Ir para o conteúdo

A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
 Voltar a 10. Desenvol...
Tela cheia

Padrão de desenvolvimento

5 de Novembro de 2009, 14:27 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 132 vezes

Boa tarde

Gostaria de saber se será disponibilizado um documento com os padrões de desenvolvimento, pois o arquivo que está na seção de padrões nos documentos disponíveis, mostra apenas o comportamente da interface com o usuário.

Pude perceber que na estrutura do banco de dados, foram adotados pelo menos três padrões, provavelmente em épocas distintas, desta forma, o ideal seria que a partir de agora fosse adotada apenas um padrão para homogenizar o desenvolvimento.

 Ass.: Marcos Fábio

Autor: Marcos Fábio Guimarães Alves


66 comentários

  • B86d298849b7939cfb144fb7f62f9e9c?only path=false&size=50&d=404Eder Samaniego(usuário não autenticado)
    7 de Novembro de 2009, 2:15

     

    Concordo com o Marcos em gênero, número e grau. Essa padronização garantiria que o esforço de cada um na criação de uma melhoria ou de uma função nova para o sistema não se perdesse com uma alteração da DbSeller. Desde que padrões fossem seguidos.

    • 46e28ebdcd3172b8daffcf7ffb06f5af?only path=false&size=50&d=404Robson Inacio(usuário não autenticado)
      9 de Novembro de 2009, 15:00

       

      Pessoal,

           O que o Marcos falou é muito importante, o e-cidade é um software que esta em desenvolvimento desde 2003, e principalmente nesta epoca, era muito carente de documentação, hoje os padrões existem, temos alguns documentados, padrões de codificação, convenção de nomes para arquivos, boas práticas de programação, documentação phpdoc de algumas classes. Hoje sabemos que o que temos é muito pouco perto do necessário, principalmente falando de software livre, onde o numero de desenvolvedores é enorme. Nossa idéia é criar uma area para desenvolvedores no trac do e-cidade, postando la todos os documentos, tanto os ja existentes quanto os em desenvolvimento, so que isso leva tempo.

       

      Certo da compreensao de todos subscrevo-me.

       

      ---------------------------------------------------------------------

      Robson de Souza Inacio

      Gerente / Equipe de Desenvolvimento

      robson@dbseller.com.br

      DBSeller Informática Ltda. - www.​dbse​ller​.com​.br

      (51) 30765101

      ---------------------------------------------------------------------

      • 2a9964290bde9be8dcfcb86651a30a07?only path=false&size=50&d=404Carlos Jordão(usuário não autenticado)
        11 de Dezembro de 2009, 22:44

         

        Se já houver alguma proposta ou ideia de qual padrão seguir,

        seria bacana compartilhar.

        Robson, uma dúvida, quem vai cuidar de verificar se código está de acordo com o padrão serão vocês?

        • 46e28ebdcd3172b8daffcf7ffb06f5af?only path=false&size=50&d=404Robson Inacio(usuário não autenticado)
          22 de Dezembro de 2009, 13:51

           

          Caro Carlos,

                Em resposta a sua pergunta, ainda estamos em processo de definição de como fucionará o processo de colaboração, a principio existira um ator no processo que serão os revisores, um processo de pontuação de acordo com as colaborações que irá definir essa classificação(commiters, revisors etc...). Vale lembrar que ainda estamos em definição dos detalhes desse processo.

           Um abraço.

          --
          Robson de Souza Inacio
          Gerente / Equipe de Desenvolvimento
          robson@dbseller.com.br
          DBSeller Informática Ltda. - www.​dbse​ller​.com​.br
          (51) 30765101

          • 2a9964290bde9be8dcfcb86651a30a07?only path=false&size=50&d=404Carlos Jordão(usuário não autenticado)
            4 de Janeiro de 2010, 18:54

             

            Olá Robson,

                  Ficarei no aguardo. Temos interesse em acompanhar de perto a evolução dessa ferramenta, mesmo pq o nosso contrato atual encerra-se dentro de alguns anos, e já estamos analisando a ferramenta para levantar os riscos e o trabalho de migração necessário de uma plataforma privada para uma livre, e uma preocupação nossa é justamente a evolução da ferramenta.  Naturalmente ela precisará de adaptações para funcionar conforme as regras aqui em São Carlos, portanto pretendemos ter funcionários exclusivos para isso, e também que o esforço empreendido possa ser compartilhado, para que também possamos aproveitar do esforço empreendido por outros.

  • B86d298849b7939cfb144fb7f62f9e9c?only path=false&size=50&d=404Eder Samaniego(usuário não autenticado)
    13 de Novembro de 2009, 5:48

     

    Precisando de Ajuda desde ja estamos ai.

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres