Ola, o modulo de exportaçao para o educasenso ja foi testado?
ATT: Ivanilson Pacheco
Tel: 74 88090751
MSN: ivanilson@noisnanet.com.br
Autor: Ivanilson Pacheco
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Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.
O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.
Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).
O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.
A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.
Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.
O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.
Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.
A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.
As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.
O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.
O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.
“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.
Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).
O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br
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Que bom, me parece que o e-Cidade é mais solícito com os usuários de TI meia boca como eu do que outros soft por ai.
Nós é que agradecemos. Trabalho a mais de 13 anos na educação, 6 dedicados a sala de aula e outros 6 dedicados a gestão. Neste último período trabalhei informatizando a gestão da escola com soft público, não livre pois é baseado em win nt, SAEMEC, mais bastante operacional.
Minha experiência com este tipo de trabalho me diz que a informatização da gestão das escolas só vai se dá em sua totalidade quando uma pessoa como eu puder botar pra rodar o soft, e isto aconteceu com o e-Cidade e outro que eu já testei mas não encontrei espaço na outra comunidade para sugerir, que é a única coisa que posso fazer, visto minhas limitações.
O que impede hoje que isto aconteça, coloquei o bicho pra rodar, e dai ai, o que ele vai me dar de volta.
Eu preciso num soft de gestão escolar de relatórios simples, mais por sua diversidade, complexo de se desenvolver, uma declaração que dou em Olivedos diverge de todas as outras em todo Brasil. Se isto não for resolvido, secretários e diretores de escolas, que fazem o trabalho pesado não se interessarão por soft nenhum.
O diferencial deste soft que citei acima é que com ele você cria qualquer documento com o editor de texto e com uma funcionalidade você mescla dados do banco de dados do programa.
Ou seja, vou escrevendo o corpo da declaração do word e quando necessita do nome do aluno (e outros dados), boto uma variável(link) e ele vai buscar automaticamente. Posso fazer qualquer tipo de documento com os dados do aluno e ele substitui automaticamente(bastante eficiente).
Isso poderia ser implementado no e-Cidade. Por exemplo com o open-office?
Muito obrigado. Espero ter contribuído, pois é o que posso fazer.
Suzélio
Consegui o SAEMEC, em 2001, diretamente com o INEP, instalei e até hoje está operacional, no win xp. Mas não se engane, ele é bastante truncado para rodar, apresar de ser windows. Mesmo o ministério distribuindo gratuitamente à época, vi poucas implantações em produção. A melhor coisa dele foi esses documentos.
O e-cidade me parece bastante promissor.
Vamos dar mais crédito a ele.
Suzelio.
Parabéns aos Srs Doutos do e-cidade.
Agradeço o retorno. Um abraço e sucesso.
Suzélio.
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