Ir para o conteúdo

A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
 Voltar a 05. Área Edu...
Tela cheia

i-Educar x e-Cidade: é vantagem migrar?

2 de Dezembro de 2012, 11:41 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 132 vezes

Estou com uma dúvida acerca da estratégia de implantação.

Se eu já tenho uma instalação do i-Educar e vou implementar o e-Cidade na mesma prefeitura, compensa obrigar a Secretaria de Educação a migrar para o e-Cidade? Qual a vantagem real disso?

Pergunto isso porque os dados dos alunos da Secretaria da Educação não estão de fato integrados na estrutura de dados do e-Cidade. Os alunos, seus endereços e responsáveis não estão ligados ao cadastro dos munícipes, por exemplo, e informações escolares como histórico, notas, turmas e professores só dizem respeito à SME.

Os dados sobre os aparelhos (prédios), patrimônio e orçamento são mais estáveis (mudam pouco) e ficam cadastrados no e-Cidade junto com o resto, sem interferir nos dados dos alunos. Ter esses dados replicados e para uso distinto não me parece um grande problema porque os funcionários que os manipulam são de secretarias diferentes e com outros objetivos.

Então eu pergunto se compensa realmente obrigar os funcionários, especialmente das escolas, a migrar para um novo sistema, com outra interface, outro aprendizado e outra rotina de trabalho.

Há um trabalho extra de TI ao se manter os dois sistemas em paralelo, mas tenho a impressão que esse trabalho é bem absorvido pela implementação geral do e-Cidade. 

Obrigado. 

Autor: Jaime Balbino


22 comentários

  • 658ca461532eceeae87136d792968263?only path=false&size=50&d=404Douglas Nunes(usuário não autenticado)
    3 de Dezembro de 2012, 11:44

     

    Jaime,

    Abaixo segue matéria do Coordenador de Informática da Prefeitura de Arapiraca/AL:

    Arapiraca migra do i-educar para o e-cidade

    Por Lucas Leão:

    Com a implantação do i-educar nós iniciamos o processo de informatização do controle acadêmico da secretaria de educação de Arapiraca. O sistema foi importante, pois nos retirou da estaca zero em termos de modernização com um custo de implantação acessível a nossa realidade.

    Atingimos um grau de organização maior e enxergamos melhor e mais eficientemente os problemas existentes. Com a evolução da utilização e com uma percepção, agora otimizada, detectamos que o i-educar precisava de funcionalidades adicionais para atender a nossa realidade.

    Daí com uma parceria entre prefeitura e Universidade Federal de Alagoas começamos a mapear tudo o que tinha de ser aprimorado e ao nosso estilo de uso de software livre verificamos que estas funcionalidades já estavam implementadas no modulo de educação do e-cidade e então direcionamos nossa força de desenvolvimento para portar as informações de um para o outro de desenvolver apenas aquilo que não encontrássemos no e-cidade, como um portal para o aluno e outro para o professor.

    A aceitação das novidades por parte da Secretaria de educação foi imediata, pois teríamos em tempo recorde o acréscimo de funcionalidades, agora desejadas por eles e inexistentes na versão atual do i-educar.

    Para a prefeitura foi de vital importância o acesso ao código fonte do aplicativo, já que isto nos deu flexibilidade e independência, que estamos acostumados com o nosso histórico no uso de ferramentas livres, que nos permite parcerias como a que temos com a Universidade Federal de Alagoas  e de manter a maior parte dos nossos investimentos na região,  captando  mão de obra local e tendo o poder de redistribuir, quando finalizado, os nossos avanços através do Portal do Software Público devolvendo à comunidade aquilo que melhoramos no sistema.

    Com o e-cidade podemos agora sonhar mais alto, integrar áreas existentes no software que estamos precisando informatizar. Tudo fica mais fácil e o ganho é maior, visto a quantidade de municípios que já estão utilizando. Mais ainda, o número de empresas que prestam serviços ao software e-cidade, na minha opinião o software mais completo para a administração pública.

    Lucas Leão, consultor e um dos responsáveis pela migração dos sistemas em Arapiraca-AL.

    --
    Atenciosamente,

    Douglas Nunes
    Comercial
    douglas@dbseller.com.br
    DBSeller Informática Ltda. - www.​dbse​ller​.com​.br
    (51) 30765101

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres