadastros), estando este no CGM, abrirá uma lookup com todos os CGMs do município, selecione o CGM do usuário, o sistema carregará o login automaticamente com o primeiro nome, coloque uma senha padrão para todos os usuário (não deve esquecer de liberar a permissão para alterar senha), selecione a instituição do usuário e clique em incluir, o sistema habilitará as demais abas, na aba departamento, selecione o departamento (escola) no qual o usuário será vinculado e clique em atualizar, na aba liberar perfis selecione o perfil que possui as permissões para os módulos que o usuário dará manutenção e clique em gravar.

        Libera permissões de menu: acessando a rotina procedimentos → libera permissões de menu, o sistema disponibilizará um campo com todos os usuários cadastrados no sistema, inclusive os perfis, porém, o sistema listará primeiro os usuários e por último os perfis, você poderá liberar permissões para um perfil e vincular este a todos os usuários que utilizarão estas permissões ou liberá-las individualmente por usuário.

        Perfil: localize o perfil e clique duas vezes sobre ele, o sistema exibirá outra tela com dois campos, um com a relação de módulos do sistema e a outra com os perfis já existentes, para libarar as permissões, basta clicar duas vezes sobre o módulo, o sistema exibirá uma tela com todas as rotinas deste, marque todas as rotinas na qual será dado permissão de acesso e clique em atualizar permissões, em seguida clique em retornar, e, se for o caso, libere as demais permissões nos outros módulos. Recomendado cadastrar os perfis antes de cadastrar os usuário, pois no cadastro do mesmo poderá ser vinculado o perfil, ou através desta mesma rotina, selecione o usuário, e, na tela onde são listados os módulos e os perfis, selecione o perfil e clique em gravar, automaticamente o usuário ganhará todas as permissões do perfil.

        Usuário: localize o usuário e clique duas vezes sobre o nome do mesmo, o sistema exibirá a tela com os módulos e com os perfis, para liberar as permissões individualmente para cada usuário, basta clicar duas vezes sobre o módulo, marcar as rotinas na qual este terá acesso e clicar no botão atualiza permissões, em seguida clique em retornar, repita o processo até liberar as permissões necessárias para o usuário.

         

        Espero ter esclarecido suas duvidas;

        Sempre que precisar, estaremos a disposição;

         

        Grato pela atenção;

         
        Tiago da Silva
        Coordenador/DBEducação
        tiago@dbseller.com.br
        DBSeller Informática Ltda – www.​dbse​ller​.com​.br
        (51) 3076-5101

        • Dc4bf3ce8029eb238a70372e6e4a4a7d?only path=false&size=50&d=404Elson do CPD Municipal(usuário não autenticado)
          19 de Dezembro de 2009, 7:45

           

          Ola Tigao

          Como estamos começando e voces ja estao em mais de 10 Prefeituras, seria possivel voce informar quais sao os perfis mais comuns?

          Por exemplo, seria os perfis abaixo?

          perfil administrador

          perfil professor

          perfil aluno e pais para consulta

          Obrigado

          Elson

          SETEC-Vitoria-ES

          • 2ad55a1fe2ec40c4d19ebc8d3fb4e17f?only path=false&size=50&d=404Tiago da Silva(usuário não autenticado)
            22 de Dezembro de 2009, 16:03

             

            Olá Elson,

                Os perfis que utilisamos na área da educação são os seguintes:

            -> eduescola (usuário das escolas): neste perfil você irá liberar todas as permissões referente ao cadastramento e manutenção das informações das escolas, ou seja, toda os cadastros e procedimento que os(as) secretários(as) das escolas irão utilizar para alimentar o módulo escola, como também o menu alterar senha do módulo configurações.

            -> edusecretaria (usuário que fará manutenção e suporte as escolas): neste perfil você irá liberar as permissões para o módulo secretaria educação, como também, se achar necessário, as rotinas do módulo escola, para que o usuário que prestará o suporte às escolas possa logar-se no departamento da escola que solicita o suporte e possa acompanhar diretamente os cadastros com o usuário da escola, também deverá ser liberado as permissões cadastro de usuário -> usuário interno, para que o mesmo possa cadastrar os usuários no sistema e vincula-los ao departamento (escola) e mesmo, como acontece frequentemente nos municípios, trocar os usuários de departamentos, quando um secretário ou diretor sai de uma escola e vai para outra, mas isso, somente se o mesmo é usuário no sistema e libera permissão de menu, mas para que o mesmo possa liberar apenas as permissões dos módulos referente a área de educação, você pode liberar os módulo para este usuário na rotina liberar módulos para usuário, dando permissão para o mesmo apenas para os módulos informados.

             Você pode criar também um perfil para o módulo biblioteca para facilitar o cadastro dos usuários.

             

            Grato pela atenção;

            Tiago da Silva
            Coordenador/DBEducação
            tiago@dbseller.com.br
            DBSeller Informática Ltda – www.​dbse​ller​.com​.br
            (51) 3076-5101

            • Dc4bf3ce8029eb238a70372e6e4a4a7d?only path=false&size=50&d=404Elson do CPD Municipal(usuário não autenticado)
              28 de Dezembro de 2009, 13:52

               

              Ola Tiago, muito obrigado pelas informaçoes. Como seu sistema funciona pela web, é possivel os pais acessarem as notas, boletins, faltas, etc,  do filho?, ou seja uma consulta especifica para o filho e que bloquei para este pai não ver outro aluno. Seria super util e bom para seu sistema ter esta consulta da vida escolar do filho na escola, em casa.

              Abraços

              Elson, SETEC-Vitoria-ES

              • 2ad55a1fe2ec40c4d19ebc8d3fb4e17f?only path=false&size=50&d=404Tiago da Silva(usuário não autenticado)
                28 de Dezembro de 2009, 18:31

                 

                Boa tarde Elson,

                          Temos um projeto criado para desenvolvimento de um portal onde, tanto o aluno, quanto o pai terão acesso as informações escolares, como também o professor poderá interagir com os alunos postando os conteúdos trabalhados, sugestões de leituras, agendamento de atividades (trabalhos, provas e etc), exercícios para os alunos realizarem on line e muitas outras rotinas, porém este se encontra no momento em standby devido a outras demandas mais urgente e importantes como a importação do cadastro dos alunos informados no educacenso, ou seja, uma rotina onde a escola irá importar os alunos informados no censo, todo o seu cadastro, mas o mesmo foi paralizado com 60% de conclusão, e, assim que esta demanda diminuir, o mesmo será reativado para conclusão.

                 

                Grato pela atenção;

                Tiago da Silva
                Coordenador/DBEducação
                tiago@dbseller.com.br
                DBSeller Informática Ltda – www.​dbse​ller​.com​.br
                (51) 3076-5101

    • Add4b16007d6d7071b8b05e278870336?only path=false&size=50&d=404Igor Souza(usuário não autenticado)
      20 de Setembro de 2012, 0:47

       

      Olá Tiago, 

      Este seu post foi de 2009, portanto fiquei em dúvida se ainda deve ser considerado. Estou tentando replicar esta sua orientação agora e não está funcionando. Pode me confirmar se essa orientação ainda continua válida para o sistema atualmente?

       Grato,

      --

      Igor Luiz 

  • C3e19698ca90347e55f7bdd2db31ebf2?only path=false&size=50&d=404Gildazio Silva(usuário não autenticado)
    20 de Novembro de 2009, 14:40

     

    root@PROTEU:~#apt-get install phppgadmin

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres