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Instalacao e funcionamento

20 de Abril de 2011, 14:47 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 415 vezes

Ola a todos, gostaria de saber se alguém já conseguiu colocar a versão 3.2 em pleno funcionamento. Estou com o mesmo problema do usuário José Luiz, o sistema esta instalado sem nenhuma pendência, mas na hora de finalizar o empréstimo não acontece nada.  Pra falar a verdade acho que vai ser igual as versões anteriores. Com todo respeito ao pessoal de desenvolvimento do software, mas na minha opinião a solis disponibiliza versões totalmente bulgadas para comunidade.

Um abraço a todos

Delzimar Pereira 



Autor: Delzimar Silva


2727 comentários

  • 54114a256816e2ce3077c240a96d879f?only path=false&size=50&d=404Fabiano Fernandes(usuário não autenticado)
    25 de Abril de 2011, 10:17

     

    Lembrando que é preciso cadastrar os estados do material de acordo com a operação realizada.Vá em Configuração -> Padrões -> Regras para circulação de material. Exemplo: Estado InicialOperaçãoEstado futuroDisponívelEmpréstimoEmprestado AttFabiano Fernandes 

    • A84aa33dd25456a18a3cac5ee98f8d8a?only path=false&size=50&d=404Delzimar Silva(usuário não autenticado)
      25 de Abril de 2011, 16:25

       

      Ola Fabiano !

      Realmente o problema era na configuração sitada por você. A versão 3.2 mudou bastante em relação as anteriores.

      Peço desculpas pelas criticas feitas ao software e  não tiro a razão da Solis em obter ganhos com seu produto, inclusive acho justo, porém gostaria que as coisas fosse  mais claras em relação ao material disponibilizado para comunidade. Ex:

      O software é livre, porém será necessário a contratação do suporte do desenvolvedor para que tudo funcione no ambiente ?

      um abraço

       

      Delzimar

       

      • 0dbf28f4c4179d4ccbde869a6a88a6aa?only path=false&size=50&d=404Cristiano Antunes(usuário não autenticado)
        29 de Abril de 2011, 14:29

         

        A versão 3.2 peca pela falta de documentação.

        Alguém sabe se há previsão de lançamento de algum manual para configuração e uso?

        Atenciosamente,

         

        Cristiano Motta Antunes

         

        • Fe91ce998787e31a018eadc5229eaaf6?only path=false&size=50&d=404Rafael Neves(usuário não autenticado)
          3 de Maio de 2011, 18:46

           

          também gostaria de saber se há  previsão de um manual básico para utilização do sistema (manual do usuário)

          Obrigado.

          • 862465d5328db1bbe6d3d82c947e8b30?only path=false&size=50&d=404Andre Luiz Silva Cruz(usuário não autenticado)
            4 de Maio de 2011, 20:52

             

            Alguém tem algum manual instalação mais detalhado...usei esse disponivel no site, mas não consegui...fiz todos os processos... e depois?

            • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
              12 de Maio de 2011, 15:55

               

              Também segui todos os passos do manual até parar no último sobre a conferência de dependências (item 1.4): ao tentar acessar via navegador o endereço gnut​eca.​loca​lhos​t, surge a janela "Login Gnuteca (Admin)" contendo os campos "Usuário" e "Senha" e o menu "Unidade de biblioteca" sem opções ("Dados não encontrados"). Consegui entrar usando "admin" para ambos os campos, e mesmo assim não encontrei o menu "Configuração" e muito menos a opção "Sistema" > "Conferir dependências".

              Como podemos proceder para resolvermos esse problema?

              • 86212064df1ceba7c6dd84d0b521e0e5?only path=false&size=50&d=404Marx da Silva Medeiros(usuário não autenticado)
                12 de Maio de 2011, 17:08

                 

                Alan, você acessou com o login do administrador do miolo. Você tem que usar login gnuteca/gnuteca que é o administrador do miolo e gnuteca.

                • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                  12 de Maio de 2011, 19:21

                   

                  Muito obrigado, Marx. Consegui conferir as dependências. Tais, no meu caso, referem-se à configuração de:

                  e-mail;
                  servidor de impressão; e
                  o GCron.

                  Porém, já segui o que instrui os itens 1.3.1 (/var/www/miolo25-gnuteca - caminho configurado automaticamente) e 1.3.2 (adicionei a linha "$ php /var/www/miolo25-gnuteca/modules/gnuteca3/misc/scripts/gcron.php &" antes de "exit 0" no arquivo /etc/rc.local) do manual, concernentes ao GCron.

                  Como faço para resolver mais esse problema?

                   É bom também incluir essa informação de nome de usuário/senha ("gnuteca" para ambos) no aprimoramento do manual.

                  • 86212064df1ceba7c6dd84d0b521e0e5?only path=false&size=50&d=404Marx da Silva Medeiros(usuário não autenticado)
                    13 de Maio de 2011, 11:43

                     

                    No manual diz que pra rodar o GCron tem que dar o comando $ php /var/www/miolo25-gnuteca/modules/gnuteca3/misc/scripts/gcron.php, mas não funcionou comigo. Tive que reiniciar o servidor para funcionar.

                     A pendência de e-mail faça a configuração de e-mail e smtp em gnut​eca.​loca​lhos​t/in​dex.​php?​modu​le=g​nute​ca3&​amp;​acti​on=m​ain:​conf​igur​atio​n:pr​efer​ence (Configuração/Sistema/Preferência) e busque pelo Grupo Admin. email. Mas não recebi o e-mail que o Gnuteca diz que me enviou.

                    No servidor de impressão não tentei nada com ele.

                    • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                      13 de Maio de 2011, 17:13

                       

                      Também havia tentado executar o GCron por esse mesmo comando, e não consegui, recebendo uma mensagem imensa com vários índices indefinidos ("undefined index") e permissões negadas. Depois tentei executar tal comando precedido de sudo, e recebi uma resposta também grande, mas dessa vez sem permissões negadas. Então, fui conferir novamente as dependências e constatei que o GCron estava marcado como "sendo executado". Logo percebi que se tratava de um problema de permissão (execução) no arquivo gcron.php, então executei o comando $ sudo chmod a+x para esse arquivo e reiniciei o sistema. Porém, apesar desse trabalho, o GCron permanece como não sendo executado quando verifico as dependências, só funcionando, portanto, se for executado manualmente.

                      Sobre a configuração de e-mail, agradeço-lhe por ter me ajudado a configurá-lo, só que após a configuração dele e a posterior verificação de dependências, o estado dele se apresentou como: "Erro de SMTP: Não foi possível conectar com o servidor SMTP". O problema aumentou quando reiniciei o sistema: a verificação de dependências voltou a exibir o estado "Você deve fornecer pelo menos um endereço de destinatário de e-mail". O endereço de e-mail que informei no campo "valor" do parâmetro "EMAIL_ADMIN" das preferências permanece atualizado, apesar da mensagem de erro de dependência.

                      Grato se alguém puder ajudar.

                      • 7d5414c32949bd330e6e8c1039785227?only path=false&size=50&d=404Felipe Reis(usuário não autenticado)
                        13 de Maio de 2011, 17:47

                         

                        Pessoal que desenvolveu o sistema devia acessar esse forum!!

                      • 86212064df1ceba7c6dd84d0b521e0e5?only path=false&size=50&d=404Marx da Silva Medeiros(usuário não autenticado)
                        16 de Maio de 2011, 12:52

                         

                        Não tive esses problemas com o GCron nem SMTP usando o Ubuntu 10.04.

                         Aqui eu coloquei o email em EMAIL_ADMIN, EMAIL_FROM, EMAIL_USER alem das configurações de senha e SMTP.

                        • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                          16 de Maio de 2011, 17:01

                           

                          O GCron continua não funcionando, apesar de já estar configurado para executar no /etc/rc.local.

                          Configurei todos os parâmetros possíveis do grupo "Admin. e-mail" e finalmente recebi a mensagem de teste de dependências por e-mail, mas depois que fiz uma nova consulta de dependências, o campo "E-mail está configurado e enviando" voltou ao estado "Você deve fornecer pelo menos um endereço de destinatário de email".

                          • Af18356bc284da4092874fccf81ef581?only path=false&size=50&d=404Jamiel Spezia(usuário não autenticado)
                            17 de Maio de 2011, 15:52

                             

                            Alan. Você configurou o e-mail do administrador. Pois para este teste de envio o sistema irá mandar para o administrador. Me parece que ao tentar enviar o sistema não tem esta informação. Cuide tb que você pode ter preferências por biblioteca e esta pode sobreescrever a preferencia geral. 

                            • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                              17 de Maio de 2011, 17:28

                               

                              Olá, Jamiel.

                              Configurei todos os parâmetros que faltavam ser configurados para o grupo "Admin. e-mail" (EMAIL_ADMIN, EMAIL_FROM, EMAIL_PASSWORD, EMAIL_PORT, EMAIL_SMTP, EMAIL_TEST_RECEIVE e EMAIL_USER). Depois da configuração e confirmação da alteração, recebi o e-mail de teste, apesar de, como eu disse anteriormente, o sistema acusar que a configuração de pelo menos um endereço de e-mail está pendente.

                              Para testar certas funcionalidades, tive que criar uma biblioteca de teste. Você disse que as preferências de uma nova biblioteca podem sobrescrever as da geral, então fui consultar tais preferências em Configuração > Sistema > Preferências da biblioteca > aba "Admin. e-mail" e vi que abaixo das preferências estão duas bibliotecas: a geral e a que criei. Será então que o problema está na substituição da geral pela nova? Se sim, será que deverei excluir essa nova?

                              • Af18356bc284da4092874fccf81ef581?only path=false&size=50&d=404Jamiel Spezia(usuário não autenticado)
                                18 de Maio de 2011, 8:12

                                 

                                Não precisa excluir a biblioteca. Você deve conferir nas preferências (nesta tela que você foi) se a preferencia da biblioteca está sobreescrevendo. O conceito de sobreescrever é se nesta interface você encontrar um valor na preferencia da biblioteca. Caso não queira sobreescrever a preferencia você deve editar a preferencia da biblioteca e limpar todos os valores. Após salvar e entrar novamente na tela você notará que não haverá mais a linha com a biblioteca. E ficará somente uma linha que é nomeada como  "-- Geral --". Obs: Confira se a preferencia pode conter um espaço " ". 

                                • 86212064df1ceba7c6dd84d0b521e0e5?only path=false&size=50&d=404Marx da Silva Medeiros(usuário não autenticado)
                                  18 de Maio de 2011, 9:26

                                   

                                  Então a configuração das preferências de uma biblioteca tem validade apenas para ela? Todas as outras personalizam a própria configuração ou utilizam a configuração geral. É isso mesmo? Tem umas configurações da biblioteca que eu não entendi como Grupo de biblioteca e Grupo de privilégio. Grupo de biblioteca não mexi e Grupo de privilégio eu criei um grupo com a localização da biblioteca e vinculei a unidade a esse grupo. Mas não sei como vincular os grupos de usuário a uma biblioteca. 

                                  • 86212064df1ceba7c6dd84d0b521e0e5?only path=false&size=50&d=404Marx da Silva Medeiros(usuário não autenticado)
                                    18 de Maio de 2011, 14:38

                                     

                                    Não tá funcionando aqui. Criei uma configuração para uma biblioteca e não consigo editar e nem apagar os dados. A biblioteca aparece sempre junto com a Geral. 

                                  • Af18356bc284da4092874fccf81ef581?only path=false&size=50&d=404Jamiel Spezia(usuário não autenticado)
                                    20 de Maio de 2011, 14:31

                                     

                                    Marx. O funcionamento das preferencias é a seguinte: o sistema sempre verifica se a biblioteca possui uma preferência definida para ela. Caso não exista, ele pega a preferência geral. Caso exista, pega a preferência da biblioteca. Esta situação permite que todas as bibliotecas tenham as preferências padrões e caso uma sentir a necessidade de ser diferente pode sebreescrever a preferência geral.Grupo de privilégio define as políticas e direitos dos usuários. Grupo de biblioteca serve somente para agrupar as bibliotecas em regiões. Como por exemplo, "Vale dos sinos", "Vale do taquari". Este grupo não impacta em nada nas configurações, é só questão de organização. 

                                • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                                  18 de Maio de 2011, 14:55

                                   

                                  No grupo "Admin. e-mail", clicando-se no ícone de edição na coluna "Ações" abaixo, nas preferências da biblioteca "-- Geral --" está toda a configuração de e-mail anteriormente feita, enquanto que nas da biblioteca de teste que criei estão as descrições que fiz para essa biblioteca de teste, as quais eram obrigatórias naquela configuração de e-mail, colocando qualquer coisa precedida da palavra "Teste" (exs.: "Teste conteudo de unidade de biblioteca para EMAIL_SMTP.", "Teste conteudo de unidade de biblioteca para EMAIL_SMTP.", etc.). Então, segui a sua orientação, limpando todos os campos da biblioteca de teste, atualizando-a e salvando-a, depois voltei a essa mesma tela e, realmente, a linha com a biblioteca de teste já não mais se encontrava listada entre as bibliotecas do grupo "Admin. e-mail". Depois, fui novamente conferir as dependências e o campo referente ao e-mail estava ok.

                                  Será então que o problema está na obrigatoriedade de se preencher o campo "descrição" nas preferências de uma biblioteca criada? Realmente o espaço em branco é permitido na hora de se configurar as preferências da biblioteca, mas se a biblioteca "-- Geral --" já estiver configurada, acredito que não haveria a necessidade de se obrigar o preenchimento dessa nova - ou então se perguntaria ao usuário se ele desejaria utilizar a mesma configuração geral para essa nova biblioteca.

                                  • Af18356bc284da4092874fccf81ef581?only path=false&size=50&d=404Jamiel Spezia(usuário não autenticado)
                                    20 de Maio de 2011, 14:39

                                     

                                    Alan. Creio que não entendi o teu post, mas o sistema não obriga a definição das preferência por biblioteca. Se puder exemplificar.

                                • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                                  19 de Maio de 2011, 14:25

                                   

                                  Creio que tenha surgido um novo problema: aparentemente o espaço em branco nas preferências da nova biblioteca também sobrescreve as preferências da biblioteca geral, pois a configuração de e-mail volta a ficar pendente na tela de conferência de dependências após se editar as preferências da geral - provavelmente devido à obrigatoriedade de se colocar algo na descrição da nova biblioteca. Para tentar resolver esse problema, limpei os campos da nova biblioteca na tela de preferências da biblioteca (aba do grupo "Admin. e-mail"), mas na hora de atualizar essa alteração, surge a seguinte mensagem:

                                  "Erro
                                  O campo 'Unidade de biblioteca' precisa ser único'."

                                  Por conta dos espaços em branco, a nova biblioteca voltou a ficar abaixo da geral (preferências da biblioteca do grupo "Admin. e-mail").

                                  • Af18356bc284da4092874fccf81ef581?only path=false&size=50&d=404Jamiel Spezia(usuário não autenticado)
                                    20 de Maio de 2011, 14:42

                                     

                                    Alan. Realmente havia um bug na edição. Este foi corrigido e a versão 3.2.3 foi publicada para download. Obrigado  

                                    • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                                      23 de Maio de 2011, 15:39

                                       

                                      Jamiel,

                                      É necessário desinstalar a versão anterior para instalar a atual, ou pode-se instalá-la "por cima"?

                                      Não desinstalei a versão anterior, e após baixar a nova versão, executei o comando $ sudo dpkg -i gnuteca_3.2.3.deb e as seguintes mensagem apareceram:

                                      (Lendo banco de dados ... 138048 arquivos e diretórios atualmente instalados).
                                      Preparando para substituir gnuteca 3.2 (usando gnuteca_3.2.3.deb) ...
                                      Desempacotando substituto gnuteca ...
                                      Configurando gnuteca (3.2) ...
                                      pecl/yaz is already installed and is the same as the released version 1.0.14
                                      install failed
                                      Site gnuteca already enabled
                                       * Reloading web server config apache2                                          apache2: Could not reliably determine the server's fully qualified domain name, using 127.0.1.1 for ServerName
                                                                                                               [ OK ]
                                      Crie a base com os seguintes comandos:
                                      # createdb -Upostgres -Elatin1 --locale=POSIX -Ttemplate0 gnuteca3
                                      # psql -Upostgres gnuteca3 -f /var/www/miolo25-gnuteca/modules/gnuteca3/misc/sql/dump_gnuteca3.sql
                                      # psql -Upostgres gnuteca3 -f /var/www/miolo25-gnuteca/modules/gnuteca3/misc/sql/dump_gnuteca3_users.sql

                                      Adicione a seguinte linha no /etc/rc.local:
                                      # php /var/www/miolo25-gnuteca/modules/gnuteca3/misc/scripts/gcron.php &

                                      Dúvidas em relação a essa resposta:

                                      A instalação falhou ("install failed") porque tentei sobrescrever a instalação anterior, ou por outro motivo? Se por outro motivo, qual?

                                      Preciso executar os comandos solicitados, apesar de o banco gnuteca3 já estar criado, os scripts SQL terem sido executados e o /etc/rc.local, configurado (mas não funcionando) na instalação anterior?
                                      Qualquer comando no terminal pode ser dado tanto como root quanto como superusuário (sudo ...)?

                                      Grato pela atenção.

                                      • 54114a256816e2ce3077c240a96d879f?only path=false&size=50&d=404Fabiano Fernandes(usuário não autenticado)
                                        23 de Maio de 2011, 16:11

                                         

                                        Olá Alan,A instalação falhou ("install failed") porque tentei sobrescrever a instalação anterior, ou por outro motivo? Se por outro motivo, qual?  Esta falha refere-se a instalação da lib pecl/yaz, informando que ela já está instaladaPreciso executar os comandos solicitados, apesar de o banco gnuteca3 já estar criado, os scripts SQL terem sido executados e o /etc/rc.local, configurado (mas não funcionando) na instalação anterior?Não é necessário, se você fizer isso você estará criando uma nova base de dados (coisa que não é o caso) Qualquer comando no terminal pode ser dado tanto como root quanto como superusuário (sudo ...)? Sim, comandos que envolve a alteração dos S.O deve ser executado como root ou superusuário mas tenha cuidado no uso destes comandos Para resolver outro erro apresentado apache2: Could not reliably determine the server's fully qualified domain name, using 192.168.0.2 for ServerName...waiting apache2: Could not reliably determine the server's fully qualified domain name, using 192.168.0.2 for ServerNameEdite o o arquivo /etc/apache2/http2.conf e adicionar a seguinte linhaServerName nomedamaquinaCaso você não souber o nome da maquina basta digitar cat /etc/hostname AttFabiano Fernandes 

                                        • 91121d39e5e06951df836372c61fefef?only path=false&size=50&d=404Alan Homobono(usuário não autenticado)
                                          24 de Maio de 2011, 14:44

                                           

                                          Deu certo em relação ao erro do Apache, obervando que o arquivo a editar, no meu caso, é o httpd.conf em vez do http2.conf. Obrigado.

                                  • 86212064df1ceba7c6dd84d0b521e0e5?only path=false&size=50&d=404Marx da Silva Medeiros(usuário não autenticado)
                                    20 de Maio de 2011, 8:41

                                     

                                    Alan, você consegue editar os campos de uma biblioteca especifica em Configuração/Sistema/Preferência da biblioteca?Eu não consegui e percebi que para editar é em Configuração/Sistema/Preferência. Em  Admin. e-mail você entra em cada parâmetro, coloca o valor e mais embaixo você coloca o valor/conteúdo para uma unidade, adiciona e salva. É mais fácil e concentra as configurações de todas as unidades na mesma página.Para editar é só voltar lá e clicar em cada unidade, editar ou limpar e salvar.

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