Ir para o conteúdo

GPWeb

 Voltar a Sugestões de...
Tela cheia

Criação de baseline

10 de Maio de 2011, 13:02 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 82 vezes

Boa tarde Sérgio,

 

Estive navegando pelo "demo" do GP-Web e um recurso que sinto falta no web2project (utilizo atualmente) e no dotProject (já utilizei) é a criação de baselines, pelo menos para o cronograma.

 

Você tem planos para implementar tal recurso?

 

Abraço,

 

Ramon

Autor: Ramon Simões Abílio


1616 comentários

  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
    10 de Maio de 2011, 13:50

     

    Pode detalhar o que considera baseline?

    Se descrever como gostaria que funcionasse a baseline posso implementar. Se verificar a lista de alterações no programa verá que faço atualizações quase que semanalmente.

    • Bfe53388658e2e49362f945cf2e33470?only path=false&size=50&d=404Ramon Simões Abílio(usuário não autenticado)
      11 de Maio de 2011, 8:35

       

      Dei uma olhada no documento e fico muito contente em saber que o suporte/desenvolvimento está bastante ativo.

       

      O recurso de baseline seria parecido com o descrito neste link:

       http://www.newtonwagner.net/utilizando-linha-de-base-baseline-no-ms-project/

       

      A ideia é montar o cronograma com as tarefas, poder tirar uma "foto" daquele momento e dar um nome, criando assim uma linha base. Portanto, após alterações no cronograma, poderemos criar uma nova linha base e comparar com o planejado anteriormente.

       

      Att,

       

      Ramon

      • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
        11 de Maio de 2011, 9:04

         

        Gostei da idéia e não é complexo de ser implementado. Necessito salvar os dados do gráfico Gantt em forma de um objeto dentro do banco de dados e possibilitar comparações posteriores.

        Como estou desenvolvendo alguns relatórios do nível estratégico para o GP-Web no momento, deverei levar algumas semanas para desenvolver o baseline, mas será feito.

        • C61918a07fc2b1188dffceb2df6d118b?only path=false&size=50&d=404Carlos Antonio Ferreira(usuário não autenticado)
          5 de Setembro de 2011, 18:33

           

          Gostaria de saber se ainda está em sua lista de desenvolvimento a implantação do baseline, conforme relatado. Att, CarlosTRT 3ª Região - MG 

          • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
            5 de Setembro de 2011, 22:11

             

            Já foi implementado baseline há mais de dois mêses.... 

            Checou o arquivo de mudança das versões?

            • C61918a07fc2b1188dffceb2df6d118b?only path=false&size=50&d=404Carlos Antonio Ferreira(usuário não autenticado)
              8 de Setembro de 2011, 15:24

               

              Prezado capitão, A implementação do baseline no MS-PROJECT, por exemplo, traz uma comparação TAREFA A TAREFA, mostrando o número de dias em atraso de uma tarefa específica em relação àquela considerada quando da criação do baseline.Sugestões: 1. Qdo mostrar um baseline, na relação das tarefas "atuais", incluir uma coluna com o número de dias em atraso em relação à mesma tarefa do baseline; 2. que apenas o gerente de projeto possa salvar, editar e excluir um baseline. O sistema está permitindo que qq usuário possa excluir um baseline já cadastrado;Antecipadamente grato,Carlos Antônio FerreiraTRT 3ª Região (MG)  

              • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                8 de Setembro de 2011, 19:35

                 

                O mais difícil da baseline já fiz, que é salvar todos os dados significativos do projeto.

                Quanto a situação acalmar eu farei melhorias no baseline.

                Comparação tarefa a tarefa é mais complexa do que pode imaginar, pois se eu, por exemplo, deletar uma tarefa, e criar outra exatamente com os mesmos dados, o programa não terá como saber que é para comparar com a tarefa X do baseline.

                O tratamento destas situações seria bastante trabalhosa.

                A partie de novembro devo implementar melhorias periféricas, pois no momento ainda estou trabalhando na interface estilo Open Project (deve ficar pronto 18 Set) e logo a seguir irei implementar a metodologia do Min. Planejamentro de Gerenciamento de Projetos (controle de demandas, entrega de artefatos, termo de encerramento, gerenciamento de riscos, etc.)

                Enquanto continuar apenas eu sozinho programando, a velocidade das melhorias será aquem do que considero satisfatório.

                • C61918a07fc2b1188dffceb2df6d118b?only path=false&size=50&d=404Carlos Antonio Ferreira(usuário não autenticado)
                  15 de Setembro de 2011, 10:41

                   

                  Prezado, Eu compreendo que o tratamento do baseline para a comparação das tarefas não é trivial, principalmente quando se pensa em uma possível exclusão (sem entender o modelo do sistema, penso que vc guarda o ID da tarefa "original" para a comparação).  Assim sendo, se você NÃO permitir a exclusão de tarefas quando existir um baseline cadastrado (que possua a tal tarefa), a implementação fica um pouco mais fácil, não? Você também poderia mudar o STATUS de uma tarefa para CANCELADO (o que permitiria a comparação) ou excluir o baseline anteriormente cadastrado antes da exclusão da tarefa desejada.  Att, Carlos A. Ferreira 

                  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                    15 de Setembro de 2011, 11:04

                     

                    Eu peço uma paciência dos senhores, pois como continuo trabalhando sozinho, minhas energias estão alocadas a correção de bugs e implantação da metodologia do MPOG no GP-Web até final de outubro.

                    Em novembro vou reavaliar a lista de melhorias a serem implantadas e divulgarei as prioridades.

                    • 4fab6d636761b25fe2f159a88ca848a9?only path=false&size=50&d=404Carlos Francisco Novoa Santos(usuário não autenticado)
                      28 de Setembro de 2011, 12:27

                       

                      Infelizmente nao entendo nada de programacao para ajudar a implementar as melhorias mas sugiro a quem entende que contribua com o desenvolvimento do codigo. Posso contribuir com testes e verificacao de processos.Uma duvida, ha modulo de comunicador instantaneo entre os usuarios on-line do sistema?

                      • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                        28 de Setembro de 2011, 20:49

                         

                        Cursiosamente no curso que estou dando hoje me perguntaram se havia. A resposa é não pois não me parece muito prático num ambiente corporativo. Além disso ja existe MSN, ICQ, etc., que funcionam muito bem, e eu só implantaria se pudesse oferecer algum serviço de mensagem instantânea diferenciada.

                        Mas fica a oportunidade de algum programador oferecer um plugin de mensagem instantânea no GP-Web.

  • 752f318ff46e5a2225bc21bd6ec2bf69?only path=false&size=50&d=404Leandro Bertani(usuário não autenticado)
    18 de Maio de 2011, 15:36

     

    Reinert

    Verifiquei que um usuário comum pode editar e  deletar  a baseline de um pojeto com nível de acesso protegido.

     

    • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
      18 de Maio de 2011, 20:15

       

      Excelente observação! Obrigado Cap Bertani por mais essa colaboração. Estará na versão 7.6 ainda a ser lançada essa semana resolvido essa inconsistência.

      • 6dd2bad43b800908c6a8e1ec189e6528?only path=false&size=50&d=404Thiago Lima(usuário não autenticado)
        19 de Maio de 2011, 13:26

         

        Cap. Reinert, boa tarde.Antes de mais nada, parabéns por essa excelente contribuição para o mundo opensource e principalmente para a área de Gerenciamento de Projetos. Sou bacharel em Administração com foco em Gerenciamento de Projetos e cursando MBA em Gestão de Projetos de TI e farei o máximo para contribuir com o sistema GP-Web.Espero que  as sugestões de melhorias (que alguns usuários criticam de uma forma, digamos não polidas) não abalem a sua dedicação neste sistema.Com relação a sugestão do Ramon (excelente por sinal), do Baseline, é fundamental para que seja analisado no decorrer do projeto, e principalmente no final do mesmo, possamos identificar temporalmente as atividades, ou EAPs de uma formal geral, que sofreram mais atrasados ou foram adiantados. Testarei o sistema e mandarei a minha contribuição assim que possível, e tenha certeza que você não ficar somente com Deus no desenvolvimento do GP-Web.Parabéns! Att.,Thiago Lima.Linkedin: br.l​inke​din.​com/​in/t​lcos​taTw​itte​r: tl_costaMSN: tl.costa@hotmail.com 

        • 90e42988d89f0bc738455724984b9ba8?only path=false&size=50&d=404Rodrigo Grapeia(usuário não autenticado)
          19 de Maio de 2011, 14:36

           

          Uma customização que fiz no dotproject aqui da empresa foi a de colocar mais dois campos de datas nas tarefas, ficando inicio da tarefa "planejado e real" e fim da tarefa "planejado e real", sendo as datas reais baseadas nos historicos que o recurso colocar. Com isso conseguimos mais algumas estatisticas, como desvios de prazos.
          Fiz também isso no esforço, colocando campo adicional "esforço real" (horas imputadas nos historicos da tarefa), também para levantar os desvios dos recursos.

          Aos poucos vou sugerindo, pois possuo várias idéias que seriam colocadas no nosso dotproject.

          Abs

          Rodrigo

          • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
            19 de Maio de 2011, 22:38

             

            Criar duas datas na tarefa não me parece ser o mais eficaz, pois veja o seguinte problema:

            Vc precisa acreditar que após inserir a data de início e término planejada ninguem vai qyer dar um jeitinho de modifica-la para não despertar a atenção para atrasos.

             Da forma que está no GP-Web, após criar o baseline, todas as alterações serão identificadas.

GP-Web v. 8.0.26 (24 Jun)

25 de Junho de 2012, 1:22, por Desconhecido



Treinamento do GP-Web em Porto Alegre-RS

8 de Maio de 2012, 0:22, por Desconhecido

Devido a uma solicitação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que enviará oficiais ao 3º Batalhão de Comunicações, para treinamento no software GP-Web, dentre os dias 15 a 17 de maio do corrente ano, foi franqueado para as Forças Armadas, demais Polícias e Bombeiros Militares do Brasil.



Patrocínio do Tribunal de Justiça do Acre ao GP-Web

23 de Abril de 2012, 12:44, por Desconhecido

Foram realizadas diversas melhorias na versão 8.0.17 do GP-Web, todas patrocinadas pelo Tribunal de Justiça do Acre, com destaque para:



Treinamento do GP-Web para o Ministério da Integração

8 de Abril de 2012, 19:56, por Desconhecido



Treinamento do GP-Web para o INSS

4 de Abril de 2012, 5:49, por Desconhecido