Ir para o conteúdo

GPWeb

 Voltar a Fórum do gpweb
Tela cheia

Uso do GP-Web na construção civil

22 de Maio de 2011, 17:17 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 317 vezes

Recebi de Antonio Correia uma mensagem poertinente sobre o GP-Web para uso na construção civil sobre a qual dei a seguinte resposta (logo abaixo a transcrição ipsi literis da msg original):

 1 - Sistema de arquivos  - O GP-Web atende 100% das suas necessidades - pois pode anexar qualquer tipo de arquivo a um projeto, tarefa, etc, com controle de acesso, retirada, e verão.

2 - Usuários e permissões -  O GP-Web é extremamente forte em permissão, podendo para cada projeto, tarefa, poder definir quem pode ver e quem pode editar

3 - Exportação e importação de arquivos - Atualmente o GP-Web importa projetos do MS Project . Importar de planilha excel me parece exótico demais... Nunca vi nenhuma firma grande usando excel para gerenciar projetos. O programa importa contatos do outlook da MS.

4 - Cronograma físico-financeiro -  Atualmente o GP-Web permite cadastramento de listas de custos unitários e quantitativos, com natureza de despeza, dentro de cada tarefa. O projeto seria uma compilação de todas as tarefas. Creio ser essa a parte mais fraca do GP-Web, pois não sou da área de contabilidade. Caso me passe padrões de mercado, tipo de arquivos financeiro eletrônicos usados pelo mercado, posso vir a adotar.

5 - Facilidade de uso - O Gp-web permite criação de perfis de acesso customizados o que permitiria o que descreves neste ítem.

6 - Lay-out - O link para mensagem é pq há duas partes grandes, e que podem trabalhar distintas, ou coordenadas que são: email/modelos de documentos  e projetos/gerencia da gestão.  A mudança de layout é possível, mas não prioritário no momento.

Em cima do que disse, acredito estar muito próximo do que necessita para engenharia.

 

Prezado Sérgio Reinert,

Conforme sua solicitação, estou enviando um pequeno escopo sobre o uso mais adequado de um gerenciador de projetos baseado na minha realidade de uso. Isso não é uma verdade absoluta, considerando-se principalmente que cada escritório de engenharia trabalha de uma forma diferente, e que cada obra tem suas particularidades.  As informações que coloquei abaixo acredito que sejam necessidades da maioria dos engenheiros. Afinal, a maioria dos sistemas que existem hoje são muito mais destinados à construção de softwares do que de obras de construção civil. Nesse ramo, as necessidades são muito mais baseadas na diversidade e quantidade de arquivos que acompanham a execução da obra e a interação comtodos os envolvidos no projeto.

Espero que este escopo seja uma boa base para se começar. Uma sugestão que faço é que pegue a versão trial do project no site da microsoft. Acredito que poder visualizar como o MSProject funciona e suas facilidades é o melhor caminho para conseguir substituí-lo.

Outros sites que podem ser úteis:
www.Sourceforge.net - diretório de softwares livres - bom para pesquisar softwares livres e outros sistema que podem ser integrados ao GPWeb
forum.ecivilnet.com - fórum de engenharia civil bem ativo.

Agradeço a oportunidade de poder dar minha pequena contribuição ao seu projeto e fique à vontade para continuarmos o debate sobre o uso na construção civil, se lhe aprouver.

Escopo para adequação do GPWeb ao gerencimaneto de projetos de engenharia civil

1 - Sistema de arquivos - Há uma grande troca de arquivos envolvidos nas obras de engenharia civil. Nos projetos grandes, como os que estamos trabalhando atualmente (construção de concessionários de automóveis), há uma média de troca de quase 700 arquivos por obra. O controle destes arquivos é muito importante. Imagino que a vinculação destes arquivos à cada tarefa ou sub tarefa da obra seja uma maneira eficaz de controlá-los.

Os tipos de arquivos trocados são, basicamente:

  • arquivos do tipo dwg - os projetos executivos, de elétrica e hidráulica da obra. Para um projeto completo, os arquivos de desenhos são feitos em cad e enviados aos clientes, que sugerem pequenas modificações. Assim, até a aprovação do projeto, são realizadas várias versões de cada arquivo dwg, que precisam ficar perfeitamente indicadas no programa, em um campo específico, dizendo qual a versão do desenho, data e um espaço de texto para um resumo das modificações efetuadas.
  • aprovações de orgãos competentes - o projeto executivo precisa ser aprovado pela prefeitura, pelo cliente, pelo shopping (no caso de obras de lojas de shopping). O de elétrica precisa aprovação da eletropaulo, do shopping e etc, assim como o de hidráulica. Essas aprovaçãos são, nomalmente documentos padrão de cada orgão envolvido, os quais são preenchidos e enviados aos orgãos. Também precisam, assim como os arquivos dwg, dos campos específicaos com data, observações e versão.
  • fotos - um projeto gera um número muito grande de fotos de cada etapa da obra. Imagine um arquiteto envolvido em uma obra em outra cidade, e que faz uma visita a obra por semana. Se algum responsável local pela obra ficar encarregado de tirar fotos diariamente da obra e seus detalhes, o gerenciamento da obra fica muito mais dinâmico. Assim, o GPWeb precisa permitir a visualização de imagens e mais do que isso, a possibilidade de se comentar em campo específico da foto os detalhes do que precisa ser modificado naquela tarefa. Outra coisa que me preocupa é o fato de cada obra gerar um numero muito grande de fotos, cada foto com 2 a 3 Mb. Se cada obra gerar umas duzentas fotos, já são quase 600 Mb. Uma maneira fácil de se armazenar essas fotos em outro servidor (picasa? flickr?) e buscá-las através de link talvez fosse mais viável, ainda mais se pudesse se configurar sua conta do flickr ou do picasa pelo próprio GPWeb. Outra dica é poder colocoar as fotos em um outro servidor externo ou local, qualquer, com maior espaço de armazenamento que funcionaria como um hdexterno e poder buscar essas imagens como link. Enfim, as possibilidades são muitas, é o caso de se estudar a melhor. Um exemplo muito bom de como se trabalhar fotos de projetos são os álbuns de fotos do facebook, onde as imagens são mostradas atra´ves de apresentações e há a possibilidade de se comentar cada uma delas, inclusive durante a apresentação das fotos. O upload de multiplos arquivos também é uma qualidade bastante desejada.
  • Arquivos PDF - as mesmas recomendações dos outros tipos de arquivos, com opção de visualização do pdf no próprio GPWeb

2 - Usuários e permissões - Uma coisa muito importante é a permissão de visualização que cada usuário pode ter, e a facilidade de se configurar isto no sistema. Um escritáriio de arquitetura pode ter vários projetos em andamento ao mesmo tempo, inclusive de empresas concorrentes. Um usuário conseguir acesso as informações de outro projeto é um risco muito grande á imagem do escritório de arquitetura. Damesma forma, colaboradores nãopodem ter acesso ás informações macro dos projetos, somente pode ter acesso ás tarefas, eventos, arquiivos, notificações e etc atribuídas à ele. Nem mesmo aceso à outros usuários e contatos do prjeto ele pode ter acesso.

3 - Exportação e importação de arquivos - A interatividade do GPWeb com os principais tipos de extensão, como .doc, .xls, .pdf, etc seria muito apreciada. Imagine que invés de se digitar contato por contato ou empresa por empresa ou projetos por projeto e tarefa por tarefa, pudesse pegar seu arquivo do excell com todos os seus contatos e importá-los  para o GPWeb. Os projetos e tarefas também. Grande parte dos engenheiros e arquitetos acabam por utilizar o excell para fazer pelo menos o esboço do cronograma. Permitir o GPWeb importar isso seria uma facilidade enorme. A exportação desses dados para o excell também seria muito bom. Para não gerar problemas com permissões, todos esses arquivos importados poderiam ser colocados numa permissão default somente visível para o usuário que importou os dados, sendo depois permitido a ele configurar as permissões de acesso. A importação dos dados poderia ser atrelada a arquivos modelo, que seriam exportados para o computador do usuário para depois serem importadas novamente.

4 - Cronograma físico-financeiro - Ainda não entendi muito bem como o GPWeb trabalha com o cronograma físico-financeiro de uma obra, mas poder atrelar a previsão de custos à cada tarefa (talvez até com a importação do arquivo de orçamento daquela tarefa, ficando o arquivo somente como anexo para visualização em caso de dúvida) talvez fosse uma boa alternativa.

5 - Facilidade de uso - O maior entrave para o uso de qualquer sistema é a facilidade de os usuários interagirem com ele. Me lembro de um programador ter me dito uma vez que "todo sistema é tão bom quanto mais dados sejam inseridos pelos usuários" O GPWeb não pode ser us sistema construído somente para ops engenheiros trabalharem. É preciso interação. O dono de uma pequena prestadora de serviço que vai fazer o banner de sua obra tem de ser capaz de utilizar o sistema para poder interagir com você. Essa interação com esse tipo de usuário pode e deve ser através do email do sistma. Ao invés de usar seu email normal, esse tipo de usuário utiliza-se do email do sistema para suprir o sistema com dados do projeto e não deixar o sistema "manco" por falta de interação. IOsso poderia ser feito, deixando-se o email o mais parecido possível com os emails convencionais, com uma pequena diferença. Todo o email enviando teria um pequeno campo referenciando a tarefa para a qual aquele fornecedor ou prestador de serviço foi designado. E só.

Assim, colocado dessa forma, o sistema como um todo seria utilizado:
  • pelo escritório de engenharia para colocar o projeto como um todo, desde a execução dos desenhos no cad até as tarefas e subtarefas, discriminando as permissões de cada um dos envolvidos.
  • Os engenheiros responsáveis pelo acompanhamento de cada obra teriam permissão para interagir de uma forma mais macro, fazendo upload de arquivos, relatórios, fotos, etc e também enviando e recendo email. Cada novo arquivo e observação geraria uma notificação para cada um dos envolvidos recebidos em sua caixa de entrada.
  • colaboradores - Interação como sistema, através de sua caixa de mensagens
  • cliente - Alçguma interação, através da ciaxa de mensagens e acesso à determinadas partes do projeto.
O cronograma, com tarefas e subtarefas serviria como um referenciador de todos os arquivos do projeto. Para procurar por um arquivo, relatório ou foto, o usuário poderia procurar nos arquivos ou na tarefa para a qual aquele arquivo foi designado. Todo o tipo de interação ao projeto gera uma notificação aos usuários envolvidos. É preciso ter em mente que a maior ferramenta, hoje, de execução e gerenciamento de projetos é o email. Quanto mais um gerenciador de projetos puder substituir omesmo, em facilidade de uso e interação, melhor.

6 - Lay-out - O cabeçalho do sistema poderia sofrer uma pequena modificação. É meio confuso o link no campo direito superior que leva ao sistema de email e ao gerenciador, pois quando a figura está em email você clica e leva ao gerenciador e vice-versa. Poderia ser trocado por abas, uma para o gerenciador e outra para os emails. Outra coisa seria ter links para configurações adicionais direto da funcinalidade que se está editando, como por exemplo, ao preencher os dados de uma empresa, pudesse se clicar num link que abriria uma janela adicional para se colocar os contatos daquela empresa, sem ter que fechar a empres, abrir contatos, preencher contatos e depis voltar a editar a empresa e vincular os contatos àquela empresa. Este tipo de facilidade poderia ser aplicado ao sistema inteiro, em todas as funcionalidades, sempre que possível.

 

Autor: Sérgio Reinert


2323 comentários

  • 8066adc64e65bef8332badafb20ed919?only path=false&size=50&d=404Alexandre Otto(usuário não autenticado)
    17 de Julho de 2011, 19:12

     

    Caros colegas do Fórum .

    Boa resposta Sérgio.

    Também acho que o GP WEB atende as necessidades das empresas de Engenharia, uma vez que muitas empresas de engenharia andam gerenciando  projetos milhonarios com as inadequandas e pouco eficiêntes planilhas eletrônicas.

    Também trabalho com Projetos de Engenharia, na área de Energia,  e gostaria de comentar alguns aspectos do tópico que acho serem relevantes e contribuir para a discussão.

     Um breve histórico.

    Hoje estamos vivento uma época de expressivo crescimento econômico do Brasil e isso reflete diretamente na Infraestrutura e projetos de Engenharia em Geral . Ou seja, há um grande volume de projetos e consequentemente de recursos públicos e privados alocados nos mesmos.

    O que quero mostrar é que há sim uma grande demanda de projetos e poucas soluções no mercado, algumas boas até mas com um custo elevado ,  e que possam atender as necessidades das empresas em geral. Obviamente projetos ligados à  construção civil são os mais numerosos.

    Sobre as dúvidas do Correa ...

      Tópico dos Arquivos

    Penso que a questão da troca de arquivos e fotos que são  muito numerosos e críticos não podem ser atendidos pelo GPWEB , uma vez que para isso é necessário softwares específicos e dedicados para isso : se chamam GED _ Gerenciados Eletrônico de Documentos. Pois o foco , para mim muito acertado, do  GPWeb o foco  é na gestão dos projetos e tarefas.

    A questão do cronogramas físico financeiro é feita pelo correta alocação de recursos nas tarefas e pela fiscalização da sua execução. Ou seja se a tarefa tem R$ 5000,00 alocados e houve a execução de 20% , isso na média me diz que eu já gastei R$ 1000,00. Pois isso já pode ser feito nos softwares Projets conhecidos e utilizados hoje e mais ainda no GPWEB.

    Facilidade de uso.

    Não percebi nenhuma dificuldade na usabilidade do sistema, em um dia ou dois alguém que está habituado a trabalhar com sistemas corporativos é capaz de transitar nos seus menus. É claro que abas e' uma boa solução e não deve ser descartada com uma boa sugestão de melhoria de lay out.

    Tenho um amigo que trabalha com contrução de empreendimentos no estado de Rondônia que me solicitou soluções no Gestão de projetos, o qual estou em tratativas para uso do GP Web.

    Sendo assim , eu vejo uma gigantesca perspectiva de aplicação do GP WEB no Brasil. Em todas as áreas ligadas a Gestão de Projetos.

    Uma atenção especial as empresas de Engenharia pode abrir um grande nicho de mercado que ira ampliar o número de usuários para centenas em pouco tempo.

    Eram essas as minhas contribuições para o momento,

    Seguimos o debate,

     Att

    Alexandre Otto

    • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
      18 de Julho de 2011, 1:25

       

      Agradeço o apoio aqui. Aproveito para passar as novidades da semana em Brasília. Em cima das reuniões junto à CODEVASF, já iniciei um processo porte de melhoria em diversos pontos do gerenciamento de projetos.

      No demo 201.​33.1​45.4​8/gp​web/ já é possível verificar as melhoria quanto à alocação de recurso.

      Até sexta pretendo ter pronto o módulo de instrumentos (contrato, convenio, etc.) e em seguida atacarei Portfólio.

      No ritmo atual de trabalho creio que, até o fim deste ano, o GP-Web será a solução de gerenciamento de projetos melhor adaptada à realidade nacional, particularmente orgãos públicos, na modalidade open source.

      • 8066adc64e65bef8332badafb20ed919?only path=false&size=50&d=404Alexandre Otto(usuário não autenticado)
        18 de Julho de 2011, 11:00

         

        Boas novas Sérgio.

        Também desejo e compatilho  a sua espectativa.

         Pois acretito no força do sistema e da equipe que trabalha e utiliza o mesmo.

        Penso que final do ano é prazo bom pois há tempod e implementar as melhorias.

        Vou testar sim e colocar a minha impressão.

        Já que tocaste  no assunto, a platorma do Web demo poderia ser muito bem ser a platafoma utilizada para os testes  versões em desenvolvimento.

        Também sugiro compartilhar a versão beta teste  afim de que outras instalações pudessem ser feias pelos colegas que tenham essa disponibilidade, criando assim uma rotina e cultura de teste antes do lançamento para produção.

         

        • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
          18 de Julho de 2011, 11:55

           

          Desta vez fui proativo. Se verificar o demo do GP-Web deste Portal já está com a versão em desenvolvimento (7.7.7 cabalistico). Se criar um recurso monetário verificará que fiz mudanças expressivas, além de eliminar alguns bugs. Até amanhã o módulo de instrumentos estará completo.

          Como havia dito no último email mala direta que enviei. Começarei a realizar um retardo de uma semana para cada nova versão para haver tempo de teste nas versões beta.

          • B7903d462bf51da90df81090a733a58b?only path=false&size=50&d=404Tarciso Rodrigues Filho(usuário não autenticado)
            6 de Novembro de 2011, 13:16

             

            Caro Sérgio Reinert,

            Venho acompnhando a evolução do GPWEB e esta semana resolvi instalá-lo na minha empresa em carater experimental. Trabalhamos com gerencimento de projetos e também execução de obras para construção civil. A princípio, como sempre fazemos para implantar uma nova ferramenta, estamos acompanhando nossos trabalhos através das ferramentas que já temos na empresa e, em paralelo, através do GPWEB. Após as primeiras análises (apenas uma semana) já estou convicto de que o GPWEB será nossa ferramenta de trabalho para gerencimaneto de projetos, obras, contratos, etc..
            Como toda nova feerramenta de trabalho, precisaremos dedicar um tempo para conhecer e operar plenamentes este software. Porém, tenho certeza de que este tempo será bem reduzido pelo fato de que o GPWEB é bastante interativo.

            Final desejo parabenizar sua dedicação e competência com que tem conduzido esta grandiosa missão.

            um abraço

            Tarciso Rodrigues
            PISON Engenharia.

            • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
              6 de Novembro de 2011, 17:11

               

              Fico feliz em saber que o número de empresas que usam o GP-Web não para de subir.

              Semana passada estive no INCRA que pretende usar o GP-Web, em todas as 30 superintendência, que cobre todo o território nacional, para chegar a controlar os 5.000 projetos de assentamento de famílias rurais em andamento. Um dos interesses do INCRA é que computadores nos assentamentos possam acessar este software para que as lideranças locais possam se comunicar eficientemente com o INCRA e que possam controlar o andamento dos trabalhos de inclusão social através da reforma agrária, realizada nas áreas de assentamentos.

              Devido à magnitude da empreitada deverá ser solicitado um termo de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que eu possa melhorar o GP-Web para atender integralmente as expectativas do MDA.

              • B7903d462bf51da90df81090a733a58b?only path=false&size=50&d=404Tarciso Rodrigues Filho(usuário não autenticado)
                14 de Novembro de 2011, 16:21

                 

                Prezado Sérgio,
                Conforme citei anteriormente, implantamos o GP WEB em carater experimental em nosso escritório. Estamos muito satisfeitos com o desenpenho deste sistema. Entretanto estou com um pequeno problema que atribuo à nossa falta de conhecimento na implantação de softwares via web.
                Gostaria de obter sua ajuda no sentido de nos orientar como acessamos o GP WEB via internet em nosso servidor (de outro computador que está na obra, por exemplo).

                Desde já agradeço sua atenção e novamente parabenizo seu execelente trabalho no desenvolvimento desta ferramenta.

                Um abraço

                • F567589d54250cf1aa61e63a8d1bb4fc?only path=false&size=50&d=404Daniel Marchezini(usuário não autenticado)
                  14 de Novembro de 2011, 18:27

                   

                  tarcisio, como vai?

                  vc deve ter instalado localmente em seu pc usando algum software como xampp ou o wamp e neste caso vc precisa ter um ip dedicado para conseguir publicar seu gpweb para acessar em outra filial.

                  outra alternativa eh instalar em seu provedor.

                  fiz uma instalacao do meu gp via web estes dias, se precisar de ajuda mme comunique via email. caso nao tenha algum tutorial aqui no forum eu mesmo posso fazeer para contribuir com a comunidade.

                  abracos 

                  dmarchezini@gmail.com 

                  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                    14 de Novembro de 2011, 19:57

                     

                    A utiização via web é transparente, não necessitando de nenhuma configuração específica no GP-Web.

                     Um exemplo:  Tenho um demo do GP-Web no localweb  www.​sist​emag​pweb​.com​/gpw​eb/

                    Basta o endereço que tenha colocado o GP-Web  esteja acessível via web que irá funcionar.

                    Caso persista com dúvida qualquer técnico de informatica com conhecimentos em colocar página web online poderá resolver.

                • 31c4f5541d2ba63e06aa7f4d69ea49b4?only path=false&size=50&d=404Paulo Correia(usuário não autenticado)
                  14 de Novembro de 2011, 20:11

                   

                  Prezado Tarciso, boa noite!

                       Realmente é necessário algumas atividades e investimentos para realizar o acesso ao GPWeb de qualquer lugar, especialmente se o seu servidor não está na internet ou não tens um espaço na web para publicar o GPWeb, com suporte e infraestrutura adequados.     No entanto,  enquando você não contrata este(s) serviço(s),  você pode, no nível de experimentação e temporariamente, utilizar uma rede virtual, viabilzado por um software e por computadores que tenha conexão com a internet, mesmo que não dedicada e aproveitando a instalação do GPWeb que tens atualmente, pois você escreveu que está no servidor.   Explico abaixo:

                  Recursos necessários: 

                     (1) Seu servidor deve ter acesso a internet;

                     (2)  Instalar o software  "LogMeIn Hamachi" no seu servidor.   Será necessário, quando solicitado, criar um nome (ID) para sua rede virtual e uma senha única, que todos os usuários saberão, pois utilizaram para acessá-la.   Baixe o software em:  https://secure.logmein.com/BR/products/hamachi/;  

                     (3)  Instalar o software  "LogMeIn Hamachi" em cada computador que precise acessar ao GPWeb.  Estes, portanto, estarão na mesma rede virtual para ter acesso a aplicação web,  GPWeb, no caso;

                      (4)  Cada computador que acessar a rede Hamachi, terá um número diferente;

                      (5)   Em um computador que não seja o servidor e que esteja conectado a internet, faça o teste:

                              (a) Verifique se este está conectado a internet;

                              (b)  Verifique se o software Hamachi está em execução;

                               (c)  Verifique se na lista de computadores online na rede Hamachi estar o seu servidor  (cada computador terá um nome específico e um número associado).

                               (d)  Para acessar ao GPWeb, via rede Hamachi, utilize no navegador (browser), mas não coloque a URL (endereço WEB) que você utilizava anteriormente, no seu lugar coloque o número IP Hamachi do seu servidor e complemente com o endereço do GPWeb, por exemplo, se você usava...

                        http:\\192.168.1.138\GPWebETarcisio     substitua por     http:\\5.23.32.4\GPWebETarcisio

                   

                         Bom, é só uma sugestão para uso temporário e adaptado para sua questão.   Se for para usar comercialmente, terás que comprar a(s) licença(s) do Hamachi.   Não sou vendedor deles, só experimentei por alguns dias e funciona muito bem.   Se achas que falei grego nas linhas acima, sugiro, buscar apoio técnico.

                  OBS.:  opte por começar usando em dois computadores o Hamachi, seu servidor e outra estação.  Para um teste inicial, esta pode estar na rede do próprio escritório.   Se funcionar, você faz outro teste de casa.   Lembrando que o servidor não poderá ser desligado e que o  Hamachi deverá estar sempre em execução nele.

                  Abraço forte! 

                  Boa sorte e tudo de bom!

                  Paulo Correia. 

                  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                    15 de Novembro de 2011, 1:00

                     

                    Um ponto essencial que muitos esquecem quando instalam o GP-Web para acesso via internet é a velocidade de UPLOAD. Ainda que tenha uma conta de 10 Mbs, provavelmente o UPLOAD é de apenas 500 kbs.

                    Para um bom funcionamento recomendo um conexão de 100 kbs, sendo o mínimo aceitavel 50 kbs.

                    Para aqueles que não tem uma estrutura de TI robusta volto a recomendar os serviços de hospedagem online. Dos que pesquisei o locaweb foi o que ofereceu melhor velocidade por um baixo custo. Sei que regionalmente há muios outros, mas não testei para podere recomendar.

                    Só é importante verificar se o provedor de hospedagem atende os requisitos do GP-Web de PHP e MySQL e OPENSSL.

                    • 771fccc1070e5e1d93662fbec8d9a323?only path=false&size=50&d=404Israel Cefrin(usuário não autenticado)
                      15 de Novembro de 2011, 5:32

                       

                      Quanto à hospedagem eu utilizo dois provedores diferentes, um para hospedagem compartilhada e outro para servidores dedicados e virtuais.

                       Sempre que precisei de alterações nos servidores (versão de software e similares) fui bem atendido. Não tenho nenhuma participação nessas empresas nem participo de programa de afiliados, mas como eu sei que é complicado achar bom fornecedores, fica a dica:

                      Servidores dedicados e virtuais (VPS): www.​port​ofac​il.n​et

                      Hospedagem compartilhada: www.​viah​ospe​dage​m.co​m.br

                       

                      • 49b5fb5dd31ffe1c1d18798d4bb9ecac?only path=false&size=50&d=404Geandré Penninck(usuário não autenticado)
                        26 de Dezembro de 2011, 14:09

                         

                        Boa Tarde

                         

                        Como anda essa "customização" ?

                         

                        Estou utilizando a hospedagem da Locaweb e completamente satisfatorio!

                         

                        Trabalho em construtora !

                         

                        Feliz Natal e Boas Festas !!

                        • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                          26 de Dezembro de 2011, 20:56

                           

                          Perdi o fio da meada... De qual customização estamos falando?

                          Estou terminando hoje as solicitações encomendadas pelo Tribunal de Justiça de Roraima e devo lançar mais tarde a versão 8.0.5 oficial.

                          • 49b5fb5dd31ffe1c1d18798d4bb9ecac?only path=false&size=50&d=404Geandré Penninck(usuário não autenticado)
                            26 de Dezembro de 2011, 21:58

                             

                            Sobre a utilização do sistema na construção civil !!!

                             

                             

                            • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                              26 de Dezembro de 2011, 22:20

                               

                              Como a carga de trabalho tem aumentado muito, e se faz necessário a utilização de terceiros (como programadores indenizados), pois não tenho mais tempo ocioso,  estou priorizando melhorias no GP-Web que tenham patrocinadores.

                              Até o presente momento não foi encomendada nenhuma customização específica para Construção Civil.

                              Se alguma empresa tiver interesse em investir na melhoria do GP-Web para a construção civil será bastante interessante.

                              Até o momento só tenho confirmação de que o INCRA deseja investir horas de uma fábrica de software licitada na melhoria do GP-Web, mas não me foi passada uma lista de quais melhoramentos serão executados e estão na dependência de um termo aditivo no Convênio com o Exército para que eu possa ficar a disposição deles para auxiliar esta fábrica de software na execução do serviço.

                              • 49b5fb5dd31ffe1c1d18798d4bb9ecac?only path=false&size=50&d=404Geandré Penninck(usuário não autenticado)
                                27 de Dezembro de 2011, 10:24

                                 

                                Irei dedicar algumas horas para o inicio dos trabalhos!

                                Para direcionamento e coordenação das tarefas, podemos começar colhendo informações, como estão sendo utilizado na construção ??

                                 

                                 

                                 

                                 

                                 

                                • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                                  27 de Dezembro de 2011, 10:55

                                   

                                  O Sr. Maurício Pietro, da CODEVASF, sugeriu há duas semanas criação de um banco de dados dos usuários institucionais do GP-Web, para troca de informações, etc.

                                  Vou verificar junto ao MPOG se eles me liberam uma nova  pasta no servidor deles para criar um aplicativo PHP de cadastro de usuários do GP-Web, realização de pesquisas, etc.

                                  Quando eu tiver maiores informações irei comunicar aqui no Portal.

                            • 8066adc64e65bef8332badafb20ed919?only path=false&size=50&d=404Alexandre Otto(usuário não autenticado)
                              27 de Dezembro de 2011, 17:08

                               

                              Sugestão:

                              Caso haja  uma demanda específica para o ramo da Construção Civil, não seria de se pensar em articular um pool de empresas , talvez via Sindicato Patronal , afim de viabilizar a implementação de tais melhorias ?

                              Penso que com uma fração do hoje é dispendido pelas empresas do ramo com licenças de softwares proprietários, seria possível  viabilizar  as horas de programação necessárias  do GPWEB. 

                              • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                                28 de Dezembro de 2011, 15:30

                                 

                                Acabei de ser contato pelo gerente do Portal do Software Público, Sr. Cesar Brod.

                                Está sendo acertada minha ida à Brasília, por um mês, para auxiliar a coordenação de esforços na melhoria do GP-Web.

                                Meu sonho de consumo é receber emprestimo, à fundo perdido, da FINEP, ou orgão parecido, para ter uma equipe de programadores trabalhando integralmente na melhoria do GP-Web, e conseguir zerar as demandas pendentes dos membros deste Portal.

                                Me parece mais difícil conseguir investimento da iniciativa privada, devido a dificuldade de comando e coordenação, mas para estes acho que a subscrição do GP-Web, através do site www.​sist​emag​pweb​.com​&nbs​p; me parece ser a forma mais celere e simplificada e obter os recursos para pagar programadores.

                                • 49b5fb5dd31ffe1c1d18798d4bb9ecac?only path=false&size=50&d=404Geandré Penninck(usuário não autenticado)
                                  28 de Dezembro de 2011, 17:45

                                   

                                  Ótima notícia !!!

                                  Vamos torcer para o investimento !!!

                                  Enquanto não chega vamos nor organizar e começar a criar nosso projeto de construção civil

                                   

                                   

                              • 49b5fb5dd31ffe1c1d18798d4bb9ecac?only path=false&size=50&d=404Geandré Penninck(usuário não autenticado)
                                28 de Dezembro de 2011, 12:34

                                 

                                - Boa sugestão !

                                Posso auxiliar na demanda !

                                Quais empresas do ramo utiliza ??

GP-Web v. 8.0.26 (24 Jun)

25 de Junho de 2012, 1:22, por Desconhecido



Treinamento do GP-Web em Porto Alegre-RS

8 de Maio de 2012, 0:22, por Desconhecido

Devido a uma solicitação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que enviará oficiais ao 3º Batalhão de Comunicações, para treinamento no software GP-Web, dentre os dias 15 a 17 de maio do corrente ano, foi franqueado para as Forças Armadas, demais Polícias e Bombeiros Militares do Brasil.



Patrocínio do Tribunal de Justiça do Acre ao GP-Web

23 de Abril de 2012, 12:44, por Desconhecido

Foram realizadas diversas melhorias na versão 8.0.17 do GP-Web, todas patrocinadas pelo Tribunal de Justiça do Acre, com destaque para:



Treinamento do GP-Web para o Ministério da Integração

8 de Abril de 2012, 19:56, por Desconhecido



Treinamento do GP-Web para o INSS

4 de Abril de 2012, 5:49, por Desconhecido