Estou com uma dúvida acerca da estratégia de implantação.
Se eu já tenho uma instalação do i-Educar e vou implementar o e-Cidade na mesma prefeitura, compensa obrigar a Secretaria de Educação a migrar para o e-Cidade? Qual a vantagem real disso?
Pergunto isso porque os dados dos alunos da Secretaria da Educação não estão de fato integrados na estrutura de dados do e-Cidade. Os alunos, seus endereços e responsáveis não estão ligados ao cadastro dos munícipes, por exemplo, e informações escolares como histórico, notas, turmas e professores só dizem respeito à SME.
Os dados sobre os aparelhos (prédios), patrimônio e orçamento são mais estáveis (mudam pouco) e ficam cadastrados no e-Cidade junto com o resto, sem interferir nos dados dos alunos. Ter esses dados replicados e para uso distinto não me parece um grande problema porque os funcionários que os manipulam são de secretarias diferentes e com outros objetivos.
Então eu pergunto se compensa realmente obrigar os funcionários, especialmente das escolas, a migrar para um novo sistema, com outra interface, outro aprendizado e outra rotina de trabalho.
Há um trabalho extra de TI ao se manter os dois sistemas em paralelo, mas tenho a impressão que esse trabalho é bem absorvido pela implementação geral do e-Cidade.
Obrigado.
Autor: Jaime Balbino
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Atenciosamente, Douglas Nunes
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