Ir para o conteúdo

A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
 Voltar a 05. Área Edu...
Tela cheia

Prefeitura nova no e-cidade

28 de Dezembro de 2010, 13:16 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 69 vezes

acabamos abandonar o i-educar e vamos começar a usar o e-cidade.

existe algum tutorial passo-a-passo do início do uso desse sistema (principalmete voltado para a secretaria de Educação?

baixei todos módulos existentes no portal, porém, nehum esina nada apenas diz a função de cada ítem dos menus.

 valeu

Autor: Luciano Melo


99 comentários

  • Ade32235601154e96e0de83d32bba4d6?only path=false&size=50&d=404Leandro Benjamin(usuário não autenticado)
    29 de Dezembro de 2010, 2:30

     

    Quem quiser que se vire pra aprender !!!

  • 42f0c6cbb60cde1c994871cf6f367844?only path=false&size=50&d=404Suzelio Leonardo(usuário não autenticado)
    29 de Dezembro de 2010, 8:58

     

    Cara dei uma olhada, tem muita documentação em armazenamento de arquivos, inclusive boa documentação.

    Se for para instalação, procure no forum instalação.

    Esse tema já foi bastante batido, eu mesmo já botei o bicho pra rodar.

    Um abraço.

     

  • C779f83fb5047e23cd0d8d93d0d46a07?only path=false&size=50&d=404Ademir Sanches(usuário não autenticado)
    31 de Janeiro de 2011, 1:36

     

    Boa noite Luciano...

    Estou na mesma cituacao que voce: Estudando o e-cidade para inicialmente usar a "Area Educacao" deste GRP.

    Vou te passar o que eu ja descobri:

    Primeiro desafio: cadastrar um CGM para poder criar um usuario no sistema:

    1) como TUDO é integrado no e-cidade, para cadastrar um CGM Interno, é necessario cadastrar os logradouros/bairros da sua cidade (nao estou falando de ruas/bairros relacionados a CEP dos correios, isso ja tem na base de dados do e-cidade)... eu contornei isso migrando do sistema de IPTU a relacao dos logradouros/bairros e inserindo direto nas tabelas do postgreSQL.

    Segundo desafio: cadastrar as escolas no sistema

    1) primeiro tem que criar a estrutura de secretarias da sua Prefeitura (orgao, unidade)

    2) depois criar um departamento para cada escola, com o nome da escola... por exemplo: departamento "ESCOLA MUNICIPAL FULANO DE TAL"...para isso vc precisa tbm dos logradouros/bairros cadastrado no sistema de IPTU do e-cidade para poder informar o endereco dos departamentos... Contornei isso tbm fazendo script SQL pois temos mais de 70 escolas (creche) em nosso municipio (busquei os dados das escolas no educacenso para facilitar).

    3) depois por ultimo, eu entrei na "area educacao->secretaria de educacao->escolas" e vinculei os departamentos criados acima com as escolas propriamente dita (aqui eu tbm fiz script SQL para facilitar).

    Assim eu ja criei todas as escolas e creches dentro do e-cidade... falta pegar os dados do educacenso e jogar dentro do sistema... isso eu ainda to pesquisando como faz.

    É muito bom para comunidade que algum usuario experiente do forum complementasse ou corrigisse essas informacoes.

    Podemos entrar em contato por voz para detalharmos os procedimentos acima relatados.

     Atenciosamente,

    Ademir

    • F5739d5db6fa135b9276e99068a5819c?only path=false&size=50&d=404Rodrigo Inhaia(usuário não autenticado)
      8 de Outubro de 2014, 11:30

       

      Bom dia Ademir,

      Estou na mesma situação porem alguns tempo depois de você ter passado por isso.
      Pergunto se por acaso conseguiste uma documentação sobre parametrização do sistema.. "Por onde começar?".

      Pretendo criar um fluxograma para disponibilizar no portal...
      Gostaria de se possível alguém responda com alguma informação sobre. 

       

      Obrigado.

    • B1ab615f1bd14494f87067a1c223e532?only path=false&size=50&d=404Pedro Carneiro Souza(usuário não autenticado)
      31 de Janeiro de 2011, 21:25

       

      Amigo, eu resolvi este problema, pegando os arquivos de exportação do educacenso e migrando todos os dados de  alunos e professores para para o módulo de educação, no próprio sistemas tem esta opção - Módulo Escola -> Procedimentos -> Censo Escolar -> Importação -> Alunos novos.

      Obs: Da sempre  um erro pq, o layout do  de 2010 tem um certa incompatibilidade com o de 2009, mas especificamente o campo referente ao cep,

      Soluçao:Fiz o seguinte, onde possui 144600000 retirei o número que identifica o campo e ficou 44600000, dai funcionou perfeitamente.

       

      Qualquer dǘvida, se estiver ao meu alcance, estarei à disposição.

       

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres