Ir para o conteúdo

A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
 Voltar a 10. Desenvol...
Tela cheia

Aos desenvolvedores

5 de Janeiro de 2010, 18:16 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 19 vezes

Estou tentando implantar o e-cidade na prefeitura aqui da minha cidade e deparei com alguns erros, mais estou coseguindo corrigir e o sistema ta andando.

Como comecei a pouco a usar o programa e não estou ainda familiarizado com parte de desenvolvimento do e-cidade, vou deixar aqui neste tópico algo para a equipe de desenvolvimento.

Pude perceber que ao inserir dados pela primeira vez em algumas telas vem uma mensagem de erro e os dados não são inseridos, como trabalhao com desenvolvimento e já me aconteceu este tipo de erro, eu localizei o banco de dados e tabela em questão e inseri o primeiro record manualmente, a partir dai os dados foram inseridos sem problemas.

Um exemplo disso:  No módulo FINANCEIRO-ORCAMENTO ao Cadastrar programas dava uma mensagem de erro e o sistema não inseria, fui até o banco: orcamento na tabela orcprograma e inseri um record manualmente iniciando pela chave o54_instit, ai voltei ao sistema e consegui inserir sem problemas.

 

Divaldo Almir Antunes

antunesinformatica@yahoo.com.br

Autor: Divaldo Almir Antunes


22 comentários

  • 52df28205a58475c338b096c916f6eff?only path=false&size=50&d=404Vitor Gomes(usuário não autenticado)
    30 de Setembro de 2010, 21:17

     

    Prezado Divaldo,

     Olá!

    Gostaria de trocar ummas idéias contigo ou se algum membro souber a resposta será de grande valia também a contribuição.

    Bom como funciona as regras do software público por aqui, tomemos como base o e-cidade? Baixo o software (pacote) personalizo para um municipio e não volto com as alterações para o "balaio", ou seja para publicação neste portal?

    Se sim, quem ficaria como moderador para avaliar alterações diversas numa mesma tela por exemplo? Quem avaliaria a melhor alteração para disponibilizaçao aos demais membros?

    Se não, o pacote publicado seria sempre o inicial e as alterações/correções ficariam restritas aos desenvolvedores/ municipios que as realizaram?

    Bom conto com o apoio de vocês!

    • 8dd0bcbd46bf28f1591a8f8e5965ca02?only path=false&size=50&d=404Daniel Teles(usuário não autenticado)
      4 de Outubro de 2010, 10:53

       

      Prezado Vitor,

      Essa questão de baixar, aperfeiçoar e enviar de volta as melhorias é uma das grandes vantagens do Software Livre.

      Conectados via Internet, programadores de vários cantos do Brasil – em um número que seria inviável qualquer empresa reunir – trabalham em programas de uso comum.

      Cabe lembrar que essa contribuição não é uma obrigação por parte de quem aperfeiçoou, mas é uma boa prática que deveria ser seguida.

      Todas suas dúvidas estão esclarecidas nos seguintes links:

      Como contribuir

      Encontrou um bug?

      Como enviar patches

      Processo de desenvolvimento

       

      Estou à disposição para quaisquer dúvidas.

       

      Abraço,

       Daniel Teles

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres